Na minha opinião pode descartar desgaste na embreagem pois quado está desgastada as marchas engrenam porém ao soltar a embreagem o carro não se movimenta e as vezes cheia a disco queimado, tipo cheiro de freio de caminhão em estradas da serra, ou a rotação sobe e o carro não desenvolve, quando não engata com o motor ligado é problema no atuador, rolamento ou nas molas que "abrem" o platô, pode acontecer também do eixo piloto não ter sido lubrificado corretamente e o disco prender nas estrias e não desacoplar, se deve passar graxa no eixo piloto durante a montagem para que isso não aconteça, resolvi um problema parecido em um carro que tinha espirrando WD40 nas estrias do eixo piloto, sem desmontar, pois a parte de baixo da capa seca era parafusada tipo um cárter e dava pra tirar, mas tem que colocar lubrificante nas estrias do eixo não no disco, volante ou platô, espero que ajude, gostaria de ver o desfecho destas histórias pois as vezes coisas simples dão uma dor de cabeça($$$$) tremenda. Abraço