Pessoal a S-10 cabine dupla sai com um amortecedor transversal que liga o topo do diferencial Dana 44, que já vem preparado para isso, com a longarina do chassi. A minha é cabine simples e não veio resolvi instalar um para ver no que dava e não é que melhorou bem.
As oscilações transversais são controladas pelas buchas dos feixes de mola, como elas tem uma folga de trabalho elas não resistem bem as solicitações transversais e a traseira sacode bastante, experimente pegar dois buracos um de cada lado espaçados por um metro ou mais! A frente passa mas a traseira sacode para um lado e outro e as vezes sai de lado.
Com o amortecedor transversal este problema reduz bastante.
O meu adquiri no consecionario chevrolet em Campos RJ e aparafusei uma parte na longarina e a outra soldei no topo do diferencial com solda elétrica, depois não se esqueça de trocar o oleo do diferencial por causa do calor da solda.
Acho que dá para instalar em outras pick-ups tambem é so dar uma adaptada se não der pra soldar no topo do diferencial deve se fabricar uma braçadeira apropriada.
Ah sim ainda existe um amortecedor horizontal na S-10 americana que serve para manter a aderencia das rodas traseiras nas saídas fortes.
Funciona freiando os movimentos de flexão e deflexão do feixe quando a roda tenta ir pra frente arqueia o feixe, depois ele vence a força da roda e empurra a mesma pra tras dai ela começa a quicar no chão, os gringos chamam de hop shock mas por aqui só vi numa Sonoma importada.
Sds