x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Tópico: Fases Do Engesa

  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10

    Fases Do Engesa




    Achei muito interessante , conheço bem o meu ENGESA , é um F-I , vejo aqui no fórum os relatos dos outros ENGESAS e as características de cada um , do F-II e do F-III .

    Hoje fiz uma descoberta interessante , estou na reunião do JIPE CLUB e chegou o outro único ENGESA daqui de Campos-Rj .

    O dele é um F-II , e ficou do lado do meu , e observando os dois , achei estranho o bocal do tanque do mesmo lado do motorista , o do F-II não é do lado contrário ?

    Comecei a tirar as medidas e bateram no comprimento total que são iguais , o F-II não é 25 cm mais comprido ?

    Ele tem a churrasueira do F-II .

    A alavanca da T-CASE sai do lado da alavanca de marcha , a do F-II não sai atras ?

    O entreixo tem as mesmas medidas , a do F-II não é 12,5 cm mais distante ?

    O vidro do para brisa tem a mesma altura , a do F-II não é mais alto ?

    QUE ENGESA SERIA ESTE ? UM HÍBRIDO ?

    Do F-II só vi a churrasqueira com o limpador em baixo .

    O vcs me dizem ?

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    Bom, ainda não sou mto experiente em Engesas, mas sou uma pessoa q pesquisa mto e procuro me informar bastante antes de fazer qualquer negócio, compra e msm em outras esferas da vida.

    Considerando ainda a minha experiência lá em Itajubá onde pude colocar lado a lado o Fase I e o Fase II, ouso dizer q esse deve ser uma adaptação e tvz o proprietário nem msm saiba.

    O q sei do Fase II: tem 20 cm a mais na parte traseira aumentando quase nada no espaço de bagagem, limpadores de parabrisa em baixo, abastecimento do tanque do lado direito da viatura, o entre-eixos um pouquinho maior (não sabia q eram 12,5cm) e a caixa melhorada e a alavanca posicionada atrás da alavanca de câmbio normal.

    Digo q ouso pq sei q tem gente aqui com mto mais experiência do q eu, mas acho q posso contribuir de qualquer forma.

  • #3
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    Para completar a informação, achei isso aqui no site Xtreme4x4 e parece ser uma fonte séria.

    Confiram:
    Sobre os Engesas e seus modelos vamos lá:
    Engesa 4 Fase 1 :Primeiros jipes da Engesa fabricados de 1985 a 1988. Motores: GM 151 4c
    alcool/gasolina Cambio: Clark 240V
    Engesa 4 Fase 2 :Nova versão do Engesa, fabricado de 1988 a 1994. Motores: GM 151 4c
    alcool/gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V
    Engesa Jordania :Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo, fabricado de
    1991 a 1994. Motores: GM 151 4c gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V
    As difereças básicas do Fase 1 para o Fase 2 são:
    Maior que o Fase 1 em 20cm: 10 entre eixos e 10 na traseira; Frente unica e não mais em 3
    partes; Limpador do para-brisa passa a ser embaixo do para-brisa e não mais em cima; Parabrisa
    maior; Adoção de piscas laterais; Farois cibiê Halogenios; Escapamento ao lado do para
    choque T.E. e não mais sob a porta do motorista; Bocal do tanque no pára-choque T.D.; Portas
    maiores; Relação do diferencial mais longa e reescalonamento do câmbio; Porta traseira com
    abertura lateral(antes era para baixo); Suporte de estepe inegrado à tampa traseira; Tanque de
    combustível com 90l (antes era 82l); Remodelameto de espaço interno(ficou bem mais
    espaçoso); Painel de instrumentos com novos botôes de comando no centro do painel do tipo
    "teclas"; Ventilação forçada de 2 velocidades; Deslocamento da alavanca de 4x4 da lateral
    direita do cambio para entre os bancos dianteiros; Troca da caixa de transferencia que só é
    utilizada com a tração na posição 4x4, pois na posição 4x2 a caixa do fase 1 era também
    utilizada; Com essa nova caixa o "zunido" tipico do fase 1 desapareceu.
    Tudo isso segundo relatos da época foram aprimoramentos do projeto Engesa 4 que sairam na
    versão 2 do jipe.
    O Engesa Jordania é o Fase 3, que foi fabricado sob encomenda da Jordania (por isso esse
    nome), com os devidos aparatos da encomenda.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    RICK FIELDS

    Sei de todos estes detalhes das diferenças , mas o que memchamou a atenção , foi que se neste caso foi feito uma adaptação , esta adaptação foi feita da forma mais difícil e cara , pq só tem diferença na churrasqueira e o capo com aquele dente característico para encaixar a churrasqueira , ou seja para ele adaptar a churrasqueira em um F-I daria muito trabalho e ficaria muito mais caro do que se ele comprasse uma carroceria do F-I nova .

    Não entendi o pq deste ENGESA estar desta forma .

    Pra vc ver o R-MENDES comprou um ENGESA F-I do comprimento do F-II , ou seja é um F-I com tamanho do F-II .

    Este que estou falando é um F-I do tamanho do F-I com tudo do F-I e somente a churrasqueira e capo do F-II .

  • #5
    Usuário Avatar de R-Mendes
    Entrada
    08/11/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    45
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Pois é DOC... Se por um lado fui amaldiçoado, por outro...

  • #6
    Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    55
    Posts
    895
    Agradecimento: 1
    esses dados ae estão beleza, são assim mesmo, mas tem uns engesas lobishomem, que foram reformados na lua cheia, tem engesa até que foi alongado no nordeste igual aquelas toyotas.tem uns que colocaram farol quadrado, retorvisor no capô, enfim:" gosto é igual braço, tem gente que não tem!"
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fases Do Engesa-esquisito.jpg   Fases Do Engesa-esquisito2.jpg   Fases Do Engesa-esquisito5.jpg   Fases Do Engesa-esquisito7.jpg   Fases Do Engesa-esquisito9.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    55
    Posts
    895
    Agradecimento: 1
    mais gosto duvidoso ae.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fases Do Engesa-esquizito4.jpg   Fases Do Engesa-estranho8.jpg   Fases Do Engesa-hummengesa.jpg   Fases Do Engesa-engesaverde.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    55
    Posts
    895
    Agradecimento: 1
    o engesa do R-Mendes era do Marco Tulio lana de bh, ja vi ele de perto aqui nos encontros do engesa clube e comparei com o fase II que estava ao lado, realmente alguem mexeu nele e nao sei o que foi feito, pois as medidas são diferentes sim.Mas acho que ficou muito bom e bonito, um carrão, não é atoa que é capa da Planeta off road.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=46915

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    O que me intriga é que este do meu amigo aqui é um F-I com churrasqueira e capo recortado por causa da churrasqueira , fazer adaptações de acordo com cada gosto é uma coisa , mas este , não parece ser adaptado .

    Acho que é um lobisomem mesmo .

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    67
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Estou mandando as medidas do meu que é original fase 3 ...
    Medidas - entre eixos = 2460 mm ; do centro da roda tras. ao parahoque tras. = 870 mm ; de parachoque a parahoque = 3910 mm ; contando com estepe (220 mm) + guincho ( 130 mm ) = 4360 mm
    Quem tiver fase 1 e fase 2 e puder mandar as medidas , seria bom a gente ter um comparativo ...

    Na foto a medida da tras. está errada ... só depois que vi - é 870 e não 970 ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fases Do Engesa-engesamedida1.jpg  
    4X4 Brasil Razão: medida errada
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    Só pra colaborar um pouquinho... essa pick-up branca que aparece na postagem 6, é original engesa, trata-se da pick-up engesa, um modelo Fase 4 que se não me engano existem apenas 2 ou 3 originais, pois o projeto fo banido com a falencia. Essa, em questão, se não me engano é de um japonês, muito gente fina. Uma vez tentei comprar ela, mais o dinheiro não deu.

    Abraçones

    Ralado

  • #12
    Usuário Avatar de fpc3
    Entrada
    19/11/2007
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    55
    Posts
    895
    Agradecimento: 1
    aqui uma envesa, ja com a laterla traseira em chapa lisa.Acho que comeram mosca em por uma caixa de roda tão grande tendo uma carroceria tão alta, comeu muito o espaço traseiro.Mas isso da pra mexer.O dono estava pedindo 50 mil nessa ae.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fases Do Engesa-envesa.jpg   Fases Do Engesa-envesa2.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade