Postado originalmente por
urco70
Olá amigos,
Faz uns dois meses que eu leio este forum para ajudar a decidir-me por um modelo de carro. Eu precisava de um carro novo, que pudesse encarar a estrada para minha fazenda, que não fica a dever a trilha de competição nenhuma em certas épocas, e nos períodos bons é a alegria dos mecânicos, pois destrói qualquer carro de passeio. Fora isso, precisava de um caro que me levasse bem no asfalto e eventualmente puxasse um trêiler para cavalo.
Claro, começando sem saber se queria uma picape, um jipe ou uma SUV, fui podando as opções, e depois de descartar o ECO-Falcatrua, sobrou a dúvida: Tracker ou TR4.
Este tópico foi perfeito para mim e para decidir-me, e sem medo de ser feliz comprei minha tracker no mês passado. Depois de um mês de uso, não poderia estar mais satisfeito, por isso agradeço aos amigos pelas informações.
E para retribuir e eventualmente ajudar a outros que venham a ter dúvida semelhante, apresento minhas razões:
1) Tracker e tr4 têm desempenho semelhante. O tr4 me agradou mais para dirigir, achei um carro com respostas mais rápidas na cidade. O tracker em princípio é mais pesado e câmbio mais duro, mas considerei que era uma decorrência de suas características off-road, e isso é meramente questão de adaptação a um veículo diferente, estava acostumado a Kadett e Citröen Xsara, sem comparação.
2) Seguro do tracker é inexplicavelmente MUITO mais barato, consegui cotar a 2300,00 enquanto ninguém me ofereceu menos que 4000,00 pelo tr4!!! Além da questão $$$ por ano, pensei que o seguro reflete a média de sinistros do modelo, portanto o motorista de tracker está mais seguro a roubos e/ou acidentes(!!!) do que o tr4.
3) O meu carro faz média de 10 Km/l chegando a 11 Km/l na estrada. Sei pelos relatos que o tr4 gasta bem mais. Resumindo, o tracker tem custo menor em preço, seguro, consumo.
4) Quanto à questão do diferencial bloqueado, ponto firme para o tr4, mas eu sinceramente não pagaria mais R$20.000,00 para usar 4x4 no asfalto.
5) Tr4 é mais bonito, e eu sinceramente acho que o vitara "redondo", que é o desenho do tracker, horrível. Eu doro as linhas retas do vitara pré 2001, o original. Mas se eu escolhesse carro pela beleza, comprava um dodge dart. Isso não conta para jipe.
6) O ponto definitivo para mim foi a questão chassis/monobloco, e a opinião do meu mecânico, que é um jipeiro de trilhas, e que casualmente estava com um tr4 no macaco quando conversamos. Simplesmente falou, os dois carros vão nos mesmos lugares, mas o trcker vai mais vezes sem precisar vir aqui. No meu caso, sou um cara que "casa" com o carro, pretendo ficar com o meu uns dez anos, portanto valorizo a possibilidade de manter o carro bastante tempo.
7) Embora seja Suzuki, e posivelmente saindo de linha, o tracker é vendido pela Chevrolet, que tem rede ampla de serviços e manutenção, reforçada pelos mecânicos que conhecem Suzuki, que não são poucos. Eventuais reposições de peças podem vir a ser um problema daqui a dez anos, mas lembrem da frota de vitaras que continua rodando bem mesmo com todos esses anos. Comprar um zero vale a pena.
Enfim, cada um tem necessidades diferentes em relação ao carro, sei que também a questão irracional da paixão e gosto é o que determina a escolha de cada um.