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Via de regra, se o desejo é de um veículo com tração nas 4 e se existe uma versão do veículo na nesta versão, sempre é mais barato vender o atual e comprar 4x4 do que proceder a mudança.
Na transformação de uma 4x2 para 4x4, vc vai comprar um monte de peças usadas sem garantia, quem vai fazer o serviço pode até lhe dar garantia sobre o serviço, mas se a peça que vc vai colocar der algum problema vai ter que pagar a mão de obra do conserto.
As peças da S10 ou Blazer já não são tão baratas, as específicas da 4x4 são muito mais caras (,muitas são importadas e só para se ter idéia do custo de algumas destas peças "novas", a capa da coifa da triceta do semi eixo diânteiro custa só R$ 400,00/cada, isto mesmo aquela peça plástica que segura a graxa, existem outros exemplos como o sensor do ABS diânteiro por volta de R$ 600,00/cada), quando vc compra um carro usado, vc inspeciona bem, pode levar um mecânico, dá uma volta e ainda assim muitas vezes se tem surpresas desagradáveis, imagine peças soltas usadas como saber.
Lembre-se vc vai alterar um veículo que deverá passar por inspeção e vistoria, vai gastar com documentação.
Se tudo der certo, ao final vc terá nas mãos um veículo série única e sem valor de mercado para as alterações efetuadas, pois continua sendo uma S10.
Bem partir para um empreitada dessas e valer a pena, só se vc for mecânico e tiver oficina a sua disposição para hobby nas horas vagas ou ganhar as peças ou ainda adorar esta S10 e desejar ficar com ela para sempre.
O caso do Bruno apesar de gastar-se mais (devido a diferença existente entre o valor da S10/96 gasolina para a S10/98 diesel, primeiro ano dela na versão 4x4), ainda aconselho desmontar toda a melhoria feita na S10 retornar ao original e vende-la, comprar uma S10 já 4x4 e remontar as antigas personalizações.
Minha opinião muda se não fizerem questão da originalidade e tiver construindo um protótipo, aí vale qualquer coisa, inclusive mudanças no sistema diânteiro, trocando a suspensão independente por eixo rígido de configuração mais robusta, simples e barata, trocar o sistema de acionamento como o Théo bem lembrou, fazer BL de 8" e calçar uns 35".
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O Jose Augusto lembrou uma coisa importante!
Eu sempre fui adepto à estas adaptações malucas mas nunca no carro "oficial".
Abraços
Théo
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S10 4X4
Olá pessoal, sou novato na área e já tive uma S-10 96 2.2
Estou agora querendo entrar no mundo 4X4 etava com essa mesma idéia de pegar uma S10 96 por aí e transformar ela pra 4X4.
A "receita de bolo" o Théo_Augusto já passou, mas fiquei com curiosidade sobre o custo de tal modificação.
Quanto se gastaria pra ter uma S10 4X4 2.2 gasol, custo só da transformação?
R$5mil, R$10mil, R$15mil ou muito mais??
Um abraço.
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Amigo, tenho uma S10 2.2 MPFI e a tentação é grande em transformá-la ou não! Quando eu era Niveiro, lembro de ler um relato de uma turma de SP que foi a Castelhanos acompanhados por uma S10 assim adaptada. Recentemente, após ler esse mesmo tópico, fiquei novamente com vontade de alterar a pickup. Como sou curioso e adoro off-road, gosto de ler todos os fóruns de todos os veículos aqui do 4x4Brasil. Dai lembro de ter lido, e até enviado MP para o cara, um Samurai adaptado com o motor e caixa da S10 2.2 e a tcase da 2.5 diesel. Fiquei curioso, ele me respondeu que encaixa perfeitamente as caixas, etc. Se realmente encaixar, está fácil, só adquirir a tcase, cardã dianteiro (pois o traseiro qualquer bom torneiro altera!) e demais peças da tração. O ideal na transformação (não acho o nome adaptação cabível aqui, vez que a S10 também saiu 4x4, assim é só usar as peças certas e encaixá-las nos locais adequados, sem precisar "adaptar" nada!) é tentar eliminar os principais problemas, tais como engate elétrico da tração e o tal vácuo na roda livre. Quanto ao engate elétrico, aproximadamente 7 meses atrás eu vi uma Blazer 1991 se não engano aqui em Brasília (por sinal foi adaptada a diesel - motor 2.5D) e tinha tração por alavanca. Olhei as peças, todas idênticas as das atuais. Um mecânico amigo meu adptou um motor 2.8D numa Grand Cherokke e lembro que ele retirou o engate elétrico da tração e utilizou uma alavanca, acho que movida por cabos, para engate do sistema 4x4. Creio seja perfeitamente possível. Tenho o manual da Chevrolet (atualizado até 2003) em CD, vou tentar colocá-lo na net para download, único problema é seu tamanho (mais de 300mb o arquivo de instalação). Acho que é isso. Grande abraço e boa sorte na empreitada.
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Prezado rfdex,
Eu tenho o catálogo aqui instalado e olhei o esquema da S-10 porém é uma parafernália se olhar pelo catálogo!!
O esquema é assuntar num desmanche que tenha uma S10 4X4 pra ver quanto custaria o "kit".
Mas é aquele negócio, a mão de obra muitas vezes é a vilã das adaptações!!
Acho que vou de Rural 4X4 mesmo, hehhehe!!!
Um abraço!!!
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Bem, amigos
caso alguém aí crie coragem, eu tenho pra vender uma suspensão dianteira completa de uma s-10 4x4.
Bandeijas (sup e inf), mangas de eixo, disco de freio, diferencial dianteiro e homocinéticas.
Adquirido aqui no forum mesmo de carro baixado. Garantia de procedência.
Se alguém se animar pode-se facilmente trocar o conjunto todo num fim de semana (o carro fica rodando com o diferencial dianteiro) e com calma procura-se uma caixa da 4x4. Aqui mesmo no forum tem tcase de s-10...
Vendo tudopor R$2.500.
Abraços
Théo
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Tenho uma S10 V6 estendida, câmbio manual ... há a possibilidade de fazer a transformação ?
O que me faltaria ?
Queria aproveitar que meus amortecedores e pneus estão "no osso" e também fazer um "body lift" de uns 10 ou 15cm.
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Adriano
Trocando a sua suspensão por esta que ofereci e instalando o diferencial vc precisaria trocar sua caixa de marcha 4x2 por um conjunto 4x4. Não sei dizer se é possível "acoplar" apenas a transferência. De qualquer forma é uma troca fácil de se fazer.... (mas como sempre requer tempo e disposição para achar um lugar confiável e barato). A vantagem é que não precisa parar o carro!
Outra preocupação seria com as relações. Esta que tenho é da diesel, um pouco mais reduzida que a tua (22%). Daí vc teria 2 opções: trocar a sua relação traseira por outra igual a dianteira e ganhar uma redução de 22%, o que lhe permitiria colocar pneus maiores! Ou então trocar esta relação que tenho por uma dianteira de V6... isto eu lhe consigo fácil, inclusive.
Abraços
Théo
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Barbaridade Théo_Augusto, se eu vendesse meu Veleiro q estou anunciando em outros sites te comprava na hora, pois aí com calma ia procurando a S10 e o resto dos aparatos pra começar o off-road de Pick-Up.
Tava afim de fazer uma S-10 4X4 gasol.
Um abraço!!
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S10 4x2 p/ 4x4
Olá Pessoal
Volto com algumas notícias! Resolvi encarar a empreitada e adaptar a tração 4x4 numa S10 2.2 97.
Algumas noticias são muito boas e poucas noticias são ruins, mas, particularmente, achei o resultado "fantástico". Abaixo as considerações:
1.)Não existe adaptação, praticamente. Mas sim, muitos detalhezinhos!
2.)Mangas de eixo. Basta trocar a manga da 4x2 pela 4x4. Detalhes é que tem que trocar as pinças de freio também.
3.)Balanças superiores são idênticas.
4.)Balança inferiores. Aqui foi a primeira surpresa. Após toda a suspensão dianteira trocada (3horas) e, felizmente, após observação, percebi que as balanças da 4x2 são muito altas e fatalmente pegariam (estrangulariam) as homocinéticas. Desmonta tudo e coloca as bandeijas da 4x4. PnP
5.)Barra estabilizadora na 4x4 é mais larga perto de 6cm.
6.)Diferencial dianteiro (da diesel 2.5, relação 4,27 ante 4,78 da gasolina 2.2). Basta parafusar. Já tem todos os suportes.
7.)Cárter. O problema é maior do que eu imaginava. É grande o recorte que precisa ser feito no cárter. Mesmo assim precisei colocar calços no motor para evitar que pegue. Mas pegou...... depois de um dia de testes (e bota teste nisto) o diferencial acabou furando o carter. Ainda não achei uma soluçã definitiva pra isto. É o ponto que estou estudando aualmente.
8.)Diferencial dianteiro. ë só encaixar.
9.)Diferencial traseiro. Troquei pelo diferencial da Diesel 2.5 relação 4.27. Aqui cabe uma boa observação. Tinha muito receio de ficar com um carro xoxo. Afinal, alonguei a relação de um carro que já é meio manco. A grata surpresa foi que o carro ficou muito, mas muiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais esperto. Já está com pneus BF31 e sai facilemente cantando pneu no asfalto. Ficou m uito gostosa de dirigir. A conclusão que tiro é que precisaram "travar" muito o carro para poder carregar 1ton. Me parece ideal a relação 4,27 para as S10 2.2!!!! Na reduzida o carro vira um canhão!!!!!!! Impressiona quem ve de fora!
10.)Caixa de marcha. Usei a da 2.2 mesmo. basta trocar a rabeta e colocar a carcaça traseira das caixas das 2.5. É necessário a troca do eixo entalhado também, por ser mais curto em aprox. 8cm. Mas tudo sem necessidade de adaptação ou soldas.
11.)Caixa de transferencia. Apenas parafusar. Apresenta a vantagem de ser facil a adaptação de uma alavanca. Serviço feito em 2 horas.
12.)Roda livre. O diferencial dianteiro das S10 (AAM725) apresentam um sistema de acionamento dos semi-eixos acionado a vácuo por cabo. Adaptei um sistema de acionamento mecânico a cabo. Portanto a tração é selecionável.
13.)Cardam traseiro. É necessário usar a flange da 2.5/2.8 que é dieferente da 2.2
14.)Cardam dianteiro. É só encaixar
15.)Rodas. É necessário trocar as rodas de 6 furos pelas rodas de 5 furos.
16.)Carroceria. é necessário levantar a carroceria para abrigar os 31.
17.)Amortecedores. Usei os amortecedores das >2006 amarelos. O carro ficou muito firme.
Conclusões.
O Carro fica muito bonito e o serviço todo demorou 5 dias....
Mas vale cada minuto!
Abraços
Théo.
PS. vou fazer uma seleção das fotos do processo e posto aqui, se houver interesse, ok?
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Olá Théo, relembrando o tópico, sai em busca dele e o achei, com a sua novidade! Encarou a transformação hein! Bacana. Se possível, passe fotos dela. Tenho uma S10 2.2 mpfi ano 1998 (rodas já com cinco furos), e estou propenso à fazer isso. Abração.
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