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Convex Datacenter
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  • #37
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    Temperatura




    KIM

    Me desculpe mas não fiz o teste ainda não , neste feriadão fui pescar na BAHIA , no rio JEQUITINHONIA , a 850 km daqui , ía com o ENGESA , mas coicidentemente , assim que troquei a relação do eixo dianteiro , qdo peguei o ENGESA , ele estava ingovernável , balançando lateralmente como se fosse o BATAU MUCHE sei lá se é assim que escreve , perdi a confiança , e acabei indo de HILUX SW4 minha BONEQUINHA . Mas fiquei muito intrigado com o caso , uma coisa é uma coisa , outra coisa é outra coisa , lembrando deste provérbio , me liguei que a única coisa que poderia fazer ísto , seria os amortecedores ruins , troquei os amortecedores dianteiros pelos do 1113 : L-12917 , iguais aos traseiros que já havia trocados R$198,00 o par colocado , PRONTO , matei a charada , ficou zerado de novo .
    Mas , o que mais me intrigou , foi o pq de acontecer ísto SOMENTE APÓS ter trocado a relação do diferencial . Se eu não estivesse presente nesta troca , eu apostaria que o meca havia trocado meus amortecedores ( roubado ) . Mas foi uma coicidencia INCRÍVEL , ísto ocorreu só para ver se eu estou bem do coração ou da cabeça , pq ísto parece coisa de doido vc mexer na relação do diferencial e o carro ficar sem amortecedor .

    HUGO

    Vc esta ficando sabido demais . Não acho que a bomba dágua esteja com problema não , acho que é o caso que vc relatou , O BALANÇO TÉRMICO está no limite de esforço mínimo , que seria andando no plano a 2.600 rpm a uma temperatura ambiente de 28ºC , ele mantem a temp. de 90ºC , passando disto a temperatura sobe e a água some sem vasamento algum , é o que vc relatou , a temp. subindo espande o volume da água , a água é jogada para fora pelo ladrão , com menos água a temp. sobe mais , e assim vai até vc bobear , não ver a temp. e vai um motor pro brejo . Em dias frios eu vou até 3.000 rpm e a temp. fica nos 90 , e em dias quentes a até 2.600 rpm a temp. passa dos 90 . Ou seja , o que o sistema de resfriamento instalado tem para resfriar esta insuficiente para resfriar o calor produzido , LOGO : O BANÇO TÉRMICO ESTÁ DESFAVORÁVEL PARA O MOTOR . Mas vamos lá que um dia eu chego lá .

    Estarei na próxima semana parando o bicho para colocar a coifa da hélice e colocar um vaso lacrado de expansão para que a água não seja jogada para fora , e sim retornando para o próprio circuito . Qdo fizer ísto posto aqui o resultado .
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Guilherme,

    Quando instalei a mecânica Hilux na minha SW bicudinha, a água sumia, então reavaliei e substitui a tampa/válvula do radiador que era de 7 lbs por outra igual a que usava na minha Toyota bandeirante de 10 lbs e adicionei 4 litros de radcool, pois com o mesmo o ponto de ebolição do líquido de arrefecimento passa para +/-130ºC., assim sendo foi resolvido o problema e ao completar nas próximas vezes não passou de 200ml, então visualizo o nível por questão de segurança e não adiciono quando está naquele nível ou seja +/- abaixo da tampa a primeira falange do dedo indicador; estou a +/- 10.000km sem precisar adicionar água.

    Um abraço,
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #39
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    QUOTE=ANTÔNIO FIDELIS DE SALES; 494981]Guilherme,

    Quando instalei a mecânica Hilux na minha SW bicudinha, a água sumia, então reavaliei e substitui a tampa/válvula do radiador que era de 7 lbs por outra igual a que usava na minha Toyota bandeirante de 10 lbs e adicionei 4 litros de radcool, pois com o mesmo o ponto de ebolição do líquido de arrefecimento passa para +/-130ºC., assim sendo foi resolvido o problema e ao completar nas próximas vezes não passou de 200ml, então visualizo o nível por questão de segurança e não adiciono quando está naquele nível ou seja +/- abaixo da tampa a primeira falange do dedo indicador; estou a +/- 10.000km sem precisar adicionar água.

    Um abraço,[/QUOTE]

    Fidélis,

    Ponto de ebulição da água 7lbs.......110ºC
    Ponto de ebulição da água 10lbs......116ºC
    Ponto de ebulição da água 14lbs......121ºC
    Ponto de ebulição Etilenoglicol 50%..106ºC
    Ponto de ebulição Etilenoglicol 70%..121ºC

    Os sistemas de arrefecimento atuais trabalham com coolant ou aditivos a base de etilenoglicol em concentração final de 25% e uma pressão de 14 lbs o que nos leva a um ponto de ebulição de ~124ºC suficiente para eliminar o problema de cavitação da bomba. Os aditivos têm forte influência na conservação das partes internas do circuito contra corrosão especialmente em motores com cabeçotes de alumínio e também funcionam como antiespumantes ajudando de esta forma o trabalho da bomba.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
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  • #40
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Tampa/válvula radiador,

    ....


    [/quote]

    Fidélis,

    Ponto de ebulição da água 7lbs.......110ºC
    Ponto de ebulição da água 10lbs......116ºC
    Ponto de ebulição da água 14lbs......121ºC
    Ponto de ebulição Etilenoglicol 50%..106ºC
    Ponto de ebulição Etilenoglicol 70%..121ºC

    Os sistemas de arrefecimento atuais trabalham com coolant ou aditivos a base de etilenoglicol em concentração final de 25% e uma pressão de 14 lbs o que nos leva a um ponto de ebulição de ~124ºC suficiente para eliminar o problema de cavitação da bomba. Os aditivos têm forte influência na conservação das partes internas do circuito contra corrosão especialmente em motores com cabeçotes de alumínio e também funcionam como antiespumantes ajudando de esta forma o trabalho da bomba.[/quote]


    Caro Hugo4x4,


    É isso aí, diante do exposto acima por você, a concentração da mistura do meu radiador está próximo de 50%, assim sendo vou manter a tampa/válvula de 10 lbs.; valeu as suas observações.

    Um abraço,
    4X4 Brasil Razão: .......
    FIDELIS
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  • #41
    Usuário Avatar de franzlana
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    Senhores Engeseiros.
    O meu MWM2.8 usa vazo espansor do Corsa com tampa de Vazo do Corsa e no radiador (quase original)uso aquela tampa que veda os radiadores que usam vazo expansor (aquelas que não tem mola, tipo radiador de opala novo. Aquela que tem escrito: Não abrir. ) Pois bem: outro dia um sem que fazer de um conhecido meu, que trabalha na mais conceituada empresa de radiadores de Minas Gerais, me convenceu que a tampa estava errada e me deu de presente uma tampa destas que tem Mola. Foi só colacar a tampa e volta e meia o bicho jogava um monte de água fora quando eu parava. Aí a água ficava pouca, dava ar no sistema e a temperatura ia às píncaras. Eu disse píncaras em. Voltei a tampa sem mola e o bicho voltou ao normal. Conclusão: a mola da tampa que ganhei não dava pressão suficiente ao sistema e punha o radiador a verter água pela tampa, uma vez que o ladrão é ligado ao vazo expansor.
    Espero ter ajudado.

  • #42
    o meu radiador é lacrado, tenho um reservatório do monza acoplado,
    nunca ferveu nada, mas como dito no começo do tópico, talvez eu tenha problemas com misturas entre agua, aditivo e afins.

  • #43
    Usuário
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    FRANZLANA

    Jogava água fora pela tampa do vaso expansor ? , ou pela tampa do radiador ?

  • #44
    Ontem troquei toda a agua do sistema.......
    Estava numa cor indefinida, um horror, o reservatório também estava escuro eu nem conseguia ver o nível da agua!!
    Troquei ele também, agora ficou tudo limpo, no meu radiador coube 12 litros do aditivo que comprei ( pronto pra uso, ja diluido )

    Vamos ver se melhora...........

  • #45
    Caro engeseiros,
    Queria deixarcomo sugestão aos amigos, que estão tendo problemas de superaquecimento nos seus engesas, que existe um borrachão que é utilizado nos veículos pesados, cito aqui os ônibus da marca vw, que é colocado entre o radiador e o intercooler, voltado para baixo...quando surgiram estes primeiros ônibus fiquei curioso em saber qual a utilidade daquelas peças e pra minha surpresa serviam para direcionar uma parte do vento frontal, que passava por baixo do parachoque. E sem eles os veículos trabalhavam com uma temperatura acima do normal.
    Instalei uma peça semelhante, sem muitos acabamentos, e realmente percebi uma diferença considerável na temperatura, em viagens mais longas.Alguém por aí pode testar e ver se tb consegue melhoras. Espero ter ajudado pois também já penei um bocado com esta maldita temperatura.

    Abraços
    Daniel Lima
    Engesa f2, MWM2.8, eixos band, disco nas 4, etc...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ae-377.jpg  

  • #46
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Como havia respondido que meu Engesa aquecia qdo em giro acima de 2200 rpm , achei bom mandar esse relato ... mesmo pq o Guilherme questionou sobre tirar o pé pra baixar a temperatura .

    Ha uns meses a água do radiador baixava um pouco e eu completava , procurava vazamento , agua no oleo do motor e nada , na estrada subia o giro , aquecia ... por precaução sempre olhava a água e tinha que completar ... mas não conseguia achar o que era ... até que um dia ha um mes atras , parei com ele num posto e vi um pouco de água escorrendo pelo motor , abri a tampa e vi um furo bem peq. , em spray , que era só esfriar um pouco ja parava de vazar , com o motor quente sumia qqer vestígio ...
    Fui numa casa de radiadores e o cara condenou ... ja tinha mais de 60 % dos tubos tampados ... fiz um novo , com uma carreira a mais , mas nas mesmas dimensões ... ja rodei mais de 2000 km , na faixa de 110 a 120 km/h sem que ele passasse do 2º risco no marcador , que deve ser 80 º C (deve ser 40 º cada nônio ...) , até mantendo 2200 rpm a 120 km/h o bicho não passou do 2º risco , nem em subidas longas ...
    Nem imaginava que o radiador antigo tivesse naquelas condições de 60 % dos tubos vedados ...

    abs refrigerados ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #47
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Como havia respondido que meu Engesa aquecia qdo em giro acima de 2200 rpm , achei bom mandar esse relato ... mesmo pq o Guilherme questionou sobre tirar o pé pra baixar a temperatura .

    Ha uns meses a água do radiador baixava um pouco e eu completava , procurava vazamento , agua no oleo do motor e nada , na estrada subia o giro , aquecia ... por precaução sempre olhava a água e tinha que completar ... mas não conseguia achar o que era ... até que um dia ha um mes atras , parei com ele num posto e vi um pouco de água escorrendo pelo motor , abri a tampa e vi um furo bem peq. , em spray , que era só esfriar um pouco ja parava de vazar , com o motor quente sumia qqer vestígio ...
    Fui numa casa de radiadores e o cara condenou ... ja tinha mais de 60 % dos tubos tampados ... fiz um novo , com uma carreira a mais , mas nas mesmas dimensões ... ja rodei mais de 2000 km , na faixa de 110 a 120 km/h sem que ele passasse do 2º risco no marcador , que deve ser 80 º C (deve ser 40 º cada nônio ...) , até mantendo 2200 rpm a 120 km/h o bicho não passou do 2º risco , nem em subidas longas ...
    Nem imaginava que o radiador antigo tivesse naquelas condições de 60 % dos tubos vedados ...

    abs refrigerados ...
    Eduvelo
    Gostei da parte que diz.."mantendo 2200 rpm a 120 km/h".
    Qual a relação de diferencial você está usando?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #48
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    Relação do Engesa fase 3 diesel original = 43/14 = 3,07 (Opala/Caravan diant. D30 e Landau LTD/F1000 tras. D44)... com pneus 31"
    Pra viajar vai bem esse giro com essa velocidade , controla bem o carro ...

    abs ...
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