Postado originalmente por
guilhermeabreu
ROBERTO SCHOLLER
Não existe nenhuma caixa de marcha que seja inquebrável , ainda mais vc que esta começando agora , vc não deve testar nada , sugiro a vc andar na maciota até ir vendo os limites de uma forma natural , vc diz que não forçou nada demais , mas para vc pode ter sido nada demais , mas se vc deu um tranco mesmo sendo leve pode quebrar , não que a caixa seja fraca , mas é pela maneira de ter dado o tranco .
A sua T-CASE sendo de BAND , ela pode sim funcionar em 4X2 reduzido mesmo com a roda livre ligada , é que nas BANDS a T-CASE tem uma chapa que impede de a alavanca passar para 4x2 reduzida e qdo adaptamos esta caixa no ENGESA pode ser retirada como foi retirada do meu e se eu quiser eu coloco em 4x2 reduzido , MAS DESTA FORMA É COMO O EDU VELO FALOU : que toda a força estando a T-CASE EM 4x2 REDUZIDA , toda esta força quase que dobrada só vai para o eixo traseiro e se der bobeira quebra mesmo , eu uso muito nesta posição de 4x2 reduzido qdo estou fazendo uma trilha passeio e andando em comboio muito lento daí eu reduzo e ando sem forçar a embreagem , pq muitas vezes vc anda a 15km/h 20km/h e as vezes subindo o que a 2ª fica fraca e a 1ª fica forte demais daí qdo coloco em 4x2 reduzido ando em 2ª e 3ª com muito mais facilidade e sem forçar nada .
CONCLUINDO :
Para seu ENGESA este conjunto que vc esta é o mais resistente que se tem , não serve para um MAGAO , KIM E UXIO que colocaram pneuzões e motores torcudos , fortes demais .
O meu CORAÇÃO VALENTE tem este o cambio original CLARK 240V com T-CASE da BAND e NUNCA QUEBREI , e olha que judio um bocado . Mas tem que saber judiar e não quebrar isto vc tb saberá fazer mas leva um pouco de tempo .
NÃO FIQUE TESTANDO AQUILO QUE VC AINDA NÃO TEM EM SUAS MÃOS , AQUILO QUE VC AINDA NÃO CONHEÇE BEM OS LIMITES .
NÃO TENHA PRESSA EM APRENDER A POUPAR O SEU EQUIPAMENTO , SEU CONJUNTO É FORTE , NÃO FIQUE TRISTE COM A 1ª QUEBRA , 4X4 É ISTO , MUITO PRAZER , MUITA AVENTURA E MUITA DESPESA$$$$$$$$$$$$ COM QUEBRAS .
Tem que ter esposa ou namorada compreensiva , pq 4x4 é uma segunda família$$$$$$$$$$$$$$$ não se esqueça disto , só pra vc ter uma idéia meu ENGESA comprei por R$5.100,00 e coloquei mais de R$60.000,00 em cima e não esta terminado e nem bonito como gostaria , terei que gastar mais uns R$20.000,00 para ficar 100% acabado , ou melhor quase acabado pq EM 4X4 VC NUNCA ACABA , NUNCA TERMINA O QUE QUER FAZER , SEMPRE TEM ALGO A MAIS PARA COLOCAR . é um vício e a esposa tem que ser pe=arceira nesta hora senão complica tudo .
Abração