A única função da barra estabilizadora é garantir que o jipe fique mais estável em curvas fechadas. Como ela "une" os dois eixos, formando um só conjunto, quando um lado de um eixo tende a subir, a barra "puxa" o outro lado para cima também.
Ou seja, em uma curva para a direita, a tendência do veículo é tombar para a esquerda, pois as pontas esquerdas dos eixos estão mais próximas ao chassis (pela compressão das molas). Nesse caso, a barra forçaria as pontas direitas a se aproximarem do chassis também.
É claro que entre-eixos mais longo minimiza a tendência de capotar, portanto, acredito que seu Jordânia não tem a barra por não ser tão instável quanto ao F1. Ou, então, faltaram peças e dinheiro na época da montagem dos "F3".

Vale lembrar que essa vantagem proporcionada pela barra estabilizadora significa um enorme entrave nas trilhas, pois a torção dos eixos fica totalmente comprometida. Daí, o costume de se desligar a barra na hora de encarar uma lama!

Grande abraço