Boa!!!! ... também acho que é por aí mesmo!!! ... e, claro, com alto apreço pelos comentários e debates altamente técnicos dos colegas acima, onde, confesso, aprendi muito! ... Abs.
Versão Imprimível
Sobre tração dianteira na minha ex-ranger só mexi em dois itens.
1° - Uma coifa de homocinética rasgada, que quando desmontei vi que as homocinéticas estavam novas, mesmo com 150.000km e uso bem "severo", com muito esforço e muita reduzida.
2° - A homocinética ou "CV Joint" do cardam, que se desgastou com o uso e o estriado espanou.
Eu tenho 4x4 e uso sem medo. Dou o uso que o veículo me permite pois eu tenho 4x4 por precisar de um 4x4.
Na minha atual F1000 que tem um motor muito mais parrudo, já explodi os dois cardans juntos e a CT está intacta. Já quebrei um semi-eixo dianteiro e já troquei a luva deslizante do semi eixo dianteiro direito (Suspensão TTB - Twin Traction Beam). Já estourei um par de RLs automáticas também, mas estou falando de um motor de 4.3 litros turbo diesel repotenciado que gera em 1500rpm cerca de 55kgfm de torque. Ele despeja o torque de forma brusca, um pouco diferente dos HSD's que o torque surge na medida que a pressão da turbina cresce, de forma um pouco mais gradativa. Originalmente nas F1000 tem um sistema que inibe o funcionamento da LDA para limitar a potência do motor quando está usando reduzida. Na minha tirei isso.
A CT original que equipa as F1000, nos eua equipam F250 e F350 com o famoso motor diesel International 7.3 Power Stroke. Porque não aguentaria um MWM X-10? Olhem os vídeos das F250 V8 arrancando tracionadas com mais de 1000cvs. Qual a CT que a maioria usa? CT original Borg Warner 1356!
A caixa pode parecer frágil pois tem peças de alumínio, plástico, antimônio, molinhas e corrente, mas não se enganem com isso. É uma caixa muito forte sim. A caixa das Rangers são da mesma linha, porém trabalham com menor torque. São usadas pela Mitsubishi nas L200 RS pois são mais fortes que as CTs da L200 de linha.
A CT da S-10 é tão forte como a CT da Ranger, tanto que pela simplicidade do sistema de acionamento linear, o pessoal usa bastante nas F75 e Rural casadas com os motores 4.9i das F1000. É uma caixa fantástica e muito forte sim. Quem disse que é de cristal não sabe do que está falando. Garanto que não sabe diferenciar uma CT de S-10, Hilux, Ranger, L200 e etc. A CT da Hilux é forte também e relativamente barata. É a mesma CT que usa na Tundra V8, mais pesada e muito mais forte que a Hilux. Mesma CT!
Quando eu usei 4x4 na chuva com a Ranger por exemplo. Puxando carro no towbar de baixo de chuva forte. Um reboque sem freio, no caso era um carro leve, porque vou correr o risco de um susto se basta virar um botão e ter mais tração? Uso o que eu tenho! Na F1000? Serra, subidas e descidas. Como a picape é pesada, ela tem uma tolerância maior para aquaplanagem, porém aquaplanar a traseira numa curva é derrapagem certa. Para isso basta usar o 4x4 que afirma muito.
Nos EUA, Canadá, europa, e países que nevam, o pessoal usa o 4x4 direto no asfalto! Alguém conhece Ushuaia, Andes ou similares? Asfalto simplesmente congela, e do nada o veículo perde tração. Se tu não tiveres correntes, pelo menos usa o 4x4. Eu tenho um par de correntes que muito uso com o 4x4 junto. É fantástico o quanto aumenta a capacidade de tração ao se utilizar correntes no eixo traseiro.
Sobre rodar a 100km/h em estradas de chão, é como eu disse, de 2004 a 2009, no meu trajeto diário para o trabalho eu percorria estradas de chão batido, às vezes com pressa, às vezes para atender alguma ocorrência, às vezes para cumprir algum compromisso, e às vezes por diversão. Muito rodei a mais de 140km/h com o 4x4 ligado. Estragou? Não!
Que mecânico mexe nas minhas picapes? EU MESMO, pois não confio em mecânicos trocadores de peças. Sabem quanta gente eu ajudo por telefone, e-mail e pelo fórum justamente por largarem suas picapes em merdânicos que não solucionam os problemas? MUITOS. Depois que postei o vídeo do funcionamento da CT no YT, toda a semana tem gente que aparece pedindo ajuda. E na grande maioria das vezes as pessoas estão desenganadas pelos MITOS que se espalham viralmente no mundo dos desinformados, e pelos mesmos mitos que estou ferrenhamente combatendo aqui. Esse tipo de lorota é que deixa as pessoas com medo de usar o 4x4 e simplesmente as pessoas não aprendem a usar. Daí quando fazem algo de errado perdem muito $ arrumando ou sendo engambelados por trocadores de peças.
É a tal coisa, CT está com barulho. Os merdânicos respondem: - corrente!
Trocam a corrente e o barulho continua! Porque o merdânico não olhou com cuidado a CT antes de montar a corrente nova? Teria visto que na maioria das vezes é um anel trava de R$0,50 quebrado!
Sabem o que estraga a CT? Fluído velho, fluído contaminado com água ou fluído errado!
Engatar parado ou andando? É projetada para engatar assim! Que engate assim! A minha CT tem 20 anos e está com a corrente original! Modifiquei o engate dela pois não gosto do sistema elétrico.
Não conheço muito de tração de picapes, pois nunca mexi em tração de Nissan, Tracker, Suzuki e Hilux, mas nessas mais manjadas como S-10, Ranger, L200, Engesa, Wilys, Bandeirantes, F1000, Mercedes, Dodge (antigos) e afins eu já mexi e conheço um pouco.
Só para completar, o penúltimo camarada que eu ajudei a solucionar um problema na CT, ele tem uma Ranger V6 preparada para trilha. Ele quebrou duas carcaças da CT. O problema? Luxa estriada do cardam enforcada! Coisa simples que o mecânico que trocou as duas vezes não viu. O pior é que quando eu dei esse sintoma, ele falou para o merdânico e o cara se sentiu ofendido e descartou essa hipótese. O cara levou em outra oficina e pediu para avaliar a dica que eu dei e "na mosca". Luva estriada enforcada. O cara faz uso pesado e severo em trilhas pesadas com a Ranger e não quebrou mais.
Hoje tem uma mensagem no vídeo do YT me esperando, pedindo ajuda com uma tração de Ranger.
Não tem mistério nenhum, não é ciência de foguete! É lógica e percepção. Se te falam algo, pergunta mais, veja quanto a pessoa sabe. Indaguem da onde a pessoa disse e afirma que a tração da S-10 é de cristal! Porque não posso rodar com o 4x4 no asfalto? Porque o cara é cagão não me basta!
Amigo, muito andei nessas S-10. Recentemente um amigo comprou uma Prata dessas também. Sabes o que estraga nela? O sistema de acionamento a vácuo da roda livre, que na verdade é no diferencial dianteiro. Outro problema que costuma apresentar é motor elétrico engripado por falta de uso ou mau contato no chicote do motor elétrico.
A tração da S-10 é forte? MUITO FORTE! Podes usar sem medo. Asfalto debaixo de chuva forte, liga o 4x4 high e seja feliz. Se baixar a velocidade tu desligas. Caiu na terra, pedras soltas, barro. Tens o 4x4 a disposição, porque não usas? Só porque o bunda-mole te disse que é de cristal não é o bastante.
O que acontecerá se não usares o 4x4 da tua S-10? Simples, ela vai parar um dia num desmanche, daí alguém irá comprar a CT dela e adaptar em algum jipe, gaiola ou veículo para trilha, e usará o 4x4 de forma intensa e a CT irá trabalhar como nova pois estará nova, mesmo daqui há 20 ou 30 anos...
Se usares a tração normalmente, o que pode ocorrer? NADA! vais ter que fazer a manutenção normal, como trocar cruzetas, homocinéticas e óleo. Nada de diferente do que fazes até o momento.
Kkk! Não acredito que queiras de fato confundir, mas acabas confundindo e deixando as pessoas com medo de usar um acessório do veículo, assim como o bunda-mole que disse para o colega Lâmpada Mágica que a tração da S-10 dele é de cristal...
Entenda que o fórum é para debatermos problemas e soluções, e não ficar mistificando mais ainda as coisas. É como dizer que a Fé tem que ser cega, sem lógica. Isso não me basta! Tem que ter um fundamento, uma lógica, se não não me serve. É mistificação.
Se fechares os vidros escutas muito bem a transmissão trabalhando. A minha F1000 97 é muito silenciosa. Investi muito tempo e dinheiro para abafar o ruído do MWM X-10, e mesmo assim escuto a CT trabalhando quando sob esforço.
Amigo, ela tem CV somente no acoplamento com a CT. No diferencial ainda usam cruzetas. Nas F1000, F250, Ram ainda usam somente cruzetas, e a velocidade máxima de engate do manual é a mesma das Rangers, S-10, Triton e afins. Cruzetas geram vibrações e ressonâncias, e as CVs não.
[QUOTE=Martin427;2304381]
Nem toda pickup tem roda livre automática - algumas tem queixo duro, i.e., todo conunto dianteiro é arrastado mesmo com o 4x4 desligado. As que tem roda livre automática são projetadas para serem ligadas até a velocidade máxima citada no manual do proprietário. É preferível ligar com a caminhonete andando, pois ao ligar com ela parada, nem sempre a luva de engate na CT está na mesma fase que o cardan dianteiro, o que gera um engate incompleto e um estralo ao tirar o carro do lugar. Se quiser ser BEM chato mesmo, ligue o 4x4 a 5-10 km/h, com a caminhonete desengatada.
O sistema das RLs é acionado por diferença de giro entre o semi-eixo e o cubo, sendo o sistema fixado pela ponta de eixo que é fixa, não gira. São 3 peças distintas e que trabalham separadamente. O engate das RLs é suave, mas na CT nem sempre. Um sistema automático usa esferas e cavas numa base de metal duro a fim de gerar atrito. Isso é feito para trabalhar assim, mas essa peça se desgasta e demanda trocas com o tempo. Como estamos no Brasil, essas peças custam muito, dessa forma preservam mais a fim de durar mais.
Rally no asfalto! Bebesses? Estávamos falando de estabilidade, e não de asfalto. O 4x4 acionado eumenta a estabilidade, e isso é fato! Não é impressão como afirmas.
Sobre velocidade compatível, sim concordo, mas duvido que andes sempre na velocidade máxima da via...
É o Sujo falando do mal lavado? rsrsrrs
Kkkkk
Abraço! Nada pessoal, mas são coisas que vemos diariamente aqui e são mitos que escuto muitas vezes.
"Muito rodei a mais de 140km/h com o 4x4 ligado. Estragou? Não!"
Mais impressionante que o sistema 4x4 é esta velocidade numa estrada de chão com um veículo que deve pesar perto de 2.000 kilos.
É provável que você seja um grande piloto, um motorista excelente. Espero que o pessoal da sua região também seja, pois você, ainda que seja um excelente motorista, não tem nenhuma margem de manobra para uma emergência.
E confesso que motoristas como eu, pobre mortal, às vezes erram. Se errarmos na frente de um grande piloto trafegando a 140 km/h numa estrada de terra, que Deus nos ampare.
Muito mais do que um sistema de tração 4x4, vamos precisar de um milagre.
;)
Particularmente, sem tirar a razão do colega do comentário retro, esta informação do colega Edintruder foi bastante providencial para mim, pois tinha esta dúvida ... em minha última viagem, com o asfalto molhado em razão do tempo levemente chuvoso, estava eu na estrada, com a viatura no modo 4H (na minha, 4x4 no modo simples, com diferencial central atuante/desbloqueado), por longo tempo atrás de umas duas carretas compridas (como andam essas carretas!!!!) necessitando ultrapassá-las ... não gosto de correr (confesso que sou um "pé-de-pluma" ... minha velocidade de cruzeiro nas estradas raramente ultrapassa 110 kms/h) ... mas, quando deu oportunidade para efetuar a ultrapassagem, não teve outro jeito, tive que colocar 140 km/h (acho que até um pouco mais!!!) ... como o carro estava traçado, estava imaginando, até agora, que com este procedimento havia agredido o sistema 4x4, ou seja, que deveria ter colocado no modo 4x2 e, em seguida, efetuar a ultrapassagem ... Dúvida esclarecida!!!! ... esclarecimento, dentre outros, pelo qual, agradeço o colega e aos demais.
Forte abraço a todos.
Amigo, não sou louco não, e tão pouco ando assim normalmente. Mas tu nunca excedesses o limite de velocidade? DUVIDO! É o que eu falei lá em cima, o sujo falando do mal lavado.
Ando assim quando a estrada está em boas condições e sem movimento. Para cruzar com outros motoristas eu SEMPRE reduzo a velocidade, ao ultrapassar outros veículos, principalmente motos e animais, eu reduzo mais ainda por conta da poeira, ao passar pro propriedades eu reduzo pois normalmente tem animais e a poeira que levanta é absurda. Coisas assim. Creio que saibas muito bem o que é andar por horas a fio em estradas de chão. Hoje a maioria das estradas estão pavimentadas, então essa prática reduziu muito, e para o meu trabalho hoje uso via asfaltada. Não preciso mais castigar meus carros em buracos como antigamente
Em rodovias ando na casa dos 100km/h pois tenho noção que se eu bater a minha picape em algum carro, eu mato uma família inteira.
Sobre a velocidade e tamanho do veículo, posso te afirmar que uma picape tracionada é muito mais estável do que um gol na mesma velocidade.
Mas creio que sejas um motorista extremamente prudente que NUNCA infringe nenhuma regra de trânsito. DUVIDO QUE TU ANDES A NO MÁXIMO 60KM/H em estradas de chão! De 61km/h em diante estás no mesmo erro que eu. É excesso de velocidade!
Eu obedeço TODAS as regras. Paro em semáforos de madrugada, ando SEMPRE com cinto de segurança dou todos os sinais, sou cortês e educado, porém quando estou absolutamente sozinho no meio do nada eu aperto o acelerador. Sou também por formação instrutor e examinador de trânsito, mas sou gente e também acelero. Na praia deserta acelero. Para acessar um terreno que eu tenho no meio do nada, acelero, para ir para o sitio a 30km de qualquer alma viva, eu acelero. No meio da cidade ou de outras pessoas? Ando conforme as regras.
Se andares conforme as regras de trânsito não irás cometer erros. Porém os outros... Eu cuido de mim e dos outros, principalmente dos outros!
Mas voltemos para o tópico que se trata de rodar com o 4x4 acionado e não da forma que eu conduzo, pois é mais fácil tu seres vítima de um assalto ou sequestro do que te envolveres num acidente comigo!
Assunto tenso este do 4x4!
Bom, vou compartilhar minhas experiências e opniões.
Cresci no sitio, D20, F1000, silverado, f250... e toda a nova geração.
Hj com um amarok highline de 6 marchas, gosto de escolher a marcha,
4x4 no asfalto? Liga, vira toda direção para um lado e veja como o carro se comporta?
Ate trator com o 4x4 ligado asfalto força tudo, fica o rastro preto do pneu de tanto q força o conjunto.
Oq o Martins 427 disse esta correto, no meu caso, eu preciso engatar o 4x4 sem estar com o pé na embreagem, se nao...nao engata.
4x4 low em 4 marcha por ex, não faz sentido, anda como a 2 normal, prefiro parar e usar o 4x4 normal. Pois não faz todo aquele barulho de 100 engrenagens girando,
Qts vezes usei o 4x4 low, umas 10 no maximo... em ilhabela na trilha dos castelhanos, no sitio brincando de passar curva de nível.....subindo rampas na terra bem inclinadas, e brincando com erosoes em estradas sem conservação.
tem gente q acha q a 1 marcha 4x4 low é para andar no barro..kkkkkk.. vai ficar atolado,
Mas o 4x4 H uso mto, terra, subidas com pedras, areia, ate mesmo passar por ruas alagadas ( asfalto..hehee ) ou seja, 99,9% na terra.
Qdo começou a surgir esta moda 4x4? O pessoal do barro só tinha 4x2. Aqui onde moro é cheio de pickup 4x4 e posso afirmar q ninguem usa pra nada! Oq faz um adesivo "4x4" hem....kkkkkkkk
Não sou eng mecânico, mas sim elétrico, minha opnião de usar 4x4 no asfalto por achar q vai ter mais controle? balela.. vai ferrar o carro.. quer 4x4 no asfalto, compra um carro 4x4 permanente, diferencial central foi feito para isto.
Respeito quem acha q pode usar.... pois cada um é dono de seu veiculo.
Comparar pickup antigas com estes modelos novos, é covardia. Eu ande 400.000km em uma D20 com motor ST4plus com bomba aberta e mais de pressão de turbina, ( fazia isto com os tratores tb..kkk) um veneno e sempre com pé colado no assoalho....pergunta se algum me deixou na mão? nunca...um trator. Carro para aguentar carga, trabalho..... Já as pickup de hj não foram projetadas desta forma. Outro conceito. + velozes, confortáveis, mtoooooo mais economicas, cheias de mimos.... e mta eletrônica para dar problemas..kkkkkkkk ( maldito filtro de DPF e válvula ERG )...
Outra coisa, 4x4 ligado no asfalto consome mais pneu (tá barato ), mais combustivel (tá barato), e claro desgaste prematuro no sistema de transmissão ( a minha falam no forum que custa 40k)...boto fogo no carro..kkkkkkkk
Abç.
ah, ia esquecendo.
Realmente depois de engato o 4x4 H, não tem limite de velocidade final, mas ja cansei de andar a 200km na minha amarok, não vou fazer isto na terra, entao acho meio sem sentido este assunto, 4x4H ate 80km esta de bom tamanho, não faço raly dos serto˜es.
.
até que enfim alguém ( edintruder) com a mesma opinião que a minha, parabéns pela coragem, também acho muito cuidado com o uso do 4x4, mesmo com vários manuais falando pra usar,
outra coisa que lembrei, cansei de atolar com D10, D20, e F1000 4x2, era melhor andar de pick-up fiat 147 que atolava menos, as grandonas 4x2 pareciam "colar" no barro, kkkk,
desculpe a polemica, mas cada um usa do jeito que acha certo, nas 4x4 que tive sempre usei no asfalto com chuva forte, estrada de chão ( a estabilidade aumenta muito) e ainda vejo elas, e estão sem problemas,
sds, joao.