PessoALL,
Inicialmente a comparação do tópico é um tanto quanto descabida, já que estou comparando dois veículos de categorias diferentes, mas explicarei a razão da comparação para os amigos foristas me ajudarem.
Estou fazendo um acerto de honorários advocatícos, e como o mesmo está apertado e o valor é considerável, terei que pegar como parte do pagamento um automóvel, as opções são:
1) Ranger CD 4X4 Limited 2005, preta, único dono, 70.000km rodados originais, revisões feitas em autorizadas (o defeito desse carro é um amassado no paralamas dianteiro direito, o dono foi manobra-la e encostou em um poste, encostado mesmo);
2) Pajero Full 5 portas, 2003, preta, automática, segunda dona (é da esposa dele), 110.000 km originais, revisões na autorizada até os 90 mil/km, integra sem detalhes.
Dos meus 17 anos até hoje (oito anos), tive 9 carros meus, 7 utilitários (Vitara, Vitara, Troller, Sw4, S10, S10, Grand Vitara, nessa ordem) e 2 sedans (focus ghia e new civic).
Os únicos desses carros que eram manuais, eram o Troller e as duas S10 por indisponibilidade do fabricante, e na maioria do tempo em que tive em que tive jipes ou caminhonete, tive ao mesmo tempo um sedan pro dia-a-dia, a excessão foi quando tive a SW4 que só tinha ela e agora que estou só com civic 2009.
Agora descidimos em casa que cada um vai ter um único carro (diminuição de despesas, desocupar a garagem que vive entulhada e tendo que manobrar carros e segurança...), com isso não posso ter só um sedan, trabalhos também com fazenda e mineradora, preciso ir na fazenda semanalmente e na mineradora muito raramente de carro, logo o sedan está descartado.
Não gosto de trilhas, gosto de viagens pra onde os 4x2 não chegam e o do conforto e imponência dos carros grandes, não tenho esposa nem filhos, viajo quase sempre puxando ou moto na carretinha ou uma lancha de 18 pés, a maioria das vezes só com a namorada namorada no carro. Meu off-road pesado é rally Cross-Contry, mas pra isso tenho um carro só pra rally.
Estou tendendo, mais a ranger pela possibilidade de fazer body-lift, pneus maiores com maior facilidade, custo de manutenção menor, carro mais novo de ano, menos rodado, em tese de mão-de-obra de manutenção mais fácil, tem caçamba o que me da possibilidade de eventualmente carregar a moto na caçamba e ainda puxar a lancha.
Já em favor da Full, pesa o grandeee espaço interno, conforto de sobra pros passageiros do banco de trás, melhor posição de dirigir, suspensão independente nas 4 rodas, sistema de tração mais evoluído, contra o ano já defasado e a manutenção CARÍSSIMA!
O meu maior temor é estranhar muito uma caminhnete manual pra andar todo dia.
O que acham?
Tenham todos um bom final de semana,