Ola pessoal, acompanho o forum a algum tempo e venho pesquisando muito, mas como o fórum tem muitas informações espalhadas, venho tendo dificuldade em agrupar as informações necessárias pra fazer um caprixo na minha Bonanza Custom Deluxe 1991 (3º dono)...
Ela veio com motor MWM Sprint 4.2, turbina original (1,3kg), radiador da gasolina, cambio ZF (acredito ser de S4T Plus, pois o velocímetro é por cabo direto no cambio), diferencial ainda não abri pra ver, mas pela velocidade e rotação deve ser 3,15:1 (Braseixo e sem bloqueio por enquanto, em breve pretendo trocar por um DANA com bloqueio e mesma relação). Escapamento todo em 2,5'' sem nenhum abafador (fechada não ouve absolutamente nada, de fora ou janela aberta o ronco é lindo porém discreto)
Os próximos up serão:
- Fazer algum mandrake pra voltar o banco traseiro na altura mais próxima do original possível, de preferência mantendo a largura total (nessa largura toda para 4 pessoas fica apertada e para 3 fica folgado, o banco original baixinho para 3 acho que deve ficar apertado, para 2 folgado....)
- Deslocar o radiador e a ventoinha para encaixar um intercooler entre o radiador do A/C e da água;
- Coletor de admissão da F-250 (ja tenho guardado);
- Coletor de escape tubular para turbina maior;
- Turbina maior (ainda não sei qual, estou precisando da ajuda do pessoal, quero em torno de 260/280cv no máximo, porém com muito torque e maior elasticidade possível do motor);
- Cambio automático 4L80-E;
Oque ja descobri:
- Os Detroi 6.5 V8 diesel que vinha nas Suburbans, era equipado com cambio 4L80-E, cuja especificações: 1º 2,48 / 2º 1,48 / 3º 1,00 / 4º 0,75, lenta do v8 entre 500 e 850rpm, giro máximo 3400rpm, torque máximo em 1600rpm, conversor de torque é o mesmo dos 454 7.4l v8 gasolina, aguenta segundo pesquisa 74,9kgfm/650lbs de torque, controle do cambio eletrônico (aqui o bicho pega). Capa seca padrão americano (opala)
- Os cambios que vem na nossa Blazer v6, 4L60-E, 1º 3,06 / 2º 1,63 / 3º 1,00 / 4º 0,70, projetado para 41kgfm/360lbs de torque, e também possui controle eletrônico.... Capa seca padrão americano (opala)
- Nossos MWM Sprint 4.2 originalmente: lenta na faixa de 700 a 800rpm, torque máximo 43,3kgfm/375lbs@2000rpm, giro máximo 4000rpm
- Nosso cambio ZF 1º 5,08 / 2º 2,60 / 3º 1,53 / 4º 1,00 / 5º 0,77
- Furação motor=>capa seca do Sprint 4.2.. desconheço padrão
- A furação do motor=>capa seca do MWM 2.8 possui furação padrão americano (Opala)
Dúvida:
1- Poderia trocar a tampa traseira do motor Sprint 4.2, aquela entre as engrenagens e o volante pela do Sprint 2.8? assim teria furação capa seca padrão americano (Opala)...
2- Qual volante poderia adaptar no Sprint 4.2, sendo que seu peso original só vai atrapalhar?
3- poderia utilizar o 'flexplate' original do v8 6.5l?
4- Como fazer para que o cambio funcione? apenas o módulo original da Suburban resolve tudo ou precisa informa-lo com alguns parametro do motor? quais?
5- Prevendo os futuros ups no meu carro (turbina + coletor escape + coletor admissão + intercooler... 260/280cv...) a quanto chegaria o torque? e que rotação?
Traseira do Sprint 4.2:

Traseira do Sprint 2.8:

Sprint 4.2 acoplado numa transmissão padrão americano (Opala):

4L80-E 4WD:

4L80-E 2WD:

Conclusão: só muda o funil traseiro para acoplamento direto da caixa de transferência ou cardã...
Quem já teve esse tipo de experiência, por favor contribua comigo.
Segue imagens da bixinha...


Ela veio com motor MWM Sprint 4.2, turbina original (1,3kg), radiador da gasolina, cambio ZF (acredito ser de S4T Plus, pois o velocímetro é por cabo direto no cambio), diferencial ainda não abri pra ver, mas pela velocidade e rotação deve ser 3,15:1 (Braseixo e sem bloqueio por enquanto, em breve pretendo trocar por um DANA com bloqueio e mesma relação). Escapamento todo em 2,5'' sem nenhum abafador (fechada não ouve absolutamente nada, de fora ou janela aberta o ronco é lindo porém discreto)
Os próximos up serão:
- Fazer algum mandrake pra voltar o banco traseiro na altura mais próxima do original possível, de preferência mantendo a largura total (nessa largura toda para 4 pessoas fica apertada e para 3 fica folgado, o banco original baixinho para 3 acho que deve ficar apertado, para 2 folgado....)
- Deslocar o radiador e a ventoinha para encaixar um intercooler entre o radiador do A/C e da água;
- Coletor de admissão da F-250 (ja tenho guardado);
- Coletor de escape tubular para turbina maior;
- Turbina maior (ainda não sei qual, estou precisando da ajuda do pessoal, quero em torno de 260/280cv no máximo, porém com muito torque e maior elasticidade possível do motor);
- Cambio automático 4L80-E;
Oque ja descobri:
- Os Detroi 6.5 V8 diesel que vinha nas Suburbans, era equipado com cambio 4L80-E, cuja especificações: 1º 2,48 / 2º 1,48 / 3º 1,00 / 4º 0,75, lenta do v8 entre 500 e 850rpm, giro máximo 3400rpm, torque máximo em 1600rpm, conversor de torque é o mesmo dos 454 7.4l v8 gasolina, aguenta segundo pesquisa 74,9kgfm/650lbs de torque, controle do cambio eletrônico (aqui o bicho pega). Capa seca padrão americano (opala)
- Os cambios que vem na nossa Blazer v6, 4L60-E, 1º 3,06 / 2º 1,63 / 3º 1,00 / 4º 0,70, projetado para 41kgfm/360lbs de torque, e também possui controle eletrônico.... Capa seca padrão americano (opala)
- Nossos MWM Sprint 4.2 originalmente: lenta na faixa de 700 a 800rpm, torque máximo 43,3kgfm/375lbs@2000rpm, giro máximo 4000rpm
- Nosso cambio ZF 1º 5,08 / 2º 2,60 / 3º 1,53 / 4º 1,00 / 5º 0,77
- Furação motor=>capa seca do Sprint 4.2.. desconheço padrão
- A furação do motor=>capa seca do MWM 2.8 possui furação padrão americano (Opala)
Dúvida:
1- Poderia trocar a tampa traseira do motor Sprint 4.2, aquela entre as engrenagens e o volante pela do Sprint 2.8? assim teria furação capa seca padrão americano (Opala)...
2- Qual volante poderia adaptar no Sprint 4.2, sendo que seu peso original só vai atrapalhar?
3- poderia utilizar o 'flexplate' original do v8 6.5l?
4- Como fazer para que o cambio funcione? apenas o módulo original da Suburban resolve tudo ou precisa informa-lo com alguns parametro do motor? quais?
5- Prevendo os futuros ups no meu carro (turbina + coletor escape + coletor admissão + intercooler... 260/280cv...) a quanto chegaria o torque? e que rotação?
Traseira do Sprint 4.2:

Traseira do Sprint 2.8:

Sprint 4.2 acoplado numa transmissão padrão americano (Opala):

4L80-E 4WD:

4L80-E 2WD:

Conclusão: só muda o funil traseiro para acoplamento direto da caixa de transferência ou cardã...
Quem já teve esse tipo de experiência, por favor contribua comigo.
Segue imagens da bixinha...

