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Convex Datacenter
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  • #1
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    18/06/2013
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    MWM Sprint 4.2 + 4L80-E numa Bonanza




    Ola pessoal, acompanho o forum a algum tempo e venho pesquisando muito, mas como o fórum tem muitas informações espalhadas, venho tendo dificuldade em agrupar as informações necessárias pra fazer um caprixo na minha Bonanza Custom Deluxe 1991 (3º dono)...

    Ela veio com motor MWM Sprint 4.2, turbina original (1,3kg), radiador da gasolina, cambio ZF (acredito ser de S4T Plus, pois o velocímetro é por cabo direto no cambio), diferencial ainda não abri pra ver, mas pela velocidade e rotação deve ser 3,15:1 (Braseixo e sem bloqueio por enquanto, em breve pretendo trocar por um DANA com bloqueio e mesma relação). Escapamento todo em 2,5'' sem nenhum abafador (fechada não ouve absolutamente nada, de fora ou janela aberta o ronco é lindo porém discreto)

    Os próximos up serão:
    - Fazer algum mandrake pra voltar o banco traseiro na altura mais próxima do original possível, de preferência mantendo a largura total (nessa largura toda para 4 pessoas fica apertada e para 3 fica folgado, o banco original baixinho para 3 acho que deve ficar apertado, para 2 folgado....)
    - Deslocar o radiador e a ventoinha para encaixar um intercooler entre o radiador do A/C e da água;
    - Coletor de admissão da F-250 (ja tenho guardado);
    - Coletor de escape tubular para turbina maior;
    - Turbina maior (ainda não sei qual, estou precisando da ajuda do pessoal, quero em torno de 260/280cv no máximo, porém com muito torque e maior elasticidade possível do motor);
    - Cambio automático 4L80-E;

    Oque ja descobri:

    - Os Detroi 6.5 V8 diesel que vinha nas Suburbans, era equipado com cambio 4L80-E, cuja especificações: 1º 2,48 / 2º 1,48 / 3º 1,00 / 4º 0,75, lenta do v8 entre 500 e 850rpm, giro máximo 3400rpm, torque máximo em 1600rpm, conversor de torque é o mesmo dos 454 7.4l v8 gasolina, aguenta segundo pesquisa 74,9kgfm/650lbs de torque, controle do cambio eletrônico (aqui o bicho pega). Capa seca padrão americano (opala)
    - Os cambios que vem na nossa Blazer v6, 4L60-E, 1º 3,06 / 2º 1,63 / 3º 1,00 / 4º 0,70, projetado para 41kgfm/360lbs de torque, e também possui controle eletrônico.... Capa seca padrão americano (opala)
    - Nossos MWM Sprint 4.2 originalmente: lenta na faixa de 700 a 800rpm, torque máximo 43,3kgfm/375lbs@2000rpm, giro máximo 4000rpm
    - Nosso cambio ZF 1º 5,08 / 2º 2,60 / 3º 1,53 / 4º 1,00 / 5º 0,77
    - Furação motor=>capa seca do Sprint 4.2.. desconheço padrão
    - A furação do motor=>capa seca do MWM 2.8 possui furação padrão americano (Opala)

    Dúvida:
    1- Poderia trocar a tampa traseira do motor Sprint 4.2, aquela entre as engrenagens e o volante pela do Sprint 2.8? assim teria furação capa seca padrão americano (Opala)...
    2- Qual volante poderia adaptar no Sprint 4.2, sendo que seu peso original só vai atrapalhar?
    3- poderia utilizar o 'flexplate' original do v8 6.5l?
    4- Como fazer para que o cambio funcione? apenas o módulo original da Suburban resolve tudo ou precisa informa-lo com alguns parametro do motor? quais?
    5- Prevendo os futuros ups no meu carro (turbina + coletor escape + coletor admissão + intercooler... 260/280cv...) a quanto chegaria o torque? e que rotação?

    Traseira do Sprint 4.2:

    Traseira do Sprint 2.8:

    Sprint 4.2 acoplado numa transmissão padrão americano (Opala):



    4L80-E 4WD:

    4L80-E 2WD:

    Conclusão: só muda o funil traseiro para acoplamento direto da caixa de transferência ou cardã...

    Quem já teve esse tipo de experiência, por favor contribua comigo.

    Segue imagens da bixinha...


  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
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    Citação Postado originalmente por Jeferson_Heerdt Ver Post
    Ola pessoal, acompanho o forum a algum tempo e venho pesquisando muito, mas como o fórum tem muitas informações espalhadas, venho tendo dificuldade em agrupar as informações necessárias pra fazer um caprixo na minha Bonanza Custom Deluxe 1991 (3º dono)...

    Ela veio com motor MWM Sprint 4.2, turbina original (1,3kg), radiador da gasolina, cambio ZF (acredito ser de S4T Plus, pois o velocímetro é por cabo direto no cambio), diferencial ainda não abri pra ver, mas pela velocidade e rotação deve ser 3,15:1 (Braseixo e sem bloqueio por enquanto, em breve pretendo trocar por um DANA com bloqueio e mesma relação). Escapamento todo em 2,5'' sem nenhum abafador (fechada não ouve absolutamente nada, de fora ou janela aberta o ronco é lindo porém discreto)

    Os próximos up serão:
    - Fazer algum mandrake pra voltar o banco traseiro na altura mais próxima do original possível, de preferência mantendo a largura total (nessa largura toda para 4 pessoas fica apertada e para 3 fica folgado, o banco original baixinho para 3 acho que deve ficar apertado, para 2 folgado....)
    - Deslocar o radiador e a ventoinha para encaixar um intercooler entre o radiador do A/C e da água;
    - Coletor de admissão da F-250 (ja tenho guardado);
    - Coletor de escape tubular para turbina maior;
    - Turbina maior (ainda não sei qual, estou precisando da ajuda do pessoal, quero em torno de 260/280cv no máximo, porém com muito torque e maior elasticidade possível do motor);
    - Cambio automático 4L80-E;

    Oque ja descobri:

    - Os Detroi 6.5 V8 diesel que vinha nas Suburbans, era equipado com cambio 4L80-E, cuja especificações: 1º 2,48 / 2º 1,48 / 3º 1,00 / 4º 0,75, lenta do v8 entre 500 e 850rpm, giro máximo 3400rpm, torque máximo em 1600rpm, conversor de torque é o mesmo dos 454 7.4l v8 gasolina, aguenta segundo pesquisa 74,9kgfm/650lbs de torque, controle do cambio eletrônico (aqui o bicho pega). Capa seca padrão americano (opala)
    - Os cambios que vem na nossa Blazer v6, 4L60-E, 1º 3,06 / 2º 1,63 / 3º 1,00 / 4º 0,70, projetado para 41kgfm/360lbs de torque, e também possui controle eletrônico.... Capa seca padrão americano (opala)
    - Nossos MWM Sprint 4.2 originalmente: lenta na faixa de 700 a 800rpm, torque máximo 43,3kgfm/375lbs@2000rpm, giro máximo 4000rpm
    - Nosso cambio ZF 1º 5,08 / 2º 2,60 / 3º 1,53 / 4º 1,00 / 5º 0,77
    - Furação motor=>capa seca do Sprint 4.2.. desconheço padrão
    - A furação do motor=>capa seca do MWM 2.8 possui furação padrão americano (Opala)

    Dúvida:
    1- Poderia trocar a tampa traseira do motor Sprint 4.2, aquela entre as engrenagens e o volante pela do Sprint 2.8? assim teria furação capa seca padrão americano (Opala)...
    2- Qual volante poderia adaptar no Sprint 4.2, sendo que seu peso original só vai atrapalhar?
    3- poderia utilizar o 'flexplate' original do v8 6.5l?
    4- Como fazer para que o cambio funcione? apenas o módulo original da Suburban resolve tudo ou precisa informa-lo com alguns parametro do motor? quais?
    5- Prevendo os futuros ups no meu carro (turbina + coletor escape + coletor admissão + intercooler... 260/280cv...) a quanto chegaria o torque? e que rotação?

    Traseira do Sprint 4.2:

    Traseira do Sprint 2.8:

    Sprint 4.2 acoplado numa transmissão padrão americano (Opala):



    4L80-E 4WD:

    4L80-E 2WD:

    Conclusão: só muda o funil traseiro para acoplamento direto da caixa de transferência ou cardã...

    Quem já teve esse tipo de experiência, por favor contribua comigo.

    Segue imagens da bixinha...

    Não vou entrar no mérito das perguntas, mesmo porque não saberei respondê-las com segurança. Mas uma coisa digo, e acredito que não serei o único aqui: levante a suspensão desta viatura e joga uns pneuzão. Vai ficar outra coisa! Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #3
    Usuário Avatar de PauloLimited
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    08/01/2009
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Não vou entrar no mérito das perguntas, mesmo porque não saberei respondê-las com segurança. Mas uma coisa digo, e acredito que não serei o único aqui: levante a suspensão desta viatura e joga uns pneuzão. Vai ficar outra coisa! Saudações
    x2, coloca tb cab lights, farol de milha e o retrovisor do modelo americano.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #4
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    18/06/2013
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    Eu sei que o pessoal aqui curte off -road e camionetas altas, mas o meu gosto particular são pelas "baixinhas"....

  • #5
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    18/06/2013
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    Troquei as bolas na hora de fazer as conversões:

    360lbs.ft = 49,77kgfm (4l60e)
    650lbs.ft = 89,86kgfm (4l80e)
    43,3kgfm = 313lbs.ft (Sprint 4.2)

    (só me confundi nas unidades lbs.ft e lbs.in)

  • #6
    Usuário Avatar de Claudio Maggioni
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    24/06/2008
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    Citação Postado originalmente por Jeferson_Heerdt Ver Post
    Troquei as bolas na hora de fazer as conversões:

    360lbs.ft = 49,77kgfm (4l60e)
    650lbs.ft = 89,86kgfm (4l80e)
    43,3kgfm = 313lbs.ft (Sprint 4.2)

    (só me confundi nas unidades lbs.ft e lbs.in)
    Interessante o topico...estava pensando em colocar um V8 7.3L com cambio auto em minha F250...mas se desse pra usar esse 4L80e eu ficaria com meu Sprint mesmo... será que rola trocar a traseira co motor pelo outro padrao??

    Abraços
    CLAUDIO MAGGIONI
    F75 "JACA" - em fase de UP GRADE!!!
    F250 2001 MWM "NEGA VÉIA" - tbm em fase de UP GRADES!!!

  • #7
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    26/06/2009
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    Para usar o 4L80E vai precisar de um módulo de gerenciamento eletrônico e você ou um mecânico vai ter que configurar eletronicamente as características de funcionamento do câmbio.

    EZ TCU - Electronic Automatic Transmission Controller - TCI® Auto

    Esse câmbio é caro lá fora, aqui então é raro e mais caro... Um módulo de gerenciamento não deve sair por menos de U$600 lá nos EUA.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #8
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    22/06/2013
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    FORTALEZA/CE
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    Conversao bonanza

    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    para usar o 4l80e vai precisar de um módulo de gerenciamento eletrônico e você ou um mecânico vai ter que configurar eletronicamente as características de funcionamento do câmbio.

    ez tcu - electronic automatic transmission controller - tci® auto

    esse câmbio é caro lá fora, aqui então é raro e mais caro... Um módulo de gerenciamento não deve sair por menos de u$600 lá nos eua.
    ola pessoal..tenho uma bonanza custon de luxe, ano 1993 , gasolina com 98 mil km..novissima e tava querendo por um motor a diesel nela..o maxio s4t seria o mais indocado, pois ficaria original, mas me ofereceram um 6cc mwm sprinter....disseram q aproveita a propria caixa de marcha dela..sabem dizer se é possivel e o que tenho q trocar para por um motor a diesel, mesmo que seja o maxion?
    Abraço.

  • #9
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    18/06/2013
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    Pessoal do Picapes GM tem me dado uma força... então a quem interessar, progressos podem ser acompanhados aqui:
    Fórum PicapesGM :: Exibir tópico - MWM Sprint + Cambio Automático???

    Cambio 4L80e = comprado
    Conversor 6.5v8 diesel = comprado
    Controlador CompushiftII = falta $$$
    Intercooler F-250 = comprado
    Coletor admissão F-250 = comprado
    Caixa fria da turbina F-250 = não estou encontrando

  • #10
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    20/01/2009
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    Jeferson, se me permite dar um pitaco la vai (vou postar aqui pois nao lembro senha, usuario, mail nada la no pickpes gm)...

    A tua bonanza não é bonanza. A frente dela é de uma d20 motor perkins, farol quadradinho, e nenhuma bonanza saiu assim.

    Tb denuncia isso duas coisas:

    a) vidro lateral traseiro quase ate a borda, as bonanzas nao eram assim.
    b) banco traseiro modificado.

    E veja bem, a tampa do porta malas é o que mais me intriga, pois não deveria ser assim. As modificadas não tinham essa tampa traseira, entao temos das opcoes:

    a) levou uma batida e como as tampas modificadas eram dificieis de achar, alguem colocou uma tampa da bonanza
    b)uma adaptacao para colocar a tampa da bonanza.

    Certamente essa nao é uma modificacao da Sulam, digo isso pq já tive delas, provavel que seja envemo ou SR ...

    E de graças a Deus por nao ser uma bonanza (mas nao precisa agradecer ajoelhado eheheh afinal nao é uma sulam hehehe).

    Sobre o banco traseiro, deveria manter ao máximo como esta, nao tem uma foto para visualizar mas era comum nas modificadas cortar metade do paralama original e assentar o banco SOBRE o paralamas.

    vantagens: caberia uma pessoa a mais, as pernas nao ficavam dobradas ou seja, muito mais conforto e o encosto era um pouco mais inclinado. Muito importante, como o acento era mais alto e as pernas menos dobradas, nao se viam os joelhos e pernas dos ocupantes traseiros, muito comum nas dupladas com aqueles vidros mais altos ou em gente com mais de 1.75 qdo senta na bonanza, pois este embora mais baixo, acaba deixando os joelhos e boa parte das pernas a mostra... Se vc tem mulher ou filhas, vai entender pq isso eh pessimo...

    Desvantagens (pra epoca...) : era mais caro.

    As bonanzas nao faziam isso, pois custava dinheiro e tempo, e em producao em massa isso era um problema, inclusive muitos proprietarios faziam essa modificacao por conta propria logo depois de comprar a bonanza.

    Ao menos nas sulams o banco traseiro era um tremendo sofá, cabe FACILMENTE 4 pessoas com FOLGA ou 5 apertados, NUNCA menos que isso, acredite, cansei de viajar assim.

    Já na envemo, SR etc, havia uma especie de descansa braco, absolutamente inutil que acabava por roubar espaco de um ocupante. talvez seja esse o seu problema.

    Um detalhe importante: o acabamento das sulams eram de primeirissima qualidade, inteiramente forrada com veludo e carpet (no chao era carpet de 3 cm de altura!!!!!!) nunca vi um acabamento desse nivel em nenhum carro ate hj, espetacular. Inclusive nas forracoes internas era usado carpet ou veludo. No caso da minha sulam nao havia uma sequer lata aparente no interior que nao fosse as portas dianteiras, logo , atras nao precisava do tal descansa braco, pois a propria lata recoberta de veludo e espuma fazia esse papel.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Jeferson, se me permite dar um pitaco la vai (vou postar aqui pois nao lembro senha, usuario, mail nada la no pickpes gm)...

    A tua bonanza não é bonanza. A frente dela é de uma d20 motor perkins, farol quadradinho, e nenhuma bonanza saiu assim.
    Não sei o porque da dúvida, mas vc encontra-se completamente equivocado e minha Bonanza era uma 4.1 gasolina, por isso até hj perdura o logo 4.1/S na tampa traseira...
    Tb denuncia isso duas coisas:

    a) vidro lateral traseiro quase ate a borda, as bonanzas nao eram assim.
    b) banco traseiro modificado.O banco traseiro foi modificado pelo 2º dono, de quem eu comprei, e ele mesmo mandou fazer esse banco inteiro por achar melhor que o original pequeno.... tenho a nota com data, valor e empresa que fez o banco traseiro deste jeito;

    E veja bem, a tampa do porta malas é o que mais me intriga, pois não deveria ser assim. As modificadas não tinham essa tampa traseira, entao temos das opcoes:

    a) levou uma batida e como as tampas modificadas eram dificieis de achar, alguem colocou uma tampa da bonanza
    b)uma adaptacao para colocar a tampa da bonanza.
    ORIGINAL, graças a Deus, este carro nunca, jamais levou um encostão, a pintura ainda é original de fábrica assim como qualquer detalhe que poderia ser percebido modificação ou junção de fibra com lata não existem...
    Certamente essa nao é uma modificacao da Sulam, digo isso pq já tive delas, provavel que seja envemo ou SR ...

    E de graças a Deus por nao ser uma bonanza (mas nao precisa agradecer ajoelhado eheheh afinal nao é uma sulam hehehe).
    ??????
    Sobre o banco traseiro, deveria manter ao máximo como esta, nao tem uma foto para visualizar mas era comum nas modificadas cortar metade do paralama original e assentar o banco SOBRE o paralamas.
    Sim, o para-lama foi cortado para ''assentar'' o banco sobre ele...
    vantagens: caberia uma pessoa a mais, as pernas nao ficavam dobradas ou seja, muito mais conforto e o encosto era um pouco mais inclinado. Muito importante, como o acento era mais alto e as pernas menos dobradas, nao se viam os joelhos e pernas dos ocupantes traseiros, muito comum nas dupladas com aqueles vidros mais altos ou em gente com mais de 1.75 qdo senta na bonanza, pois este embora mais baixo, acaba deixando os joelhos e boa parte das pernas a mostra... Se vc tem mulher ou filhas, vai entender pq isso eh pessimo...
    Tenho esposa e filha, sei que isso acontecia nas dupladas, na minha não ocorre, e depois com o banco original de volta ficou ainda melhor (tanto para quem vai sentado atráz quanto pra quem dirige pois consegue enxergar muito mais)
    Eu tenho 1,78m e qdo sentado atráz ficava com a cabeça roçando no teto...
    Desvantagens (pra epoca...) : era mais caro.

    As bonanzas nao faziam isso, pois custava dinheiro e tempo, e em producao em massa isso era um problema, inclusive muitos proprietarios faziam essa modificacao por conta propria logo depois de comprar a bonanza.

    Ao menos nas sulams o banco traseiro era um tremendo sofá, cabe FACILMENTE 4 pessoas com FOLGA ou 5 apertados, NUNCA menos que isso, acredite, cansei de viajar assim.
    Realmente era um sofa, porém andar 20cm acima dos passageiros dianteiros e apenas com cintos abdominais não é lá muito seguro.
    Já na envemo, SR etc, havia uma especie de descansa braco, absolutamente inutil que acabava por roubar espaco de um ocupante. talvez seja esse o seu problema.

    Um detalhe importante: o acabamento das sulams eram de primeirissima qualidade, inteiramente forrada com veludo e carpet (no chao era carpet de 3 cm de altura!!!!!!) nunca vi um acabamento desse nivel em nenhum carro ate hj, espetacular. Inclusive nas forracoes internas era usado carpet ou veludo. No caso da minha sulam nao havia uma sequer lata aparente no interior que nao fosse as portas dianteiras, logo , atras nao precisava do tal descansa braco, pois a propria lata recoberta de veludo e espuma fazia esse papel.
    Acabamento original GM assim como a minha da de 1000 em qualquer ''adaptada''... (minha opinião)
    Como tu não deve ser visto este tópico: Fórum PicapesGM :: Exibir tópico - JEFERSON HEERDT - novo user, apresentação!

    Pode analisar melhor algumas outras fotos da minha SR ou Envemo...







    Mais atuais, mas ainda sem o banco traseiro pronto (tava fazendo):


    Como deve da pra notar, a da frente é uma GM Bonanza 1994, e a minha baixinha 1991....


    Restou alguma dúvida Troller-a-vista??

  • #12
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    Alguém possui o email do WALTER L. L. CASITTA ??
    consegui todo sistema de acionamento e alavanca da Blazer e estou com duas dúvidas.
    - como se faz a ligação do solenóide abaixo do trambulador da Blazer para libaracao da alavanca pôs ligado o motor??
    - qual o dificuldade que ele encontrou pra não utilizar o compushift??

    chek list do projeto:
    - 4l80e com conversor tirado de uma silverado 6.5TD...... Ok
    - todo acionamento da Blazer AT..... Ok
    - intercooler F250 modificado pra D-20.... Ok
    - carcaça fria da turbina F250..... Ok
    - coletor admissão F250..... Ok
    - mangotes e abracadeiras inox..... Ok
    - coletor de escape dimensionado curto..... Loading
    - controlador para CA..... Loading

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