Olá,

Tenho uma S10 LTZ 4x4 Aut. 2013/2013. Neste mês de maio fazem 3 anos que comprei esta pickup e ela está com 86 mil km. Vi uma reportagem (Auto Esporte), informando que é aconselhável trocar o óleo do cambio automático assim que atingir 80 mil Km porque estes câmbios estão apresentando problemas devido o uso intenso nas estradas ruins e engarrafamentos. Levei a pickup hoje para trocar o óleo e desisti quando me deram o orçamento de mais de 1400,00 reais. O mecânico sugeriu que eu poderia rodar mais um pouco para depois efetuar a troca, mas, depois que ele viu que a garantia de 3 anos vence dia 14 próximo ele achou melhor trocar agora dentro do prazo de garantia, caso aconteça algum problema.

No manual informa que a troca deverá ser feita com 80 mil se for uso normal ou 160 mil km se for uso intenso. Em três anos rodei 86 mil km, uso 90% asfalto, ás vezes forço um pouco em estradas de areia fofa, mas, muito difícil rodar na areia.

Para atingir estes 160 mil talvez eu leve mais três anos. Se a economia melhorar muito talvez eu consiga trocar o carro antes disto, mas, no momento seria melhor economizar estes 1400,00.

Á dúvida é, trocar ou não este óleo antes que vença a garantia?

Desculpe pelo longo texto.

Desde já agradeço a opinião dos amigos.