a camper tem maior espaço interno, um porta malas fenomenal.a parte mecanica é igual.pra familia é camper.
Versão Imprimível
a camper tem maior espaço interno, um porta malas fenomenal.a parte mecanica é igual.pra familia é camper.
FPC3
X3
Concordo plenamente em genero , número e grau .
Também vou dar minha opínião: se for ser o segundo carro vá de engesa, é mais bruto e mais divertido (põe capota, tira capota, rebate parabrisa...). Se for o único carro não tem o que pensar, é camper na cabeça (mais conforto, mais espaço, etc...).
Já tive vários Engesas e Campers e costumo viajar muito, se vou sozinho gosto de ir de engesa (curto demais o bichinho), mas jamais colocaria minha mãe para viajar comigo mais de 200 KM...rs...
Se vai rodar mais de 1.500 Km/mês vá de diesel, não é só pelo consumo, a manutenção dos motores diesel originais são praticamente inexistentes (falo isso baseado na minha camper de uso diário que já tem mais de 300.000 Km originais). Tudo bem o Gm 6cc também é muito durável, mas não dá para comparar com um Maxion (como ninguem tem tudo o ruído dos maxions são elevados e ligeiramente cansativos em viagens de mais de 500 km - já me acostumei).
Sobre engesa: fase 1 - menor entre-eixos, melhor para trilha, caixa de transferência original insuportável (ruído), tem de ser substituída.
fase 2 - entre-eixos intermediário e acabamento superior.
fase3 - raro demais para ser procurado - entre-eixos maior, quase uma pequena picape, ótimo para quem quer montar um carro para expedições.
Camper - duas portas - é praticamente um engesa fase 2 com maior conforto.
quatro portas - é um suv, maior espaço no porta malas e acabamento infinitamente melhor - poucas foram fabricadas.
Após 15 anos movido por esses veículos (já faz 10 anos que não tenho carros "normais) optei por três versões diferentes na família, uso diário uma comper diesel 2 portas, veículo de estimação e viagens solitárias um faseIII diesel e esposa com uma camper 4 portas automática gasolina (show, mas bebe muito mesmo, média de 3 Km/l em São Paulo, as vezes menos).
Recentemente por problemas de ordem financeira cheguei a pensar em me desfazer de um deles, mas a escolha ficou muito difícil e acabei vendendo outro bem (um terreno)...rs...
Hoje não me vejo mais com outro tipo de veículo, se por um lado fiz um investimente inicial ligeiramente elevado, só a depreciação que não tive em carros normais nesses últimos 10 anos já valeu a pena, se pensar que devo continuar com esses 3 por mais uns 20 anos então...
Agora veja o que melhor se adapta a suas necessidades e seja feliz na escolha.
Abraços e boa sorte.
A opnião é sobre engesas, mas vou dar meu depoimento sobre apesar de ter um CJ5.
A cerca de 2 meses vi um engesa F1 ruim de pneus, capota em bom estado, com MWM 2.8 da S10 (sem intercooler, não sei se é as S10 que vem sem intercooler, mas no engesa estava sem) e estavam pedindo 32mil, na conversa ali chegou a 28mil, mas ainda não cabia no meu bolso, então fazer o que né. Semanas depois fiquei sabendo que foi vendido por 23mil
Mas o que eu ia falar mesmo é sobre o Álcool no meu Jeep com motor AP 2.0 e carburador TDLZ já teve dias com temperatura de ~10ºC (manhãs na casa dos ~15ºC está sendo comum) e apenas algumas bombadas antes da partida (com a ideia de afogar o carro mesmo) partida com o pé embaixo e no momento que pega tira o pé, nem deixa o giro subir, só controla um pouco acima da lenta pra não apagar, 30s depois pode deixar que a lenta segura. Quando estava rodando sem a valvula termoestatica (ou termostatica não sei) era uma merd* pra esquentar, mas com a dita instalada é só alegria!
[]'s de que estava pagando R$1,12 no alcool e do dia pra noite o combustivel foi pra R$1,49 e por essas e outras que penso seriamente no diesel
Pô cara... Um FI com MWM a 23 mil?! Putz... Se soubesse, já era meu.
Pessoal, peço licença para me intrometer no tópico. Tenho um Samurai há 4 anos e também gosto muito dos Engesa, tanto que penso em adquirir um num futuro breve.
Já escaldado com a manutenção do Samurai (carro importando, com peças novas disponíveis somentem em São Paulo, isso quando tem a peça, pois algumas vezes só se consegue usada), gostaria de saber como é a manutenção dos Engesa no que se refere às outras partes do carro além do motor. O motor eu sei que é fácil, mas e o restante? Existem muitos componentes que são exclusivos do Engesa, ou seja, não são aproveitados de outros veículos?
CARO DANIEL
As peças vc encontra a maioria em qquer autopeças , pois a maioria é oriunda da GM e as específicas vc encontra em uma autopeças só de ENGESA que é a ROTA 4X4 .
Manutenção muito barata , demora um pouco vc botar ele 100% , mas depois é +- vc fazer a manutenção de um opala .
ABRAÇÃO E SEJA BEM VINDO , É UM VÍCIO ESTE TROÇO DE ENGESA , NÃO LARGA MAIS .
Guilherme,
Acho que uma das dúvidas do Daniel (acredito) e minha tb, seria sobre a suspenção, Tipo: Ela é exclusiva da Engesa, ou Opala ou...?
Na estrada o Engesa F1, capota lona, se mantém firme ou quando passa uma carreta ele balança?
Grande abraço
AMIGO PARATY
A suspesão é exclusiva do ENGESA . Mas existe peças de reposição a pronta entrega na ROTA 4X4 .
Qquer carro qdo cruza com um camimhão baú balança , e o ENGESA balança mais pela simples razão de ele ser muito macio , nada que comprometa a segurança .
No início qdo comecei a usar passava algum susto , mas com o tempo vc habitua com o balanço /molejo do BICHÃO e é páu na máquina .
As pessoas que andam comigo acham que sou louco , mas depois de 4 viagens comigo , eles começam a achar graça e se divertem , acaba a tensão da sensação de falta de segurança/estabilidade , e olha que só ando a 120/130 km/h , e com pneus 33" tb lógico , maior estabilidade .
VEM PRA CÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AQUI SÓ TEM ENGESA .
ABRAÇÃO
Oi Guilherme,
Rapaz andar a 130km em um ENGESA... Essas pessoas é que são loucas em ACHAR que vc é seja Guilhermão! Manera esse pé homem! A vida é curta mas não precisa encurtar ainda mais he,he!
Falando sério, obrigado pelo convite, me sinto em casa mesmo, mas a pesquisa envolve particularidades sabe!
Apesar de achar o bicho lindo e tudo mais, acho que altura vai ser um problema grave pro meu joelho (que já nem tenho, mas ele insiste em doer pacas dia sim outro tb!) vai dai, que pensando nas comodidades básicas de entrar e sair da barca estou considerando tudo com calma!
Mas que balança, balança sim viu!
Aquele abraço amigo!
Suspenção??? Engesa tem suspensão???
Brincadeiras a parte, tenho o meu há 4 anos e nunca tive que fazer nada na dita cuja.
Como alguém citou lá atrás, depois que põe a manutenção em dia, não tem mais nada pra fazer.
O Igor da Rota que o diga.
Quanto ao motor, realmente vai de cada um e do tipo de uso que faz, pra mim o Engesa é só passeio e trilha por isso não me incomodo dos 3Km/l de álcool do 6 canecos, em compensação arrasta qualquer coisa pra fora da lama com rotação abaixo de 3000rpm.
abraço
João