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Tópico: Diferencial

  • #13



    Hugo,

    Valeu.
    Já tinha visto o "Expresso Polar" (tenho corujado aqui no Forum a muito tempo, sem enviar mensagens) só que não tinha notado a montagem do turbo no 14B . Voce está de parabéns, bela máquina. Não sei se será possível usar um desses kits, pois o espço disponível na Bandeirante e no Engesa são um pouco diferentes. De qualquer forma já é um bom ponto de início. Usando a turbina APL240 sem válvula, qual a pressão de trabalho que está sendo obtida? E quanto a injetora, vc alterou o débito?
    Voltando ao tópico da mensagem, a relação 3,54:1 realmente é longa para o dia a dia (tb uso 33"). Quanto a 3,9:1 seria realmente ideal, só que não é muito fácil de achar. Quem sabe se no futuro ao trocar o Dana 30 (ainda resistindo bravamente...) por outro eu resolva mudar isso.
    Grato novamente pela força.

    [ ]'s brevemente turbinados.

  • #14
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    Leoni,

    Obrigado pelos elogios

    Não sei se será possível usar um desses kits, pois o espço disponível na Bandeirante e no Engesa são um pouco diferentes. De qualquer forma já é um bom ponto de início. Usando a turbina APL240 sem válvula, qual a pressão de trabalho que está sendo obtida? E quanto a injetora, vc alterou o débito?
    Essa pergunta vc só vai saber na prática, no meu caso mesmo tive de fazer a adaptação da turbina de maneira diferente, pois todas as band's colocam a turbina abaixo do coletor de escape, como se fosse na junção entre o coletor de escapamento e o cano de descarga. No meu caso tive de colocá-la de lado, por causa do espaço, outra opção seria colocá-la acima do coletor, mas tem de ver se não ia pegar no capô

    Não sei a pressão de trabalho da minha turbina, mas estimo entre 0.6 - 0.8 bar, (não tenho o relógio) pois quando ela saiu da oficina o cara tinha aberto um pouco a bomba, o carro andava muito mas tmb bebia bem. Então pedi para ele voltar pra regulagem original. Na turbina sem válvula a regulagem da pressão do turbo é feita com a abertura da bomba injetora, quanto mais aberta a bomba mais pressão na turbina

    Voltando ao tópico... Acho que só vale a pena trocar o diferencial do seu engesa se ele quebrar. É um serviço caro e arriscado, o mecânico tem de ser bom para fazer a adaptação bem feita. Eu troquei os meus por que meu projeto para a camper era deixá-la o com a mecânica 100% da Band o que eu acabei de conseguir Mas o trabalho é grande e tem de ser bem executado. Esta relação dianteira (10x39) é realmente complicada. A dica que eu te dou para vc procurar é com quem tem engesa fase II e tá transformando para diesel/6cc opala, ou então nos desmanches de Alfa Romeu antigos, sei que tem um diferencial do Alfa que dá certinho no fase I, os carros que me lembro que usaram dana 30 são: Opala, chevette, Pampa 4x4, Alfa Romeu antigos e Gurgel.

    [ ]s,

  • #15
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    Re: coraa e pinhão

    Citação Postado originalmente por ruipedro
    ....

    compativel com este conjunto e pneu é a relação 4,27 a qual encontrei no Brasil somente a DANA 44 e encontrei nos USA o DANA 30 também com essa relação.

    preciso encontrar essa relação no Brasil
    Rui,

    Você assina com um RR na fronteira com os venezuelanos. Do lado de lá tem de tudo. Tente localizar aqui no Fórum um cara que assina "Jipeiro RR", é o Elmer, seu vizinho, e pode te dar boa ajuda para localizar o que você precisa

    Eriksom

  • #16
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    coroa e pinhão

    Eriksom,

    obrigado pela dica mas eu conheço o Elmer, e já fui na venezuela e eles não tem DANA 30, alias tem mas não essa com configuração, porém eu continuo na busca no brasil se por acaso alguém encontrar este diferencial me comunique a todos obrigado.

  • #17
    Pessoal

    Só mais uma ideia. A relação do Dana 30 realmente é mosca branca e tb só resolve metade dos problemas, que é a relação certas. A outra metade do problema é que o Dana30 brasileiro continua fraco, suficiente para resistir ao 4 cil GM original, mas um Diesel 14B ou equivalente realmente é sofrível.

    Então, só completando o tópico, ideal mesmo seria aproveitar o 13, deixar os presentes pra familia de lado e enriquecer o ENGESA com um belo Dana44. Tem algumas vantagens e claro desvantagens tb (tipo ser expulso de casa).... que acho que ja estão bem discutidas.

    Sem querer vender meu peixe, mas ja tem pontas de eixo T-Rex para o uso como homocinética no Dana44 dianteiro na produção. Isto vai facilitar a vida de quem sofre com quebras consecutivas de pontas de eixo dianteiras e facilita achar relações identicas (tras/frente)pro ENGESA, alem de poder instalar discos diversos.

    Qto a relação, no meu Engesa protótipo (sem documento até então) usei dois eixos especias, baseados no Ford 9", relação 11/43 da Richmond. Uso Grabber 33", motor 2.8 Turbo-intercoolado e cambio da Ranger diesel 5 marchas. Realmente é um pouco longa na arrancada, mas depois deita o cabelo; o empuxo é impressionante.

    cabe ai a velha regra-> qto mais torque disponível, mais longa deve ser a relação.

  • #18

    Postas de eixo T-Rex

    Franco,
    Quanto custa este kit de adaptação?
    Quais discos de freio ventilados e pinças poderiam ser colocadas?

    []'s

  • #19
    PessoALL, como diria Jack, "O Estripador": vamos por partes...

    1) As fotos deste tópico referem-se a um eixo Dana 30 ou Dana 44? 2) Como distinguir?
    3) O que é necessário para colocar freio a disco em um Dana 44 montado com tambor, como este das fotos?
    4) Existem eixos Dana 44 novos? Ainda são fabricados? Procuro há um mês aqui em Brasília e confesso: tarefa impossível. Tentei também encontar um eixo de Band: não achei nem mesmo a carcaça.
    5) Vi em uma Band um sistema de transmissão com cruzetas, no lugar das homocinéticas. É original? Mais resistente? Não dá problema de desgaste prematuro em função da excessiva exposição ao barro e poeira? É adaptável em Dana 44?

    []'s tentando abraçar um Dana 44...

  • #20
    Renato

    Especificamente a adaptação do eixo Rural Dana44 com todos os suportes para o sistema de suspenção do Engesa, normalmente é feita localmente por um serralheiro com um pouco de habilidade para copiar as peças com precisão. O kit dos semi-eixos dianteiros para homcinética da Toyota custa R$ 1250,00 a prazo + as homocinéticas, que não estão inclusas.
    Quanto ao freio a disco, estava me referindo as diversas opções de disco disconível para o Jeep ou Rural ou F75 que são iguasi entre sí e são oferecidos por SBD, ou Berga ou etc.....preços ai ja não tenho mas pergunte ao Giovanni, ele estava revendeno os kits do Berga ( aquele com duas pinças).

    Eu particularmente gosto de um disco de mercado, que é barato e feito em massa. Um disco muito funcional é o da F1000 4x4, ventilado, barato e facil de arrumar. Ai vai uma pinça de Opala mesmo, se faz quatro calços para alargá-la e um suporte em chapa de aço. Precisa pouca usinagem e fica bom.

    A adaptação do eixo é feita com certa frequencia pela JeepSul(051-3365-8822). Procura na net. O André (mui amigo) de repente tem até ja um eixo pronto ou voce manda um para ele e ele faz as modificações necessárias, sei lá. Ta´a dica, basta soltar a grana .

  • #21
    Usuário Avatar de GH
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    Renato,

    Na minha Camper troquei o Dana 30 original pelo Dana 44 do Troller moderno (2002 em diante).
    Recomendo, pois além de ser 44 e ter variedade de relações no mercado (qualquer relação de Jeep, Rural, Maverick, Galaxie etc. vc pode usar) tem o grande lance de usar homocinéticas (de Band) e vir com freio decente, diferentemente do original Engesa/Camper.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #22
    Concordo contigo, Gustavo. Realmente o Dana 44 do Troller viria muito bem a calhar, mas aqui por Brasília é 99% certo que não vou acha-lo. Só por curiosidade, quanto pagastes pelo teu? Veio completo? Como relamente eu não estou preocupado com relação coroa/pinhão, eu dava preferência para um diferencial de Band, pois já tem as homocinéticas mais reforçadas, mas nem na autorizada em Goiânia eu encontrei. Alguém tem alguma dica de um eixo de Band completo aí por Sampa?

    []'s

  • #23
    Usuário Avatar de GH
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    Paguei 4 paus pelos dois eixos, completos, em São Paulo.
    Mas isso foi há um ano.
    Hoje, pedem por volta de 7 paus os dois eixos.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

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