x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário Avatar de bobweg
    Entrada
    03/11/2013
    Local
    Vale do Itajaí/SC
    Posts
    134
    Agradecimentos: 3

    Explorer XLT x Limited (1998): qual vai mais longe?




    Olá a todos,

    Em um hipotético duelo na lama, qual desses dois veteranos iria mais longe: Explorer XLT V6 (1998) ou Explorer Limited V8 (1998-2001)? Considerando uma trilha leve, cujo grau de dificuldade fosse aumentando gradativamente até que nenhum dos dois conseguisse prosseguir.

    Estou em busca de um 4x4 o mais valente possível, mas que tenha conforto suficiente para rodar na estrada em viagens longas (SC – Chile, por exemplo).

    Em minhas pesquisas, comparando ambas as versões, constatei o seguinte:

    Capacidade de vencer obstáculos: o Explorer XLT V6 (1998) possui 4x4 c/ reduzida. Porém, a versão Limited possui um motor com mais torque e conta com um 4x4 “inteligente”, distribuindo eletronicamente a tração entre os eixos (não li nada a respeito nas XLT). No off-road, a transmissão e o motor da Limited conseguem compensar a ausência de reduzida, presente na XLT?

    Autonomia: li aqui no fórum que o consumo da versão XLT fica em torno de 5 - 5,5 /l na cidade. Na versão Limited, dirigi uma a uns dias atrás e no computador de bordo acusava 4 km/l (25 litros / 100km). Na estrada, li por aqui que ambos fazem até uns 8km/l. O consumo confere, ou esse V8 que guiei bebia demais na cidade (o carro dava umas ‘engasgadas’ em velocidade de cruzeiro, não sei se era problema no motor ou câmbio)?

    Peso:
    encontrei ficha técnica informando 2.088 kg na versão Limited; pra XLT, informava 1.670 kg. A diferença de peso é mesmo tão grande assim?

    Acabamento/resistência: o pára-choques dianteiro da XLT aparenta ser bem resistente. Na Limited, aquele pára-choques de aparência de carro urbano aguenta algum impacto leve sem quebrar?
    E o pára-choques traseiro de ambas, aguenta mesmo um gancho de reboque instalando diretamente no para-choques, ou aquele ponto para reboque é apenas "estético"?


    Se houver algum outro ponto que eu não tenha citado, e que vocês mais experientes tenham em mente, agradeço se mencionarem aqui.

    Obrigado.
    4X4 Brasil Razão: Adição de dúvida (pára-choques traseiro)
    -------
    Tracker 2008

  • #2
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    Sobre as hipóteses:

    1) Em muitas situações no off road, ou quando se está rebocando bastante peso, a reduzida ajuda muito. E, além de gerar ganhos em termos de capacidade, ela ajuda sobremaneira na preservação do conjunto mecânico, por razões óbvias.

    2) Tanto a XLT quanto a Limited são beberronas. Utilizando-se as duas numa condução tranquila, focando a economia de combustível, a diferença de gasto não vai ser muito considerável.

    3) A Limited é mesmo mais pesada, por conta do conjunto mecânico e dos acessórios.

    4) O pára-choque da XLT é mais forte. É forte mesmo! E aquele engate que as Explorers possuem no traseiro aguenta muito sim. Inclusive mais do que a esmagadora maioria dos engates comercializados por aí... são feitos para rebocar coisa pesada!


    Passei por esse mesmo dilema que você está passando: preferia a Limited, mas pensava na reduzida que a XLT possui. Acabei optando pela XLT justamente por conta da reduzida, pois, mesmo a potência e torque superiores do motor GT302 da Limited jamais vão se equiparar à força de XLT reduzida...

    Hoje, porém, percebo que em 99% do tempo a Explorer não é utilizada em off-road mais pesado ou como veículo trator. Assim, sinceramente, fique com a que você encontrar em melhor estado. Ambas irão lhe servir e você irá aprender a empregar o que cada uma oferece de melhor. Mas foque em encontrar um bom exemplar!

    Abs
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #3
    Usuário Avatar de bobweg
    Entrada
    03/11/2013
    Local
    Vale do Itajaí/SC
    Posts
    134
    Agradecimentos: 3
    Valeu, colega. 'Matasse' todas as dúvidas de uma só vez.

    Abraço!
    -------
    Tracker 2008

  • #4
    Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    288
    Agradecimento: 1
    Sérgio;

    Ande com as duas e tire suas conclusões. Porém, como disse, na maior parte do tempo a reduzida não vai lhe fazer falta. Até hoje, apenas uma situação exigiu a reduzida e, sem ela, acredito que mesmo o GT302 não teria dado conta: tirar o meu jipe de um lugar que tinha uma rampa considerável e não dava para pegar embalo. Nessa condição, a reduzida fez diferença. Foi uma só vez até agora... se não me engano, durante a minha procura pela Explorer vi pela internet um exemplar de uma Limited muit bem cuidada e com declarados 90 mil km originais. Dá uma procurada no mercadolivre e na webmotors. Abs.
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

  • #5
    A XLT 97+ já conta com o "control trac" que faz ela acionar sozinha o 4x4 caso perca tração, é quase um contro de estabilidade. Pode ser que o sistema da V8 seja mais aprimorado, mas a XLT tem algo bem semelhante...

    A suspensão da V8 também é um pouco mais limitada que a XLT, inclusive alguns exemplares da V8 vieram com bolsas de ar na suspensão, tipo as Ranger Rovers.

    Pense em avaliar o modelo de Explorer ano 94, elas são bem melhores na trilha do que as 95/2001

    Boa sorte!
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. vendo a explorer limited V8 mais bonita do mercado
      Por jpuerro no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/03/2012, 20:21
    2. Diferencial dianteiro Grand Cherokee limited 5.2 1998 qual é afinal?
      Por Enrico SP no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 10/01/2012, 10:25
    3. VENDO EXPLORER LIMITED 4X4 Integral V8 LIMITED 1999/2000 - GASOLINA/GNV
      Por marcoacorreia no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/09/2011, 21:36
    4. Respostas: 1
      Última resposta: 20/07/2011, 08:45
    5. Respostas: 4
      Última resposta: 03/11/2005, 15:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade