Galera. Tou com o motor da D10 q20b baixando óleo. Que opinião vocês me dão pra por um óleo meio grossinho. Não conheço os tipos de óleos para esses motor.
Obrigado
Este motor quando começa a baixar óleo pode ser cabeçote ou cilindros cansados e gastos, não existe problema em continuar a trabalhar com o motor assim desde que você tenha paciência e $$ para comprar óleo e completar o nível entre as trocas de óleo do motor.
Outra coisa importante é que mesmo baixando óleo deve trocar o óleo e filtros do motor no prazo correto, que para o motor perkins é a cada 10 mil kms. Isto é necessário pois o óleo que baixa ou queima sempre será o óleo mais novo e limpo ficando pro motor a sobra de óleo sujo e velho.
Hoje qualquer óleo de marca tradicional e conhecida com viscosidade 15w40 atende com folga os requisitos para óleo do perkins. Se estiver baixando muito óleo pode tentar adicionar o aditivo da bardhal "pro-longa" e testar se reduz o consumo de óleo, caso contrario terá que retificar o motor.
Verifique o estado do filtro de ar e se as mangueiras que saem do filtro de ar e vão para o motor estão em boas condições pois em alguns casos mangueira enforcada e filtro entupido ou velho aumenta um pouco o consumo de óleo.
Para referencia, na minha D20 completo cerca de 4 litros de óleo a cada 10 mil kms, tudo depende do tipo de uso e da estrada que ando. Estes motores não gostam de trabalhar apanhando em baixa rotação e também em alta rotação longos períodos, como por exemplo viajar a 120 km/h.
Como rodo pouco mais que 10 mil kms em um ano, costumo comprar um balde de 20 litros onde uso para troca de óleo e sua sobra para completar o nível quando baixa até a próxima troca.
Existe também óleos para motores "cansados", um deles é o lubrax vigoros 20w50 e o Castrol 25w60, ambos atendem as especificações dos motores a diesel com a viscosidade um pouco maior.
Um tio meu usou em um Mercedes 2013 turbinado o Castrol e disse que reduziu muito o consumo de lubrificante.
Também concordo, o óleo quando esquenta afina muito mais do que quando é colocado novo no motor, e se este já estiver meio "cansado", o melhor acho que é com essas viscosidades mais altas.
Postado originalmente por Coophamat
Existe também óleos para motores "cansados", um deles é o lubrax vigoros 20w50 e o Castrol 25w60, ambos atendem as especificações dos motores a diesel com a viscosidade um pouco maior.
Um tio meu usou em um Mercedes 2013 turbinado o Castrol e disse que reduziu muito o consumo de lubrificante.