Independete de qual seje seu veículo, engesa, A20, C20, Silverado gasolina, F 250 gasolina, F 75, Jeep dentre outros, todos para trocar o motor para deisel tem que "alongar" a relação
Os motores a gasolina/álcool, tem o giro alto, chegando ou até mesmo passando dos 7000rpm, enquanto um motore a diesel chega somente a 4000rpm. (torque em baixo rpm).
POrtanto é necessário a troca de seu fase II.
Penso que uma 13x46 seria o ideal (mesmo da D20 turbo ou da F1000).
Converse com o pessoal do forum, sendo que há um tópico ns a cessão engesa sobre coroa/pinhão, só não mconsegui achar no momento.
Oi Kim desculpa a minha falta de conhecimento no assunto pois estou comecando agora, aproveitando a deixa eu tambem tenho que trocar na dianteira ....
Abraco.....
O que quiz dizer e que existem pessoas mais técnicas do que eu participando do FORUM (em maiusculo por respeito a todos).
Sem pressão!
Se trocar uma, tem que trocar a outra, pois quando tracionado trabalhão em conjunto, na mesma rotação e velocidade, portanto se há uma relação na dianteira diferente da trazeira, dá zica, havendo a possibilidade de quebra ou da t-case ou de um dos diferenciais.
Na primeira foto é uma relação trazeira, onde foi colocado um bloqueio Macrotorque, é um D44.(F1000, Landau, Maverick, A C D/10 20, F75, Rural)
Na segunda foto e demais é o dif. dianteiro, um D30. (Opala, chevette, alfa romeu 2300(lembra?) e pampa 4x4 - é a relação usada)
Aqui estou eu de novo ao abrir o cambio so encontrei o eixo piloto, sera que se eu colocar o cambio completo da toyota ou seja cambio, reduzida, e caixa 4x4, não seria melhor com o motor Q20D, e trocase a coroa e pinhão dos diferencias ficaria bom apezar do $$$$$
Alguem ja fez isto antes
Se você colocar o câmbio da Toyota de 4 ou 5 marchas com reduzida, a maior
vantagem seria justamente pela reduzida que na configuração original do Engesa é inexistente. Mas lembre-se que o motor Q20b depende de uma pequena adaptação para acoplar no câmbio Toyota. Considere também colocar todo conjunto Toyota: motor 14B (Band moderno)+Câmbio+T-case, esta é a configuração de meu Engesa e considero muito bom.
Oi Beto ja desisti do perkinho muinto peso e pouca potencia, estou a procura do mwm sprint, ja que vou ter que gastar, gasta uma vez so
O que vc acha deste motor fica bem no cambio toyota
Abraco......
Para mim o mwm 2.8tdi é uma ótima alternativa de motor diesel para adaptar em um Engesa. Tamanho, peso e potência imbatível. O que tenho dúvidas é quanto ao torque em baixa rotação, muito necessário em trilhas, além do casamento das relações do câmbio e diferencial com sua curva de torque.
Quando comprei meu Engesa, ele estava com um motor 6cc e o câmbio da Toyota 5m. Tinha em mente adaptar um 2.8tdi, mas logo desisti em função do $$$$$. Achei um 14b da Toyota num preço interessante e logo pensei num conjunto original sem adaptações. Coloquei este motor e logo turbinei ele.
Estou satisfeito.
Paguei R$ 7.000,00 no motor. Quanto a manutenção, é claro que não é nenhum perkinho, mas tudo que precisei até agora encontrei sem problemas e com um custo razoável. É um motor 3.6 litros bem elástico e com bom torque em baixa. Outra vantagem é que não tem correia dentada.