Conectar

Ver Versão Completa : Receita Troller com 35''

Páginas : 1 2 3 [4]

Carolino
06/07/2014, 22:46
Outra coisa, vcs colam o batente no suporte? Os meus estavam colados, depois que mexi e não colei ficam soltando, qual cola usar se for o caso?

Marcelo Oyarzábal
06/07/2014, 23:27
Galera,

Qual tamanho de batente de mola e ideal pra quem colocou molas de 2,5" a 3"?

Obrigado!

Carolino, na Tor Off Road tem os batentes de 2", talvez eles consigam de 2,5 ou 3.

Kit Calço Mola E Batente Especial Troller - Suspensão - R$ 196,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561356780-kit-calco-mola-e-batente-especial-troller-suspenso-_JM)

Kit Calço Mola E Batente Especial Troller - Suspensão - R$ 196,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561356780-kit-calco-mola-e-batente-especial-troller-suspenso-_JM)

Carolino
06/07/2014, 23:37
Marcelo, obrigado.

Ja tinha visto la, mais estou na duvida se essa medida vai atender bem.....

Abs

Marcelo Oyarzábal
07/07/2014, 09:15
Marcelo, obrigado.

Ja tinha visto la, mais estou na duvida se essa medida vai atender bem.....

Abs

Acho que o batente tem que ser conforme o lift, manda email pra eles que talvez consigam o que voce procura: toroffroad@hotmail.com

Um abraço.

Pedro Rocha
07/07/2014, 12:29
Pedro obrigado pelas informações ,a minha ideia e deixar o jogo de 32 para rally e se subir a suspencao colocar amortecedores offshocks.
não conheço nada de molas , vc sabe de alguma marca boa para subir 2 pol? Qual a diferença entre calço e mola?
qual deixa com dirigibilidade melhor?.
abraços

Pirillo,

diferença entre molas e calços é basicamente o que o Marcelo já colocou... com as molas vc ganha mais curso, a suspensão "trabalha" mais (tem mais curso abrindo e fechando). Com os calços vc só vai ganhar altura e não curso, provavelmente o carro vai ficar mais duro, tipo um "cabritinho" e ainda tem chance de ficar batendo elo com elo....

com relação às molas ainda vou concluir os testes...

mas vou testar dois setups de molas

o primeiro vai deixar a traseira bem alta (com mais ou menos uns 6 cm em relação adiant.)

diant. - comp total 415 mm, fio 14 mm (original da tras. do troller 2006 em diante)

tras - comp total 480mm, fio 16,5 mm (molas da rota com 3"+ tras)

a segunda opção a diant fica igual, e traseira deve ficar nivelada com a diant. (mantendo aproximadamente a difereça de altura entre as molas originais 38cm diant e 41,5cm a tras

diant. - comp total 415 mm, fio 14 mm (original da tras. do troller 2006 em diante)

tras - comp total 440mm, fio 16,5 mm (molas da rota com 3"+ diant)

vou ver o que fica melhor com relação a dirigibilidade e esteticamente (gosto da traseira um pouco mais alta), lembrando que a minha escolha das molas levou em consideração o custo e a facilidade de reposição, não tava afim de gastar 2 contos numas gringas...

pretendo usar calços com 5cm + que os originais na diant e tras.(vendidos na TOR) isso é suficiente para um 35, o calço tem mais a ver com tamanho do pneu do que com lift propriamente.A função dele é evitar que o penu raspe no paralama...

vou dar um exemplo chutado só pra tentar ilustrar o que eu to tentando dizer

vamos dizer que com a suspensão original totalmente fechada a borda de rodagem do pneu 32 esteja a 5 cm do paralama... agora coloca o 35, nessa mesma situação (suspa totalmente fechada) o pneu rasparia por conta de 2,5cm a mais (tava sobrando 5cm mas vc colocou 7,5 a mais de pneu, então passou 2,5 do que vc tinha de margem)

se vc colocar um batente com 5cm a mais resolveu a bronca, vai sobrar 2,5 antes dele raspar

ou seja mesmo com a troca da mola por uma com 2", 3", ou 4" a mais quem vai limitar a subida da suspa no extremo é o batente!

então se vc colocar um lift de 3" mas continuar com pneu 32, não vai raspar no paralama

Como eu mencionei no outro post tem um cara aqui que foi o ex dono do meu atual troller que roda com suspa original e trocou os amortecedores (originais) pelos off shocks (com o curso dos originais).

Ele já teve a suspensão da ironman e voltou para a suspa original somente optando pelos off shocks para ganhar estabilidade com o carro em competições, e ficou com dois jogos (35 e 32).

Achei essa opção bem inteligente já que o foco dele é copa troller e algumas expedições e passeios, trilha pesada não é muito com ele...

dessa forma não gasta com molas, e nem precisa necessariamente encurtar relação de coroa e pinhão, sem falar que quando vc levanta o carro e coloca o pneu 32 esteticamente fica meio esquisito.

se a finalidade do carro não é especificamente trilhas, faça o mín. lift possível (2" ou menos), ou se o negócio for andar rápido mantenha a suspa original e invista em bons amortecedores.

desculpa se eu me alonguei com o assunto...rs

Abç.

Pedro Rocha
07/07/2014, 16:14
pretendo usar "calços" com 5cm + que os originais na diant e tras.(vendidos na TOR) isso é suficiente para um 35, o "calço" tem mais a ver com tamanho do pneu do que com lift propriamente.A função dele é evitar que o penu raspe no paralama...

onde eu escrevi calço, na verdade é batente!

Marcelo Oyarzábal
07/07/2014, 19:49
onde eu escrevi calço, na verdade é batente!

Pedro, muito esclarecedores seus posts.

Meu Troller está com pneus 33, é ano 2000 modelo 2001 MWM 2.8 de fábrica, fase 1.
Quando ando no asfalto, sinto ele muito reduzido, a 100km/h ando a 3.000 RPM, não passo disso por ser um motor com 116.000 km e nao sei do histórico de manutenção anterior. Você acha que com pneus 35 vou precisar trocar coroa e pinhão? O torque dele é bom, porém minha bomba e bico ta fraca, vou mexer depois que por os pneus.

Obrigado.

Pirillo
07/07/2014, 20:02
pedro,

muito obrigado pela resposta. ajudou muito.

abracos

Sandrãobh
07/07/2014, 23:40

Meu Troller está com pneus 33, é ano 2000 modelo 2001 MWM 2.8 de fábrica, fase 1.
Quando ando no asfalto, sinto ele muito reduzido, a 100km/h ando a 3.000 RPM, não passo disso por ser um motor com 116.000 km e nao sei do histórico de manutenção anterior. Você acha que com pneus 35 vou precisar trocar coroa e pinhão? O torque dele é bom, porém minha bomba e bico ta fraca, vou mexer depois que por os pneus.

Obrigado.

Vc já conferiu a sua relação C&P? Deve ser 4.88!!! 3000 rpm à 100 Km/h , com 33''... é muito!! O meu com 32'', à 100 estava com uns 2100/2200 rpm, 3000 estaria à uns 130/140 km/h.... se não me falha a memória!!! Com 35'' e 4.56 é por aí também... No terreno plano...

abç.

Pedro Rocha
08/07/2014, 12:36

Obrigado.

Valeu Marcelo!

dá uma olhada nesse link...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/28617-tabela-de-calculo-de-cambio-e-motor.html

Realmente... concordo com Sandrão (fala Sabdrão!) 3000rpm é alto... não sei qual a relação de c&p(coroa e pinhão) original do 2.8 mas acredito que seja a mesma do 3.0: 4,09.

dá uma olhada no manual da tua viatura e joga na planilha, depois confere/compara na prática com o que tá marcando no contagiros, já vai dar pra ter uma idéia da relação que você tá rodando.

se der diferença e quiser tirar a pulga de trás da orelha abre a tampa do diferencial e conta os dentes da coroa e pinhão (divide a coroa pelo pinhão)

quando coloquei os 35 ficou muito bom pra cruzeiro na estrada, 100km/h acho que tava a 1800/1900rpm +ou- (lembrando que a 5ª do 3.0 é mais longa).. mas pra ultrapassar... aí tinha que voltar marcha... tudo depende do uso.

mas no teu caso.... se tá dando 3000 rpm a 100 km/h vai cair um pouco o giro pra +ou- 2700rpm, vai melhorar pra cruzeiro, e não vai ter necessidade de encurtar c&P mais ainda pois nessa rotação a turbina já tá cheia.. o ideal pra viajar seria uns 2200 a 100km/h

Abç!

Pedro Rocha
08/07/2014, 12:39
pedro,

muito obrigado pela resposta. ajudou muito.

abracos

Nada Pirillo, disponha!

abç.

Marcelo Oyarzábal
08/07/2014, 15:27
Valeu Marcelo!

dá uma olhada nesse link...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/28617-tabela-de-calculo-de-cambio-e-motor.html

Realmente... concordo com Sandrão (fala Sabdrão!) 3000rpm é alto... não sei qual a relação de c&p(coroa e pinhão) original do 2.8 mas acredito que seja a mesma do 3.0: 4,09.

dá uma olhada no manual da tua viatura e joga na planilha, depois confere/compara na prática com o que tá marcando no contagiros, já vai dar pra ter uma idéia da relação que você tá rodando.

se der diferença e quiser tirar a pulga de trás da orelha abre a tampa do diferencial e conta os dentes da coroa e pinhão (divide a coroa pelo pinhão)

quando coloquei os 35 ficou muito bom pra cruzeiro na estrada, 100km/h acho que tava a 1800/1900rpm +ou- (lembrando que a 5ª do 3.0 é mais longa).. mas pra ultrapassar... aí tinha que voltar marcha... tudo depende do uso.

mas no teu caso.... se tá dando 3000 rpm a 100 km/h vai cair um pouco o giro pra +ou- 2700rpm, vai melhorar pra cruzeiro, e não vai ter necessidade de encurtar c&P mais ainda pois nessa rotação a turbina já tá cheia.. o ideal pra viajar seria uns 2200 a 100km/h

Abç!

Pedro, semana que vem devo abrir o diferencial dianteiro antes de por os 35, vou contar os dentes e voltamos a falar sobre isso.
Meu troller é fase 1, acho que é a mesma relaçao do troller a gasolina, por isso tao reduzido. O bom é que nao vou precisar trocar coroa e pinhao. No gasolina, o giro do motor é mais alto, e deve andar a 140 sem problemas. Me diz uma coisa, vou ter problema com ponta de eixo andando normalmente? Rodo aproximadamente 7.000 km por ano, no máximo.
Abraços.

Pedro Rocha
09/07/2014, 10:56
Pedro, semana que vem devo abrir o diferencial dianteiro antes de por os 35, vou contar os dentes e voltamos a falar sobre isso.
Meu troller é fase 1, acho que é a mesma relaçao do troller a gasolina, por isso tao reduzido. O bom é que nao vou precisar trocar coroa e pinhao. No gasolina, o giro do motor é mais alto, e deve andar a 140 sem problemas. Me diz uma coisa, vou ter problema com ponta de eixo andando normalmente? Rodo aproximadamente 7.000 km por ano, no máximo.
Abraços.

Marcelo,

tenho chip, e rodo de 35 a uns 2,5 anos, ponta de eixo original. Vai muito do pé... rodando normal, na manha, vai longe tranquilo.

Abç.

Pirillo
14/07/2014, 16:36
galera,

segue foto dos pneus instalados
470617

Vinicius Almeida
14/07/2014, 18:27
Nao sei se ajudo mas o meu coloquei esses 35 com BBS 10', e a relação esta 4,88, como dito aqui no forum ficou super legal completamente original para dirigir. Calço e lift de 5cm.

Pedro Rocha
14/07/2014, 19:15
galera,

segue foto dos pneus instalados
470617

Ficou show Pirillo.

tala 8 ou 10?

Pedro Rocha
14/07/2014, 19:18
Nao sei se ajudo mas o meu coloquei esses 35 com BBS 10', e a relação esta 4,88, como dito aqui no forum ficou super legal completamente original para dirigir. Calço e lift de 5cm.

Vinicius,

vc colocou calço de carroceria (BL)?

Pirillo
14/07/2014, 23:37
e o kit da kondz , tala 8

Vinicius Almeida
24/07/2014, 13:49
Coloquei os BL de 5cm, não mudou nada no carro!

Pedro Rocha
26/07/2014, 16:37
fiquei na dúvida se era calço de carroceria e nas molas, mas bl deu pra ver que tinha pela distância do estribo para a carroceria... precisou mexer em mais alguma coisa por conta do bl?

FernandoNETO
27/08/2014, 10:06
Pessoal, preciso de mais uma ajuda! terminei as adaptações para usar os 35"(SL de 3"), porém o pneu está muito perto da mola (traseiros) e em curvas chega a encostar (imagine em trilhas).
Será que os afastadores/alargadores de 4cm irão diminuir isso ou devo providenciar outras rodas com off-set negativo? lembrando que estou utilizando os Creepy Crowler com rodas originais.

Obrigado

hugocsl
27/08/2014, 11:06
Compra rodas com offset negativo de no mínimo -25 tala 8", alargado é gambiarra, e o jogo de rodas na Gama por exemplo custa uns 800 reais e os jogo de alargadores sai por uns 550, não compensa é melhor pegar as rodas!

Sandrãobh
27/08/2014, 11:23
Pessoal, preciso de mais uma ajuda! terminei as adaptações para usar os 35"(SL de 3"), porém o pneu está muito perto da mola (traseiros) e em curvas chega a encostar (imagine em trilhas).
Será que os afastadores/alargadores de 4cm irão diminuir isso ou devo providenciar outras rodas com off-set negativo? lembrando que estou utilizando os Creepy Crowler com rodas originais.

Obrigado

Fernando...
Se a roda que pega (ou pega mais) é a do lado direito, é mais um sinal da necessidade de se corrigir a Panhard!!! O eixo se desloca para a esquerda quando se levanta com SL de 3''....Fora o pinhão/cardan que não estão trabalhando na posição correta!!!
Corrigir a Panhard não custa 200 reais!!!

abç.

FernandoNETO
27/08/2014, 13:48
Compra rodas com offset negativo de no mínimo -25 tala 8", alargado é gambiarra, e o jogo de rodas na Gama por exemplo custa uns 800 reais e os jogo de alargadores sai por uns 550, não compensa é melhor pegar as rodas!

Pts,.. vdd não havia parado pra pensar na questão das diferenças de valores!
Obrigado,... vou pensar nessa hipotese.

FernandoNETO
27/08/2014, 13:54
Fernando...
Se a roda que pega (ou pega mais) é a do lado direito, é mais um sinal da necessidade de se corrigir a Panhard!!! O eixo se desloca para a esquerda quando se levanta com SL de 3''....Fora o pinhão/cardan que não estão trabalhando na posição correta!!!
Corrigir a Panhard não custa 200 reais!!!

abç.

Os dois lados pegam da mesma forma (eixos bem alinhados), a não ser em "trabalho" que naturalmente sempre um lado vai chegar mais próximo da mola doque outro. Qnto de distância o pneu deve ficar da mola (em "repouso") para posteriormente "trabalhar" sem ficar raspando nas molas?

Sandrãobh
27/08/2014, 16:25
Os dois lados pegam da mesma forma (eixos bem alinhados), a não ser em "trabalho" que naturalmente sempre um lado vai chegar mais próximo da mola doque outro. Qnto de distância o pneu deve ficar da mola (em "repouso") para posteriormente "trabalhar" sem ficar raspando nas molas?

Coisa mais estranha, será que é só o meu jipe que o eixo desloca? Eu é que sou chato e perfeccionista? Ou o pessoal não sabe como medir? Eu meço assim... 475436 A maioria diz que faz lift (SL) de 3'' e o eixo continua certinho, centralizado sem mexer na Panhard.... Como???? O meu já estava com molas maiores e a panhard devidamente ajustada, eu somente troquei as molas pelas RK 3,5'' e deu uma diferença de 1,5 cm do LE para o LD....
Medir com precisão naquele lugar e fotografar é quase impossível!!! Se não me engano minhas rodas são offset -41, então meu eixo centralizado, os pneus deverão sair cerca de 6,75 cm para cada lado a mais que o para-lamas (tenho de regular de novo a panhard, pois está 7,5 cm do lado esquerdo e 6 cm do lado direito) Veja as fotos ... 475434 475435 e lá dentro tem uma folga considerável ...LE 475437 LD 475438, mas que também apresenta uma diferença , que eu julgo ser por causa da panhard ainda desajustada e angulação da mão na hora da foto....

abç.

Pirillo
27/08/2014, 19:09
Sandrao, pf como arruma a panhard?.

FernandoNETO
27/08/2014, 19:20
Coisa mais estranha, será que é só o meu jipe que o eixo desloca? Eu é que sou chato e perfeccionista? Ou o pessoal não sabe como medir? Eu meço assim... 475436 A maioria diz que faz lift (SL) de 3'' e o eixo continua certinho, centralizado sem mexer na Panhard.... Como???? O meu já estava com molas maiores e a panhard devidamente ajustada, eu somente troquei as molas pelas RK 3,5'' e deu uma diferença de 1,5 cm do LE para o LD....
Medir com precisão naquele lugar e fotografar é quase impossível!!! Se não me engano minhas rodas são offset -41, então meu eixo centralizado, os pneus deverão sair cerca de 6,75 cm para cada lado a mais que o para-lamas (tenho de regular de novo a panhard, pois está 7,5 cm do lado esquerdo e 6 cm do lado direito) Veja as fotos ... 475434 475435 e lá dentro tem uma folga considerável ...LE 475437 LD 475438, mas que também apresenta uma diferença , que eu julgo ser por causa da panhard ainda desajustada e angulação da mão na hora da foto....

abç.

Boa Sandrao, essas duas últimas fotos parecem ter uns 5cm de distancia entre pneu e mola?! No meu com as rodas originais não passa nem um dedo. E penso que se colocar os alargadores, terei esse espaço + ou - ou não?

Sandrãobh
28/08/2014, 11:54
Sandrao, pf como arruma a panhard?.

Essa é a parte fácil, tira ela fora, separando-a na parte reta que fica próxima a roda direita, faz-se uma rosca à direita e uma à esquerda, uma luva com as mesmas roscas e duas porcas para travar!! 475548 aconselho a fazer um sextavado na luva para evitar que a arranhe toda, como eu!!! rsrsrsrs

abç.

Sandrãobh
28/08/2014, 11:57
Boa Sandrao, essas duas últimas fotos parecem ter uns 5cm de distancia entre pneu e mola?! No meu com as rodas originais não passa nem um dedo. E penso que se colocar os alargadores, terei esse espaço + ou - ou não?

Positivo!! O meu dá uns 5 cm na parte em que a mola mais se aproxima do pneu!! O alargador vc vai ganhar 3,2 ou 3,8 cm a mais do que tem hj!!!

abç.

Roberto Alves Filho
04/09/2014, 16:38
Hoje coloquei os 35 nas rodas originais aparentemente tudo normal, está com molas de 3" e amortecedores rancho e espaçadores

alguem tem alguma noticia ruim pra me dar rs... casos futuros ?

hugocsl
04/09/2014, 16:42
Hoje coloquei os 35 aparentemente tudo normal, está com molas de 3 e amortecedores rancho

alguem tem alguma noticia ruim pra me dar rs... casos futuros ?

O Rancho costuma quebrar o olhal pq o amortecedor acaba sendo o limitador da abertura da suspensão, ai ele força e quebra. Mas se seu amortecedor for maior que o original então ele vai trabalhar mais folgado e diminui o risco de quebras.

Depois que eu coloquei os 35" e rodas tala 10" quebrei a C/P traseira e a Caixa de Transferencia, somando os dois com mão de obra fora embora 3.500, estou até parado com as trilhas no momento kkkkkkk

[]´s

Roberto Alves Filho
11/09/2014, 07:48
35 quase sem problemas meu eixo traseiro esta mais para a esquerda com isso ta pegando no apoio da mola no final de curso, alguem já vi isso ??
477103

luiz albano
11/09/2014, 22:29
Barra Panhard curta,ao levantar o carro a barra passa do limete que foi projetada e torna-se curta,necessita ser alongada.

Roberto Alves Filho
12/09/2014, 13:55
Barra Panhard curta,ao levantar o carro a barra passa do limete que foi projetada e torna-se curta,necessita ser alongada.

Obrigado pela ajuda mandarei ver isso

Carolino
13/09/2014, 18:39
Pessoal, tenho uma duvida quanto a relação do diferencial, a minha e 11x45, parece que e original, estou com pneus 35, não sinto muita diferença, mais estou pensando em colocar uma relação mais forte nele.

A relação 4,88 e quantos % mais reduzida que a original?

Essa e a certa mesmo para o 3.0 com pneus 35?

O velocimetro vai ficar certo, não vai fazer o carro beber mais por estar reduzindo a relação?

Obrigado!

Jorgao
13/09/2014, 19:10
Pessoal, tenho uma duvida quanto a relação do diferencial, a minha e 11x45, parece que e original, estou com pneus 35, não sinto muita diferença, mais estou pensando em colocar uma relação mais forte nele.

A relação 4,88 e quantos % mais reduzida que a original?

Essa e a certa mesmo para o 3.0 com pneus 35?

O velocimetro vai ficar certo, não vai fazer o carro beber mais por estar reduzindo a relação?

Obrigado!

Carolino, a 4.88 é pra quem anda mais na trilha, deixando o jipe mais reduzido. Não sei quantos % mais reduzidos pois também uso a relação original e pneus 35".

Se você quer apenas ficar um pouco mais reduzido, sem prejudicar tanto o consumo e o uso em estradas, considere a 4.56, que para pneus 35", acredito que devem dar a sensação de troller com pneus 31" novamente (o que já acho muito reduzido).

Carolino
13/09/2014, 19:17
Carolino, a 4.88 é pra quem anda mais na trilha, deixando o jipe mais reduzido. Não sei quantos % mais reduzidos pois também uso a relação original e pneus 35".

Se você quer apenas ficar um pouco mais reduzido, sem prejudicar tanto o consumo e o uso em estradas, considere a 4.56, que para pneus 35", acredito que devem dar a sensação de troller com pneus 31" novamente (o que já acho muito reduzido).

Jorgao, o meu e so para trilha mesmo, alguns deslocamentos curtos e andar na cidade vez ou outra, não quero nada absurdamente reduzido, fica muito amarrado ne.

Vou considerar a que vc recomendou, mais eu queria muito saber a relação de porcentagem de uma para outra antes d fazer a troca....

Abs!

matiasm
14/09/2014, 11:53
Carolino, acho que consigo te ajudar:

45 x 11 (original): 4,09
44 x 9: 4,88

É só dividir a relação (45 / 11 = 4,09) e depois dividir novamente (4,88 / 4,09 = 1,1931) e terá o percentual de 19,31% mais reduzido [(1,1931 - 1)*100].

Grande abraço.

Carolino
14/09/2014, 12:00
Carolino, acho que consigo te ajudar:

45 x 11 (original): 4,09
44 x 9: 4,88

É só dividir a relação (45 / 11 = 4,09) e depois dividir novamente (4,88 / 4,09 = 1,1931) e terá o percentual de 19,31% mais reduzido [(1,1931 - 1)*100].

Grande abraço.

Matias, muito obrigado!

Matou a cobra e mostrou o pau!

Abs!

FranciscoFelipe
17/09/2014, 20:56
eu possuo um troller 2.8 2005 ele possue pneus bf mud 35 por 12,5 e possue alargadores nas rodas calço de 2,5 na traseira e só e nao pega em nada se ele estiver vazio, com peso atras ele roça mesmo dai é mais facil recortar a parte onde ele roça e afundar (tipo quando esquenta plastico pra afundar paralama) pois estes roçam numa area nao visivel externamente entao nao muda a estetica. o problema do pneu 35 é que ele quebra muito coroa e pinhao eu mesmo to com o meu na oficina trocando o mesmo pela segunda vez em menos de 6 meses de uso.uso rodas originais, se quiserem podem entrar em contato comigo pra troca de experiencia via e mail franciscofelipecosta@gmail.com

Roberto Alves Filho
18/09/2014, 13:13

Luiz qual a sua experiancia na Barra Panhard o que devo fazer?? Dois mecanicos de Troller disseram que é um erro de projeto e não tem nada a fazer !!

Roberto Alves Filho
18/09/2014, 13:15
O meu 3.0 ta raspando no apoio da mola trazeira da esquerda só quando chega no limite da suspenção, resolvi colocando os amortecedores rancho no mais duro e ai não da final e curso!!

Isso na Cidade na trilha sabado vamos ver como fica

Sandrãobh
20/09/2014, 23:14
Luiz qual a sua experiancia na Barra Panhard o que devo fazer?? Dois mecanicos de Troller disseram que é um erro de projeto e não tem nada a fazer !!

Os mecânicos que te falaram isso estão loucos!! A barra panhard é um pedaço de ferro presa em um lado no eixo e do outro no chassi, então quando você troca as molas para ganhar altura vc empurra o chassi para cima e o eixo (como a barra de ferro não estica) é puxado para o lado oposto ao qual a barra está presa nele!!! Não há erro de projeto....
Vc pode ver nos kits que vendem para o Wrangler , que eles vêm com barras panhards com regulagens justamente para sanar o ''erro de projeto''....

abç.

Roberto Alves Filho
24/09/2014, 15:12
Os mecânicos que te falaram isso estão loucos!! A barra panhard é um pedaço de ferro presa em um lado no eixo e do outro no chassi, então quando você troca as molas para ganhar altura vc empurra o chassi para cima e o eixo (como a barra de ferro não estica) é puxado para o lado oposto ao qual a barra está presa nele!!! Não há erro de projeto....
Vc pode ver nos kits que vendem para o Wrangler , que eles vêm com barras panhards com regulagens justamente para sanar o ''erro de projeto''....

abç.

Agora ficou melhor Obrigado

Vou mandar tirar a barra e fazer uma rosca entre a ponta e a barra para ter ajuste será que resolve ?

Bernardo Hoelz
24/09/2014, 18:40

Vou mandar tirar a barra e fazer uma rosca entre a ponta e a barra para ter ajuste será que resolve ?

Com certeza resolve. Coloca uma porca e uma contra porca.
Algumas páginas atrás tem fotos da barra com regulagem de rosca.

Sandrãobh
24/09/2014, 19:23

Com certeza resolve a questão de centralização do eixo, eu fiz isso, tira a barra, corta próximo ao lado do eixo, de um lado rosca à esquerda e do outro rosca direita, uma luva com rosca interna E e D , contra porca e pronto!! 478496
Se eu fosse fazer hoje, pediria ao torneiro para colocar, se possível, um sextavado na luva para evitar que a chave detone a pintura.. Terei e pintar tudo de novo!!!

abç.

Daniel Gomes
22/02/2015, 16:16
pessoal por favor gostaria de confirmar.. para usar pneus 35
As molas maiores que aumentam o carro em 3 polegadas, são do wrangler ?
e os amortecedores com curso maior são da F 250 traseiro ?

onde consigo achar as molas ?

matiasm
23/02/2015, 22:04

Olá Daniel, as molas são exclusivas do troller e ao meu ver não precisa de 3" para 35, pode até ser menos. Os amortecedores existem vários compatíveis. Encontra ambos em várias lojas virtuais, tem bastante opção. Espero ter ajudado um pouco.

Abraço

jipeiroMT
23/02/2015, 23:57

Daniel, com rodas com offset negativo num valor correto (não sei se -25 ou -44), os 35" entram sem nenhum lift, considerando que suas molas também estejam novas e seus batentes também. Se você tiver proteções, vai esbarrar no peito de aço ao virar toda direção. Ao esmerilhar, não encosta mais. Isso pra caber e usar fora da trilha. Em trilha, com suspensão original, acho que BL de 1" já evita raspadas comprometedoras. Se for trabalhar a suspensão, aí sim, pode partir pra molas 2" ou 3".

Tem a venda molas de 2" e 3" nacionais, feitas sob medidas do fio original da troller. Não são de wrangler. As de wrangler que o pessoal usa no troller são as RK progressivas, muito superiores (acredito) que essas nacionais.

Paulo_CW
24/02/2015, 06:41
Daniel, com rodas com offset negativo num valor correto (não sei se -25 ou -44), os 35" entram sem nenhum lift, considerando que suas molas também estejam novas e seus batentes também. Se você tiver proteções, vai esbarrar no peito de aço ao virar toda direção. Ao esmerilhar, não encosta mais. Isso pra caber e usar fora da trilha. Em trilha, com suspensão original, acho que BL de 1" já evita raspadas comprometedoras. Se for trabalhar a suspensão, aí sim, pode partir pra molas 2" ou 3".

Tem a venda molas de 2" e 3" nacionais, feitas sob medidas do fio original da troller. Não são de wrangler. As de wrangler que o pessoal usa no troller são as RK progressivas, muito superiores (acredito) que essas nacionais.

Não é bem assim...
Cabe até cabe, mas somente se for pra ir no shopping pois perde toda a capacidade de torção.... para trilha é preciso de lift de no mínimo 1.1/2" e uso de rodas com off-set negativo, -25mm é suficiente.... caso contrário... perde torção, pneus encostam nos pratos de molas nas torções, pneus esbarram na fibra, perde giro das rodas dianteiras.... ou seja, não vale a pena se for pra usar de verdade.

Sobre o reposicionamento da Panhard (track bar), somente é ideal fazer com lift acima de 1.1/2"... senão o deslocamento do eixo para a lateral é pequeno. Acima disso a solução caseira é o corte da Panhard e rosca dir/esq. como já mencionado.

Cuidado com molas nacionais que se dizem sob medida para Troller, tem muita gente que vende com esse titulo as molas de F250 (se não me engano)... as molas comentadas aqui da RockKrawler (RK) feitas para Wrangler JK, são progressivas e muitíssimo superiores as nacionais, pode escolher a altura do lift e garantem conforto e muita torção sem perder a elasticidade além de não cederem com o tempo como as nacionais com uso de guincho, pc e acessórios.

Daniel Gomes
24/02/2015, 20:41
Pessoal obrigado pelas dicas....eu ja uso rodas off/set-25 com pneus 33x10,5r15 nao raspa em nada... Obs vou usar o carro metralha com certeza preciso levantar...só estou achando muito ter que levantar 3 " Os anúncios que Tm no mercado livre do kit de mola a amortecedor 2153reais...este que estou falando...

jipeiroMT
24/02/2015, 22:37
Não é bem assim...
Cabe até cabe, mas somente se for pra ir no shopping pois perde toda a capacidade de torção.... para trilha é preciso de lift de no mínimo 1.1/2" e uso de rodas com off-set negativo, -25mm é suficiente.... caso contrário... perde torção, pneus encostam nos pratos de molas nas torções, pneus esbarram na fibra, perde giro das rodas dianteiras.... ou seja, não vale a pena se for pra usar de verdade.

Sobre o reposicionamento da Panhard (track bar), somente é ideal fazer com lift acima de 1.1/2"... senão o deslocamento do eixo para a lateral é pequeno. Acima disso a solução caseira é o corte da Panhard e rosca dir/esq. como já mencionado.

Cuidado com molas nacionais que se dizem sob medida para Troller, tem muita gente que vende com esse titulo as molas de F250 (se não me engano)... as molas comentadas aqui da RockKrawler (RK) feitas para Wrangler JK, são progressivas e muitíssimo superiores as nacionais, pode escolher a altura do lift e garantem conforto e muita torção sem perder a elasticidade além de não cederem com o tempo como as nacionais com uso de guincho, pc e acessórios.

Isso aí Paulo, valeu pelos comentários. Tentei resumir em:

Isso pra caber e usar fora da trilha. Em trilha, com suspensão original, acho que BL de 1" já evita raspadas comprometedoras. Se for trabalhar a suspensão, aí sim, pode partir pra molas 2" ou 3".

Também depende do pneu. O tamanho varia dependendo do modelo e da marca e a variação pode significar uma raspada que tira um naco da fibra ou só encosta de leve. Conheço gente que usou 37" no asfalto e só teve algumas raspadas com a suspensão original. Acabou colocando calço de 1" apenas e usou assim. Troller de shopping, que não vai para trilha, mas que quer desfilar pneu gigante.

Daniel Gomes
25/02/2015, 22:01
Pretendo usar pneus br mud 35 vocês acham que precisar ser lift de 3" ?

GBratz
26/02/2015, 00:15
Olá galera.
Eu uso pneus 35 no meu troller com roda original e alargador de roda de 31mm e só. Sem calço nem nada, mas faço apenas trilhas bem leves com a viatura e nunca raspou. Para o meu objetivo está 100%, mas acho que se for usar mais jogo de suspensão vale a pena os calços ou molas maiores.

Pirillo
27/02/2015, 21:12
Daniel,

uso com molas e amortecedores de 2 pol, entra em shopping tranquilo e em trilha pesada não pega em nada
estou usando amortecedor off Shocks e mola Iron mam. Estou gostando muito

Elison
05/06/2015, 10:33
Olá amigos, bom dia.

Pelo que vi, a maioria dos Trollers com pneus 35 tem usado espacadores nas rodas ou rodas com offset de -25.
Eu gostaria de saber se da pra usar pneus 35 em rodas de 15 x 8 com offset -20?

Aleluia2
21/01/2016, 16:11
Caros amigos uma duvida,

Tenho um Troller 2013, pneu 32 BF mud, amortecedores off shox fx7 original. Caso eu desse um upgrade e aumentasse para o pneu 35, molas 2 polegadas, e mantivesse os meus amortecedores, qual seriam as consequencias negativas ?

Fabio_Roberto
21/01/2016, 16:42
Caros amigos uma duvida,

Tenho um Troller 2013, pneu 32 BF mud, amortecedores off shox fx7 original. Caso eu desse um upgrade e aumentasse para o pneu 35, molas 2 polegadas, e mantivesse os meus amortecedores, qual seriam as consequencias negativas ?

Os pneus vão raspar nas molas, vai ser necessário a troca das rodas ou uso de espaçadores. O amortecedor mesmo sendo o modelo FX7 o curso dele é o mesmo que o original, ao colocar molas maiores, vai dar fim de curso na abertura, ao passar em valetas e lombadas, principalmente nas trilhas. Fica batendo no final quando abre vai acabar estragando os amortecedores ou quebrando olhal... essas coisas...

Vc pode colocar também uma especie de prolongador no amortecedor, basicamente é um adaptador na parte de cima, tem um pessoal que vende, outros simplesmente soldaram o olhal de um velho no atual. Mas isso é gambiarra, funciona mas é gambiarra.

Correto é usar molas 2" maiores e amortecedores 2" maiores também, assim o conjunto trabalha tranquilo e vc não terá dor de cabeça.... modelo FX7+2 ou mesmo o FX5+2 ( que é muito bom). O valor da venda dos FX7 deve dar para comprar os FX5+2.

Abraço!

Aleluia2
21/01/2016, 16:57
Os pneus vão raspar nas molas, vai ser necessário a troca das rodas ou uso de espaçadores. O amortecedor mesmo sendo o modelo FX7 o curso dele é o mesmo que o original, ao colocar molas maiores, vai dar fim de curso na abertura, ao passar em valetas e lombadas, principalmente nas trilhas. Fica batendo no final quando abre vai acabar estragando os amortecedores ou quebrando olhal... essas coisas...

Vc pode colocar também uma especie de prolongador no amortecedor, basicamente é um adaptador na parte de cima, tem um pessoal que vende, outros simplesmente soldaram o olhal de um velho no atual. Mas isso é gambiarra, funciona mas é gambiarra.

Correto é usar molas 2" maiores e amortecedores 2" maiores também, assim o conjunto trabalha tranquilo e vc não terá dor de cabeça.... modelo FX7+2 ou mesmo o FX5+2 ( que é muito bom). O valor da venda dos FX7 deve dar para comprar os FX5+2.

Abraço!

Muito obrigado amigo, valeu pela dica.

rodrigogalli
18/05/2021, 18:46
Fala aí, pessoal...queria agradecer cada um aqui que contribuiu com informações valiosas.

Coloquei os 35"no meu Troli me baseando pelos relatos daqui. Usei uma roda minha com tala 10 e offset que não sei dizer (na roda diz ET41) e não precisei de espaçadores, já que os pneus não pegam na barra.

Iria deixar assim, mas tá parecendo um bugão kkkkkk
Hoje chegaram os calços e amanhã chegarão os batentes maiores.

Uma pergunta: Calço de 2" faz necessária a mudança na Panhard ou na bieleta? Quão ruim o jipe vai ficar se não mexer com isso?

Foto do bugão, por enquanto:

576315

Juliano Barbon
01/04/2022, 22:34
Fala aí, pessoal...queria agradecer cada um aqui que contribuiu com informações valiosas.

Coloquei os 35"no meu Troli me baseando pelos relatos daqui. Usei uma roda minha com tala 10 e offset que não sei dizer (na roda diz ET41) e não precisei de espaçadores, já que os pneus não pegam na barra.

Iria deixar assim, mas tá parecendo um bugão kkkkkk
Hoje chegaram os calços e amanhã chegarão os batentes maiores.

Uma pergunta: Calço de 2" faz necessária a mudança na Panhard ou na bieleta? Quão ruim o jipe vai ficar se não mexer com isso?

Foto do bugão, por enquanto:

576315

Coloquei o pneu 35 no troller 2011 com a suspensão original, sem alargador de roda, para meu uso passeios, trilhas leves e expedições está ok

Rodrigot
28/11/2022, 10:47
Instalei pneu 35 no troller 2020 automatico, o velocimetro marca bem menos da velocidade real, mas diferente dos até 2014 que era só trocar o pinhão na caixa, não sei o que fazer para recalibrar o velocimetro, alguém já precisou fazer esta mudança?