Vocês poderiam me ajudar a identificar a possível causa de pingos de óleo que saem do respiro do motor do S4T?
Estou vendo uma Camper com o motor S4T e o atual proprietário levantou o respiro do motor para eliminar os pingos de óleo que caem na garagem.
Agora como o respiro está levantado os pingos não vencem a lei da gravidade e consequentemente não suja mais a garagem dele.
Será que o motor já está no final da sua vida útil?
Caro Rub no caso do S4T, por ele ser um motor turbo, você acaba tendo uma tendencia maior de se ter residuos no respiro, o que vc precisa ver é se o motor esta soltando fumaça pelo respiro, se o motor estiver soltando fumaça pelo respiro não é um bom sinal, pois é sinal de que os cilindros, ou os aneis, ou ainda as guias de valvulas estão gastos, o que na maioria das vezes significa o fim da vida util do motor, porém alguns pingos no chao por exemplo de um dia para o outro, pode ser até um probleminha na tampa de valvulas, pois nela tem um sistema que deixa a pressão interna do motor passar mas segura o óleo, e o problema pode estar aí, para testar, ponha uma pequena garrafa na ponta da mangueira do respiro, deixando uma abertura na lateral da garrafa para o ar sair, mas faça mais em cima da garrafa, para se o motor estiver realmente no fim de sua vida util, quando vc pegar uma estrada, morro acima, rotação de mais ou menos 70% da maxima do motor com o pé embaixo, fazendo o motor fazer bastante força, a garrafa depois de uma volta de uns 5 quilometros vai ter uma colher de sopa de óleo, ai meu amigo sai fora que é bucha, no intuito de ajudar lhe escrevo, um abraço Alexandre.
Muito obrigado por esta valiosa dica.
Comprar um carro antigo, relativamente caro, e depóis ser "premiado" com um motor para fazer não é nada bom.
Vou conversar com o proprietário e perguntar para ele se ele permite que eu faça este teste, se sim poderei ter uma idéia do motor, caso contrário ficará para uma nova oportunidade.
Mais uma dúvida, com o teste de compressão e teste com o opacimetro é possível determinar a vida útil de um motor a diesel?