x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

Usuário Avatar de koiti
    Entrada
    07/04/2008
    Agradecimentos: 0

Estação Base PY e PX em APARTAMENTO

Saudações !!
    Sou iniciante no mundo dos radios PX e PY, e apesar de já estar preparando meu indicativo PX (e provas para PY), estou com algumas dificuldades para instalar uma base PX em um apartamento.

Será que é possível fazer uma instalação com razoável qualidade quando se trata de uma base em APARTAMENTO ? Estou em S.Paulo, e aqui a concentração de prédios é bem alta, fora o espaço reduzido da sacada para uma plano-terra.

Como acredito que outros aqui moram em apartamentos, acho que alguém já deve ter sucesso e poderia me dar alguma idéia.

Pensei em instalar uma antena na cobertura do prédio, já que a LEI No. 8.919 nos garante esse direito, mas são mais de 20 andares acima de onde estou.

Outra tentativa foi ligar o rádio (Midland 1000z) à uma antena B2080 Aquarios, instalada na janela do quarto (sei que isso não deveria ser feito) e também à uma antena bastão do tipo EH Voyager (1m comprimento, 0,9 db) mas os resultados foram ruins.

Ouvi falar também da antena Electril (http://www.electril.com/electril/catalogo/ref512r.htm) própria para sacadas, que precisa de radiais terra, mas essa ainda não tentei.

Alguma idéia ?!
    73s !!!

Primeiro é necessário entender o seguinte:

-Toda e qualquer onda eletromagnética se propaga em linha reta.

-Todo e qualquer obstáculo atenua ou reflete as ondas eletromagnéticas.

-A intensidade com que as ondas são atenuadas ou refletidas depende da potência e frequência destas ondas.

Daí fica fácil. Do lugar que pretende instalar a antena e tendo a linha do horizonte como referência, dê uma olhada em 360°. A grosso modo, o que você estiver enxergando será o raio de cobertura do seu rádio.

No mais, existem antenas omnidirecionais e direcionais.
    As omnidirecionais propagam (e recebem) as ondas em todas as direções, já as direcionais, como o nome diz, propagam (e recebem) em apenas uma direção, o que faz com que estas ultimas apresentem ganho, tanto em recepção quanto em transmissão, daí que, dependendo do ganho da antena, alguns obstáculos poderão se tornar mais, digamos, permeáveis, aumentando a raio de ação do seu rádio.
    No topo de prédios é possível utilizar antenas direcionais tanto para PY quanto para PX, que para maior raio de ação devem ser providas de controle giratório, mas dependendo do caminho e comprimento do cabo as perdas podem inviabilizar as vantagens.
    Antena direcional pela janela do apartamento pode surtir algum efeito, mas só se for para PY e mesmo assim com restrição de visada. Para PX isso é inviável por causa do tamanho da antena, já que a mais simples, de três elementos em 1/4 de onda, ocupa área maior que muito apartamento que existe por aí.

.

Usuário Avatar de koiti
    Entrada
    07/04/2008
    Bem esclarecedor Sukys, mas a partir de qual o comprimento de um cabo de boa qualidade tornaria isso inviável ? No meu caso são 22 andares (em torno de 70 mts) acima. Isso é muito ?

Um rádio de maior potência (10 watts) ou uma bota (apesar de ilegal) iria ajudar em um cenário em que a antena esteja em local cercado de prédios ?

O termo "cabo de qualidade" é muito relativo, porque existem diferenças mesmo entre os que são de qualidade, e esta questão só pode ser respondida pelo próprio fabricante, que poderá lhe indicar as perdas envolvidas em tal comprimento.
    Comprimento ou qualidade do cabo é só o começo, já que o resultado final também dependerá do percurso da fiação, que deverá ser feito com o menor numero possível de curvas acentuadas e distante de fontes de ruído eletromagnético.

Quanto ao uso de bota, esquece, e se o fato de ser proibido já não é o suficiente ainda existem dois grandes motivos para não utiliza-la:

-Assim como entre jipeiros, entre os radioamadores também se preza muito o respeito e a camaradagem, e o uso de bota irá interferir na conversa de muita gente, inclusive em canais adjacentes ao seu uso, e quem entra neste mundo de bota, leva sapato na cabeça.

-Sem falar que o uso de bota causa saturação em distâncias relativamente pequenas, de que adianta mandar uma modulação lá para o fim do mundo se você não consegue ouvir eventual resposta?
    Para entender melhor, imagine duas pessoas tentando se comunicar por sinais luminosos, onde uma faz uso de farol de carro e outra de isqueiro. Se a distância for grande você não enxergará a resposta, e se for pequena causará ofuscamento em quem recebe.

.

Usuário Avatar de koiti
    Entrada
    07/04/2008
    Mais uma excelente explicação Sukys. A comparação farol/isqueiro foi perfeita !

A pretenção é instalar o PX na minha viatura, um REO M-35 6x6 que estou reformando. Enquanto ela não fica pronta, o que deve durar muitos meses, dependendo do QSJ, eu iria corujar no PX, e quem sabe, pegar algumas dicas com camioneiros (estou próximo à marginal).

As dicas deles é de grande valia, pois preciso de revisão completa da viatua, mecânica, suspensão e freios para o Reo.

Mas pelo cenário, estou com pouca sorte, já que tenho como vizinhos próximos, prédios na casa dos 25 andares e meu sinal está bastante comprometido (lembrando que estou no 4 andar).

Sukys, você poderia comentar sobre a antena da Electril que indiquei acima ? Como faço esses radias terra ? Fios comuns ? Eles são responsáveis pelo TX correto ?

Valeu pelas excelentes dicas parceiro !!

73s !
    4X4 Brasil

Rapaz, sobre essas antenas que existem hoje em dia não tenho o que opinar, mas levando em conta o pouco de experiência que tive com PX posso te afirmar o seguinte: para uso móvel, saiu da maria-mole qualquer coisa é antena.

Sobre o plano de terra (que não tem aplicação em antenas direcionais ou dipolos), sua função é criar um "terra virtual" na base da antena, e tem como finalidade a obtenção de ROE mais adequado e melhor garantia de homogeneidade na omnidirecionalidade (em bom português, transmitir e receber mesma forma, em todas as direções)

Por se tratar de "terra virtual", o plano de terra nada mais é que uma superfície condutora conectada ao terra do rádio (malha do cabo da antena), com a base da antena em seu centro e cujo raio seja múltiplo (ou submúltiplo) do comprimento de onda.
    Na prática - e ainda mais móvel - coisa do tipo é inviável, então o jeito é posicionar a base da antena em superfície metálica que mais se aproxime disso, como no teto, por exemplo, mas aí também entram em jogo o visual e até aspectos de segurança, já que uma maria-mole no teto do seu REO vai fisgar urubu e até helicóptero

.

Usuário
    Entrada
    23/05/2016
    Local
    Florianopolis/SC
    Boas!

Pretendo instalar um rádio PX na minha SW4.

Sobre antenas:
    Para receber, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m receberia de um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?
    Para emitir, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m emitiria a um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?

Sobre rádios:
    Para receber, o rádio Aquário 40 canais e 4W mais barato receberia de um alcance muito menor que um rário Aquário 80 canais e 7W mais caro?

Agradeço!

Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por andreas lmp Ver Post
    Boas!

Pretendo instalar um rádio PX na minha SW4.

Sobre antenas:
    Para receber, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m receberia de um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?
    Para emitir, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m emitiria a um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?

Sobre rádios:
    Para receber, o rádio Aquário 40 canais e 4W mais barato receberia de um alcance muito menor que um rário Aquário 80 canais e 7W mais caro?

Agradeço!
    Oi amigão,
    Tecnicamente falando, a relação para que você tenha um maior alcance parte exatamente de maior potência x maior altura de antena.
    Daí o rádio com 7w e a antena com maior altura deveriam ter um alcance maior.
    Especificamente sobre a antena, ela é cortada em um submúltiplo do comprimento da onda, ou seja, a onda de px tem em média 11 metros e seus submúltiplos seriam 1/4 de onda = 2,75m, 1/8 de onda = 1,375m e 1/16 de onda = 0,6875m
    A boina nesse caso serve apenas para ajudar no plano de terra não gerando ganho algum, até porque antenas móveis são omnidirecionais.
    Mas... A antena de 2,75m não vai ficar estendida quando você estiver se deslocando, normalmente ela fica curvada tendo uma altura em relação ao solo bem menor que o seu tamanho total.
    Se a antena de 1/16 ficar acima do carro, talvez a sua ponta fique na mesma altura da de 1/4 e o seu alcance seja exatamente o mesmo.
    Eu não sou muito fã de 11m, mas caso fosse instalar no meu veículo um sistema desses, optaria pelo rádio de maior potência com a antena menor.
    Uma coisa muito importante é o controle do R.O.E. (Relação de Ondas Estacionárias), que deve estar o mais próximo possível de 1 para preservar a saúde do seu transceptor e evitar interferências indesejáveis.
    No mais boa sorte aí na sua escolha.
    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem