Rock Crawling voltando as origens
PessoALL,
Para quem não lembra ou chegou depois, as provas de obstáculo 4x4 no Brasil começaram no estilo do camel Troph e foram evoluindo, passando para as provas de Endurance em duplas por contagem de tempo, depois em duplas com pontuação por cones, e finalmente para provas individuais com os cones...
Eram 3 categorias.
O regulamento e a construção das pistas começou a estimular apenas as viaturas super preparadas, deixando as viaturas com pneus menores e menos investimento para trás até a sua extinção.
Eu fiz parte disso tudo. E cheguei a disputar 2 provas individuais.
Na minha opinião, para a modalidade voltar a crescer e com isso permitir o desenvolvimento e continuidade de investimento nos carros super modificados... devemos fomentar as caterorias de base, os iniciantes.
As provas em dupla devem retornar. Coexistindo com a Super Modificado.
É só olhar para o que acontece nos EUA e teremos uma idéia do futuro. Lá também existe o Super Crawling.
Acredito e sou voluntário para fazer uma prova com pista única para 2 ou 3 categorias, onde a pontuação será por cones especiais. Aposto na idéia que os obstáculos devem ser transponíveis por todos e a competição ficará por conta da perícia e estratégia de cada equipe para desviar dos cones, com o menor número de manobras e erros possíveis.
Assim como o Sandro tannuri, creio que devemos itulizar o método de pontuação americado, que penaliza as paradas e manobras (ré), além dos cones. desta forma a diferença de pontuação entre as equipes aumentará.
Aqui em Barbacena temos uma região perfeita para uma prova nesses moldes.
Assim que no Brasil tenhamos mais do que 8 viaturas tubulares, devemos separar os tubulares protótipos das viaturas com chassi original, assim como são as competições nos outros países.
Voto por 3 categorias para 2010 ou 2011.
1) Super Modificados - que seria a Rock Crawling de hoje com pneus até 40 polegadas e demais restrições do regulamento atual.
2) Modificados - Viaturas com chassi e pneus até 35 polegadas. Esta categoria existe em uma prova no caso de no mínimo 5 veículos inscritos.
2) Modificados Duplas - Idem em duplas. com no mínimo 4 duplas inscritas.
O grande diferencial deve ser a construção ou definição dos obstáculos. Que devem ser transponíveis com guincho ou não com veículos bloqueados ou não e pneus 33.
Com tempo de transposição único de 10 minutos para todas as categorias, 4 ou mais obstáculos simultâneos e posspivel fazer uma prova dinânica e que facilite a organização.
A exemplo da fila única utilizada no Jeepcross. Veja em Bruque por exemplo.