...
Versão Imprimível
...
Caro Sandro,Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
Tenho visto textos seus que tem me incomodado (principalmente a do grupo trial no yahoo em que você dá o mérito a organização do ET a um indivíduo em detrimento a todo o pessoal do RORC - http://autos.groups.yahoo.com/group/...il/message/633 ). Escrevo agora não como participante de provas, mas como Diretor do RORC.
Gostaria que você soubesse que a Diretoria do RORC é composta por pessoas do mais alto gabarito em sua maioria com curso superior e com grande sucesso em suas atividades. Todas as pessoas ali, sem exceção são honestas e merecedoras de reconhecimento seja por essa qualidade seja por serem diretamente responsáveis pelo sucesso dos eventos do nosso jipe clube. Saiba que sem o envolvimento destas pessoas não haveria provas ou quaisquer eventos por nós produzidos. O André tem um papel importante sim, mas trabalhamos em colegiado, onde as decisões e até apurações de provas são de decisão em colegiado. Portanto, seria muito simpático de sua parte dar o merecido valor a todos do grupo e no caso do V ET me excluo já que por estar correndo, fui somente responsável pela divulgação o que na minha opinião é ínfimo diante do trabalho exaustivo feito pelo André, Cezar, Kleber, José Afonso, Mauro Sudano, Marcílio e o Furlani, durante vários fins de semana.
Com relação às mudanças no regulamento, aqui respondo como participante da modalidade:
1) Concordo;
2) Concordo;
3) Ainda não é possível ou teremos poucos carros disputando. Devemos achar outra possibilidade;
4) Concordo;
5) Discordo, pois quando não se tem $$$ necessário para preparação, usa-se o braço; a não ser que você queira mais uma modalidade elitizada, onde pilotos por não terem $$$ são excluídos ou quem sabe criamos a categoria Nakagimas? Mesmo em provas nos EUA é possível ver-se carros menos preparados vencendo no braço. Tenho a impressão que você quer ser favorecido por ter o melhor carro e que o pessoal do Radical Racing em sua primeira participação no ET te assustou, pois, além de ter carros bons mostrou ter braço e por pouco não toma de vocês o troféu
Minhas sugestões:
1) Penalizações altas e iguais para quaisquer ferramentas com pontuação para cada utilizada. ex. guincho + cinta + pedra + hi-lifth + escada + etc e em dobro naquelas em que ocorra com os dois veículos.ex.: cone + cone;
2) Penalização pesada para abandono ou deixar de fazer seção, tipo soma de todas as penalzações possíveis. No caso da última prova se você usasse o guincho + fita e completasse a seção era penalizado com 40 pts. Se você não completasse nem metade da seção 50 pts. Acho injusto;
3) Criação de uma categoria B e a categoria Máster com preparação livre, onde um x de equipes subisse e um o mesmo x descesse.
Tenho muito respeito a você Sandro e principalmente ao Jorge de Freitas, que a cada encontro nosso mostra o grande cara que é, mas gostaria de que nós merecêssemos de vocês o mesmo respeito.
Parabéns pela vitória da Equipe JF Racing na categoria bloqueados e que você encare minhas colocações como alavanca de crescimento de nossa modalidade e não como criticas pessoais.
Abraços,
Leonardo Araujo
Prezados Leonardo,
Concordo com suas palavras sobre o RORC, visto que acompanho o trabalho exaustivo para realização de uma prova no nível do ET, participando inclusive das reuniões, apesar de não ser um integrante do RORC.
Com relação as opiniões do Sandro:
1) CONCORDO
2) Concordo, desde que esta não se aproxime à pontuação por uso de guincho. Deve se levar em conta no quesito trabalho de equipe, que esta saiba utilizar todos os recursos disponíveis e não apenas a força de um guincho. Se a equipe consegue passar em um obstáculo utilizando-se apenas de uma pedra ou prancha, esta não deve ser penalizada da mesma forma que uma equipe que utilizou o guincho. Isto é o que diferencia o Endurance do Trial puro.
3) CONCORDO, desde que não se proíba a participação de carros com pneus menores na categoria que vc disputará. Não acho que o tamanho de pneu seja tão determinante no resultado final, qto a utilização de bloqueio. Quem quiser correr sem bloqueio, paciência, pois correrá sabendo de sua desvantagem.
4) Desde que isso seja viáve para a organização do eveto, pq não o fazer? Já pensou qtas trenas de 200m, pessoas e tempo seriam necessários para fazer esta medição?
5) DISCORDO COMPLETAMENTE DE VC E DO LEO TAMBÉM. A questão, não é porrada, acelerador ou braço, é ESTILO DE PILOTAGEM. E isso não se separa por tipo de obstáculo, por categoria, por tamanho de pneu ou por qualquer que outra coisa que seja. Tem obstáculos que o estilo de pilotagem vai ser a diferença, que o nível ou o tipo de preparação, que o tamanho ou tipo de pneu, que o bloqueio, que o entre-eixo, que a bitola, que o carro, que o motor, que o câmbio automático, que mais uma porrada de fatores serão decisivos. ESSA É A EMOÇÃO DA PROVA. O dia que previlegiarem determinadas preparações em detrimento de outras, esse tipo de prova estará condenada ao fracasso.
Vc precisa entender isso meu amigo, NÃO SE PODE CRIAR CATEGORIAS OU OBSTÁCULOS PENSANDO NAS DIFERENÇAS, PRECISA SIM PRIVILEGIÁ-LAS E ENTENDER QUE ELAS SÃO FUNDAMENTAIS NO RESULTADO FINAL DE UM PROVA COMO O ET.
Também peço que tome cuidado e analise bastante as propostas que vc coloca no Fórum, ou qualquer tipo de site de discussão sobre o assunto. Vc é uma das pessoas mais conhecidas e influentes dentro da competição e querendo ou não, acaba por influenciar opiniões. Vc diz um coisa hoje e amnhã tem um monte de geente levantando a bandeira.
[]´s, acompanhando a evolução da prova desde a sua 1ª edição, tentando contribuir para sua constante evolução e esperando os amigos p/ um feriadão prolongado de trilhas na região de BH.
FWIW, a minha opinião quanto a sugestões do Sandro......
1) concordo
2) concordo
3) concordo
4) concordo
5) concordo
:wink:
Abraços,
All,
Sempre comento sobre o trabalho do Andre e não do grupo, isso é verdade mas ja pensaram que deve ter um motivo? Será que fica claro para nos que não vivemos em BH a participação dos outros? Talvez eu tenha uma impressão errada sobre isso mas me parece que o Andre é a locomotiva do evento, estou errado? De qualquer forma me desculpem por deixar os outros dirigentes do clube fora do meu elogio, estão todos de parabens!!!
Essa questão de passar no braço e de me assustar foi realmente engraçada. Primeiro não vejo tecnica nenhuma em acelerar como um louco e jogar a viatura no obstaculo para ver se passa, alias defina o que você entende por "usar o braço" por que para acelerar usamos o pé, hahaha...
Com relação a me assustar talvez você esteja sem o resultado a mão, eu perdi menos da metade dos pontos do segundo colocado. Não entendi essa.
Com relação ao regulamento ja participei de algumas discussões a respeito e aprendi que nunca conseguiremos agradar a todos.
Eu escrevo pouco nos foruns e listas que participo justamente por entender que quando não tenho algo a acrescentar devo ficar quieto, mas esse não é o caso.Discordo de alguns pontos do regulamento e pretendo usar meu direito de me manifestar contra estas regras, se outras pessoas concordam comigo que levantem a bandeira.
E importante dizer que pretendo participar de todas as provas que puder mesmo que não concorde com o regulamento na sua totalidade.
Abraços,
É por aí Sandro, a impressão tá errada sim, tem muita gente por trás (no bom sentido é claro), inclusive as esposas, filhos, etc. Com certeza o André é a locomotiva, mas atrás dele (no mau sentido) vai um punhado de vagão.hahaha :lol: O que acontece é que o pessoal fica meio longe da "mídia" por total falta de intimidade com a internet. Desculpas muito bem aceitas e com certeza os elogios serão repassados. :wink:Citação:
A definição de "no braço" deve ser a mesma que você deve passar na stock, quando seu carro não está legal (caixa, freio, etc) ou por condições adversas (óleo na pista, chuva, etc) e você vai até o final segurando realmente "no braço". Essa expressão me remete sempre ao Ayrton Senna. No caso do ET, muito a ver com o equipamento inferior. Com relação ao resultado pense em penalizações; o Malta e o Gilvan nunca correram juntos e muito menos o ET e perderam por 2 bamps + uma porrada na traseira + 1 ferramenta + 1 pedra. Acho pouco, principalmente pela diferença de equipamentos. Mas isso é opinião pessoal. Acho também que todos os obstáculos da prova privilegiavam exatamente o que você sugere, mas infelizmente ainda não temos todos os carros no nível, principalmente, das duas equipes da JF Racing, aí as vezes só na marra mesmo pros menos preparados, ou dá-lhe penalização.Citação:
Cito meu caso na última prova. Tirei o bloqueio pra correr a NB, por achar que as vagas estariam todas preenchidas na B. Sei da realidade do nível de preparação do meu carro, mas mesmo assim tinha preferência pela Bloqueados, no mínimo por saber o quanto se força o carro por estar sem bloqueioe das consequências mecânicas. Exemplo disso é que os 4 carros das demais equipes do NB sairam quebrados e eu o Saulo por sorte não quebramos.
Mais que justo, também discordo de alguns, e com certeza se todos que dircordarem de alguns pontos pararem de correr, a modalidade acaba; e é com as sugestões de todos, principalmente os que já competiram, que a modalidade vai crescer.Citação:
[]'s
Leo,
O Gilvan e o Malta foram muito bem tanto é que chegaram em segundo numa prova em que eram os menos preparados. Mas foi um milagre eles completarem.
Eu assisti a passagem deles por todas as seções e fiquei com pena das viaturas, cada obstaculo era uma porrada maior que a outra, na ultima seção o Gilvan ficou preso pelo diferencial dianteiro e sem a menor pena ficou dando porrada com ele na pedra ate alguem da equipe perceber que a pedra não quebraria e colocar uma pedra na frente do pneu.
Mas a verdade é que superaram equipes melhor preparadas e isso foi legal para o evento.
Pensando pelo lado do crescimento da modalidade é interessante ver que todos podem vencer , mas na minha opinião deveriamos ter uma categoria para iniciantes com veiculos praticamente originais com pneus ate 31", uma para veiculos modificados com pneus ate 35" e uma categoria força livre onde os obstaculos seriam mais dificeis. Sei que não temos competidores para isso mas será que não é pela falta de uma categoria de iniciantes?
Em Janeiro vou passar um fim de semana ai em BH fazendo trilha com a galera e dai poderei conhecer melhor a galera do clube e tambem ver o Andre em ação, vamos ver se ele é bom mesmo na trilha ou se mete a organizar para ficar livre da batalha hahahaha.....
Abraços,
Sandro,
Concordo com você, tirando o milagre. O Gilvan anda é daquele jeito mesmo. hehehe.O problema dele é ter público. Não pude ver a prova (só por fita), mas achei que o Malta foi muito bem, fora umas baraçadas, mas até superou nossas expectativas, pois ele anda (falo andar de verdade de jeep) só a uns 6 meses. Outra coisa que influenciou foi a inexperiência dos spotters na prova (ocaso da pedra é um grande ex).
A idéia da categoria iniciante foi ventilada pro André na segunda após o ET e amanhã na reunião devemos estar discutindo isso além de uma avaliação de todo o evento. É isso mesmo que você tá sugerindo. Quanto a categoria Pneu 35 e a força livre, estou de pleno acordo, só acho que faltaram carros com pneu acima do 35 por enquanto, então tavel seja melhor criar a força livre com pneus acima de 31 e alterando o regulamento conforme formos nos "armando melhor"
Pra você ter uma idéia, o Malta tentou comprar pneus 35 ou maiores, mas não encontrou carcaças e como a febre pelos 3K está forte, não animou de comprar novos e ter que raspar, o que realmente é foda( Acho que alinha de pensamento do Bill quanto aos seus pneus está correta), ou seja faltam pneu >35 no mercado e quem tem ainda vai reaproveitar.
O André como piloto e´um ótimo organizador :lol: :lol:
Venha mesmo pra cá e arrasta o Jorge e os "Massarandubas"
[]'s e até breve
Acho que naum teve nenhum milagre nisso eles simplesmente passaram,Citação:
de todos que eu assisti a passagen do malta foi a melhor na minha opniao.
ainda pq estava em cima de um CJ.
:-)
Eu acho que melhor divisão no momento poderia ser:
Pneu menor que 35 uma categoria.
Pneu 35 ou maior outra categoria.
Só que tem que pegar alguma medida e definir como 35... ou alguem vai pegar um 33 ou 34 e fazer uma recapagem tranformando ele num 44...;-)
O milagre foi eles não quebrarem os carros. Ja vi Dana 44 quebrar com muito menos.Citação:
Postado originalmente por hederi
Abraços,
Galera, como o Sandro mesmo disse, gosto de falar pouco aqui na net, mas com relação a tudo que falaram, vamos lé:
As provas de Endurance trial tem tido uma evolução constante, e isso tem muito a ver com a evolução dos veículos, dos pilotos e das condições para se realizar o evento.
Quem não gostaria de ter um evento onde as marcações fossem precisas e imexíveis? onde os fiscais estivessem 100% do tempo atento e fossem verdadeiros robôs ? Onde tudo o que a organização tivesse planejado funcionasse ou onde os recursos para se fazer o que quisessem fossem abundantes?
Galera, só quem organiza sabe como é e; não existe prova perfeita e o pequeno número de participantes ainda dificulta a coisa; imaginem só nesta se não tivéssemos a participação do pessoal do Rio? Imagina se tivéssemos confiado no grande número de pessoas de S.P. para qualquer coisa que fosse? A quanto tempo o Leitão tenta montar algo em Barbacena e não consegue? Será que é porque ele não gosta?
Temos alguns poucos carros bem preparados e que a falta deles hoje simplesmente inviabiliza uma prova mais ampla, por isso creio que teremos que criar duas categorias e com obstáculos distintos pois o nível de diferença entre um carro como o do Sandro, Bill, etc ainda é enorme se comparado com o carro do Tortinho ou os jipes do Inimigos do asfalto, só para se fazer um paralelo. Em outros lugares a diferença é mínima e mesmona Europa onde se pratica um trial de menor preparação dos carros e mais técnica, a paridade das equipes é que faz a disputa emocionante. A meu ver o futuro passa por aí o cara inicia na categoria mais original porque se quiser encara a de preparação livre não terá a mínima chance.
Quanto a mudanças de regras, a cada prova a gente agrega uma novidade e a coisa vai evoluindo. Estou num novo projeto que se der certo, tenho certeza será um nova marca para as provas de Trial e com certeza vai permitir uma maior abrangência de participação nos eventos; vou manter o segredo ainda mas aguardem e verão.
Quanto a fazer trilhas, estou a disposição, ultimamente tenho ido às trilhas radicais , inclusive leventando-as com a Land 110 pois com o J não tem tido a mínima graça, além disso na Land levo bastante cabo, cinta e guincho que são usados para o desatolamento e reboque frequente de colegas como Léo Valle, Marcel, Gilvan, Malta e tantos outros.
Aliás estive conversando com o Zé Afonso estamos preparando um circuitinho para dar uma tetada mais forte nos carros: trapa Caverna, Escabroso, a tal saída do Morro do Careca que o Gilvan quer descobrir e alguma outra coisa que a turma quiser encarar.