
Postado originalmente por
Bianor
Vamos lá o Felipe presta atenção na manutenção senão vai ficar ouvindo história pra boi dormir, se der sono tome cuidado.
- Filtro de ar, muito importante num motor turbo, custa uns R$30,00 geralmente o Tecfil é o que tem no mercado. Compre o bicho pegue a caneta vermelha framenguista mesmo faça quatro marcas, defasadas 90 graus, alinhe a primeira com um chanfro que tem na armação do filtro por cima. A cada dois mil km retire o mesmo sopre com ar comprimido de dentro para fora com muito cuidado pois é de papel. Monte na proxima marca e assim sucessivamente, vai observar um ligeiro aumeto de consumo quando estiver na última marca lá pelos 8000km, não deixe passar dos 10000km. Detalhe para montar afrouxe a braçadeira da conexão do tubo da entrada do turbo, aperte o da conexão com o filtro e depois reaperte o da conexão da entrada do turbo. Reparou que quando voçe tenta encaixair o filtro, o tubo de entrada do turbo gira e sai da posição.
- Filtro de óleo diesel, use o da MWM mesmo custa uns R$70,00 de cada tres tanques pegue um recipiente plastico claro retire o sensor drene tudo e observe se tiver agua seguido mude de posto, algumas particulas sólidas é normal água é que é o problema. Aproveite para soprar com a boca mesmo, o tubo que vem do tanque para o filtro, não esqueça de abrir o tanque, Se estiver com dificuldade use ar comprimido, sinal de seu tanque já tá mais sujo que o ronaldo.
- Intercooler aquele dispositivo que resfria o ar comprimido pela turbina. Ja reparou que fica mais baixo que o motor, a propósito retire a placa da frente dele, coloque bem para cima pois o distinto precisa de fluxo de ar em cima dele. Aproveite recorde o seu jardim da infancia recorte e cole tres borrachas duas de cada lado do mesmo e uma por baixo para que o fluxo de ar fique canalizado só para ele, senão escapa por baixo e pelos lados, nos buracos da ponta do chassis. Quando tiver um tempo desmonte o intercooler compre um litro de Quimox coloque dentro do mesmo agite bem e lave com agua depois. Dai quando for trocar oleo do motor lembre-se da trabalheira que deu para limpar a caca que estava lá dentro e não faça a besteira de colocar óleo até a marca superior abasteça até a marca inferior leve um litro para casa e vá abastecendo bem devagar um pouco de cada vez depois de o motor estar frio verifique o nível e nunca deixe passar da marca superior, no máximo proximo.
Descarbonização - motor diesel carboniza todo mundo sabe. Na GM tem um produto vendido com a marca da AC-Delco para descarbonizar o motor diesel, faça na revenda e peça nota fiscal, detalhe nem toda revenda usa o produto da AC-Delco verifique antes de fazer o processo. Depois troque o óleo e filtro de óleo lubrificante, vai notar um pouco mais de torque em baixa e um pouco menos de fumaça no escape, nada exepcional e tambem um cheiro no escape alguns dias depois some.
Freio - troque o DOT3 original por um DOT5.1 sintético da Motul faça uma sangria bem feita e vai notar o freio bem melhor e tambem vai durar mais tempo sem perder eficiencia por contaminação do fluído, nas tem de fazer uma pequena sangria de tempos em tempos pois os freios da S10 aquecem muito e acabam deteriorando o fluído.
Alinhamento - crucial para manter os penus em dia usde um alinhamento em máquina computadorizada observe que tem tres angulos a ajustar, caster e canber em acada roda e o sistema de direção convergencia e divergencia peça o relatório impresso depois para certificar se o zé consegui colocar tudo nos angulos certos, veja tambem o ano, modelo e aro da roda utlizado.
Por hoje é só!