Postado originalmente por
shimomoto
Batan;
Vamos lá, vamos por partes...Vou tentar explicar um pouco (não sei o seu grau de conhecimento), por isso me desculpe se eu explicar coisa que você já sabe.
O motor transmite a força para o cambio que transmite para a Caixa de transferência. Esta caixa, para os eixos traseiros e dianteiros (quando ligado o 4x4)
No eixo dianteiro tem as rodas livres, que acoplam a roda no eixo diferencial dianteiro. No caso da Hilux SR5, o engate da caixa de transferência é feito via sistema de alavanca e a roda livre é do tipo manual, dai a necessidade de se ligar o acoplamento pois se simplesmente engatar o 4x4, a caixa de transferência transmite a força para o diferencial dianteiro, mas ficará por ai pois o sistema de rodas livre fará o diferencial girar livremente sem acoplar as rodas propriamente ditas ao eixo. A unica desvantagem desse sistema da SR5 é a necessidade de ter que descer para ligar as rodas livre. Só. É praticamente a prova de falhas.
A Ranger por sua vez, tem rodas livres automáticas a vácuo (de 98 até o inicio de 2000), e as demais, não tem rodas livres: o conjunto eixo dianteiro, diferencial, cardã dianteiro gira 100% do tempo, mesmo com o 4x4 desligado. O acionamento da caixa de transferência é feito elétricamente e nos modelos com roda livre, aciona também este conjunto.
O sistema a vácuo costuma apresentar problemas de furo na tubulação, o que muitas vezes faz o usuário ligar o 4x4Hi ou 4x4Low, pensar que estar em 4x4 mas na verdade estar em 4x2. Nos modelos sem roda livre, esse problema não mais existe.
O que pode acontecer em todos os modelos é o desgaste da peça interna no motor de acionamento do 4x4 e o sistema deixar de funcionar a contento. O motor de acionamento pode ser comprado em qualquer lugar pois os modelos de caixa de transferência da F-1000 e Ranger existem aqui e no exterior e aqui no fórum temos o exemplo de um proprietário de F-1000 que comprou o motor de acionamento da CT em um distribuidor americano.
No mais Batan, acredito que a melhor coisa que você pode fazer é pesquisar os modelos aqui no fórum (Hilux SR5, Ford Ranger e L-200), experimentar cada um deles e "partir para o crime": Buscar o veículo que mais lhe agrada.
Um grande abraço!