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  • #1
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Arrow Usados: Ranger x Frontier x Xterra ou outro?




    Bem amigos, bom dia!

    Estou começando no mundo 4x4 (se forem ver minha assinatura, vão ver que só conheço os carros alheios...) e pretendo comprar minha viatura.

    Sou iniciante, mas nem tanto assim: já li vários tópicos aqui do fórum (só aprendendo) - problemas de aquecimento L200 (e soluções), problemas com os motores eletrônicos Common Rail e muitos outros tópicos. Como vão poder ver, é meu primeiro post, que decidi fazer depois de ler muito pra não escrever besteira.

    Enfim, vou dispor no fim do ano de R$ 45.000~55.000 para comprar um carro. De antemão, afirmo que meu sonho 8-) era comprar uma L200. Mas depois de ler alguns tópicos do fórum, fiquei receoso, principalmente porque deu pra ver que é um veículo com história, então é preciso ter muuita certeza de como foi utilizado e como não tenho $$ pra comprar uma nova, esse sonho vai ficar pra depois.

    Nas minhas pesquisas, inclusive pela faixa de preço, cheguei aos seguintes carros:

    1 - Ford Ranger 2.8 (queria comprar uma com a frente nova, mas com o motor antigo, que seria 2004/2005).
    Fiquei meio receoso com os novos motores eletrônicos, principalmente com os problemas do Common Rail (apesar também de conhecer as inúmeras virtudes). Não é brincadeira comprar um carro e gastar 4, 5 mil ou + só pra consertar a injeção. Então, pra mim acho que motor mecânico será melhor.

    2 - Nissan Frontier 2003/2006
    Li o tópico sobre as Frontiers e fiquei bastante impressionado. Acreditava que era um carro bem mais frágil. Minha dúvida é sobre a questão de manutenção dela, preço de peças e disponibilidade das mesmas. Ela apresenta algum problema crônico?

    3 - Nissan XTerra
    Nunca passou na minha cabeça ela. Agora dei a olhada em uma e achei realmente um grande carro. A mecânica dela é a mesma da Frontier? Questão de peças e disponibilidade é a mesma coisa? Durabilidade do carro?

    Meu uso será aproximadamente 60% cidade, 40% estrada. 4x4 mesmo, muito raramente.

    Pretendo ficar com o carro um bom tempo, até ter dinheiro para tirar uma 0km da concessionária

    Se tiver falado alguma besteira, não hesitem em falar.

    Desde já agradecendo a todos que se prontificarem a ajudar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Só deixando claro que não sou nenhum bração!

    Velocidade de cruzeiro 110km, no máximo 130km.
    Sempre faço manutenções adequadas e cuido mesmo dos meus carros.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #3
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    Só deixando claro que não sou nenhum bração!

    Velocidade de cruzeiro 110km, no máximo 130km.
    Sempre faço manutenções adequadas e cuido mesmo dos meus carros.

    Frontier e X-Terra tem motor MWM e mecanica relativamente barata.. tem um problema cronico de volante bi-massa ou coisa assim e de rachaduras no chassi que ja foram objeto de recall..


    Confesso que tenho uma quedinha pela X-terra, temo apenas pq ela está descontinuada no Brasil..
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #4
    Qualquer uma delas pode lhe atender, inclusive a L200. Basta procurar sem pressa e "tentar" encontrar uma com boa procedência garantida.
    Em relação a X-Terra, sim é a mesma mecânica da Frontier.
    Abraço.
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  • #5
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Considera tb a Pajro Sport.

    XTERRA com rachadura no chassi? Onde viram isso? É o chassi mais forte das SUV's!!! Problema no volante bi-massa? Acho que não, talvez o mau uso do motor MWM que equipa vários veículos cause isso em alguns carros.

    Agora L200 e Frontier são propostas bem diferente de XTERRA Pajero Sporte, não acha? Qual uso vai fazer para carga?

    Boa sorte.

  • #6
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Considera tb a Pajro Sport.

    XTERRA com rachadura no chassi? Onde viram isso? É o chassi mais forte das SUV's!!! Problema no volante bi-massa? Acho que não, talvez o mau uso do motor MWM que equipa vários veículos cause isso em alguns carros.

    Agora L200 e Frontier são propostas bem diferente de XTERRA Pajero Sporte, não acha? Qual uso vai fazer para carga?

    Boa sorte.
    Respondendo, por ordem:

    NGDaniel: É gostei da Xterra exatamente por ter curtido o carro. Mas também fiquei receoso por ter sido descontinuada. Será que teria problema em relação a isso quanto a questão das peças?

    DieselPower: Sempre dou olhada pra ver se consigo garimpar uma L200. Pelo menos aqui no CE, tá meio difícil encontrar uma inteira de procedência.

    Trotta.79: Considerei a Pajero Sport tb. É só que os carros que eu encontrei estão bem rodados. Mas ela ainda não está descartada. Agora minha preferência é pela XTerra dentre os SUVs.

    Alguém pode explicar como era esse problema de chassi da Frontier/Xterra? É muito grave? Como saber se o carro passou pelo recall (visualmente, ou Internet ou por meio de manual?

    Sobre a Ranger, vi que ela tem relações muito longas, é ruim para andar com ela na cidade?

    A minha preferência é pra veículo com carroceria para carregar algumas coisas de vez em quando. A Xterra só foi listada pq achou o carro muito cabuloso.
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  • #7
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    Respondendo, por ordem:

    NGDaniel: É gostei da Xterra exatamente por ter curtido o carro. Mas também fiquei receoso por ter sido descontinuada. Será que teria problema em relação a isso quanto a questão das peças?
    Esclarecendo: o problema no chassi e no volante bi-massa é na Frontier.

    Com relaçao às peças, mecanica nao é tao problema, é a mesma da S-10, o problema sao as demais peças..

    Com relaçao ao problema, pesquise no Google assim: 4x4 Frontier volante bi-massa ou chassi, que vc vai encontrar bastante coisa...


    abs,
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  • #8
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    Bem, La vai eu e meus pitacos.

    .. Imperador, primeiro quando compramos uma viatura usada o primeiro item e o mais importante é a procedência do veículo. DE nada adianta ter o seu sonho de consumo (sendo usado) na garagem se ele não foi bem cuidado pelo dono anterior, pois será na sua mão que as coisas vão explodir.

    Quando for ver a sua viatura, lembre-se de pegar o manual, ver as revisões que foram feitas, ver a quilometragem da última revisão e bater os números com o que está descrito no odometro ... como vc já pode ter lido ai no fórum ... muita gente volta o hodometro. Basta fazer alguns cálculos rápidos do quanto o dono ou os donos anteriores andava em cada revisão e ver se está compatível com o que está no odometro.

    Vencida a primeira parte vem a análise das viaturas. Uma coisa que no meu ver você fez certo foi de colocar no seu bolsão de aquisição, mais de uma escolha. Tem gente que só compra Gol e vai viver a vida inteira apenas comprando Gol, mesmo pegando em alguns momentos uma carniça de carro.

    Na faixa de preço que você fala, você consegue com certeza pegar boas viaturas.

    1 – Ranger: Nessa faixa de preço ai no seu estado (pelo que vi na internet) você consegue pegar tanto as últimas Ranger 2004/2005 com motor 2.8 como também as 3.0. O valor das Ranger ai em Fortaleza são bem mais baixos do que por aqui no centro oeste.

    O que vale como disse antes é conservação e a procedência.

    Por aqui, Ranger é carro de trabalho, muito trabalho e por isso é difícil de se achar uma pouco rodada. O Carlos-BSB teve um achado na mão e não teve dúvidas, fechou negócio. Veja o tanto que a viatura dele é inteira.

    A parte muito interessante da Ranger é a possibilidade de você poder adquirir peças originais nas revendas MWM/international com o preço de uma peça paralela. Fora isso vem a questão do espaço interno que para mim é o melhor da categoria 2 de pick-ups (categoria 1 é Triton, Hilux, Amarok e Nissan SEL), consumo muito bom e o motor não precisa falar.

    Tem muita gente falando muito das 3.0 por isso e aquilo .. mas do que vejo das rangers 3.0 utilizadas a serviço estão ai para lá dos 200.000 rodados sem ter muitas das coisas que são ditas por aqui.

    Por isso se achar umas 3.0 muito inteira como a do Carlos, não tenha medo.


    2 – Frontier: Ela não é frágil assim como vc pensa. É também uma viatura muito boa, com boa durabilidade, bom e confiável motor Sprint 2.8 4cte

    Tem algumas particularidades referentes ao volante bimassa, aos recalls foram feitos pela Nissan (isso é extremamente importante você ver se já foi feito ou não), e a algumas peças principalmente de acabamento que tem o preço um pouco puxado e a disponibilidade de peças na Nissan é uma “MER..”.

    Fora essas questões é uma pick-up muito estável, conforto bom para frente, masss... qdo vc olhar o banco de trás, principalmente tendo família a coisa aperta. Se vc não tem problema com andar com família .. é uma boa opção.
    Ela também tem peças nos revendedores MWM/International que barateiam muito o custo de manutenção.

    3 – X-terra: Idem a frontier, sendo que não tem a questão do Recall de chassis. Apenas um alerta veja como fica a diferença do seguro das pick-ups para a X-terra, pois você pode se assustar.

    4 – L-200: Não poderia deixar de falar dela, ainda mais que é o seu sonho. Cara sem dúvida a principal virtude da L-200 chama-se suspensão. Seu baixo peso (em comparado com as demais) e o setup de suspensão que foi feito ... é a melhor na terra. No asfalto, a estabilidade acho que é pau a pau com a frontier. Na faixa de preço que você terá em mãos .. com certeza você terá a Sport e não a outdoor.

    L-200 tem a questão de peças você ter que procurar originais o que as vezes saem um pouco caras, massss... já começaram a aparecer peças paralelas com nível das originais.

    Temos atrás, povo comprava peças paralelas para L-200 e não duravam muito. Mas está mudando.

    E o motor!??? Ahh esquenta ou não esquenta?? .. então .. é fato há esse problema sim, mas da mesma forma que o volante bimassa da frontier já a solução. Se vc ler, todas as L-200 que esquentaram foram da mesma forma .. carregadas, em subida, ar ligado. ... se você souber dosar o pé, pode ter certeza que terá para a vida toda a L-200.

    Problema delas é basicamente cosumo mais elevado, essa questão do aquecimento e algumas peças que nas concessionária te levam o fígado (não que as demais sejam também baratas). Mas é uma ótima viatura e para mim, ficaria na lista.

    Resumindo tudo .. das suas 4 escolhas ... o negócio é a procedência, estado de conservação, preço e gosto.

    Achou esses fatores .. mete o pé na Jaca!
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #9
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Bem, La vai eu e meus pitacos.

    .. Imperador, primeiro quando compramos uma viatura usada o primeiro item e o mais importante é a procedência do veículo. DE nada adianta ter o seu sonho de consumo (sendo usado) na garagem se ele não foi bem cuidado pelo dono anterior, pois será na sua mão que as coisas vão explodir.

    Quando for ver a sua viatura, lembre-se de pegar o manual, ver as revisões que foram feitas, ver a quilometragem da última revisão e bater os números com o que está descrito no odometro ... como vc já pode ter lido ai no fórum ... muita gente volta o hodometro. Basta fazer alguns cálculos rápidos do quanto o dono ou os donos anteriores andava em cada revisão e ver se está compatível com o que está no odometro.

    Vencida a primeira parte vem a análise das viaturas. Uma coisa que no meu ver você fez certo foi de colocar no seu bolsão de aquisição, mais de uma escolha. Tem gente que só compra Gol e vai viver a vida inteira apenas comprando Gol, mesmo pegando em alguns momentos uma carniça de carro.

    Na faixa de preço que você fala, você consegue com certeza pegar boas viaturas.

    1 – Ranger: Nessa faixa de preço ai no seu estado (pelo que vi na internet) você consegue pegar tanto as últimas Ranger 2004/2005 com motor 2.8 como também as 3.0. O valor das Ranger ai em Fortaleza são bem mais baixos do que por aqui no centro oeste.

    O que vale como disse antes é conservação e a procedência.

    Por aqui, Ranger é carro de trabalho, muito trabalho e por isso é difícil de se achar uma pouco rodada. O Carlos-BSB teve um achado na mão e não teve dúvidas, fechou negócio. Veja o tanto que a viatura dele é inteira.

    A parte muito interessante da Ranger é a possibilidade de você poder adquirir peças originais nas revendas MWM/international com o preço de uma peça paralela. Fora isso vem a questão do espaço interno que para mim é o melhor da categoria 2 de pick-ups (categoria 1 é Triton, Hilux, Amarok e Nissan SEL), consumo muito bom e o motor não precisa falar.

    Tem muita gente falando muito das 3.0 por isso e aquilo .. mas do que vejo das rangers 3.0 utilizadas a serviço estão ai para lá dos 200.000 rodados sem ter muitas das coisas que são ditas por aqui.

    Por isso se achar umas 3.0 muito inteira como a do Carlos, não tenha medo.


    2 – Frontier: Ela não é frágil assim como vc pensa. É também uma viatura muito boa, com boa durabilidade, bom e confiável motor Sprint 2.8 4cte

    Tem algumas particularidades referentes ao volante bimassa, aos recalls foram feitos pela Nissan (isso é extremamente importante você ver se já foi feito ou não), e a algumas peças principalmente de acabamento que tem o preço um pouco puxado e a disponibilidade de peças na Nissan é uma “MER..”.

    Fora essas questões é uma pick-up muito estável, conforto bom para frente, masss... qdo vc olhar o banco de trás, principalmente tendo família a coisa aperta. Se vc não tem problema com andar com família .. é uma boa opção.
    Ela também tem peças nos revendedores MWM/International que barateiam muito o custo de manutenção.

    3 – X-terra: Idem a frontier, sendo que não tem a questão do Recall de chassis. Apenas um alerta veja como fica a diferença do seguro das pick-ups para a X-terra, pois você pode se assustar.

    4 – L-200: Não poderia deixar de falar dela, ainda mais que é o seu sonho. Cara sem dúvida a principal virtude da L-200 chama-se suspensão. Seu baixo peso (em comparado com as demais) e o setup de suspensão que foi feito ... é a melhor na terra. No asfalto, a estabilidade acho que é pau a pau com a frontier. Na faixa de preço que você terá em mãos .. com certeza você terá a Sport e não a outdoor.

    L-200 tem a questão de peças você ter que procurar originais o que as vezes saem um pouco caras, massss... já começaram a aparecer peças paralelas com nível das originais.

    Temos atrás, povo comprava peças paralelas para L-200 e não duravam muito. Mas está mudando.

    E o motor!??? Ahh esquenta ou não esquenta?? .. então .. é fato há esse problema sim, mas da mesma forma que o volante bimassa da frontier já a solução. Se vc ler, todas as L-200 que esquentaram foram da mesma forma .. carregadas, em subida, ar ligado. ... se você souber dosar o pé, pode ter certeza que terá para a vida toda a L-200.

    Problema delas é basicamente cosumo mais elevado, essa questão do aquecimento e algumas peças que nas concessionária te levam o fígado (não que as demais sejam também baratas). Mas é uma ótima viatura e para mim, ficaria na lista.

    Resumindo tudo .. das suas 4 escolhas ... o negócio é a procedência, estado de conservação, preço e gosto.

    Achou esses fatores .. mete o pé na Jaca!

    Como sempre o Pequeno com muito bom senso.. belo resumo... não tiraria uma palavra de tudo...

    x2


    abs,
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
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  • #10
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post

    4 – L-200: No asfalto, a estabilidade acho que é pau a pau com a frontier.
    Pequeno,
    Já possui as duas, e olha, a Frontier não chega nem perto...
    Já a Frontier modelo novo, essa sim parece que é grudada no chão!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #11
    A Xterra só foi listada pq achou o carro muito cabuloso.

    Sem duvida muito cabuloso. E bom pra caramba.

  • #12
    Usuário
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    08/10/2012
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    Boa tarde!
    Bem, senhor Imperador agora pode nos dar um respaldo final do que ele achou de todas caminhonetes, certo?
    Se tu considerar que tu já teve a Ranger 3.0 e a famosa Pajero Sport 2.5 hpe...

    Já dirigi uma Sport V6 e fiquei de abismado com a brutalidade do motor, mas depois que vi o consumo...sai correndo! hahaha

    Queria saber a sua opinião, um comparativo (por mais absurdo que seja) entre a Ranger 2009 3.0 com a Pajero Sport 2.5!
    Gosto de carro com potência, e conforto ao dirigir.
    Ainda não defini o meu próximo passo, mas gosto do conforto (e tamanho) da Pajero e motor da Ranger! Qual se impera no dia-a-dia? Com a Xterra confesso que faltava um pouco de motor na estrada, ela demorava pra responder...

    Uso seria 40% Cidade - 40% Estrada - 20% Barro (trilhas tranquilas...nada hardcore!)

    Me falaram que o motor 2.5 seria fraco, com baixo rendimento acima de 100km/h e alto consumo, procede esta info?
    E o 3.0, oq pode nos falar? Já li muita gente falando que é muito econômico!

    Em termos de revisão acho que os valores são muitos próximos, questão de você conseguir achar um lugar com bons mecânicos!
    RANGER SPORT 2008
    ex: NISSAN XTERRA 2006 - Bandida
    TOYOTA BANDEIRANTE 89 - MB 608 - Trator

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