A bomba da Blazer é um conjunto que contem o motor, mangueiras, conectores eletricos e isso tudo vai dentro de um copo grande.
A tampa deste copo possui as entradas e saidas de combústivel e as conexões eletricas.
Pra se ter acesso ao motor da bomba é necessário levantar esta tampa, que desliza por três pinos compridos.
Quando esta tampa levanta, ela tras consigo os cabos de alimentação do motor e tras também a mangueira que vai conectada nesta bomba.
A falha esta ai:
Esta mangueira é comprida para que a tampa consiga abrir e levantar sem forçar a mangueira. Acontece que quando a tampa se fecha, esta mangueira se enrola dentro do copo fazendo uma volta de 180o.
Como sabemos, qualquer curva, por menor que seja, introduz perda no sistema hidráulico fazendo com que a bomba tenha que vencer esta resistência hidráulica CONSTANTEMENTE pra manter a pressão na linha.
Estas perdas hidráulicas são calculadas de acordo com a agressividade da curva. Uma curva de 90o introduz uma perda maior que uma de 45o. Por sua vez a minha bomba estava com uma curva de 180o na mangueira.
Após ter feito a troca da bomba. BOSCH --> BOSCH eu medi a pressão na saida da bomba. Conectei o manometro lá no bocal do tanque, embaixo do carro. Medi 1 BAR.
Retirei o conjunto novamente e troquei esta mangueira por uma mais curta. Ficou até mais difícil montar o conjunto novamente, mas montei e medimos a pressão.
PASMEM: 4BAR (Sem precisão).
Então acredito que o comprimento desta mangueira também influência no rendimento da bomba.
Descobri o que estava de errado com a minha bomba. Era o mecânico...
Troquei de mecânico e tudo certo.
A minha bomba estava com a fiação em gambiarra, colocaram um tubo na saida da mangueira que estava restringindo a passagem de combustível, a carcaça da bomba estava quebrada... Ou seja estava uma M...
Troquei tudo. Até agora não me deu mais problemas.
eu tenho uma blazer 97 4.3 v6 97 ela tem gnv ela so liga com botao no meio nem no gnv nem na gasolina so depois posso fazer a mudança, agora quando eu passo para gasolina na lenta ela funciona quando acelero ela morre e quando estou andando no gnv q passo para gasolina ela nao anda.
o que pode ser, alguem pode me ajudar.
Amigos do 4x4 proprietário das Blazer 4.3 v6.
Tenho uma 97, passei por este sofrimento de troca de bomba por 3 vezes, na quarta eu mesmo resolvi mexer, troquei colocando uma bomba do gol gti comprada no ML, coloquei ela externa, ficou no chassi próximo o step que ficou tampando a mesma dando maior segurança contra vandalo. Deixei a carcaça da bomba, no lugar coloquei uma manqueira corrugada aquela que vem no quit quando agente compra os reviu, daí as conexões foram normais, bem com suspiro, retorno e vazão para a bomba, só faz um barulhinho a mais.