Olá Pessoal! Como vão? Em paz?
Postei um tópico tempos atrás (Recurso das picapes modernas!) e recebi muita informação dos colegas Eduardo Alemão, André de Jesus, Renato Fraga, Imperador, Sem Loção, Tcheigor e muitos outros.
Agora preciso de uma orientação para poder ajudar um amigo que não entende nada de 4x4 (não que eu entenda muita coisa mas pelo menos tenho paciência pra buscar informações).
Ele pretende gastar uns 25000 pra pegar um 4x4 e a escolha está entre um tracker e um tr4.
Por gosto, por economia de combustível e por preço ele iria no tracker mas pela necessidade talvez o tr4 seja mais eficiente (apesar de ser difícil achar um bom por esse preço).
A necessidade é pra embarcar e desembarcar uma lanchinha nas margens de rios pois sempre aparece um local com barro muito liso ou muito fofo (daqueles que uma roda afunda e patina e daí a outra perde força).
Numa situação dessa, com uma roda ou até duas patinando (uma em cada eixo) o tracker não ficaria em desvantagem, por não ter bloqueio de diferencial (sem considerar a existência do sistema LSD)?
Penso assim pelo fato do tr4 possuir o bloqueio central mas peço que me corrijam se não for tão simples assim.
Caso seja realmente uma vantagem do tr4 o bloqueio central o que seria necessário instalar no tracker para deixá-lo equivalente (considerando a situação descrita acima)?
Apenas um bloqueio no eixo traseiro já seria suficiente? Ou para considerar que o tracker estará em igualdade de recursos seria necessário instalar bloqueio nos dois eixos?
E aí começam as contas e as dúvidas!
-Para instalar um bloqueio confiável (ARB, se não me engano) em um eixo quanto ficaria?
- O eixo do tracker aceita esse acessório?
- É um equipamento durável, que dificilmente requer reparos?
- No final da fritada o tracker não ficaria mais caro (sem contar com o tempo e o trabalho dispendido) ou no mesmo preço de um tr4 do mesmo ano?
Desculpe-me por tantas perguntas mas fazer um negócio pensando que será vantajoso e depois descobrir que não é bem assim, é muito frustrante.
Caso possam ajudar-me novamente agradeço imensamente.
Abraços.