Bom dia, pessoal.

Vou postar esse relato aqui pra ver se mais alguém já passou por isso, e também pra ajudar os desavisados (como eu). Especificamente sobre a S10 2.4 Flex modelo 2009.

Depois de 2 meses com a minha S10, notei que o nível do óleo já havia baixado consideravelmente (de 3/5 da vareta para 1/5). Como eu não sabia a especificação de óleo que o dono anterior usava (só havia 5W30 na etiqueta, nada mais), decidi antecipar a troca de óleo. Até aí, tranquilo.

Na hora de completar, tanto no aplicativo da oficina quanto no manual do carro, o informado é 4,5 L de óleo. E aí, o mecânico depois de completar estranhou que a vareta estava seca. Colocou mais 0,5 L, tocou na ponta da vareta. Mais 0,5 L, aí sim deu nível próximo ao meio da vareta, e o mecânico achou por bem deixar assim.

Voltei pra casa encafifado com isso, e fui procurar relatos na internet. Vi alguns comentários no Youtube de donos especificamente do modelo 2009 fabricado em 2008, indicando que colocavam 5.5 a 6 L de óleo pra dar o nível correto. E no próprio vídeo o mecânico indicava que o correto eram 4,5 L, tal qual está no manual. Decidi olhar a vareta de óleo, e foi quando percebi que o código não batia.

Resumo da história: depois de ligar em umas três concessionárias, falar em setor de peças e com um mecânico antigo de casa na Jorlan Goiânia, descobri que a vareta que estava na minha (código 93314921) era a da S10 2001 a 2006 gasolina. A vareta correta para os modelos flex 2007 a 2011 tem o código 94724344 e é cerca de 2 cm mais comprida.

Questionei o mecânico e ele informou que algumas unidades realmente vieram com a vareta errada. Nesses casos, ou a concessionária trocava a vareta na garantia, ou abastecia no máximo até o óleo tocar na ponta da vareta (o que dá uns 4,8 a 5 L).

O interessante é que, quando a comprei a caminhonete, o óleo estava em mais da metade da vareta errada - o que daria uns 5,5 L de óleo, pelo menos, e não havia nenhum sinal de vazamento ou fumaça branca pelo escapamento. Enfim, casos de carro usado.