Tenho lido algumas informações sobre: camber, caster, convergencia, e também acessei o manual do proprietário que diz o seguinte:
Convergencia: 2 a 4 mm
Angulo de Camber: 1 grau e trinta minutos (+ ou - 30 min)
Angulo de caster ( em ordem de marcha): 3 graus e trinta minutos
Inclinação do pino mestre: 7 graus e trinta minutos (+ ou - 30 min)
Gostaria da ajuda de vcs para entender melhor essas informações. Por exemplo o que é o valor do caster em ordem de marcha?
Existe uma forma fácil de verificar esses dados do manual no meu veiculo?
Minha preocupação é em função de eu ter levantado minha engesa em 70mm, e pelo que tenho lido isso alterou todos esses valores.
Gostaria de entender para poder tentar melhorar a dirigibilidade do veiculo
Desde já agradeço a todos que por ventura possam colaborar para este tópico
abraço a todos
André
André Mázzia, se vc estiver subido somente a carroceria (body lift) não vai mudar nada.
Em ordem de marcha é o veículo completamente abastecido com todos os fluídos, tanque cheio, carregado e pronto para uso.
André isto é bem complicado, se vc já entender o que é cada coisa e onde elas afetam a dirigibilidade do seu veículo já está de bom tamanho, tentar corrigir para melhorar a dirigibilidade é coisa para profissionais ou de quem já estudou muito o assunto, as vezes vc melhora um aspecto e piora outros, não existem só vantagens as vezes existe uma relação de troca.
Legal.....
Eu levantei o veiculo colocando molas maiores, comprei as dianteiras na rota, fio 15mm comprimento no veiculo colocada de 33cm.
Passei em um auto center hj pela manhã pra tirar algumas duvidas.
Quanto a convergencia está ok.
Cambagem é fixa, então não há muito o que fazer, ok?
O caster foi alterado pela altura das molas, e essa "passarinhada" deve ser em função disso?
Legal..... queria saber, e se tiver alguém no forum que possa ajudar, qual é a altura original das molas do engesa? Queria saber se alterou muita coisa, e se existe uma tolerância no caster para pequenas alterações na altura?
Obrigado a todos.
Cambagem é fixa, então não há muito o que fazer, ok?
O caster foi alterado pela altura das molas, e essa "passarinhada" deve ser em função disso?
Obrigado a todos.
André ele mediu a cambagem, as vezes uma pancada na lateral ou uma "voada" com a viatura, muda a cambagem (já aconteceu comigo), aí vc tem que procurar uma oficina especializada em alinhamento técnico para corrigir, problema de cambagem raramente é perceptível na dirigibilidade porem o seu efeito nos pneus é devastador acaba com eles rapidinho.
A passarinhada tem 90% de chance de ser isto mesmo.
Quando voce levanta a suspensão nestes tipo o eixo é puxado de lado.
Mas passarinhada neste tipo de suspensão é até comum no original.
O importante é ver as buchas da panhard, elas que costuma ampliar este efeito com o desgaste, particularmente a que fixa a panhard no veiculo.
Na realidade o engesa tem um erro de projeto ou um projeto ruim em algumas coisas, o que inclui essa bucha da panhard.
As buchas da panhard deveriam trabalhar uma da outra a 90 graus para cada uma permitir um movimento sem desgatar ou forçar as buchas, mas no engesa elas estão alinhadas.
Eu percebi quando trocamos as molas que realmente o eixo puxou mais pra um lado, dava pra perceber no espaço entre as agulhas e o chassis, então para corrigir fizemos uma nova barra panhard, e com isso a simetria foi mantida.
Na traseira não foi feito nada e dá pra perceber uma diferença de uns 3mm.
Quanto a cambagem, acho que deve ser meio dificil entortar o eixo da engesa, mas vou verificar em algum auto center as medidas.
To achando que o problema é alteração do caster mesmo, pelo que tenho lido e pesquisado.
Na ultima vez que medimos, havia uma diferença entre o caster de um lado para o outro, isso é possivel??? ( pode ser um defeito de fabricação na solda, erro de gabaritagem??? )
Valeu Wallace!!!!
Abraço
André
Putz cara é tanta coisa pra se preocupar, eu coloquei molas mais altas, acho que é da pampa, e só!!!!!!
Ele dá uma passarinhada as vezes, mas eu até me acostumei
Se souber de alguma coisa que dá pra melhorar eu to dentro!!!!!!
Até
a passarinhada se deve a molas maiores o que nesse tipo de suspensao altera o CASTER, a unica maneira de levantar a suspensao e manter o caster dentro dos limites é mandar fazer novos links ( bracos) com a angulacao já corrigida p/ manter o caster...
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD