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  • #1
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    11/08/2004
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    Molas para Engesa Diesel




    Amigos

    Tenho F1 diesel com motor Q20B.
    Fui informado que as molas que estou usando são as do 4cc. pois são masi baixas. e são mesmo.... estou querendo trocar e colocar as molas do F2 Diesel

    Ai vai a pergunta:
    Qual mola o ENGESA F2 Diesel usa.????? É de alguma Picape?

    é maior que a do 4cc?

    Abraço
    Paulo Sotello
    SW4 97 **JAPA**

  • #2
    Paulo eu tenho um F1 com motor 6cc e estava com molas do 4cc , experimentai as molas da F1000 e pampa e não gostei do resultada , optei pelas molas da rota4x4 que é maior no comprimento e no diâmetro .

  • #3
    Usuário Avatar de alfreis
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    Fala Paulo,

    Eu concordo com o nosso amigo!!!
    Acho mais prático comprar com o Igor da Rota e assim ficar livre...
    Tem gente que usa as molas da pampa, mas no Q20B acho que vai ceder muito rápido...

    []'s
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

  • #4
    paulosotello,

    O Reinaldo da Motorlodge colocou no dele as molas da F1000 ele cortou, mas o resultado não foi dos melhores ficaram curtas e ele ficou sem as duas numa brincadeira Veja nesse link é a Engesa branca e as molas de F1000 curtas vê com ele quais as molas que ele tá utilizando, sei que não são essas .

    []

  • #5
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    Caro Paulo, pela lista que eu peguei com o Vernizi, as molas são as dianteiras do Del Rey com ar ou do Maverick 6 cil (mais duras).
    Wrangler JKU 2013 Darth Vader susp AEV 4,5" relaçao 4:56 pneu 37 AT, bloq diant eaton, guincho warn 12k, para choq diant e tras warn.

  • #6
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    MOLAS

    AMIGO PAULOSOTELLO

    Não tenho dúvidas que vc ficará muito satisfeito e sem possibilidade de erro se vc colocar as MOLAS QUE SÃO VENDIDAS PELA ROTA 4X4 COM O JOÃO OU ÍGOR .

    Pois no meu qdo era motor original 4cc opala e coloquei o motor MWM 2.8 turbo/intercooler , ficou com a frente mais baixa e bateu com o cárter no eixo diferencial .

    Estive na ROTA e conversei com o ÍGOR e ele me sugeriu que eu colocasse as molas do engesa a álcool 6 cc na frente de 42cm de comprimento e colocasse uma de 45cm a traz para não ficar com a trazeira arreada . Justificando que o motor MWM 2.8 tem o mesmo peso do motor opala 6cc . FICOU ÓTIMO .

    PERGUNTEI TB SE NÃO FICARIA BOM COM AS MOLAS QUE ELE TEM DO MOTOR Q20B OU S4T OU S4TPLUS , ELE ME RESPONDEU QUE ESTES MOTORES SÃO BEM MAIS PESADOS E QUE O ENGESA FICARIA MUITO DURO .

    ESTAS MOLAS QUE ACREDITO QUE FICARIA SHOW NO SEU ENGESA F-2 MEDEM 43CM AS DIANTEIRAS E 45 CM AS TRAZEIRAS.


    FELIZ NATAL E BOAS COMPRAS E TODA A FAMÍLIA

  • #7
    Usuário Avatar de haundrich
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    também estou contente com as molas do Igor da Rota.
    Lembro que ele tava vendendo molas para o 4 canos gas/alcol, mola para o 6 canos gas/alc, molas para engesa com diesel Q20B e molas para engesa com diesel MWM sprint 4 canos. E tem opção para colocar um elo a mais, caso deseje ficar mais macio.
    Feliz 2006

  • #8
    Idem ao haundrich. Entretanto, no meu caso, comprei pro MWM 2.8 Sprint. Vamos ver no que vai dar...

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!

    Estou aproveitando o tópico para não abrir outro com assunto semelhante.

    Troquei as molas da minha viatura, na frente, coloquei do corcel II 490mm e, na trazeira, as da pampa que tem 510mm.

    Bem, os amortecedores ficaram no limite. (foto anexo)

    Então escrevi para a COFAP para assim saber qual a força dos amortecedores originais do engesa, e tive a seguinte resposta:

    Gentil, bom dia

    Segue aplicação dos amortecedores, pelas mesmas, você notará que a
    diferença
    é muito grande entre os veículos:

    45001 - traseiro onibus MBB
    OH-1313/1315/1316/1318/1418/1419/1420/1421/1517/1518/1520

    45125 - traseiro caminhão MBB 1620 LK

    L12775 - Jeep Engesa - Força Nominal compressão 620N - extensão 1350N

    L12776 - Jeep Engesa - Força Nominal compressão 820N - extensão 2500N

    grato,

    Cofap

    Como visto tem mais dois tipos descritos, sendo que o 45001, foi o que mandei retrabalhar:
    encurtou 70mm na haste e cilindro, pois estava muito grande.
    Diminuiu a pressão de compressão e fez pressão de extenção , pois não era dupla ação. Resumindo, deixou um pouco mais resistente na compressão e igual na extenção.
    Ficou com a seguinte configuração nas medidas: aberto 755mm; fechado 485mm, sendo que o original tem as seguintes medidas: 580mm aberto e, 365mm fechado.

    O vão livre está com 440mm, do chassi até no chão.

    Bem os amortecedores eram sucatas de uma oficina especializada em chassi de caminhões (alongar, desentortar, trucar, tudo em caminhões).

    O Edsom da Rebras (44) 3423-8169 desenvolveu todo um equipamento, inclusive com dinamômetro para deixar os amortecedores do jeito que o cliente especificar.

    Bem o preço foi muito convidativo, ficou em R$ 100,00 cada, e o resultado excelente, não bate mais no final do curso.

    Segue fotos em anexo comparando o original com o "preparado".

    Abraços...

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas para Engesa Diesel-amortecedores_trazeiros_149.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Mais dos amortecedores...
    Comparativo aberto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas para Engesa Diesel-amortecedores_trazeiros_comparativo_aberto_168.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas para Engesa Diesel-amortecedores_trazeiros_comparativo_fechado_620.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    Em detalhe
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