Boa tarde, gostaria de uma ajuda por favor, pois depois de um cj-5 que me arrempi muito de ter comprado, pois havia inumeros dejeitos que foram escondidos para serem vendido, comprei em uma oficinas muito conhecida e depois fiquei sabendo que era muito coinhecida também pelos trambiques.
Estou para comprar uma CAMPER 4.1 , 1991/1991, Cinza, Álcool e gás natural, escape 6x2, tação 4X2, motor GM 4.1 (6 cil.), Álcool/GNV (15 m³), suspensão elevada, com calço entre as molas, roda de ferro, pneus 33 em muito bom estado, não são remolde , faróis de milha no teto são 4 no teto e 2 no parachoque, Alarme, Bancos em couro, há custura para fazer, Limpador traseiro, Retrovisores elétricos, Travas elétricas, Vidros elétricos, Direção hidráulica.
Vi este veiculo hoje , esta em ordem não há nenhum problema estrutural, apenas pintura queimada e alguns arranhões.
Gostaria de saber se o valor de RS 20.000,00, é um valor razoavel, este ano 1991 havia o motor a alcool origial, este é o motor 6cc GM moderno como dizem, o diferencial é Dana 44 ou 46?
Há algum cuidado especial a ser tomado, algo que devo prestara tenção especial.
De ante mão muito obrigado.
A CAMPER é minha paixão , acho ela linda , tenho um ENGESA F-1 , e uma SW4 93 , daí fica complicado para eu ter uma CAMPER , mas vc irá ficar muito satisfeito .
Pelos seus relatos , da a impressão que ela esta boa , MAS SEM VER FICA DIFÍCIL DE FALAR QQUER COISA QUE POSSA TE AJUDAR .
O MAIS CERTO É SEGUIR O CONSELHO DO LORAS , DA UM PULO COM ELA LÁ NO RICARDO DO CLUB NA CAMPER ( antes de comprar ) , ELE É GENTE DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE EU GARANTO , com ele vc não irá passar pelo que passou na compra do CJ-5 .
O RICARDO sabe tudo de CAMPER e vai te orientar direitinho do que é melhor pra vc .
Na minha modesta opinião, Camper 4x2, está cara, pois se for utilizá-la em trilhas desde as mais leves(passeios), ela terá que ser tranformada para 4x4, e que fica em média R$10.000,00 (uma adaptação bem feita, pois terá eixo novo, sistema de freios, cambio + reduzida, ou cambio+cx. de transferência,cardã, mão de obra e despachante). Somando-se ao valor de R$20.000,00, vc encontra alternativas de Camper's no mercado e sobra dinheiro e dor de cabeça.
Sou muito mais gastar uns R$10.000,00 a mais e pegar uma 4x4 e se bobiar a Diesel...
Faz um certo tempo que não encontro o Fernando Risso e o Gustavo (ambos aqui do forum!!!), mas o pai deles tinha uma Camper Prata 4x4 + Motor Sprint 2.8T documentada. Na verdade eu tentei comprar-la mas não conssegui...buábuáhhh
Parece que eles estão vendendo esta Camper, e realmente é muito linda...
Segundo o pessoal do Clube da Camper os valores serião :
Eixo dianteiro 4x4 - 2 mil
Cardans - R$700
Barra panhard dianteira R$200,00
Cambio com caixa de transferência 4 mil
Mão de obra para instalar: R$650,00
Dependendo o modelo de cambio que a camper possue hj, pode-se vender por valores entre 1,5 a 2,5mil, amortizando parte do investimento.
Esta não seria a realidade de uma transformção?
Segundo o pessoal do Clube da Camper os valores serião :
Eixo dianteiro 4x4 - 2 mil
Cardans - R$700
Barra panhard dianteira R$200,00
Cambio com caixa de transferência 4 mil
Mão de obra para instalar: R$650,00
Dependendo o modelo de cambio que a camper possue hj, pode-se vender por valores entre 1,5 a 2,5mil, amortizando parte do investimento.
Esta não seria a realidade de uma transformção?
A todos muito obrigado pelas dicas.
Ferraz, deixa eu me intrometer novamente:
Eixo dianteiro por 2K, ele já estaria adaptado para a supensão do Engesa?
Pois se usa normamalmente a da rural(eu usei na minha), e nesse preço está com os freios à discos? Porque, só o kit freio custa 600,00 e aí se soma adaptação, alinhamento(é essencial) e mais o diferencial.
Cambio com cx por 4K, tbem está num belo preço, mas eu acho que falta o valor da flange, que deve ser uns R$600,00.
Mão de obra que inclui? Colocação de tudo? eixo e cambio + tração?
Ela está num ótimo preço.
Essa Camper deve estar com o cambio 2205, preço máx. no mercadoé de R$1.500,00.
esta CAMPER com pneus 33" , com o motor MWM 2.8 sprint e relação de 3,07 , na minha concepção esta longa demais .
Eu tenho um ENGESA com este motor e este pneu e TINHA COLOCADO A RELAÇÃO 3,54 que é mais curta do que a 3,07 , RETIREI PQ FICOU LONGA DEMAIS e hoje estou com a rellação 3,92 que ainda acho um pouco longa , JÁ EXPERIMENTEI A 4,27 E GOSTEI MUITO , não estou com ela pq o diferencial dianteiro é o DANA 30 e não tem a 4,27 para ele .
CONCLUÍNDO : ENGESA /CAMPER com motor MWM 2.8 sprint e pneus 33" SUGIRO USAR RELAÇÃO 4,27 = 11X47 OU 3,92 = 12X47 .
Respeitando tb o gosto de cada um e a finalidade que cada um queira fazer com o seu carro .
Minha Encrenca eu comprei 4x2/GNV e hj tenho 4x4, MWM, etc, etc...
Acho q o lado bom de comprar uma 4x2 é poder montar tudo do seu jeito, não que isso seja economicamente viável, porém, a decisão por um jipe nunca é 100% racional...
Qto aos custos, creio q seja mais ou menos o q o Farias passou.. o kit pra câmbio Hilux tá 850, um cambio desses consegue-se por 3mil / 3,5...
Qto a relação que o amigo guilherme comentou, uso 4,09 no dana 46 traseiro e no 30 dianteiro (importei essa dianteira), e rodo com 31.. acho um pouco curta.. já andei com 33 e ficou 10! tbm já andei com outra Camper MWM, pneu 33, Hilux e 3,90 e achei próximo ao ideal.... porém em outra com config igual mas com relação 2,72 achei dispensável a 5ª overdrive do hilux pois só a colocava a 140....