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Convex Datacenter
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  • #1
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    S10 4.3 v6 4x2 para 4x4




    Caros amigos, possuo uma pajero full 3.2 bomba mecanica montada para trilhas e expedições, e como estou me incomodando pouco, estou com novos projetos em mente para montar uma S10 4.3 manual turbo de arrancada 201mts.

    Sem muita enrolação a duvida é:

    Consigo montar 4x4 nela ? Cambio Eaton FSO2405 seria compativel com outras caminhonetes por exemplo sao 4x4 e utilizam o mesmo cambio?
    Seria somente acoplar a saida pro 4x4 plug and play ou iria requerer muitas adaptações?

    Para o diferencial dianteiro e traseiro usaria da v6 4x4 automática.

    Obs: sei que sairam pouquissimas s10 4x4 v6 de fábrica e os preços são absurdos além de raríssimas.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Duellis Ver Post
    Caros amigos, possuo uma pajero full 3.2 bomba mecanica montada para trilhas e expedições, e como estou me incomodando pouco, estou com novos projetos em mente para montar uma S10 4.3 manual turbo de arrancada 201mts.

    Sem muita enrolação a duvida é:

    Consigo montar 4x4 nela ? Cambio Eaton FSO2405 seria compativel com outras caminhonetes por exemplo sao 4x4 e utilizam o mesmo cambio?
    Seria somente acoplar a saida pro 4x4 plug and play ou iria requerer muitas adaptações?

    Para o diferencial dianteiro e traseiro usaria da v6 4x4 automática.

    Obs: sei que sairam pouquissimas s10 4x4 v6 de fábrica e os preços são absurdos além de raríssimas.


    Seria muito mais fácil comprar uma S10 4x2 e adaptar o conjunto 4x4 de uma blazer ou também pegar uma ranger V6 e pegar o conjunto de uma Explorer 4x4, falo isso pois ja vi o pessoal aqui comentar em ter feito isso usando uma Frontier 4x2 e usar o conjunto 4x4 de uma XTerra.

    Tração traseira, turbo, bons pneus e um bloqueio você já deve fazer muito bons números. Saiba que um projeto desse vai muuuuuuuuuuito dinheiro.

    Se for para desfilar iria de Dakota ou Ram V8 com compressor mecânico.

    Se você gosta de acelerar um carro turbo moderno TSI por exemplo com Remap é estupidamente rápido com pouco gasto, mesmo um UP.
    4X4 Brasil

  • #3
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    24/07/2020
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    Citação Postado originalmente por adriano84 Ver Post
    Seria muito mais fácil comprar uma S10 4x2 e adaptar o conjunto 4x4 de uma blazer ou também pegar uma ranger V6 e pegar o conjunto de uma Explorer 4x4, falo isso pois ja vi o pessoal aqui comentar em ter feito isso usando uma Frontier 4x2 e usar o conjunto 4x4 de uma XTerra.

    Tração traseira, turbo, bons pneus e um bloqueio você já deve fazer muito bons números. Saiba que um projeto desse vai muuuuuuuuuuito dinheiro.

    Se for para desfilar iria de Dakota ou Ram V8 com compressor mecânico.

    Se você gosta de acelerar um carro turbo moderno TSI por exemplo com Remap é estupidamente rápido com pouco gasto, mesmo um UP.
    Adriano, primeiramente agradeço a ideia.

    Realmente o objetivo é este mesmo, utilizar o conjunto de 4x4 de uma s10/ blazer. Ja que o chassi e cabine é disposto a receber tracao, mesmo em uma 4x2.

    A ideia seria montar inicialmente no 4x2 e futuramente utilizar o conjunto original para montar 4x4.

    Quanto ao financeiro, sou mecânico e tenho oficina disponível para o projeto, entao já cai pela metade este valor, seria basicamente as peças e pneu.

    Quero um carro que entre na casa dos 6 segundos nos 200mt. Abraço

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Duellis Ver Post
    Adriano, primeiramente agradeço a ideia.

    Realmente o objetivo é este mesmo, utilizar o conjunto de 4x4 de uma s10/ blazer. Ja que o chassi e cabine é disposto a receber tracao, mesmo em uma 4x2.

    A ideia seria montar inicialmente no 4x2 e futuramente utilizar o conjunto original para montar 4x4.

    Quanto ao financeiro, sou mecânico e tenho oficina disponível para o projeto, entao já cai pela metade este valor, seria basicamente as peças e pneu.

    Quero um carro que entre na casa dos 6 segundos nos 200mt. Abraço

    Não sou engenheiro, apenas entusiasta. Então, vou dar minha opinião 200% como leigo:
    Pensando exclusivamente em arrancada, não vejo vantagem em acrescentar toda a "cangalha" necessária para ter tração 4x4. O acréscimo de peso, as perdas mecânicas provocadas por mais um diferencial e pela caixa de transferência, o risco de quebras...
    Para começo de conversa, o câmbio original dificilmente suportará o torque necessário para fazer 1/8 em 6s.

    O porquê dessa opinião: MASSA. Supondo que consiga reduzir o peso para menos de 1500kg (com 4x4, o peso certamente não ficaria abaixo de 1700-1730kg), estamos falando de NO MÍNIMO 850hp. Como o motor Vortec é OHV, não é um motor para girar a 9000rpm. Então, pensando num pico de potência a 6500-6800rpm, o torque máximo será bem acima de 100kgfm. Complicado jogar isso num câmbio manual desses mais comuns aqui no Brasil - mesmo o 260F seria insuficiente. Considerando o padrão de furação da capa seca, a escolha mais óbvia é um câmbio C4 (e a mais parruda, um C6). Enjambrar isso com tração 4x4 é possível, mas precisaria de mais de 1000hp para fazer o tempo desejado.

    Faz mais sentido, acredito, melhorar a distribuição de peso: deslocar o motor para trás (mesmo que precise mexer na parede corta-fogo), jogar radiador e tudo o que for possível para trás da cabine e substituir painéis de carroceria por equivalentes em fibra, mais leves.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #5
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    Corrigindo...

    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Não sou engenheiro, apenas entusiasta. Então, vou dar minha opinião 200% como leigo:
    Pensando exclusivamente em arrancada, não vejo vantagem em acrescentar toda a "cangalha" necessária para ter tração 4x4. O acréscimo de peso, as perdas mecânicas provocadas por mais um diferencial e pela caixa de transferência, o risco de quebras...
    Para começo de conversa, o câmbio original dificilmente suportará o torque necessário para fazer 1/8 em 6s.

    O porquê dessa opinião: MASSA. Supondo que consiga reduzir o peso para menos de 1500kg (com 4x4, o peso certamente não ficaria abaixo de 1700-1730kg), estamos falando de NO MÍNIMO 850hp. Como o motor Vortec é OHV, não é um motor para girar a 9000rpm. Então, pensando num pico de potência a 6500-6800rpm, o torque máximo será bem acima de 100kgfm. Complicado jogar isso num câmbio manual desses mais comuns aqui no Brasil - mesmo o 260F seria insuficiente. Considerando o padrão de furação da capa seca, a escolha mais óbvia é um câmbio C4 (e a mais parruda, um C6). Enjambrar isso com tração 4x4 é possível, mas precisaria de mais de 1000hp para fazer o tempo desejado.

    Faz mais sentido, acredito, melhorar a distribuição de peso: deslocar o motor para trás (mesmo que precise mexer na parede corta-fogo), jogar radiador e tudo o que for possível para trás da cabine e substituir painéis de carroceria por equivalentes em fibra, mais leves.
    Confundi as transmissões: C3, C4 e C6 são transmissões automáticas Ford. Para o Vortec 4.3 teria de ser uma TH350 (ou até uma TH400), pois essas são da linha GM.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Não sou engenheiro, apenas entusiasta. Então, vou dar minha opinião 200% como leigo:
    Pensando exclusivamente em arrancada, não vejo vantagem em acrescentar toda a "cangalha" necessária para ter tração 4x4. O acréscimo de peso, as perdas mecânicas provocadas por mais um diferencial e pela caixa de transferência, o risco de quebras...
    Para começo de conversa, o câmbio original dificilmente suportará o torque necessário para fazer 1/8 em 6s.

    O porquê dessa opinião: MASSA. Supondo que consiga reduzir o peso para menos de 1500kg (com 4x4, o peso certamente não ficaria abaixo de 1700-1730kg), estamos falando de NO MÍNIMO 850hp. Como o motor Vortec é OHV, não é um motor para girar a 9000rpm. Então, pensando num pico de potência a 6500-6800rpm, o torque máximo será bem acima de 100kgfm. Complicado jogar isso num câmbio manual desses mais comuns aqui no Brasil - mesmo o 260F seria insuficiente. Considerando o padrão de furação da capa seca, a escolha mais óbvia é um câmbio C4 (e a mais parruda, um C6). Enjambrar isso com tração 4x4 é possível, mas precisaria de mais de 1000hp para fazer o tempo desejado.

    Faz mais sentido, acredito, melhorar a distribuição de peso: deslocar o motor para trás (mesmo que precise mexer na parede corta-fogo), jogar radiador e tudo o que for possível para trás da cabine e substituir painéis de carroceria por equivalentes em fibra, mais leves.
    Concordo 1.000% :
    1-Eliminar todo peso possível
    2-Aumentar potência possível
    3-Melhor pneu para tracionar e transmitir toda a potência para o solo.
    4- E finalmente se possível abaixar o centro de gravidade.
    É isso que acompanho nas provas de arrancada.
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

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