Citei este problema no tópico de temperetura na estrada , mas merece um tópico específico .
É o seguinte , havia trocado a direção hidráulica por outra , pois estava com vasamento , e tinha outra de reserva , fiz uma revisão nesta reserva e troquei .
Qdo peguei o ENGESA , notei que ele estava esterçando menos com a nova direção , e o braço pitman são diferentes , não pude usar o braço pitman da que tirei , e uso amortecedor de direção da TOY BAND , e o pivô do amortecedor não coube no conico do novo braço . O meca falou em cortar e colocar um conico maior , NÃO DEIXEI , falei para ele arrombar o conico até caber , assim o fez .
Só que o amortecedor ficou na extremidade do braço pitman , e eu achei que se colocasse o pivô da BARRA DE DIREÇÃO no conico externo aumentaria o exterçamento , e assim o fiz , e resolveu o problema do exterçamento , mas COMO O BURACO FOI ARROMBADO , o pivô da BARRA DE DIREÇÃO ficou folgado .
Aí consegui outro BRAÇO PITMAN ORIGINAL , e coloquei na extremidade mais longa do BRAÇO PITMAN , " SÓ QUE O CÔNICO DO BRAÇO NA EXTREMIDADE , É MAIS ABERTO PARA CIMA " , assim coloquei e coloquei o amortecedor no cônico mais curto que é mais aberto por baixo .
Eu mesmo fiz este trampo , AO MESMO TEMPO : o meca estava trocando a relação do diferencial dianteiro , passando de 13x46 para 10x39 .
QUAL MINHA SURPRESA? TAMTAMTAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! , O ENGESA , FICOU INGOVERNÁVEL .
ELE NA RETA COM PEQUENAS IRREGULARIDADES DO PISO ELE BALANÇAVA LATERALMENTE , DANDO A IMPRESSÃO QUE IRIA TOMBAR DE LADO , DE TANTO QUE BALANÇAVA , desisti de ir pescar com ele na Bahia como estava programado 850Km daqui .
Fiquei "P" da vida , pq mexi num diferencial e o carro ficou maluco , quase fiquei maluco tb , matutei , matutei , matutei , e cheguei a conclusão que a única coisa que poderia provocar aquilo era AMORTECEDOR RUIM . Coloquei amortecdores dianteiros a 40.000 Km atras , achei que poderia ser , ainda mais que não reduzo a velo qdo passo nos TAXÕES da vida .
Coloquei 2 amortecedores do 1113 , pois na traseira já havia colocado estes a pouco tempo .
RESULTADO : MATEI A CHARADA . Andei e achei que melhorou muito , mas só andei na cidade , qdo fui trabalhar a 50 Km daqui , O PROBLEMA CONTINUAVA , mas com menos intensidade . GASTEI COM UM PAR DE AMORTECEDORES , e não resolvi a parada , ÍSTO É : NÃO MATEI A CHARADA .
Lá no meu trabalho procurei uma oficina e pedi para o meca INVERTER A POSIÇÃO DO PIVÔ DA BARRA DE DIREÇÃO , e colocar a mesma no CÔNICO MAIS CURTO , pois ele era para baixo , e a BARRA DE DIREÇÃO ESTAVA NA EXTREMIDADE COLOCADA POR CIMA , e assim FICOU COM UMA ANGULAÇÃO MUITO GRANDE , E ao colocar ela INVERTIDA , DIGO : COLOCADO O PIVÔ POR BAIXO , aí sim QUE MATEI A CHARADA .
MEU CORAÇÃO VALENTE FICOU COMO ERA , " NORMAL " COMO UM CARRO QQUER .
CONCLUSÃO : A única coisa que havia sido feito diferente foi : INVERTER A POSIÇÃO DE FIXAÇÃO DA BARRA DE DIREÇÃO ; " que deve SEMPRE ser colocada de baixo para cima ". E eu qdo troquei o pitman coloquei a barra de direção de cima para baixo , pois no cônico externo , não tem como colocar a barra de baixo para cima , só de cima para baixo , e esta " ERRADO " .
No caso do exterçamento piorou de novo , agora , estou pensando em soldar um CÔNICO na extremidade virado para baixo e BEM SOLDADO E REFORÇADO com uma barra de ferro por fora para garantir que não quebre , FINALMENTE RESOLVIDO O PROBLEMA DO EXTERÇAMENTO E DO BALANÇAR LATERALMENTE .
Quando se adapta uma caixa e a barra de direção fica mais inclinada, tb dá esse tipo de problema quando passamos em ondulação.
Quanto a soldar não recomendo, já tive um problema parecido, a solda quebrou e fiquei sem direção a sorte é que estava devagar e percebi quando estava numa linha reta. O sistema de direção recebe muitos impactos e vibrações e a solda não recomendada.
Concordo com vc , e fui no meca hoje , e ele me disse que o BRAÇO PITMAN dos opalas mais novos , tem o conico da extremidade voltado para baixo , aí neste sabado proximo irei trocar novamente .
Concordo com vc , e fui no meca hoje , e ele me disse que o BRAÇO PITMAN dos opalas mais novos , tem o conico da extremidade voltado para baixo , aí neste sabado proximo irei trocar novamente .
Show, é isso mesmo, Guilherme, sem gambi's a segurança vem em primeiro lugar.
Soldar peças fundidas como braços e munhões de direção é brincar de roleta russa. Se tiver que soldar algo na direção opte por soldar nas barras tubulares (nas quais se rosqueiam os pivôs). Estas são de aços baixa liga e de exelente soldabilidade. Já as peças fundidas tem várias composições e algumas são até de Ferro Fundido, cuja soldabilidade nunca poderá garantir segurança ao usuário.
Este é o tipo de serviço que se for feito por Curió, Cural, Tatu, Baca Aberta, etc, leva a viatura pro buraco. É so ver o caso do Senna. Soldaram uma barra da coluna em Titânio, (cuja soldabilidade tem seus segredos) a barra quebrou e o resto nos já sabemos.