x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 24

Tópico: Volante do Motor

Hybrid View

Volante do Motor

Gente

Qual é a volante do motor correta para a configuração original do Fase 1 ? Seria a do Opala 4cc ou a da D10/D20?

Gente

Qual é a volante do motor correta para a configuração original do Fase 1? Seria a do Opala 4cc ou a da D10/D20?

A minha dúvida tem a ver com a resposta de um amigo jipeiro quanto ao baixo desenvolvimento do meu Engesa. Nas 1a, 2a e 3a marchas o desenvolvimento é bom, porém na 4a e na 5a marcha, quando aceleradas, a resposta fica a desejar. Ironicamente, é uma sensação de "tô indo" quando a expectativa é de "fui".

Segundo ele, colocar a volante da D10/D20 que é maior, resolveria. Porém, apesar dos meus poucos conhecimentos de mecânica, fico sem compreender a lógica desta solução, pois a volante da D10/D20 é maior e mais pesada que a do Opala.

Quero crer que o problema talvez esteja na relação do diferencial que é 13x46. Mas, como disse, meus conhecimentos de mecânica são tão fortes quanto "choque de pilha". O que vocês acham?

Grato

Max

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Max Albuquerque!

Bem, quanto ao volante posso ter a seguinte resposta.

A troca do volante por um mais pesado, como relatado, influencia no torque, pois quando rodando, tem uma inércia maior, conseqüentemente mais força, porém, o veículo tende a ficar lento nas respostas.

Devido a isso, os preparadores "aliviam" o volante de embreagem, sendo que dessa forma o motor sobe o giro muito rápido, mais tem o torque prejudicado.

Lembra dos motores antigos, que tinham uma enorme roda de ferro.

No motor de opala, se não me engano existem três tipos de volante, todos intercambiáveis no virabrequim.

No engesa é aconselhável usar o que tem o disco de 11", se não me engano é da A/C-10/20.

Outro fator que se deve ser observado, mais aqui não é o caso, é quanto a capa seca, pois no opala o motor de arranque é preso ao bloco do motor, o que exige volante menor (maior velocidade, menos força).

Nas pick-ups, o motor de arranque é preso à capa seca, ficando "mais para fora", o que exige um volante maior. (velocidade menor, maior força)

Espero ter conseguido explicar qual o melhor.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    MAX ALBUQUERQUE

Se o seu ENGESA F-1 é original ? O volante motriz tb é o original , não tem nada que mexer no volante motriz .

Se seu ENGESA não é original , aí vc tem que ver qual volante esta nele .

O meu ENGESA , era todo original com motor GM 4 cilindros álcool do opala , mas qdo troquei o motor colocando um MWM , VERIFIQUEI que a CAPA SECA estava trincada , daí fui num ferro velho e comprei uma CAPA SECA do opala , pois o motor era do opala logo a CAPA SECA seria tb LÓGICO NÃO ? ERRADO : a CAPA SECA do ENGESA com motor 4 cilindros do opala é a CAPA SECA da A/C-10/20 como o KIM relatou .

CONCLUSÃO :

Acho que vc deve estar achando o ENGESA muito preso , pois com a configuração original relação de diferencial 9x44 = 4,88, ele não passa de 115 Km/h com o motor HURRANDO .

A solução seria : simplesmente trocar a relação do diferencial colocando uma mais longa para ficar mais solto , digo andar a 110 KM/h num giro do motor mais baixo , mas neste caso vc perderia um pouco a força em velocidade mais baixa . Vc tem que em primeiro lugar descidir para qual finalidade vc quer seu ENGESA , SE PARA FAZER TRILHAS , DEIXA COMO ESTÁ , ou SE PARA ANDAR MAIS EM ASFALTO , AÍ TERIA QUE TROCAR DE RELAÇÃO .
    4X4 Brasil

Guilherme Abreu

Guilherme

Segundo o cara que me vendeu, toda a parte mecânica foi refeita segundo as especificações originais. Por isso, não posso afirmar, categoricamente, que ele esteja 100% original.

Bom, quanto à "capa seca", confesso que voei.

Agora, de fato, o que percebo é que em marchas maiores, o Engesa não responde, sua aceleração é lenta e, creio, dificilmente, passa dos 80km. Como meu uso preferencial é urbano esta "falta de fôlego" faz falta.

Por isso, creio que podemos concluir que o recomendável é trocar a relação do diferencial. Porém, qual devo colocar?

Grato pela resposta

Abraço

Max

Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    MAX ALBUQUERQUE

Se o seu ENGESA F-1 é original ? O volante motriz tb é o original , não tem nada que mexer no volante motriz .

Se seu ENGESA não é original , aí vc tem que ver qual volante esta nele .

O meu ENGESA , era todo original com motor GM 4 cilindros álcool do opala , mas qdo troquei o motor colocando um MWM , VERIFIQUEI que a CAPA SECA estava trincada , daí fui num ferro velho e comprei uma CAPA SECA do opala , pois o motor era do opala logo a CAPA SECA seria tb LÓGICO NÃO ? ERRADO : a CAPA SECA do ENGESA com motor 4 cilindros do opala é a CAPA SECA da A/C-10/20 como o KIM relatou .

CONCLUSÃO :

Acho que vc deve estar achando o ENGESA muito preso , pois com a configuração original relação de diferencial 9x44 = 4,88, ele não passa de 115 Km/h com o motor HURRANDO .

A solução seria : simplesmente trocar a relação do diferencial colocando uma mais longa para ficar mais solto , digo andar a 110 KM/h num giro do motor mais baixo , mas neste caso vc perderia um pouco a força em velocidade mais baixa . Vc tem que em primeiro lugar descidir para qual finalidade vc quer seu ENGESA , SE PARA FAZER TRILHAS , DEIXA COMO ESTÁ , ou SE PARA ANDAR MAIS EM ASFALTO , AÍ TERIA QUE TROCAR DE RELAÇÃO .

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Arranque preso ao bloco (parafusos de baixo para cima) = Capa seca opala = volante pequeno;
    Arranque preso à capa seca (três parafusos da frente para traz) = capa seca pick-up = volante maior.

Engesa = disco de embreagem 11" tanto no 4cil como no 6cil.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    MAX

O seu ENGESA tem motor opala 4 cc correto?

A relação dos OPALAS 4cc eram com relação 13x46 , logo , estaria andando como se fosse num OPALA 4 CC , sendo que o ENGESA tem um perfil aerodinamico pior , mas estaria próximo , eu coloquei esta relação no meu , mas com motor MWM 2.8 ficou muito longo , mas se vc pensar em colocar esta relação , eu tenho a do diferencial dianteiro do DANA 30 e da traseira do diferencial DANA 44 , e estou pensando em vender .

O correto seria vc arranjar uma 13x46 emprestada do diferencial traseiro DANA 44 , COLOCAR PARA ESPERIMENTAR se gostar do desempenho aí sim compraria para os dois diferenciais , senão vc compra troca , não gosta , aí é prejuízo na certa . Vc fazendo ísto , só terá o prejuízo da mão de obra . A relação 13x46 do DANA 44 minha , comprei zero e esta novinha sem um arranhão ou desgaste , rodei muito pouco +- uns 10.000 km .

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ

volante motriz e outras coisas

Amigos, para melhor compreensão sobre as diferenças entre volante motriz, capa seca, e arranque dos motores Gm 6cc (opala) e gm 6cc que equipam as A20/C20 e os engesas, eis algumas fotos.
    []´s

Foto 1- Arranque montado com a "cabeça" para capa seca A20/C20/engesa e a o lado a "cabeça para o 6cc opala.Pode usar o mesmo arranque é só trocar essa peça.
    Foto 2- Capa seca A20/engesa
    Foto 3- Conjunto capa seca, arranque e volante motriz A20/engesa
    Foto 4- Volante motriz A20(maior) e volante do Gm opala 6cc

Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Arranque preso ao bloco (parafusos de baixo para cima) = Capa seca opala = volante pequeno;
    Arranque preso à capa seca (três parafusos da frente para traz) = capa seca pick-up = volante maior.

Engesa = disco de embreagem 11" tanto no 4cil como no 6cil.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Volante do Motor-arranque.jpg   Volante do Motor-capa-s.jpg   Volante do Motor-capa-seca.jpg   Volante do Motor-volante.jpg  
    4X4 Brasil

Kim

Kim

Grato pela resposta.

Não sei dizer, ao certo, se a volante é a original ou igual à original. Vou pedir ao mecânico para medi-la.

Agora, quanto à "capa seca", sinto muito, mas voei. Como disse meus conhecimentos práticos são limitados, no muito, fico na compreensão da lógica.

Abraço

Max
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Max Albuquerque!

Bem, quanto ao volante posso ter a seguinte resposta.

A troca do volante por um mais pesado, como relatado, influencia no torque, pois quando rodando, tem uma inércia maior, conseqüentemente mais força, porém, o veículo tende a ficar lento nas respostas.

Devido a isso, os preparadores "aliviam" o volante de embreagem, sendo que dessa forma o motor sobe o giro muito rápido, mais tem o torque prejudicado.

Lembra dos motores antigos, que tinham uma enorme roda de ferro.

No motor de opala, se não me engano existem três tipos de volante, todos intercambiáveis no virabrequim.

No engesa é aconselhável usar o que tem o disco de 11", se não me engano é da A/C-10/20.

Outro fator que se deve ser observado, mais aqui não é o caso, é quanto a capa seca, pois no opala o motor de arranque é preso ao bloco do motor, o que exige volante menor (maior velocidade, menos força).

Nas pick-ups, o motor de arranque é preso à capa seca, ficando "mais para fora", o que exige um volante maior. (velocidade menor, maior força)

Espero ter conseguido explicar qual o melhor.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    19/10/2008
    Agradecimentos: 0
    Boa noite desculpa, mas ainda não sei usar o site. Gostaria de saber como perguntar p/ que todos possam ler.

Sempre visito esse site para ler as opiniões sobre mecânica. Tenho um jeep1951 4x4 com freio a disco e tudo original motor OHC4cil/gas.

Vi que você entende muito sobre volante de motor.
    Tenho um trator 4x4 americano F-Cub Lo-boy (Internacional).
    Como não consigo comprar as bronzinas e os aneis de segmento para ele, estou tentando adaptar um motor nacional.

Três Opções: motor opala4cil, motor AE corcel 1 ou motor OHC4cil/alcool? O que mais se parece é o do Maverick, mais o volante do motor não cabe na carcaça da embreagem do trator teria que desbastar uns 5mm no diâmetro da carcaça ou então colocar o volante do motor do trator no eixo do Maverick. O volante do trator tem 11kg, o do GM151 tem 9,750kg e o do maverick tem 9,360kg.

Eu te faço uma pergunta: qual é a importância maior para usar esse ou aquele volante de motor....é o peso de cada um ou o tamanho em diâmetro deles? Porque o volante do trator é o menor de todos e o mais pesado.

Se usar o volante do trator, a embreagem será a do trator conseqüentemente nada irá acontecer com as engrenagens da caixa e o motor do maverick ira ficar com mais força e menos velocidade, não prejudicará em nada o virabrequim.
    E velocidade não será nunca utilizada no trator.

Isso que eu entendi da sua explicação.
    Está correto o meu raciocínio?

Abraços, Márcio

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    AMIGO MAX

Realmente o KIM lembrou bem que a 13x46 é do opala 6 cc , uma boa opção de relação para vc usar seria a 11x45 = 4,09 como o KIM falou ou a 11x47 = 4,27 ou a 12x47 = 3,92 todas esta mais curtas do que as 13x46 , eu particulermente optaria pela 11x47 , pq esta tem na loja para comprar , é a relação das S-10 com motor MAXION 2.5 , se der problema vc encontra com extrema facilidade , não fica dependendo de ferro velho para achar , e acredito que seu ENGESA vai andar bem mais esperto , com respostas mais rápidas .

ABRAÇÃO .

Grande Guilherme

Valeu pela dica. Vou seguir o seu conselho e migrar para a 11x47 pois a similaridade de uma peça é importantíssimo tanto do ponto de vista prático como financeiramente falando.

Resta saber se para a sua instalação será necessário trocar satélite e planetária. Você sabe me dizer?

Abraços

Max

disponibilidade
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGO MAX

Realmente o KIM lembrou bem que a 13x46 é do opala 6 cc , uma boa opção de relação para vc usar seria a 11x45 = 4,09 como o KIM falou ou a 11x47 = 4,27 ou a 12x47 = 3,92 todas esta mais curtas do que as 13x46 , eu particulermente optaria pela 11x47 , pq esta tem na loja para comprar , é a relação das S-10 com motor MAXION 2.5 , se der problema vc encontra com extrema facilidade , não fica dependendo de ferro velho para achar , e acredito que seu ENGESA vai andar bem mais esperto , com respostas mais rápidas .

ABRAÇÃO .

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Se sua relação for 9x44, é só trocar a relação

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ofício Detran para troca de Motor - Agora corrigido
      Por gucaratti no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 89
      Última resposta: 21/11/2016, 17:45
    2. Carros Injetados - Potência Real (ABNT)
      Por dero no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 18/06/2008, 12:45
    3. Respostas: 23
      Última resposta: 11/12/2007, 01:19
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem