Versão revisada de regulamento Trial 4x4 - Leitão
10º JEEP TRIAL BRASIL – Barbacena - MG
QUINTA – 12:00 – fechamento inscrições
SEXTA – 22:00 – sorteio das seções, fim da vistoria
SÁBADO – 10:00 as 11:30 – entrega material e briefing
– 12:00hs as 17:00 hs - TRIAL dia 1 - GRADUADOS
18:00 hs – Churrasco ou coktail para pilotos
DOMINGO – 9:00hs as 12:00 hs - TRIAL dia 2 – GRADUADOS E NOVATOS
13:00hs as 15:00 hs – TRIAL dia 2 - final
OBS: CRONOGRAMA IDEALIZADO PARA UMA PROVA DE 2 DIAS.
CATEGORIAS:
Super Preparados INDIVIDUAL – preparação livre.
Super Preparados DUPLAS – preparação livre.
Stock e Modificados - DUPLAS – preparação limitada, pneus até 33 polegadas.
Obs:
a) O limite de equipes será de 18, independente de categoria... assim poderemos ter 10 equipes individual e 6 duplas, ou outras combinações desde que cada categoria tenha pelo menos 3 equipes.
b)os pneus serão medidos, montados e instalados no veículo, com trena no sentido horizontal e com o pneu inflado com 12 psi de ar, e/ou será usado a marcação original dos pneus. Tolerância máxima aceita será de 7%.
PONTUAÇÃO SEÇÃO TRIAL PURO (APENAS INDIVIDUAL):
A) 01 PONTOS(*) – PARAR POR MAIS DE 06 SEGUNDOS
B) 03 PONTOS (*) – DAR MARCHA RÉ
C) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU OU OUTRA FERRAMENTA
D) 40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR GATE TRANSPOSTO)
E) 50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
F) 500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
G) -50 PONTOS – BONUS POR “GATE” TRANSPOSTO
H) 1000 PONTOS – BYPASS
L) 300 PONTOS - 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO
M) 100 PONTOS - PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.
PONTUAÇÃO DUPLAS:
1) C) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU e/ou FERRAMENTA
2) D) 40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR GATE TRANSPOSTO)
3) E) 50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
4) 70 PONTOS – REBOCAR (COM CINTA/CAMBÃO OU EMPURRAR)
5) F) 500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
6) G) -50 PONTOS – BÔNUS POR “GATE” TRANSPOSTO
7) H) 1000 PONTOS – BYPASS
8) L) 300 PONTOS - 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO (AMBOS OS CARROS)
9) M) 100 PONTOS - PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.
IMPORTANTE / OBSERVAÇÕES:
10) O) PONTUAÇÃO MÁXIMA EM UMA SEÇÃO É DE 500 PONTOS, SUBTRAÍNDO-SE OS BÔNUS POR GATES TRANSPOSTOS. EXCETO ITENS 8 E 9.
(*) – CUMULATIVO SIMPLES
(#) – CUMULATIVO PARA CADA GATE UTILIZADO E CADA VEÍCULO.
(+) – CADA BUMP PODERÁ SER ESTOURADO APENAS UMA VEZ POR CARRO.
COM O OBJETIVO DAS SEÇÕES OCORREREM SIMULTÂNEAMENTE, A ORGANIZAÇÃO DEVE:
1) providenciar 6 obstáculos (número de equipes de cada categoria)
2) os tempos limites dos obstáculos devem ser iguais. para todas as categorias e equipes. O tempo sugerido é de 20 minutos.
3) os obstáculos devem ser construídos ou demarcados para que possam ser transpostos com tempo suficiente (de sobra).
4) a ordem da prova deve ser preferencialmente Super individual e Super duplas e Stock duplas, deduzindo-se que as seções ficam mais fáceis com o passar das equipes. Caso os obstáculos sejam firmes as categorias poderão ser misturadas.
5) sorteia-se a ordem da primeira seção e as seguites são inversamente proporcionais em sentido horário.
6) os horários de cada equipe em cada seção deve ser definido na véspera e divulgado para as equipes. cada equipe terá seu tempo ideal de entrada em cada seção. somente será marcado a saída da seção. A menos que a organização resolva a encurtar a prova. Verl largada de rallye com controle da seção e largada.
Obs.: As seções podem ser simultâneas, porém aconselha-se que um intervalo de 5 a 10 minutos entre elas para facilitar o acompanhamento do público.
7) cada equipe deverá ter no mínimo 20 minutos para a troca de seção mais o tempo que sobrar (se sobrar) da seção anterior. Entrar atrasado na seção não causará penalidade além do encurtamento do tempo disponível da seção. Ou seja, cada equipe terá o seu horário ideal de largada da seção, como se fosse um RAID ou rallye.
A ORGANIZAÇÃO DEVERÁ TER UMA EQUIPE COM 3 MEMBROS APURADORES PARA CADA SEÇÃO:
1- CHEFE DA SEÇÃO – CONTARÁ AS PENALIDADES EM VOZ ALTA, apitará a cada penalização.
2- ANOTADOR – ANOTARÁ AS PENALIDADES
3- FISCAL GATE – REPOSICIONA BUMP ESTOURADO, ORIENTA A EQUIPE CASO SOLICITADO, AJUDA NAS DEMAIS TAREFAS DA SEÇÃO.
QUALQUER RECURSO DEVERÁ SER IMPERTRADO APÓS A DIVULGAÇÃO DA PARCIAL OFICIAL.
A EQUIPE APURADORA DEVERÁ ESTAR IDENTIFICADA (CHACHÁ E/OU CAMISAS COLORIDAS)
A FICHA DE APURAÇÃO FICARÁ COM CADA EQUIPE E DEVERÁ SER ENTREGUE NO FINAL DA PROVA.
A ORGANIZAÇÃO DEVE PROVIDENCIAR UM QUADRO COM A PONTUAÇÃO PARCIAL DAS EQUIPES.
OS OBSTÁCULOS:
1- DEVEM SER NECESSARIAMENTE TESTADOS PELA ORGANIZAÇÃO.
2- DEVEM SER FEITOS EM TERRENOS FIRMES QUE NÃO SE MODIFIQUEM MUITO COM A PASSAGEM DAS EQUIPES.
3- SEREM PENSADOS E PLANEJADOS PARA DIAS DE CHUVA.
4- MARCADOS APENAS COM TINTA (SPRAY OU CAL E BUMP TRIAL). FITAS PODEM SER USADAS APENAS PARA SEPARAR O PÚBLICO. AS FITAS NÃO DEVEM SER USADAS PARA PENALIDADES.
5- TEREM BITOLAS DE PELO MENOS 3 METROS.
6- EVITAR PISCINAS DE ÁGUA BARRENTA. USAR APENAS LAMA GROSSA.
COMENTÁRIOS SOBRE AS NOVIDADES DO REGULAMENTO:
01 PONTOS(*) – PARAR POR MAIS DE 06 SEGUNDOS
a) o tempo será contado em voz alta pelo Chefe da Seção
b) a falta de progressão por mais de 6 segundos também será considerada como parada.
c) Acontagem somente será reiniciada após nova progessão, ou no caso de parada total, de nova tentativa de pregressão.
Obs.: Será feito como no Trial no resto do mundo.
03 PONTOS (*) – DAR MARCHA RÉ
a) será considerada ré qualquer progessão para trás, com engate ou não da marcha ré, inclusive deslizamentos acidentais.
b) não será considerado ré, deslizamentos acidentais enquanto o veículo estiver tracionando para frente.
c) Somente será penalizado com outra ré após deslocamento para frente.
30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU e FERRAMENTA
a) é penalidade cumulativa e será contada para cada Gate que for utilizado.
b) Será contada para cada veículo que ser beneficiar com a ferramenta.
40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (Por Gate transposto)
a) No mesmo gate não haverá cumulatividade de penalidade, a menos que o outro carro da equipe também utilize o guincho.
b) No caso de um veículo da equipe guinchando o outro será contado apenas uma penalidade por Gate transposto, Não será considerado assintência.
c) Acessórios do guincho como patesca, anilhas, cintas, cabos extras, não serão considerados como ferramentas.
50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
a) os bumps trial serão confeccionados com uma base pesada e uma haste flexível ou rígida com pelo menos 1,5 menos de altura.
b) A posição dos bumps será marcada com tinta spray, giz ou cal, de modo que seja fácil a seu reposicionamento após um estouro.
c) Será considerado estouro a derrubada completa ou parcial, sempre que a base se mover e sair da marcação.
d) Encostar na haste ou na base será considerado estouro mesmo que a base não saia de sua marcação.
e) A marcação poderá ou não ter uma tolerância de até 5 centímetros.
f) O bumps deve ser fixado ou demarcado sobre terreno firme, que não se mova com a passagem dos veículos.
g) Caso não seja possível reposicionar o bump na pocisão original, todas as penalidades originadas por este bump devem ser anuladas. Para todos os competidores.
h) Os bumps devem ser numerados.
500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
- 50 PONTOS – BONUS POR “GATE” TRANSPOSTO
a) Cada seção deverá ser sub-dividida em "GATES" conforme o grau de dificuldade.
b) Cada seção deve ter no mínimo 3 GATES e no Máximo 8.
c) OS Bumps Trial que marcam os GATES devem ser de cores diferentes dos demais Bumps que marcam a seção.
d) O objetivo dos GATES é premiar as equipes que conseguiram ir mais longe antes de estourar o tempo. É uma forma simples e funcional para equipes e organização.
1000 PONTOS – BYPASS
300 PONTOS – 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO
a) Caso a equipe fique sem progressão na seção por 5 minutos, será penalizada.
b) Antes dos 5 minutos a equipe poderá desistir e tomar a penalidade máxima por estouro de tempo + o bônus por gate transposto.
c) Após os 5 minutos os 300 pontos serão adicionados a penalização a menos que haja progressão de pelo menos 1 metro antes do fim do tempo limite.
100 PONTOS – PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.
INFRA-ESTRUTURA DA PROVA
Terreno de 2.000 metros que possa ser totalmente terraplanado e modificado por tratores.
Arquibancada ( 2.000 a 5.000 pessoas)
Trator D-4 (6 horas)
Retro-escavadeira (4 horas)
Caminhão Pipa com canhão d’água. (mínimo 6 viagens)
Adesivos com numeral de porta, testeira e promocionais (patrocinadores)
Segurança para controle da área dos boxes e público.
Sistema de som com microfone sem fio e locutor.
Duas ambulâncias CTI com equipamento de resgate (sábado e domingo)
Sistema de comunicação (walkie-talkie) 4 unidades.
Troféus
Tenda dos boxes (pilotos e equipes de apoio)
Infra-estrutura de banheiros e alimentação para pilotos e público.
Camisas e crachás de identificação competidores, organização, imprensa.
Assessor de imprensa e divulgação.
Material de divulgação (panfletos, cartazes, cartazes lambe-lambe, rádio e TV)
Churassco ou recepção para competidores e patrocinadores
Opcional
Telão para o público
Som mecânico ou ao vivo
Ajuda de custo para os competidores (cegonha, gasolina, prêmios)
Material de divulgação (folder, fax, cartaz, telefone, muito telefone)
Equipe e material de apoio (inscrição, organização)
Sinalização da cidade