Algumas considerações sobre o projeto Marruá:
1. O projeto é dos militares e não da Agrale;
2. Foram os militares que desenvolveram o projeto (hj denominado Marruá), pois não estavam satisfeitos com os land, troler, jalapão, cl, etc, etc. que estão à disposão no mercado atualmente;
3. Através de uma empresa, salvo engano chamada "Columbus", formada pelos experientes engenheiros oriundos da antiga Engesa, com participação de ofificais do Exército, chegaram ao projeto Marruá. Inspirado obviamente no antigo jipe Engesa (o preferido pelas FA);
4. A Agrale apenas abraçou o projeto (comprou da "Columbus", acho), e está fazendo algumas modificações e testes;
5. Acredito que a Agrale tenha mais condições de fornecer peças (e mais baratas) que a Land, Troller, Croos Lander, Jalapões, etc), em face do seu parque industrial;
6. Acredito que ainda não estamos vendo os Marruá nas ruas, em face da burocracia que existe para compras por parte dos órgãos públcos (incluído aqui as FA)...as famosas licitações, com as devidas previsões rçamentárias, etc.
7. Por fim, acredito muito no projeto Marruá.
Gostaria de deixar aqui meu comentário que fiquei feliz ao ficar sabendo do projeto Marruá, pois atesta mais do que sempre que nosso povo é capaz de criar tecnologia semelhante e muito melhor do que as dos extrangeiros do 1º mundo.
Segundo que o Brasil é uma terra de muita riqueza natural e terrenos acidentados, e ainda assim tem uma carência enorme de veículos 4x4 preparados para encarar qualquer obstáculo. O Troller, por exemplo, além de ser muito caro foi projetado para terrenos arenosos e médio nivel de dificuldade.
Realmente está faltando os 100% verde amarelos.
Fico feliz de saber que ainda há investimentos 100% nacionais em tecnologia automotiva nesse país.
Esta é a notícia mais recente que achei no site da Agrale... Fevereiro de 2004.
Peguei só uma parte pq esta mesmo já rolou no fórum.
Desenvolvido basicamente para aplicação militar, o jipe Marruá foi examinado pelo presidente da República. O projeto teve como princípio a construção de uma viatura versátil, robusta, de fácil manutenção e baixo custo operacional. O Marruá entrará em produção ainda no primeiro semestre deste ano, na unidade da empresa, em Caxias do Sul.
O sementre tá acabando e ninguém tem mais notícia?
Eu sou a favor do Marruá, não por ser melhor ou pior que a Land... mas por ser Brasileiro, acho importante qualquer país ser capaz de produzir seu próprio equipamento de defesa.
pra que serve aquele trambolho de ferro atraz do jipe ???
aquilo eh um reboque de canhao 50MM e similares
[]´s
Salve galera!!!
Acho que não... Pelas manilhas estarem instaladas nas laterais, creio que seja para transporte aéreo. Ah sim, pelo visto o EB vai de Land mesmo. Aqui na minha city, o 19º RCmec recebeu 2 viaturas novas... Estão lá se destacando, sobre os mais de 50 Willys... :P
[]'s
Acho que não... Pelas manilhas estarem instaladas nas laterais, creio que seja para transporte aéreo.
oi Giovani blz?
digo isso porque tem um cel. do exercito meu vizinho e tirei essa informaçao dele.alem do mais ja vi, ha uns anos atras no museu do expedicionario tem um jeep dodge com um engate bem parecido com esse e uma metralhadora .50 rebocada a ele.
O Marrua é um projeto feito no Arsenal de Guerra SP (Barueri) pensando em uma futura parceria com alguma empresa nacional (agrale)
Para o exercito é muito importante o nivel de nacionalização por motivos estrategicos.
A Land é apenas um Tapa Buraco. Já que os muito valorizados pelo exercito toyota Bandeirante (jipe Xingu= band militar) pararam de ser fabricados.
O Troller pouca gente sabe mas não foi aprovado pelo EB. Entre outras coisas devido a carroceria de fibra de vidro.
Uma informação interessante é que a carroceria de fibra pega fogo quando atingida por munição traçante ou incendiaria.
O Marrua então seria uma solução a medio prazo, para total substituição dos cansados willys e fords.
No uso militar equipamentos são avalidados principalmente por sua disponibilidade, dai a grande valorização das Toyotas pelo exercito e fuzileiros.
Outro fator do descarte da Trolha foi em uma prova q os jipes deveriam passar por um atoleiro. Adivinha quem ficou ??? (Trolha) e quem rebocou o cabeça chata ? Um gaúcho (Marruá).
Não é só EB q está testando o Marruá, o Exército de outros países tb ! Chile e CIA Ltda.
Outro fator do descarte da Trolha foi em uma prova q os jipes deveriam passar por um atoleiro. Adivinha quem ficou ??? (Trolha) e quem rebocou o cabeça chata ? Um gaúcho (Marruá).
Não é só EB q está testando o Marruá, o Exército de outros países tb ! Chile e CIA Ltda.
[ ]s
Talvez o motorista do troller fosse um gaúcho e o motorista do Marruá um "cabeça chata".