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Tópico: Cupim de Ferro

  • #1
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    Cupim de Ferro




    Caros amigos
    como se tira o cupim de ferro do engesa? que material usar? sem ter que trocar a carroceria.
    em que parte do engesa é mais comum?
    abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
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    Qual seu modelo? Fase 1? Se for, é nas laterias abaixo das portas. O fase 1 era feito com chapa dupla o que guarda umidade e acaba por apodrecer mais rápido. O idel é trocar por chapa única mais grossa e que vai durar mais.
    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    As partes vulneráveis ao cupim de ferro em qqer das fases dos Engesas -
    - Laterais em bx da porta - embora no fase 2 e 3 seja caixa , tb há corrosão por acumulo de umidade caso os tampões não vedem bem ...
    - Assoalho - o ideal é usar estrado pra deixar secar com o tempo pq sempre vai entrar um pouco de água
    - Quinas Tras. ( lanternas ) - qdo não tem a proteção inferior o acúmulo de umidade com barro cria cupim de ferro com facilidade ...
    - Fixação dos paralamas - o acumulo de sujeira com umidade por ali é invitável , tem que usar um vedante qqer pra evitar a corrosão ...

    Pra tirar o cupim de ferro , só mesmo trocando a chapa , como é tudo chapa lisa ou dobrada não tem muita mão de obra pro funeca ... depois da funilaria pronta colocar todos os tampões e as proteções inferiores tras. e sempre retocar qdo aparecer qqer bolha de ferrugem , se fizer isso dificilmente vai ter problema de corrosão no futuro ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de fpc3
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    A muito tempo eu vi nao me lembro onde, mas na internet, um aparelho que era ligado na bateria e na lataria pra dar uma carga eletrica contraria a do ferrugem e quase insignificante e prometia acabar com esse mal.Nao sei se funcionava e pena que eu perdí o endereço.

    no radiador a dica que me deram foi misturar 200 de oleo soluvel(aquele que os torneiros usam) e resolveu definitivo.

  • #5
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    FPC3

    Eu tb ví , mas chego a conclusão que ísto é :

    1- PRA INGLÊS VER

    2- E PRA BRASILEIRO COMPRAR

  • #6
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por fpc3 Ver Post
    A muito tempo eu vi nao me lembro onde, mas na internet, um aparelho que era ligado na bateria e na lataria pra dar uma carga eletrica contraria a do ferrugem e quase insignificante e prometia acabar com esse mal.Nao sei se funcionava e pena que eu perdí o endereço.

    no radiador a dica que me deram foi misturar 200 de oleo soluvel(aquele que os torneiros usam) e resolveu definitivo.
    Nos motores popa e em alguns geradores normalmente tem um massa de sacrifício que "atrairia" toda a corrosão galvância do máquina para ela, ou seja primeiro ela iria se oxidar para depois a ferrugem atacar outras partes.

    Esse sistema que vc citou não seria algo parecido.

  • #7
    Usuário Avatar de fpc3
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    Não, esse sistema era eletrico mesmo, um fio ligado na lataria.O ferrugem ataca a lataria porque o ferro tem uma determinada carga eletrica que é atrativa para o ferrugem.Esse aparelho colocava uma corrente eletrica na lataria para inibir o ferrugem.mas como disse nao sei se funciona.O oleo soluvel funcionou, dica do kim, mas foi misturado na agua do radiador, nao sei se passar ele na lataria esburacada adiantaria.

    Eu sei que a lataria do engesa é foda, tem uma determinada vida util, de 10 a 20 anos, depois lasca uma reforma e faz tudo de novo.o gostoso é mudar de cor quando enjoa, ae aproveita a empreitada.

  • #8

    Cupins de ferro.........

    caj

    Este assunto já foi bem discutido aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...light=ferrugem

    Quanto as "maravilhas eletrônicas" para reduzir corrosão em veículos, são lenda e funcionam tão bem como certos aditivos já vistos aqui no Forum.....
    Os "anodos de sacrifício" que são encontrados, por exemplo, em motores de popa, funcionam dentro d'agua somente. Em água salgada se usam os de zinco e em água doce, os melhores são os de magnésio(muito raros aqui no Brasil), mas nenhum deles funciona no "ar", infelizmente.

    fcp3

    Cuidado com o uso de óleo solúvel no radiador!! Ele protege contra a corrosão, é certo, mas não protege quanto a cavitação que, esta sim, parece um "cupim de ferro", fazendo furos muito pequenos nas camisas dos cilindros, principalmente em motores diesel que tem camisa removível, tais como MWM 229, Scania, etc... Não sei qual é o seu motor (com certeza não é um Scania.....)mas existem aditivos bons e baratos que oferecem um resultado muito melhor que o óleo solúvel, afinal para que usar um aditivo anti-congelante no motor se a temperatura ambiente, na maior parte do Brasil, nunca chega a menos de 10°C?

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Leoni , realmente se tivesse função os anodos , os carros sairiam de fábrica com o sitema , algumas montadoras como BMW usam liga de Nióbio , pena que não são todas né ... em terrenos alagados e com ar úmido funcionam pra tubulações muito bem ...
    Esse detalhe dos pits que o óleo solúvel forma nas camisas e no corpo da bomba dágua tb já tinha ouvido falar ... uso R-8704 da Radiex que tem anticavitante e é pra linha pesada ...

    Acho que infelizmente pra nós é fazer uma boa reforma na lataria e tentar anular os cupins de ferro com uma manutenção constante ... qdo pintar um ferrugem aplicar anti ferrugem e assim que der lixar e pintar ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Usuário Avatar de fpc3
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    Citação Postado originalmente por A Leoni Ver Post
    caj

    Este assunto já foi bem discutido aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...light=ferrugem

    Quanto as "maravilhas eletrônicas" para reduzir corrosão em veículos, são lenda e funcionam tão bem como certos aditivos já vistos aqui no Forum.....
    Os "anodos de sacrifício" que são encontrados, por exemplo, em motores de popa, funcionam dentro d'agua somente. Em água salgada se usam os de zinco e em água doce, os melhores são os de magnésio(muito raros aqui no Brasil), mas nenhum deles funciona no "ar", infelizmente.

    fcp3

    Cuidado com o uso de óleo solúvel no radiador!! Ele protege contra a corrosão, é certo, mas não protege quanto a cavitação que, esta sim, parece um "cupim de ferro", fazendo furos muito pequenos nas camisas dos cilindros, principalmente em motores diesel que tem camisa removível, tais como MWM 229, Scania, etc... Não sei qual é o seu motor (com certeza não é um Scania.....)mas existem aditivos bons e baratos que oferecem um resultado muito melhor que o óleo solúvel, afinal para que usar um aditivo anti-congelante no motor se a temperatura ambiente, na maior parte do Brasil, nunca chega a menos de 10°C?



    O oleo soluvel "nao evita" ou "causa" a cavitação.Qual aditivo vvc me recomendaria?
    abraço e obrigado pela dica.

  • #11
    fpc3

    O óleo solúvel não causa cavitação, mas também não impede que ela ocorra. Já vi motor MWM 229 (da F1000) no qual o dono usava óleo solúvel e que começou a passar água pro óleo e, ao desmontar o motor, ele estava perfeitamente limpo por dentro, parecia até zero, só que com furinhos numa lateral da camisa e um deles, acho que de 0,5mm atravessando a camisa.... Isso sim parece cupim de ferro....
    Eu também uso o aditivo citado pelo Eduardo Velo, da Radiex R 8704 que é apenas anti-corrosivo e anti-cavitação. Se não estou enganado a mistura é de 5% apenas e ele já custa baratinho, então não tem coisa melhor. Aditivo anti-congelante só pra quem mora no sul, e olha lá. Uma coisa que pouca gente sabe é que o anti-congelante piora a refrigeração do motor, além de ser caro e desnecessário pra gente.

    Velo,

    Voce disse tudo, esse tal de cupim de ferro que ataca a lataria num é fácil de matar não, ainda mais no meu que é fase 1. A única opção é ficar de olho e matar os bichinhos no ninho.....rsrsrs. Ou trocar o "caixote" por um de "plástico".


    []'s

  • #12
    Usuário
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    QUE É O QUE VOU FAZER

    Estou juntando as latinhas , na ída para IBITIPOCA eu ía tapar os buracos maiores , mas desistí , não boto nem mais um centavo neste criadouro de CUPIM DE FERRO kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

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