1) Em muitas situações no off road, ou quando se está rebocando bastante peso, a reduzida ajuda muito. E, além de gerar ganhos em termos de capacidade, ela ajuda sobremaneira na preservação do conjunto mecânico, por razões óbvias.
2) Tanto a XLT quanto a Limited são beberronas. Utilizando-se as duas numa condução tranquila, focando a economia de combustível, a diferença de gasto não vai ser muito considerável.
3) A Limited é mesmo mais pesada, por conta do conjunto mecânico e dos acessórios.
4) O pára-choque da XLT é mais forte. É forte mesmo! E aquele engate que as Explorers possuem no traseiro aguenta muito sim. Inclusive mais do que a esmagadora maioria dos engates comercializados por aí... são feitos para rebocar coisa pesada!
Passei por esse mesmo dilema que você está passando: preferia a Limited, mas pensava na reduzida que a XLT possui. Acabei optando pela XLT justamente por conta da reduzida, pois, mesmo a potência e torque superiores do motor GT302 da Limited jamais vão se equiparar à força de XLT reduzida...
Hoje, porém, percebo que em 99% do tempo a Explorer não é utilizada em off-road mais pesado ou como veículo trator. Assim, sinceramente, fique com a que você encontrar em melhor estado. Ambas irão lhe servir e você irá aprender a empregar o que cada uma oferece de melhor. Mas foque em encontrar um bom exemplar!
Abs