Levantar a traseira da S10 é moleza, é só fazer os jumelos mais longos.
Versão Imprimível
Levantar a traseira da S10 é moleza, é só fazer os jumelos mais longos.
Nos temos uma S-10 1995 que ja rodou mais de 300 mil km. Ela é valente, mas realmente a suspensão da mais problema que de outras picapes, mais do que uma D-20 por exemplo.
As bandejas inferiores costumam quebrar do nada, e as superiores alargam nos buracos das buchas. A dianteira realmente cede um pouco. O embuchamento da suspensão tem que ser feito com mais regularidade que a de outras picapes.
Mas a manutenção dela é mais barata que a de outras picapes, o motor 4cc é excelente (com GNV), o espaço da caçamba é excelente.
Posso ter exagerado, mas beem pouco: o da Keko bem instalado custa perto de R$2000, sei disso pq o Fernando Motta da Andaluz que é um dos poucos credenciados pela Keko para vender esse kit me falou. Agora se vc pensar que vai ter que mandar fazer as buchas sob medida, ja que ao contrario da Ranger, Vitara, Samuca, não exite kits pronto por aqui, e mais qq gambiarras que possam aparecer, não é absurdo pensar em uns 3000 paus. Se quiser importar, um kit não sai por menos de US$300 lá, mais imp e instalação. O problema como disse não é o kit em si, mas a sua instalação, e se não for bem feita... bye bye S-10.Citação:
Postado originalmente por Keko - CJ5
Abraços
Esse é o pior jeito de se levantar qq tipo de veiculo, vc acaba interferindo diretamente na geometria da suspensão com resultados péssimos. É até melhor arquear os feixes do que trocar os jumelos.Citação:
Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
Abraços
Nando,
É a primeira vez que eu vejo alguém falando em geometria de suspensão se referindo a uma suspensão traseira com eixo rígido.
A única geometria que poderia ser afetada no caso, seria um pequeno desvio do ângulo original do pião do diferencial em relação ao eixo cardam. Mas isso também não vai acontecer se as molas fossem arqueadas?
Trocar os jumelos ou arquear as molas?
Arquear molas é gambiarra feia, é pra mola cansada que deveria estar no ferro velho. Arquear muda as características e diminui a vida útil da mola, a suspensão fica mais dura. Essa sim é a pior maneira de levantar a suspensão traseira.
Troque os jumelos, porque não tem como arrepender. É até fácil de voltar pro original.
Essa pequena variação do pião do diferencial em relação ao cardan, provocaria um desgaste excessivo das cruzetas ou seria desprezivel?
Essa mudança no ângulo poderia num caso extremo aumentar o desgaste da cruzeta e ou no máximo aumentar a vibração do eixo cardam. Mas não numa S10 aumentando a suspensão pra compensar o peso do cilindro de gás, principalmente se for uma estendida ou CD em que o eixo está mais distante da caixa.
Por exemplo, a experiência que tive com jumelos foi a seguinte:
Fizemos os jumelos 3” maiores e conseguimos subir 1,5” na suspensão traseira da S10. Isso praticamente não mudou ou mudou muito pouco o ângulo do pião porque não percebemos nenhuma vibração.
Já na Cherokee Sport que tem um eixo cardam curto vibrou, alem do jumelo 3” maior fui obrigado a abaixar o suporte da caixa em 1” pra voltar ao nível de vibração anterior.
Pedindo licença ao Wallace por utilizar um texto do site dele:
Sigma - Artigos: Jumelos Grandes - por Wallace M. Jr.
Jumelos Grandes - Volta Muitos usam Jumelos Grandes sem saber qual(is) a(s) sua(s) desvantagens...
O problema é geométrico...
A função do jumelo é permitir que o feixe altere seu tamanho entre os pontos de fixação.
Com jumelo maior o feixe vai trabalhar na posição errada e com os pontos de fixação do feixe em alturas diferentes... ai o que acontece... para o mesmo deslocamento do feixe o curso vertical vai ser menor (e o horizontal maior)... tente imaginar ou desenhar uma suspensão com jumelo realmente grande... algo 50 a 100 cm (isso mesmo 1 metrinho...) fica mais fácil de entender...
Quer um exemplo radical... e se o jumelo for tão grande que o feixe fique em pé (90 graus da posição original)... o que acontece... o feixe pode trabalhar muito que praticamente a suspensão não trabalha na vertical... só na horizontal...
O problema é a torção...
Um Jumelo Grande pode permitir uma torção do feixe que um Jumelo menor não permite...com inúmeras conseqüências...
Isso deixa o eixo mais "bobo" lateralmente.
Força o pino ou parafuso de fixação da outra extremidade.
Quebra do feixe por torção... etc...
Wallace M.Jr.
Engenheiro Mecânico Automobilístico e praticante de fora de estrada
Que viagem em Nando? Pergunta o que ele acha de molas muito arqueadas... :roll:
Eu sei que não é bom tb, ja falei isso, mas faz menos mal do que jumelos maiores, ja que não altera os angulos em que a mola trabalha com o eixo. Pergunta se guincheiros, caminhoneiros ou pessoas que fazem transporte de cargas pesadas colocam jumelos maiores, eles arqueiam ou colocam mais laminas. O melhor jeito sem gastar muito é adicionar laminas, mas eu não sei se isso funciona em uma suspensão SPUA. Ou simplesmente trocar as molas por maiores, mas ai sai um pouco mais caro.
Abraços
Adiciona um lamina pode ser é uma boa opção para as caminhonetes. mas os caminhoneiros não fazem mais isso, eles têm opções muito melhores, a suspensão a ar por exemplo...
Concordo, mas isso sai mais caro que molas novas no nosso caso.
Abraços