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Tópico: Quero um Engesa

  • #1

    Quero um Engesa




    Gente, sempre tive paixão pelo CJ-5 (embora nunca tenha tido um), mas, agora que estou lendo mais sobre o Engesa, mudei de opinião. Quero um!!! Hoje vou conhecer o meu primeiro pessoalmente. Está à venda, mas não tenho maiores detalhes ainda. Quando tiver, pergunto aqui.

    Vi um anúncio de um Engesa Fase III (não sei o ano), aparentemente todo reformado, com motor diesel zero maxion plus, e substituição de peças por novas (inclusive câmbio). A suspensão é do próprio Engesa (braço). Além disso, o dono colocou portas, capota de lona Pissoletro, bancos Rallye Design e rodas BF (nem sei o que é isso). Pelo que pude entender, não tem ar-condicionado nem a capota de fibra...

    Ele está pedindo R$ 40 mil... É muito salgado para mim, mas... vale o preço?

  • #2
    FábioGondim,
    Vc deve ter visto já, mas em todo caso olha só essas feras e bem pertinho de vc.


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13317


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14229


    []'s

  • #3
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    Fábio

    Está muito caro

    Segundo, verifique exatamente qual o motor, câmbio e transferência, pois o que tem de adaptação mal-feita que só dão dor-de-cabeça

    Aí em BSB não conheço ninguém com Engesa, mas conheço vários com Camper, basicamente uma Engesa Fase II com nova carroceria. Um deles, anda por aqui no Fórum, o Paulo Lyra. Ele tinha um Engesa, o Jegue Albino, vendeu, depois comprou uma Camper. Procure o nome dele nos usuários, mande uma msg direto para ele, (botão email) e combine algo com ele

    Outra coisa, o primeiro engesa da msg acima, o Musgão, está muito bonito, e pela descrição parece ter boa manutenção. Ele é a diesel, e o preço está adequado. O Segundo é do mesmo dono, a alcool. Também com boa apresentação, ambos estão em BSB. Vale a pena conferir, apesar de o dono dizer que quer vender o segundo para comprar um veículo de igual desempenho e mais conforto, ou seja uma Camper a diesel


    Abraços

    Eriksom

  • #4

    Continuo necessitando de informaçoes... Engeseiros, ajudem!!

    Novas informaçoes:

    O Engesa em questao é, na verdade, um protótipo documentado em 2001, mas cuja utilizaçao só teria começado em 2003, assim que terminaram a montagem. O dono comprou um kit Envesa e mandou um mecânico especialista montar.

    Está com motor Maxxion S4T, cämbio de C20 (se náo me engano), bancos Rallye Design, pneus 33", portas de fibra com batente de ferro, etc, etc, tudo zerinho... novo. Todas as peças foram compradas na Envesa (painel, relógios, lanternas, faróis, etc), segundo o dono informou, e a viatura está com 17.000 km.

    Vi uma Toyota Bandeirante 2001, com 40.000 km, toda original, ser vendida por R$ 50 mil no Paraná. Náo entendo muito, mas sempre ouvi falar que a mecância do Engesa fosse superior a da Bandeirante. Nesse caso, R$ 40 mil náo seria exagero... Alguém poderia me esclarecer melhor?

    Estou colocando algumas fotos para dar uma melhor noçao do que se trata.

    Tenho que decidir logo se compro, mas acho que náo vai dar por preço melhor... é pegar ou largar!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Quero um Engesa-engesa_iii_2001_amarelo_039_109.jpg   Quero um Engesa-engesa_iii_2001_amarelo_005_196.jpg  
    Quero um Engesa Imagens Anexas Quero um Engesa-engesa_fase_iii_2001_190.jpg 

  • #5
    Usuário Avatar de gnecchi
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    Fábio,

    Esse Envesa parece está muito bonito.
    L$40k tá um excelente preço por ser uma raridade com apenas 17000km rodados e com um coração pra lá de valente e testado nos Engesas.

    Pelas fotos que vc postou parece-me que a carroçaria desse Envesa é de um Fase II e não um Fase III. Basicamente a diferença é o comprimento, pois o Fase III é 40cm maior que o Fase II.

    O câmbio deve ser o original dos Engesa: Clark 240V.

    Os diferenciais originais do EE4 são: Dana 44 no traseiro, Dana 30 o dianteiro. Na Fenajeep de 2005 a Envesa apresentou um Fase III com diferenciais de F1000, portanto é bom verificar qual a configuração dos diferenciais (inclusive a relação dos mesmos).

    Na minha opnião esse Envesa é mosca branca e o preço está condizente, mesmo estando com capota de lona e sem guincho.



    []'s e boa sorte.
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #6
    Usuário Avatar de ramiro_eli
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    Essa Envesa tem os dois diferenciais D44, da Rural ou F75
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #7
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    Essa Envesa tem os dois diferenciais D44, da Rural ou F75
    O Engesa é o Fase III mesmo. Confirmei isso umas duzentas vezes com o proprietário. É igualzinho o produzinho, hoje, pela Envesa. Que eu saiba, a Envesa só está produzindo Fase III...

    É isso mesmo. Os dois diferenciais são Dana 44. Dá para colocar uns "pneuzinhos" aí, não dá?!

    E aí, gente? E o preço? Dá para encarar ou não?!

  • #8
    Possuo um Fase III original diesel (perkins Q-20B) que procurei por anos, pois fazia questão que estivesse em ótimo estado.
    Para mim está em frente a uma raridade e por isso o preço tá ótimo.
    Sinceramente me deu até vontade de comprar...rs...
    Mas pelas fotos parece um fase II, achei a distância muito pequena entre o fim das portas e a roda traseira, verifique com alguem que possa ver o carro com voce e conheça um pouco de engesa.
    Se tiver dinheiro não pense duas vezes, se não comprar vai se arrepender, pois pelas fotos, engesa igual eu nunca vi, e dificilmente encontrará outro fase III (jordânia) neste estado (o meu comprei com 40.000 Km, mas este aí tá mais bonito.
    De qualquer forma confirme a configuração do cambio, o original seria o de D-20/D-40 Clark de 5 marchas (primeira para trás).

    Boa compra.

    Eduardo Valaretto.

  • #9
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    Fábio

    Câmbio de C-20 Na lista da Camper já tivemos dezenas de discussões sobre isso. Alguns achamOS fraco (afinal foi desenhado para um motor muito mais fraco), outros acham que aguenta.

    Qual é a caixa de transferência Esse é o ponto mais importante a descobrir, já que as opções erradas são muitas, e as certas quase nenhuma.

    Pneus 33' estão perfeitos para o veículo. Não precisa nada maior que isso.

    Finalmente, protótipo peça para alguém examinar a documentação no Detran para saber se ela está perfeita. Tem uma página que eu não sei o nome que você consegue levantar a ficha do carro em todos os Detrans do país, desde o primeiro registro.

    Na minha opinião, tá muito caro mesmo se for com câmbio e transferência decentes, mas é uma opinião.

    Eriksom

  • #10

    Tirando algumas dúvidas

    Citação Postado originalmente por Eduardo Valaretto
    De qualquer forma confirme a configuração do cambio, o original seria o de D-20/D-40 Clark de 5 marchas (primeira para trás).
    É câmbio Clark de 5 marchas, com primeira para baixo, ré para cima. É exatamente o mesmo que está sendo utilizado, agora, pela Envesa. Deve ser esse da D-20 mesmo. É que, para mim, que não sou jipeiro, não sei nem a diferença entre câmbio de D-20 e C-20 O atual dono do jipe é que nem eu, também não é jipeiro. Nem soube dizer qual era a transferência, mas disse ser a original da Envesa.

  • #11
    Finalmente, protótipo peça para alguém examinar a documentação no Detran para saber se ela está perfeita. Tem uma página que eu não sei o nome que você consegue levantar a ficha do carro em todos os Detrans do país, desde o primeiro registro.
    Já fiz isso. Está tudo aparentemente OK. Claro que sempre pode aparecer algum problema posterior, mas, até agora, tudo bem.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Eduardo Valaretto
    Possuo um Fase III original diesel (perkins Q-20B) que procurei por anos, pois fazia questão que estivesse em ótimo estado.
    Desculpe a indiscrição, mas... por quanto você comprou o seu? Quando?
    Citação Postado originalmente por gnecchi
    Pelas fotos que vc postou parece-me que a carroçaria desse Envesa é de um Fase II e não um Fase III. Basicamente a diferença é o comprimento, pois o Fase III é 40cm maior que o Fase II.
    Citação Postado originalmente por Eduardo Valaretto
    Mas pelas fotos parece um fase II, achei a distância muito pequena entre o fim das portas e a roda traseira, verifique com alguem que possa ver o carro com voce e conheça um pouco de engesa.
    Gente! Vocês são donos de Engesa. Eu não conheço nada! Não dá para ter esse tipo de dúvida agora... Afinal, esse jipe das fotos é ou não é um Fase III?!

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