Powered by vBulletin

Mola da Suspensão dianteira com barriga

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123
  • 20/04/2006, 09:49
    Flavio Miranda
    Flavio,

Fiquei cansado e com dor no bolso só de ler seu relato para instalar os 35".... :? :(

Na prática, eu estou bem satisfeito com os 33". :wink: Acredito que assim que colocar umas molas e amortecedores mais rigidos e com curso adequado, já vai resolver para o meu uso que será trilhas leves e no máximo médias e estrada. 8)

Mesmo assim, acho que a contribuição de vcs neste tópico está sendo muito válida, orientando o povo no que se deve ou não fazer nestas belas viaturas. :concordo:

Grande [ ]. :D
  • 21/04/2006, 10:11
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por haundrich

outra receita é apenas subir os calços da carroceria.

.....

Flávio

Não é outra opção, é A opção!

Se tentar apenas mexer nos calços de mola e/ou nas próprias será obrigatório mexer em toda a suspensão, nos dois diferenciais etc. Simplesmente, o chassis da Engesa não foi fabricado para aguentar modificações.

Logo, levanta-se a cabine que é muito mais simples!

Eriksom
  • 21/04/2006, 15:48
    haundrich
    Meu objetivo foi aumentar o curso da suspensão ( o meu eixo dianteiro tinha que usinar o alinhamento, tinha que acabar mexendo nisso mesmo, então o bixo do já-quê..), então esse foi o meu caminho, colocar molas maiores....etc etc etc..

Se o objetivo for somente para caber os 35 pols, então Erickson, você está enlameado de razão, é a opção!

Estou estudando rebaixar os pontos de ancoragem dos tirantes longitudinais e também das panhards, para se aproximar do angulo original novamente. E também modificar o braço pitman, para a devida compensação.
    Não vi ninguém fazer isso ainda. Com a exceção das juntas dos cardans, que irão trabalhar forçado (encontrei uma solução para isso) não será mais necessário usinar o eixo dianteiro mestre para corrigir o caster. E deverá eliminar as possíveis "barriguinhas".

Flávio - "Quando iremos ficar contentes?"
  • 23/04/2006, 14:41
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por haundrich

Estou estudando rebaixar os pontos de ancoragem dos tirantes longitudinais e também das panhards, para se aproximar do angulo original novamente. E também modificar o braço pitman, para a devida compensação.
    Não vi ninguém fazer isso ainda. Com a exceção das juntas dos cardans, que irão trabalhar forçado (encontrei uma solução para isso) não será mais necessário usinar o eixo dianteiro mestre para corrigir o caster. E deverá eliminar as possíveis "barriguinhas".

Raundrichy :D

O melhor seria você alterar os pontos de ancoragens (estamos falando dos olhais no chassis, certo :pensativo: ) de modo que eles ficassem voltados para baixo = o parafuso do tirante cruzasse o olhal tranversalmente.

Olhe e tente imaginar. Como você aumentou a abertura da suspensão com mola maior (ou calço ou sei lá se ambos) o parafuso do tirante fica forçando a bucha e, portanto, limitado por ela. Se você alterar a inclinação do olhal para baixo, o tensor poderá se movimentar mais, abrir mais, pois a bucha na posição de "descanso" estará sem pressão (pino a cruzará tranversalmente) e ela terá mais ângulo para torcer. Uma bucha de F-1000, similar a que usamos, "torce" até uns 30º. Se ela já estiver trabalhando com 15º por causa da maior abertura, ela abrirá apenas + 15º. Se ela estiver a 0º, ela abrirá 30º :concordo:

Quanto a panhard, em algum lugar aqui do Fórum tem uma excelente mensagem do Bill sobre esse tipo de suspensão. Em síntese, a panhard deve ficar o mais paralelo possível do diferencial, mas PARALELA a barra de direção. OU seja, você tem de abaixar as duas, panhard e direção.

No caso da direção, avalie trocar a caixa inteira por uma original do Opala, o que te permitirá usar os pitman da D-20, que é imenso e bem baixo. Depois de instalá-lo, aí você poderá definir o novo ângulo da panhard dianteira, aumentando o tamanho do suporte cravado no chassis (baixando ele em diração ao chão). Depois de acertada a dianteira, acerte a panhard traseira.

Na minha Camper, fiz isso anos atrás, e a estabilidade ficou muito melhor.

Na reforma atual (quase pronta), mudei o sistema de suspensão para o 3-link similar ao das traseira do jpx e da land, só que com material mais resistente e de mais fácil manutenção :D Daqui a umas 3 semanas postarei as fotos (só farei quando tudo estiver pronto para evitar olho gordo de alguns amigos :mrgreen: ).

Eriksom
  • 23/04/2006, 20:24
    haundrich
    Eriksom

Aguardo com interesse as fotos da sua nova suspa 3link.
    Vc fez 3-link no eixo dianteiro também?

Flávio
  • 24/04/2006, 05:38
    Eriksom Teixeira Lima
    Flávio

Sim, nos dois eixos. Creio que na frente só foii possível pois uso o motor 14B da Toyota Band (e também os eixos) e ele é um pouco mais baixo e com o cárter diferente do S4T.

Eu acho que o que move a humanidade é a preguiça e a inveja :twisted:

Somente um preguiçoso poderia ter inventado a roda (ou domado os cavalos). A inveja que tive da suspensão da Camper do Caio foi demais 8) (veja na sessão frota a Camper do SJKaio).

A diferença é que decidimos radicalizar e trocar os tirantes originais da Envemo por tubulares qui-nem-qui os da Land. Por causa disso, a torre foi reforçada e o terminal usado nelas é o das carretas Scania, bem mais reforçado que o das MB usado nos jpx, e muito mais fácil de substituir do que o sistema das land (nos novos tirantes, são todos da F-4000) Nesta semana será tudo ponteado, recolocado o chassis debaixo da cabine para conferir a posição do motor, que pretendemos deslocar uns 10 cm para a frente (o proprietário anterior o tinha colocado muito atrás).

Ah, sim, esqueci de falar. Se você for realmente descravar/recravar os olhais dos tensores, tenha muito cuidado, pois as paredes do chassis engesa/envemo são finas demais. Palavra de quem jogou o chassis original fora :evil: Terás de cortar, reforçar a parede e recravar com extremo cuidado. Se seu mecânico for hábil para tanto, pense a respeito de fazer a mesma coisa com os suportes de molas, deslocando-os mais para a frente, para torná-los paralelos a base inferior, única forma de eliminar a barriga das molas.

+1 dica = se você for fazer tudo isso, aproveite e modifique os olhais inferiores dos amortecedores, girando-os 90º (paralelo a roda). Na posição atual, eles são bastante forçados quando a suspensão abre muito, e podem quebrar. Dá trabalho acertar a posição correta, pois você terá de fazer isso em cima do macaco, içando o carro de um lado e acertando a posição da roda do outro, assim que ela descolar do chão.

Mas como eu escrevi, não recomendo buscar a perfeição pois o chassis é frágil e dá trabalho fazer outro :putz:

Eriksom
  • 24/04/2006, 10:59
    billj
    Se não fizer algo para resolver o travamento que se dá entre as quatro buchas no eixo, pode ficar mexendo a vontade com tudo o resto que não vai adiantar nada para melhora o curso..............

Abraços,
  • 24/04/2006, 11:39
    SJKCaio
    1 Anexo(s)
    Susp.
  • 19/05/2006, 01:55
    haundrich
    Citação:

Postado originalmente por Cabelo F1

Caro colega Carlos, teoricamente esta barriga ñ implica no curso da suspensão, o que ocorre é que a mola ñ trabalhará 100%, haverá uma pequena queda em seu trabalho por trabalhar em curva sendo que foi projetada para trabalhar reta, eu acredito que em muitas Engesas com este problema e de fabrica, (algumas série) sairam com as bases das molas fixada errada, fiz esta comparação com varias engesas e no visual confirmei esta diferença.
    No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.

sds
    Cabelo F1

Cabelo

Isso é muito importante. Vi uma vez na estrada, cujo suporte da mola (no chassi) ficava em posição diferente, e até mais alta.

Sabe como posso descobrir que série tem esse defeito?

Flávio
  • 19/05/2006, 13:35
    Cabelo F1
    Caro colega, cheguei a este conclusão após várias comparação de meu de eixos dianteiro (ORIGINAL) com eixos novos e usadasos, dimensionei o meu eixo e achei esta diferença, conversando com o meu grande amigo falecido (João Rota4x4) onde o mesmo me ajudou bastente e confirmou esta diferença em algumas series de Enegesa, ele mesmo ja confrontará com este problema.
    A respeito da série das Engesas que sairão com este problema é complicado pois ñ houve nenhum comunicado (RECALL)na época por parte da fabrica, sendo assim fica muito dificil identificar qual é os carros que sairão com este problemas.
    No meu caso como vce pode ver na foto de pagina de abertura e bem grande esta barriga, consegui zerar esta barriga com calço cônico de arruela, caso vce precisar eu mando pra vce um desenho com as dimensão.

sds
    Cabelo F1
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:26.