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Hybrid View

  • #1
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    Motor S4T - respiro do motor pingando óleo




    Amigos,

    Vocês poderiam me ajudar a identificar a possível causa de pingos de óleo que saem do respiro do motor do S4T?

    Estou vendo uma Camper com o motor S4T e o atual proprietário levantou o respiro do motor para eliminar os pingos de óleo que caem na garagem.
    Agora como o respiro está levantado os pingos não vencem a lei da gravidade e consequentemente não suja mais a garagem dele.

    Será que o motor já está no final da sua vida útil?

    Agradeço antecipadamente pela costumeira ajuda!

    Rubens

  • #2
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    s4t

    Caro Rub no caso do S4T, por ele ser um motor turbo, você acaba tendo uma tendencia maior de se ter residuos no respiro, o que vc precisa ver é se o motor esta soltando fumaça pelo respiro, se o motor estiver soltando fumaça pelo respiro não é um bom sinal, pois é sinal de que os cilindros, ou os aneis, ou ainda as guias de valvulas estão gastos, o que na maioria das vezes significa o fim da vida util do motor, porém alguns pingos no chao por exemplo de um dia para o outro, pode ser até um probleminha na tampa de valvulas, pois nela tem um sistema que deixa a pressão interna do motor passar mas segura o óleo, e o problema pode estar aí, para testar, ponha uma pequena garrafa na ponta da mangueira do respiro, deixando uma abertura na lateral da garrafa para o ar sair, mas faça mais em cima da garrafa, para se o motor estiver realmente no fim de sua vida util, quando vc pegar uma estrada, morro acima, rotação de mais ou menos 70% da maxima do motor com o pé embaixo, fazendo o motor fazer bastante força, a garrafa depois de uma volta de uns 5 quilometros vai ter uma colher de sopa de óleo, ai meu amigo sai fora que é bucha, no intuito de ajudar lhe escrevo, um abraço Alexandre.

  • #3
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    Caro Alexandre,

    Muito obrigado por esta valiosa dica.
    Comprar um carro antigo, relativamente caro, e depóis ser "premiado" com um motor para fazer não é nada bom.
    Vou conversar com o proprietário e perguntar para ele se ele permite que eu faça este teste, se sim poderei ter uma idéia do motor, caso contrário ficará para uma nova oportunidade.

    Mais uma dúvida, com o teste de compressão e teste com o opacimetro é possível determinar a vida útil de um motor a diesel?

    Abraço,

    Rubens

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