Postado originalmente por
Adenáor
Venho buscar socorro.
Estou tentando resolver um enigma que tem me tirado o sono. Tenho um MWM Sprint 2.8 adaptado em uma Rural. Ando com esse motor há 10 anos e não tenho queixas, nunca havia apresentado aumento na temperatura até perto dos 100°C, até que um ano atrás, em uma viagem num dia muito quente, com ar condicionado ligado e numa subida Ã*ngreme atingiu. Depois disso botei bomba d'água nova, válvula termostática nova, completei o gel da polia viscosa, mandei varetar o radiador, fluÃ*do de arrefecimento novo com aditivo MWM e segue marcando alta a temperatura.
Estou desconfiado do termômetro do painel, um Cronomac, que tentei aferir de modo empÃ*rico, botando o sensor dentro de uma caneca com água que fui aquecendo até ferver. Quando a água inicia a ebulição o relógio marca 100°C. Aparentando estar marcando certo.
Nas S-10 e Blazer que vem equipadas com esse motor as temperaturas são indicadas por cores.
Pergunto: Qual a relação das cores com a temperatura? Quando inicia o vermelho no painel, qual temperatura está o fluido de arrefecimento no motor?