Pessoal boa noite, andei sumido por muito tempo aqui do fórum, mas vim aqui compartilhar com vocês mais uma solução para o teimoso freio do Engesa que insiste em querer travar as rodas traseiras. Não sei nas viaturas de vocês mas na minha chegava a ser perigoso e nunca sabia se ela iria parar quando precisasse.
A história é a seguinte, meu pai comprou uma sucata de F1000 e desmontou notei que ela tinha uma válvula equalizadora do freio traseiro, já tinha visto outras vezes pois meu pai sempre teve F1000 mas nunca havia dado valor à aquela peça, foi então quando surgiu a ideia: por que não instala-la no Engesa? Depois de adiar bastante por causa do trabalho e da faculdade hoje de manhã iniciei minha incursão sob o capô da minha viatura.
Instalei a válvula ao lado da bomba de freio, liguei o tubo que vai para as rodas traseiras na válvula e liguei-a através de um pedaço de tubo à bomba de freio, a localização é um pouco diferente da posição original na F1000, que fica em baixo da caçamba, mas sem problemas, extraí o ar da tubulação e estava pronto demorei uma manhã para fazer o serviço (tive que fazer algumas soldas para mudar as conexões) mas o resultado é incrível.
Realmente o freio melhorou muito, não trava as rodas traseiras e você sente as rodas dianteiras freando, passei a tarde toda rodando para testar e aprovei o resultado.
Essa válvula ainda tem um parafuso para regular a pressão, caso queira reduzir a pressão nas rodas traseiras, mas não mexi, instalei do jeito que tirei da F1000