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Tópico: Compra de Camper

  • #13
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    Heck

    Dana 44 e Dana 46 tem a mesma resistência. A diferença de denominação é porque os primeiros foram Dana 46 vendidos no mercado brasileiro, e os gringos não aceitaram e exigiram algumas pequenas alterações e chamaram Dana 44 (assim diz a lenda).

    Os Dana 44 equipam Cherokee, Engesas, Rurais e que tais. Os Dana 46 equipam as F-1000, D-20 e que tais. Diferenças dentre os Dana 46 há, pelo que entendi nos rolamentos (roletados ou não), e só.

    No velho Engesão Jegue Albino do Paulo Lyra, ele perdeu a roda porque o mecânico era um idiota e usou calor para sacar as travas. Na minha, havia um erro de adaptação feita pelo proprietário anterior (as relações eram diferentes na frente e atrás. Essa idiotia do proprietário anterior foi na realidade uma cópia de algumas merdas feitas pela Engesa/Envemo, quem pagou o pato fui eu).

    Até prova em contrário, as Campers com relações 3,92:1 (gasolina), 3,07:1 e 2,72:1 (diesel) não sofrem desse problema, portanto não estão sujeitas a risco. Digo mais, somente em usos extremados, trilhas pesadas e pneus 35, esse risco quando existente aumenta. Tenho certeza de que foi nessas situações que seus amigos quebraram. Como você bem sabe, nossos amigos Helena/Henrique Pieroni sempre viaja com dois filhos a bordo de sua Camper ou Bonanza (e como viaja, vejam a página http://www.familiapieroni.com.br) e não consta que eles tenham qualquer receio dos eixos semi-flutuantes Dana 46. Sem receio e sem relato de quebra nas centenas de milhares km que rodaram (ou será que já passaram do 1 milhão)

    Mordo minha língua se acontecer quebra que não seja derivada de uso extremado, cagadas de monutenção/montagem ou fadiga de material (que pode ser decorrente de combianções das duas anteriores).

    Como eu escrevi, acidentes como o meu são derivados de cagadas e de adaptações porcas como eu, ignorante à época, aceitei com perfeita (eixo traseiro Dana 46 com 4,27:1, eixo dianteiro de Toyota Band com 4,10:1, tudo isso em cima de pneus 35). Troquei sim o eixo traseiro porque recuperá-lo custaria mais do que colocar um traseiro Toyota Band Flutuante, e homogeneizar as relações de ambos os eixos em 3,70:1, mantendo o pneu 35.

    Como o Walmor definou o uso dele como leve/médio, uma Camper normal, com pneus de tamanho 31 seria absolutamente perfeita para ele. O diesel é minha preferência, por causa da facilidade, da economia e da autonomia, principalmente esta última, que parece ser o caso dele. Imagine ter de parar numa viagem de 280km para abastecer de GNV ..... além de ficar sem porta-malas ...... ninguém merece

    Eriksom

  • #14
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    ET,

    Talvez eu esteja pecando pelo excesso, usando eixo flutuante numa Camper.
    Mas que os Engesa carregam o histórico, isso carregam.
    E se flutuante não fôsse tão bom, Troller e Band não usariam...

    Veja bem: não tenho nada contra o Dana 44 (meu CJ tem dois...), mas como Engesa perde roda!!
    Ok, talvez seja falha dos mecânicos na hora da manutenção. Mas infelizmente dependemos deles.
    Como viajar tranquilo depois dos merda terem mexido lá atrás??

    Já quanto a Bonanza e outras viaturas: nunca ouvi falar de perda de roda.
    É só Engesa, mesmo...

    Numa próxima vinda sua aqui em POA vou te levar na reunião do JC local, onde concentram-se os Engeseiros e vc tira a dúvida ao vivo.

    Só não venha agora, pois um deles ainda está hospitalizado recuperando-se de um tombinho do seu Engesa...

    ps.: o GNV não consegue matar o porta-malas da Camper, que concordemos, é enorme!
    Abs, GH
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  • #15
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    Meus $ 0,02...

    Minha Camper é 93 Álcool e GNV, 4x4 Hilux, Dana 46 original, freio original, etc, etc (não vou fazer propaganda pois não vendo de forma alguma... mas se quiserem conhecer está na Frota 4x4 aqui no forum)

    Uso-a pra trabalhar.. ou seja, viajar todo dia de 100 até 700 km, em estradas boas e ruins, terra, lama e erosões pelo interior de SP, além disso as vezes rola uma brincadeirinha no barro com ela (coisa leve ou média, pras pesadas tenho o CJ).

    No GNV faço de 8 a 10 Km com m3, no álcool de 4 a 5 km/l, o cilindro de GNV me custou meio porta malas e paradas pra reabastecimento a cada 150 km... q pra mim não me incomodam.. afinal desde q saio de casa já estou trabalhando... não ando com pressa pra chegar em lugar algum... e se tiver pressa rodo tranquilo a 120/ 130 no GNV, no álcool chega a 170.... sem medo dos freios ou eixos....

    Enfim, pro meu uso não é o carro mais racional (seria um carro zero 1.0 flex...) mas com certeza é o meio de transporte q me dá mais prazer.. afinal, chegar nas cidades de interior e ser reconhecido pelo carro diferente.... não tem preço!!!!

    []´s

    Rodrigo
    Rodrigo Cbt

  • #16
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    Eu realmente não entendo algumas afirmações: eu disse porque vi "gnv = ficar sem porta-malas".

    O Heck diz que é enorme (na minha Camper não é tão enorme assim, mas ...).

    Agora, vem o Rodrigo e fala a mesma coisa que eu, "gnv = meio porta-malas e paradas a cada 150km".

    Por essas e outras que eu digo, e reafirmo, eu nunca erro porque tento entender o que a pessoa necessita para ajudá-la. E não falo sobre o que não sei.

    Eriksom

  • #17
    Eu realmente não entendo algumas afirmações: eu disse porque vi "gnv = ficar sem porta-malas".
    Onde vai parar um estepe 215 80 16 com um bujão de 25m3

    Como todo carro a gas o porta-malas é penalizado

    [ ]´s rodando no alcool por enquanto..........
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
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  • #18
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    Citação Postado originalmente por SJKCaio

    Onde vai parar um estepe 215 80 16 com um bujão de 25m3

    Como todo carro a gas o porta-malas é penalizado
    Com a palavra o Heck

    Eriksom

  • #19
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    O meu cilindro é de 21 m3 e o estepe não pode ser 215/80.. a não ser de atravessado no porta malas, matando a outra metade do espaço... na minha era assim quando comprei.. hoje o estepe é um pneu mto menor, com aro 15, montado em rodas de caminhonete GM e fixado no lugar original.. não é o que diz a lei.. mas é menos ilegal que andar sem nada.... se furar um pneu algum dia não pretendo usar o estepe mesmo....


    []´s
    Rodrigo
    Rodrigo Cbt

  • #20
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    O que vou dizer aqui já escrevi antes na lista das Camper:

    Em minha opinião, o maior problema dos Dana 44 é o rolamento de esferas, que é blindado e não admite lubrificação externa. Então se você passa constantemente por alagados e terrenos semelhantes, a água acaba por retirar a graxa interna, o rolamento começa a aquecer e acaba por "esfarelar". Talvez seja por isso que o índice de rodas pulando fora em Engesas seja muito maior que em Campers, D-20s, etc, etc, etc. Nos Willys/Ford a partir de 72, o esquema é o mesmo. Eu sei de pelo menos 4 casos de Willys/Ford perderem rodas por aí, e presenciei ao vivo uma das ocasiões, uma Rural perdeu a roda com eixo e tudo na estrada a cerca de 90 Km/h ....
    Nos Willys/Ford antes de 72, o Dana 44 utilizava rolamentos cônicos. Muito mais robustos, com lubrificação externa por graxa. (tenho esse no meu CJ). A diferença é gritante, não dá p/ imaginar aquele rolamento se esfarelando e a roda saindo ....

    No caso dos Dana 46, discordo que tenham a mesma resistência que os Dana 44. Quase tudo no 46 é maior que o 44: cruzetas, caixa-satélite, eixos, rolamentos, etc. A diferença é pouca, mas existe, tanto que as peças não são intercambiáveis. E no 46 aboliram os rolamentos de esferas. Passaram a usar cônicos, com lubrificação pelo óleo do diferencial. Além de algumas Campers, as F-1000 "modernas" ( a partir de 92) também o utilizaram. Não tenho conhecimento de outros veículos. E p/ finalizar, pelo que consta no site da Dana, as D-20 utilizavam Braseixos (não sei se todas), uma 2ª linha da Dana. Pergunta p/ qualquer Opaleiro que entende do assunto o que ele acha do eixo Braseixos ....

  • #21
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    Pessoal,

    A referência que fiz quanto ao porta malas com GNV, esqueci de mencionar que a Camper que vi (uma das 4 que rodam em POA...), que é do Rui, tem 34 m de GNV, mas tem originalmente o estepe FOR do porta malas.
    Então, o porta malas continua bem bom.
    Como também acho bom o da original, com estepe e sem GNV.
    Acho que é maior que o da Cherokee.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

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