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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Flavio,

    Fiquei cansado e com dor no bolso só de ler seu relato para instalar os 35"....

    Na prática, eu estou bem satisfeito com os 33". Acredito que assim que colocar umas molas e amortecedores mais rigidos e com curso adequado, já vai resolver para o meu uso que será trilhas leves e no máximo médias e estrada. 8)

    Mesmo assim, acho que a contribuição de vcs neste tópico está sendo muito válida, orientando o povo no que se deve ou não fazer nestas belas viaturas.

    Grande [ ].

  • #26
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    Citação Postado originalmente por haundrich

    outra receita é apenas subir os calços da carroceria.

    .....

    Flávio

    Não é outra opção, é A opção!

    Se tentar apenas mexer nos calços de mola e/ou nas próprias será obrigatório mexer em toda a suspensão, nos dois diferenciais etc. Simplesmente, o chassis da Engesa não foi fabricado para aguentar modificações.

    Logo, levanta-se a cabine que é muito mais simples!

    Eriksom

  • #27
    Usuário Avatar de haundrich
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    Meu objetivo foi aumentar o curso da suspensão ( o meu eixo dianteiro tinha que usinar o alinhamento, tinha que acabar mexendo nisso mesmo, então o bixo do já-quê..), então esse foi o meu caminho, colocar molas maiores....etc etc etc..

    Se o objetivo for somente para caber os 35 pols, então Erickson, você está enlameado de razão, é a opção!

    Estou estudando rebaixar os pontos de ancoragem dos tirantes longitudinais e também das panhards, para se aproximar do angulo original novamente. E também modificar o braço pitman, para a devida compensação.
    Não vi ninguém fazer isso ainda. Com a exceção das juntas dos cardans, que irão trabalhar forçado (encontrei uma solução para isso) não será mais necessário usinar o eixo dianteiro mestre para corrigir o caster. E deverá eliminar as possíveis "barriguinhas".

    Flávio - "Quando iremos ficar contentes?"
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #28
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    Citação Postado originalmente por haundrich

    Estou estudando rebaixar os pontos de ancoragem dos tirantes longitudinais e também das panhards, para se aproximar do angulo original novamente. E também modificar o braço pitman, para a devida compensação.
    Não vi ninguém fazer isso ainda. Com a exceção das juntas dos cardans, que irão trabalhar forçado (encontrei uma solução para isso) não será mais necessário usinar o eixo dianteiro mestre para corrigir o caster. E deverá eliminar as possíveis "barriguinhas".
    Raundrichy

    O melhor seria você alterar os pontos de ancoragens (estamos falando dos olhais no chassis, certo ) de modo que eles ficassem voltados para baixo = o parafuso do tirante cruzasse o olhal tranversalmente.

    Olhe e tente imaginar. Como você aumentou a abertura da suspensão com mola maior (ou calço ou sei lá se ambos) o parafuso do tirante fica forçando a bucha e, portanto, limitado por ela. Se você alterar a inclinação do olhal para baixo, o tensor poderá se movimentar mais, abrir mais, pois a bucha na posição de "descanso" estará sem pressão (pino a cruzará tranversalmente) e ela terá mais ângulo para torcer. Uma bucha de F-1000, similar a que usamos, "torce" até uns 30º. Se ela já estiver trabalhando com 15º por causa da maior abertura, ela abrirá apenas + 15º. Se ela estiver a 0º, ela abrirá 30º

    Quanto a panhard, em algum lugar aqui do Fórum tem uma excelente mensagem do Bill sobre esse tipo de suspensão. Em síntese, a panhard deve ficar o mais paralelo possível do diferencial, mas PARALELA a barra de direção. OU seja, você tem de abaixar as duas, panhard e direção.

    No caso da direção, avalie trocar a caixa inteira por uma original do Opala, o que te permitirá usar os pitman da D-20, que é imenso e bem baixo. Depois de instalá-lo, aí você poderá definir o novo ângulo da panhard dianteira, aumentando o tamanho do suporte cravado no chassis (baixando ele em diração ao chão). Depois de acertada a dianteira, acerte a panhard traseira.

    Na minha Camper, fiz isso anos atrás, e a estabilidade ficou muito melhor.

    Na reforma atual (quase pronta), mudei o sistema de suspensão para o 3-link similar ao das traseira do jpx e da land, só que com material mais resistente e de mais fácil manutenção Daqui a umas 3 semanas postarei as fotos (só farei quando tudo estiver pronto para evitar olho gordo de alguns amigos ).

    Eriksom

  • #29
    Usuário Avatar de haundrich
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    Eriksom

    Aguardo com interesse as fotos da sua nova suspa 3link.
    Vc fez 3-link no eixo dianteiro também?

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #30
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    Flávio

    Sim, nos dois eixos. Creio que na frente só foii possível pois uso o motor 14B da Toyota Band (e também os eixos) e ele é um pouco mais baixo e com o cárter diferente do S4T.

    Eu acho que o que move a humanidade é a preguiça e a inveja

    Somente um preguiçoso poderia ter inventado a roda (ou domado os cavalos). A inveja que tive da suspensão da Camper do Caio foi demais 8) (veja na sessão frota a Camper do SJKaio).

    A diferença é que decidimos radicalizar e trocar os tirantes originais da Envemo por tubulares qui-nem-qui os da Land. Por causa disso, a torre foi reforçada e o terminal usado nelas é o das carretas Scania, bem mais reforçado que o das MB usado nos jpx, e muito mais fácil de substituir do que o sistema das land (nos novos tirantes, são todos da F-4000) Nesta semana será tudo ponteado, recolocado o chassis debaixo da cabine para conferir a posição do motor, que pretendemos deslocar uns 10 cm para a frente (o proprietário anterior o tinha colocado muito atrás).

    Ah, sim, esqueci de falar. Se você for realmente descravar/recravar os olhais dos tensores, tenha muito cuidado, pois as paredes do chassis engesa/envemo são finas demais. Palavra de quem jogou o chassis original fora Terás de cortar, reforçar a parede e recravar com extremo cuidado. Se seu mecânico for hábil para tanto, pense a respeito de fazer a mesma coisa com os suportes de molas, deslocando-os mais para a frente, para torná-los paralelos a base inferior, única forma de eliminar a barriga das molas.

    +1 dica = se você for fazer tudo isso, aproveite e modifique os olhais inferiores dos amortecedores, girando-os 90º (paralelo a roda). Na posição atual, eles são bastante forçados quando a suspensão abre muito, e podem quebrar. Dá trabalho acertar a posição correta, pois você terá de fazer isso em cima do macaco, içando o carro de um lado e acertando a posição da roda do outro, assim que ela descolar do chão.

    Mas como eu escrevi, não recomendo buscar a perfeição pois o chassis é frágil e dá trabalho fazer outro

    Eriksom

  • #31
    Se não fizer algo para resolver o travamento que se dá entre as quatro buchas no eixo, pode ficar mexendo a vontade com tudo o resto que não vai adiantar nada para melhora o curso..............

    Abraços,

  • #32
    Susp.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00252_191.jpg  
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #33
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Cabelo F1

    Caro colega Carlos, teoricamente esta barriga ñ implica no curso da suspensão, o que ocorre é que a mola ñ trabalhará 100%, haverá uma pequena queda em seu trabalho por trabalhar em curva sendo que foi projetada para trabalhar reta, eu acredito que em muitas Engesas com este problema e de fabrica, (algumas série) sairam com as bases das molas fixada errada, fiz esta comparação com varias engesas e no visual confirmei esta diferença.
    No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.

    sds
    Cabelo F1
    Cabelo

    Isso é muito importante. Vi uma vez na estrada, cujo suporte da mola (no chassi) ficava em posição diferente, e até mais alta.

    Sabe como posso descobrir que série tem esse defeito?

    Flávio

  • #34
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    Caro colega, cheguei a este conclusão após várias comparação de meu de eixos dianteiro (ORIGINAL) com eixos novos e usadasos, dimensionei o meu eixo e achei esta diferença, conversando com o meu grande amigo falecido (João Rota4x4) onde o mesmo me ajudou bastente e confirmou esta diferença em algumas series de Enegesa, ele mesmo ja confrontará com este problema.
    A respeito da série das Engesas que sairão com este problema é complicado pois ñ houve nenhum comunicado (RECALL)na época por parte da fabrica, sendo assim fica muito dificil identificar qual é os carros que sairão com este problemas.
    No meu caso como vce pode ver na foto de pagina de abertura e bem grande esta barriga, consegui zerar esta barriga com calço cônico de arruela, caso vce precisar eu mando pra vce um desenho com as dimensão.


    sds
    Cabelo F1

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