Postado originalmente por
Pequeno jr
Bem, La vai eu e meus pitacos.
.. Imperador, primeiro quando compramos uma viatura usada o primeiro item e o mais importante é a procedência do veículo. DE nada adianta ter o seu sonho de consumo (sendo usado) na garagem se ele não foi bem cuidado pelo dono anterior, pois será na sua mão que as coisas vão explodir.
Quando for ver a sua viatura, lembre-se de pegar o manual, ver as revisões que foram feitas, ver a quilometragem da última revisão e bater os números com o que está descrito no odometro ... como vc já pode ter lido ai no fórum ... muita gente volta o hodometro. Basta fazer alguns cálculos rápidos do quanto o dono ou os donos anteriores andava em cada revisão e ver se está compatível com o que está no odometro.
Vencida a primeira parte vem a análise das viaturas. Uma coisa que no meu ver você fez certo foi de colocar no seu bolsão de aquisição, mais de uma escolha. Tem gente que só compra Gol e vai viver a vida inteira apenas comprando Gol, mesmo pegando em alguns momentos uma carniça de carro.
Na faixa de preço que você fala, você consegue com certeza pegar boas viaturas.
1 – Ranger: Nessa faixa de preço ai no seu estado (pelo que vi na internet) você consegue pegar tanto as últimas Ranger 2004/2005 com motor 2.8 como também as 3.0. O valor das Ranger ai em Fortaleza são bem mais baixos do que por aqui no centro oeste.
O que vale como disse antes é conservação e a procedência.
Por aqui, Ranger é carro de trabalho, muito trabalho e por isso é difícil de se achar uma pouco rodada. O Carlos-BSB teve um achado na mão e não teve dúvidas, fechou negócio. Veja o tanto que a viatura dele é inteira.
A parte muito interessante da Ranger é a possibilidade de você poder adquirir peças originais nas revendas MWM/international com o preço de uma peça paralela. Fora isso vem a questão do espaço interno que para mim é o melhor da categoria 2 de pick-ups (categoria 1 é Triton, Hilux, Amarok e Nissan SEL), consumo muito bom e o motor não precisa falar.
Tem muita gente falando muito das 3.0 por isso e aquilo .. mas do que vejo das rangers 3.0 utilizadas a serviço estão ai para lá dos 200.000 rodados sem ter muitas das coisas que são ditas por aqui.
Por isso se achar umas 3.0 muito inteira como a do Carlos, não tenha medo.
2 – Frontier: Ela não é frágil assim como vc pensa. É também uma viatura muito boa, com boa durabilidade, bom e confiável motor Sprint 2.8 4cte
Tem algumas particularidades referentes ao volante bimassa, aos recalls foram feitos pela Nissan (isso é extremamente importante você ver se já foi feito ou não), e a algumas peças principalmente de acabamento que tem o preço um pouco puxado e a disponibilidade de peças na Nissan é uma “MER..”.
Fora essas questões é uma pick-up muito estável, conforto bom para frente, masss... qdo vc olhar o banco de trás, principalmente tendo família a coisa aperta. Se vc não tem problema com andar com família .. é uma boa opção.
Ela também tem peças nos revendedores MWM/International que barateiam muito o custo de manutenção.
3 – X-terra: Idem a frontier, sendo que não tem a questão do Recall de chassis. Apenas um alerta veja como fica a diferença do seguro das pick-ups para a X-terra, pois você pode se assustar.
4 – L-200: Não poderia deixar de falar dela, ainda mais que é o seu sonho. Cara sem dúvida a principal virtude da L-200 chama-se suspensão. Seu baixo peso (em comparado com as demais) e o setup de suspensão que foi feito ... é a melhor na terra. No asfalto, a estabilidade acho que é pau a pau com a frontier. Na faixa de preço que você terá em mãos .. com certeza você terá a Sport e não a outdoor.
L-200 tem a questão de peças você ter que procurar originais o que as vezes saem um pouco caras, massss... já começaram a aparecer peças paralelas com nível das originais.
Temos atrás, povo comprava peças paralelas para L-200 e não duravam muito. Mas está mudando.
E o motor!??? Ahh esquenta ou não esquenta?? .. então .. é fato há esse problema sim, mas da mesma forma que o volante bimassa da frontier já a solução. Se vc ler, todas as L-200 que esquentaram foram da mesma forma .. carregadas, em subida, ar ligado. ... se você souber dosar o pé, pode ter certeza que terá para a vida toda a L-200.
Problema delas é basicamente cosumo mais elevado, essa questão do aquecimento e algumas peças que nas concessionária te levam o fígado (não que as demais sejam também baratas). Mas é uma ótima viatura e para mim, ficaria na lista.
Resumindo tudo .. das suas 4 escolhas ... o negócio é a procedência, estado de conservação, preço e gosto.
Achou esses fatores .. mete o pé na Jaca!