Qual o radio que o povo jipeiro usa na sua regiao ???
Se for PX, compra um PX... Se for de 2m ("PY"), compra um de 2m ("PY")... pois nada adianta ter um radio fora da banda de transmissao...
Versão Imprimível
vou aproveitar este topico para fazer uma pergunta:
tenho instalado na viatura um radio vhf,
estou inscrito na labre para a prova em duas semanas,
o radio que eu tenho é usado e veio "aberto" soemnte na escuta,
peregunta isso é legal?
que diferença faz?
pq abrem os radios,
se for ilegal onde encontro a legislação
e como faço para regularizar?
obrigado
Ola Estou no Sul de MG. PX Canal 16. Entro após as 20H e quem desejar é só tentar Contato. Radio na Viatura L200 e ainda não instalei antena fixa aqui em casa. Pensando em colocar uma direcional de 3 elementos. Mas já li sobre a quadra cubica (trambolho coletor de pipas). Qual a relação de altura que devo ter com a quadra cúbica para o melhor ganho na faixa cidadão? Há relação do tamaho da linha com a onda estacionária?
Pessoall,
ja descobri, o radio nao veio aberto
ele tem uma faixa mais ampliada para escuta,
mas para transmissãoele opera nas faixas entre 144 e 148MHz,
100% legal,
aguardando o indicativo da anatel....
Utilidade Pública:
A LABRE-SP abre inscrições para exames de radioamador em Indaiatuba - SP, no próximo dia 05/11/2011, durante a FENACOM.
Inscrições direto no site: LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSO - LABRE-SP
Taxa R$ 13,00
Pelo que eu entendi, o exame para iniciante - Classe C (meu caso) - será sobre "Técnica e Ética Operacional" e "Legislação de Telecomunicações". Vc encontra facilmente as apostilas na internet.
Abraço a todos,
Sobral
Salve pessoal, agora o ItajaiOffroad também vai aderir ao canal 16, então que vier para Itajaí-SC poderá nos encontrar no PX.
Abraços!
Como esta a lista de frequencia??
Tenho pY e uso na frequencia 146 500. sao paulo sp zona sul
abraço a todos
TBM estou na 146500 qdo saio com a viatura,
qto a lista cada um poderia acrescentar a frequencia utilizada na sua região
São Paulo -146.500
Ja tinha uma lista pronta nas primeiras mensagens deste topico
PX - canal 16
PY
Ceará: 144.400 mhz
Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte: 144.160 mhz
São Paulo : 146.500
Rio de Janeiro: 145.800
acrescentei,
JEEP CLUB DE CURITIBA 157.175Mhz
Boa tarde pessoal. Sou novata nessas aventuras 4x4. Estou com uma F250 XLT Super Duty. Estou querendo colocar um rádio nela, pequeno, e barato. Achei um numa loja de presentes (heheheheh nisso nós mulheres dominamos) chamada intercabana Ele custa 265,51 com nota fiscal e tudo. Esse rádio é bom? os colegas com experiência recomendam? É que eu achei barato demais.................. Ah, onde compra antena, cabos etc e onde que mando instalar? Outra coisa, como faço pra aprender operar o rádio? Bjinho a todos, aguado
Oi Fernanda,
passei pela mesma situação que vc recentemente,
e aprendi muito pesquisando na internet.
antes de colocar a mão no bolso vc deve saber pq o rádio e com quem quer falar.
para nós, existem basicamente dois tipos de radio, o PX e o PY(VHF).
PX, menor custo, mais facil de encontrar alguem nas faixas, nas estradas é muito utiizado por caminhoneiros, falam muitas girias e algumas vezes palavroes, e muitas vezes comentarios desnecessários. É mais facil de obter licença(apenas paga uma taxa), é aquela antena comprida chamada de maria mole.
PY (VHF), é um radio um pouco mais caro, é necessario fazer uma prova (super facil) na ANATEL e vc fica regularizada, é um radio indicado para comboio e trilhas, pois vc combina uma frequencia e comunica-se com outros companheiros, uma transmissão mai9s limpa(tecnica) e sem girias e mais polida.
Porque vc quer colocar radio na viatura?