Bem, quanto ao volante posso ter a seguinte resposta.
A troca do volante por um mais pesado, como relatado, influencia no torque, pois quando rodando, tem uma inércia maior, conseqüentemente mais força, porém, o veículo tende a ficar lento nas respostas.
Devido a isso, os preparadores "aliviam" o volante de embreagem, sendo que dessa forma o motor sobe o giro muito rápido, mais tem o torque prejudicado.
Lembra dos motores antigos, que tinham uma enorme roda de ferro.
No motor de opala, se não me engano existem três tipos de volante, todos intercambiáveis no virabrequim.
No engesa é aconselhável usar o que tem o disco de 11", se não me engano é da A/C-10/20.
Outro fator que se deve ser observado, mais aqui não é o caso, é quanto a capa seca, pois no opala o motor de arranque é preso ao bloco do motor, o que exige volante menor (maior velocidade, menos força).
Nas pick-ups, o motor de arranque é preso à capa seca, ficando "mais para fora", o que exige um volante maior. (velocidade menor, maior força)
Espero ter conseguido explicar qual o melhor.
Abraços.
Kim.