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Convex Datacenter
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  • #49
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    CAROS AMIGOS

    Como já havia falado anteriormente sobre o SUPERAQUECIMENTO do meu ENGESA , e que estava o mesmo na oficina para colocar a T-CASE da BAND , e APROVEITEI e coloquei o VASO DE EXPANSÃO LACRADO , e hoje fui trabalhar com ele a 50 Km daqui .

    RESULTADO : qdo o meca foi fazer o trampo , observou um micro furo numa mangueira , e sumia a água e não dava par ver para onde ía , COMO ACONTECEU COM O EDUVELO .
    Ele corrigiu a mangueira e experimentei hoje : CONTINUA A MESMA COISA , ÍSTO É : " QDO ANDO A 3.000 RPM , A TEMPERATURA PASSA DOS 90ºC , aí continua com a MESMA ESTRATÉGIA de folgar o pé e andar a 2.800 RPM , aí a temperatura fica NORMAL , nos 85 a 88 ºC ".

    Vou agora colocar calço de 2" na carroceria parwa poder mandar fazer outra colméia com mais 16 cm de altura para aumentar a área de troca e aumentar tb a capacidade de água , PARA VER SE VAI RESOLVER .

    CONCLUÍNDO : CONTINUO COM O VELHO PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO .

  • #50

    Chaleira

    Caros ...
    Também tenho problemas se aquecimento na minha joinha....Uso MWM 2.8, radiador grande, e intercooler da ranger 2.5, coifa na hélice , relação 9x44 ( curta)....Conversando com um engenheiro mecânico especialista em motores diesel, o mesmo me disse que o intercooler não faz o motor aquecer, apenas faz perder rendimento ou deixar de tirar o máximo de rendimento do motor....Pediu pra eu observar a captação de ar, pois o guincho pode estar desviando a entrada de ar para o radiador, bem como o para choque....Meu motor é novo, bem como o radiador, então vou me atentar aos detalhes de captação de ar para o radiador, usando defletores laterais e inferior, reposicionar o guincho, colocar aditivo a base de etilenoglicol ( radcool - Bardhal, paraflu - Fiat ou ac delco - GM) na proporção de 50% diluido em água destilada ( pura) , Detalhe: na trilha a temperatura não passa dos 80....Na estrada, se enfiar o pé chega a trabalhar perto dos 100.......Em subida de serra com o pé enfiado já chegou a 105......Mas quando paro a joinha, em menos de 5 minutos volta aos 80....

  • #51

    Chaleira

    Só completando.....Uso relógio da Cronomac de mercúrio graduado (muito bom) e tem vários amigos andando com a mesma configuração de motor e radiador, porém com guincho, base de guincho e para choque diferentes.....Tenho dito

  • #52
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    FRANCESCO CARBONE

    É , nós estamos na mesma cantilena , " SUPERAQUECIMENTO DO MWM 2.8 " qdo socamos pesado . Só que vc esta na minha frente , pois eu não coloquei a coifa ainda , e o seu tem uma relação mais curta do que a do meu que é 12X47 , eu estyava achando que com a relação mais curta 9X44 o motor iria trabalhar mais leve e não iria SUPERAQUECER .

    VOU TE LEMBRAR DE UMA COISA MUITÍSSIMO IMPORTNTE : Se vc continuar andando assim , chegando aos 100º C a 105º C , haverá uma forte possibilidade de qdo vc der uma paradinha para refrescar , vc ver o motor escorrer derretido no chão , ou seja , VC TERÁ MOTOR PARA POUCO TEMPO . SUGIRO não fazer ísto mais , SUGIRO a vc fazer como eu , qdo a temperatura passar dos 90° C , folgar o pé para a temperatura ficar no máximo nos 90º C até SOLUCIONARMOS este problema .

    Vc tem este motor no ENGESA tb ? Se for , não tem muito como vc colocar um radiador maior como vc falou , a não ser que vc tenha lenvantado a carroceria uns 5 cm e ter mandado fazer uma colméia com +- 15 a mais na altura , que é o que vou fazer , pois na largura não tem como vc aumentar .
    4X4 Brasil

  • #53
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Relação do Engesa fase 3 diesel original = 43/14 = 3,07 (Opala/Caravan diant. D30 e Landau LTD/F1000 tras. D44)... com pneus 31"
    Pra viajar vai bem esse giro com essa velocidade , controla bem o carro ...

    abs ...
    Nessas horas que fico sonhando em ter um câmbio CVT na mão, que aguentasse o mwm... 2500 RPM a 120 !!
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #54
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    AMIGO HAUNDRICH

    Não entendi bem qdo vc diz que gostaria de ter um cambio que aguentasse um MWM com 2500 rpm a 120 , pq se for o MWM 2.8 , para andar a 120 com 2500 rpm , ele , o cambio , teria uma relação muito longa e ele faria ísto , mas teria retomadas ridículas , por ísto que eu troquei minha relação de 13X46 para 12X47 , para melhorar neste aspecto , pois nas ultrapassagens , demorava mais do que um fusca para ultrapassar um caminhão a 80 Km/h , mas de final dava 155 Km/h , mas superaquecendo o bicho , pois tinha que fazer muita força para chegar a esta veloc. , e qdo tinha vento contra não chegava aos 150Km/h de tanto arrasto de vento de frente pela pouca força do motor para esta relação longa demais .

    Acredito eu que daria sim para andar a 120 com 2500 rpm se fosse um MWM sprint 6 bocas .

  • #55
    Usuário Avatar de rodrigo camper
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    Olá Moçada,rsrs

    Seria interessante a adição de uma ventoinha elétrica, com um interruptor de 87c.

    Minha Camper não esquenta graças a ela.

  • #56
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGO HAUNDRICH

    Não entendi bem qdo vc diz que gostaria de ter um cambio que aguentasse um MWM com 2500 rpm a 120 , pq se for o MWM 2.8 , para andar a 120 com 2500 rpm , ele , o cambio , teria uma relação muito longa e ele faria ísto , mas teria retomadas ridículas , por ísto que eu troquei minha relação de 13X46 para 12X47 , para melhorar neste aspecto , pois nas ultrapassagens , demorava mais do que um fusca para ultrapassar um caminhão a 80 Km/h , mas de final dava 155 Km/h , mas superaquecendo o bicho , pois tinha que fazer muita força para chegar a esta veloc. , e qdo tinha vento contra não chegava aos 150Km/h de tanto arrasto de vento de frente pela pouca força do motor para esta relação longa demais .

    Acredito eu que daria sim para andar a 120 com 2500 rpm se fosse um MWM sprint 6 bocas .
    Grande Guilherme

    Eu disse isso porque os câmbios CVT's ainda possuem limitação com relação a torque. Por enquanto não tenho notícia de CVT que esteja suportando motor de mais de 30 kgf. E os mwm estão passando dos 35kfgm..

    Segue abaixo um resumo deste câmbio e as dificuldades.
    http://www.downforce.com.br/forum/vi...1db86793310e7d

    Complementando o link acima, a Audi foi a primeira conseguir fazer câmbio aguentar motores acima dos 10kgfm, usando não só fazer a correia metálica tracionar, no sentido da rotação, como também empurrar (ou comprimir) no outro lado (a volta da correia), dividindo quase por dois o esforço da mesma.

    Mesmo assim, o V8 da Audi, top de linha, não está saindo CVT, somente câmbio automático normal (ou opção manual, quem quer?)

    Esse CVT é que poderá permitir um mwm 4 canos num engesa andar a 120 ou 110 km/h a 2500 RPM (ou faixa melhor de economia, não lembro mais qual é) e sem deixar o rino chôcho para ultrapassar carretas...(nossa alegria !!). Ele sempre vai deixar o motor na rotação ideal para cada situação.. pense num esquema...

    Faz um test drive no honda fit 1.5 CVT. Eu fiquei surpreso.

    Melhor que isso, só motor elétrico....
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #57

    Chaleira

    Caro Guilherme.....
    O motivo de eu ter colocado a relação 9x44 é justamente para deixar a joinha mais curta e suprir o baixo torque em baixas rotações ( antes da entrada da turbina). Com isso eu tenho a velocidade final limitada em + ou - 120km/h. Andando a 3 paus, ando + ou - a 100km/h e turbina pressirizada em 0,6 / ,08 bar, e ainda sobra um pulmão até chegar em 4 pau e pouquinho até cortar o óleo. Com isso não preciso de caixa de redução, pois a 1º marcha dá conta do recado mesmo em subidas e erosões.....O meu problema está na captação de ar frontal, pois uso o guincho da Envemo , que é muito bom, e a sua fixação é vertical.Por isso eu tenho uma "parede" bem na frente do radiador....Eu usava relação 13x46 quando andava de 6cc e em estradas , andando forte, também tinha problemas de esquentar, justamente por problema de captção de ar.....Só que a joinha andava a 130km/h a uns 3500 rpm e tinha pulmão pra chegar até 5 paus.Pra refrigerar a cãmara de combusão, em motores de ciclo otto, é só dar umas aceleradas longas que a entrada de combustível refrigera. Para motores a diesel o que refrigera a câmara é a entrada de ar da admissão e por isso eu uso o filtro da L200 HPE que dá conta do recado ....Só que andando com pneus 35", molas maiores e amortecedores de 1113 sem barra estabilzadora ( pra não limitar o curso da suspenção) o brinquedo fica uma cadeira elétrica, com estabilidade prejudicada se andar acima dos 120km/h, ainda mais epesando 2020kg ( pesado em balança rodoviária) de tanque cheio. Como quero um veículo bom de trilha pesada e bom para deslocamentos longos em safalto, essa configuração é show de bola e o melhor, NÃO QUEBRA NADA....Quanto ao espaço para um radiador maior, estamos limitados na altura e largura da caixa, mas não na largura da colméia. Só que meu radiador já é com a colméia mais larga, então vou concentrar esforços em melhorar a captação de ar frontal e usar aditivo de boa qualidade com água destilada. Valeu pelas dicas, e quando estiver pronta eu volto pra dizer como ficou....

  • #58
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Carbone,

    Tá tudo muito bom, mas cadê fotos de seu engesão??????

  • #59

    Chaleira

    Caro Caveso.....
    Não estou conseguindo postar fotos da joinha.....Ou o arquivo é muito grande, ou estou comendo bola......mas assim que conseguir, vou mandar

    Abraços

  • #60
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Francesco Carbone Ver Post
    .... ainda mais pesando 2020kg ( pesado em balança rodoviária) de tanque cheio. ....
    putz, então não era só o meu que estava pesando mais de 2 tons....

    Carbone , a sua Joinha é F2 ou F2?
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