Ver Versão Completa : Engesa FI 86 - Calango!
Galera,
apresento meu novo carro!
Engesa 86 F1
Motor Maxion S4T PLUS (150cv de potencia e 46kgf de torque,Comprado na Fabrica zerado.)
Direção Hidraulica do Opala
Caixa de Marcha Original
Reduzida de Jpx
Vidros eletricos
Painel Digital ( Irei trocar.. não está funcionando hehe )
Ar - Condicionado
Som mp3 USB
Buchas da Suspensão em PU (poliuretano) novas
Amortecedor MB 1113 (acho que isso.. afinal vo trocar todos mesmos hehe)
Pneus BF 33 A/T Semi-novos
Rodas BBS tala 8"
Diferencial Dianteiro de Rural Dana 44
Diferencial Traseiro original com bloqueio 75% LSD
Freio a Disco nas Quatro rodas (pinças Dianteira de S10, traseiras de GOL com disco de freio de ducato).
Parachoque Dianteiro com Quebra mato, protetores de farol e suporte para Guincho
Farol de milha incorporado ao conjunto optico dianteiro
Farol de neblina
Suporte do estepe traseiro
Protetores de lanterna traseiros
Tanque de combustivel de 100 lts em chapa 16.
Feito Pintura no chassis com tinta usado nas plantaforma da petrobras.
Par de Farol de milha traseiros, uteis nas manobras ou em trilhas
Reboque com tomada eletrica traseiro
Estribo especial com tubos mais resistentes fixados no chassi(pode levantar o carro pelos estribos)
Escapamento especial refeito recentemente
Cinto tres pontas Dianteiros
Isolamento termo-acustico do interior com o isolamento do ressalto da caixa de cambio
Kit eixo flutuante da rota 4x4
Segue algums fotos do primeiro passeio pelas praias aqui do estado.
depois providencio as fotos por dentro.. motor.. por baixo.. etc..
Abraços,
Daniel Lima
04/04/2010, 18:30
Magão, parabéns pela compra. vc será muito feliz com seu engesa eu posso lhe garantir. é uma verdadeira máquina. engraçado que esteticamente seu carro é quase identico ao meu com pequenos detalhes diferentes. Manda mais fotos do interior e outras mais de perto pra "nóis curiar". abraços.
alvaro.jrc
04/04/2010, 19:29
Acho que eu já vi esse Engesa indo lá no Shopping Iguatemi ou no Passeio Stela Maris. :mrgreen:
Jipão irado da gota!!! Pra ficar perfeito só faltam uns para-choques show de bola desses da 4WD ACESSORIOS.:concordo:
guilhermeabreu
04/04/2010, 20:14
MAGAO , MAGAO , MAGAO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PAAAARABENS , muito bonito seu ENGESA .
Mal te pergunto , pq vai tirar os amortecedores do 1113 ? São muito bons e baratos , e vai trocar por quais ?
NÃO GASTE DINHEIRO A TOA NÃO CARA , os do 1113 satisfazem plenamente .
MAGAO , MAGAO , MAGAO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PAAAARABENS , muito bonito seu ENGESA .
Mal te pergunto , pq vai tirar os amortecedores do 1113 ? São muito bons e baratos , e vai trocar por quais ?
NÃO GASTE DINHEIRO A TOA NÃO CARA , os do 1113 satisfazem plenamente .
Guilherme,
eu vo substituir por novos.. não vou alterar.. hehe pq os que tão neles não estão em 100% da sua forma...
nem se preocupe que não vo torrar dinheiro atoa não.. a não ser por esses parachoques ai que o alvaro postou.. IRADO!
Abraços,
Acho que eu já vi esse Engesa indo lá no Shopping Iguatemi ou no Passeio Stela Maris. :mrgreen:
Jipão irado da gota!!! Pra ficar perfeito só faltam uns para-choques show de bola desses da 4WD ACESSORIOS.:concordo:
bixo.. muito lindoooooooooooo fodão!
guilhermeabreu
04/04/2010, 22:52
PUTSGRILA
Até eu fiquei de queixo caído com estes parachoques IRADO mesmo , este é o termo correto .
Daniel Lima
05/04/2010, 09:42
Deu vontade de jogar meu parachoque no lixo!!!
Jalisson
05/04/2010, 13:51
Parabéns meu amigo!!!
Bela viatura.
Fiquei babando...
Forte abraço!
Parabéns Magao pela aquisição, já vi pessoalmente no evento em Aracajú ele em ação e realmente é uma viatura show de bola, agora vamos botar um guincho de 12.500lbs na frente do bixim e um jg de párachoques em aço como o Álvaro citou né????
[]s
Nagata
Opa MaGao!
Parabéns pela viatura!!!!
Cara, pelas fotos vemos que está muito boa mesmo, agora é só curtir!
Sobre os amortecedores, reitero as palavras do Dr. Guilherme, vaui de MB 1113 mesmo!
Mais fotos seria providenciais, do motor e interior!
Abraços.
Kim.
Jalisson, Nagata
Vlw mesmo! deixa eu me capitalizar agora.. hehehe tem 03 dias que estou com o carro agora.. ehhehe
Kim,
Sim vo provicdenciar as fotos..
Não vo trocar os MB1113 por outros.. vo trocar eles por eles novos.. eles não estão segurando.. ta balancando e quase não para.. então está ruim mesmo...
VLWWW
Abraços,
Mais algumas fotos!
ultima foto é do radiador...
Qualquer dúvida so perguntar =)
Opa MaGao!
Belas fotos!
Na mensagem #15, 4ª foto, aparece o filtro de ar.
Ele é original do engesa.
Está subdimensionado, a capacidade de fluxo de ar é insuficiente para essa usina que tem ai!
Teria que colocar o da D20, F1000 ou F250.
Abraços.
Kim.
wilsonvaccaro
21/04/2010, 20:34
Olá amigo, parabéns pela viatura..
Estou reformando o meu F1, e o seu banco é bem parecido com o meu,,, vc poderia mandar umas fotos do suporte do banco para retirada de idéias .............. o passageiro de trás ,,,como ele entra no seu Engesa ?????????? o banco reclina ??????????
Agradeço a atenção e as fotos se puder ...
Abraço Wilson
Opa MaGao!
Belas fotos!
Na mensagem #15, 4ª foto, aparece o filtro de ar.
Ele é original do engesa.
Está subdimensionado, a capacidade de fluxo de ar é insuficiente para essa usina que tem ai!
Teria que colocar o da D20, F1000 ou F250.
Abraços.
Kim.
Kim,
hmm vo da uma verificada.. o rapaz falou que era de D20.. e ruim vai ser por outro.. espaço ali ta apertadão.. vo da uma verificada no tamanho pra checar..
Vlw KIM
Olá amigo, parabéns pela viatura..
Estou reformando o meu F1, e o seu banco é bem parecido com o meu,,, vc poderia mandar umas fotos do suporte do banco para retirada de idéias .............. o passageiro de trás ,,,como ele entra no seu Engesa ?????????? o banco reclina ??????????
Agradeço a atenção e as fotos se puder ...
Abraço Wilson
vo providenciar as fotos..
Sim o banco reclina e vai pra frente.. chega a tocar no volante.. ai a pessoa entra normal..
Abraços,
Matheus Gandini
05/05/2010, 14:10
parabens MaGao
belo engesa...sonho di consumo meeo...
abrass
Como no outro topico so preparando os 35" e mais algumas firulas hehe ai fica top =))
Abraços,
Alberto.Oliveira
06/05/2010, 14:23
Parabens pela viatura, Jao!!! E, na foto do Avatar, o "saudoso" Erótico, :~~, :p.
[]'s
Parabens pela viatura, Jao!!! E, na foto do Avatar, o "saudoso" Erótico, :~~, :p.
[]'s
Ta faltando o Armseilhaoque kkkk
Abraços,
Parabéns pelo carro!! Bala! Como vc escreveu acima, falta apenas calçar a viatura como ela merece! rs. VC teria interesse em 35 MUD? enviei MP p vc. abraço e boas trilhas!
Parabéns pelo carro!! Bala! Como vc escreveu acima, falta apenas calçar a viatura como ela merece! rs. VC teria interesse em 35 MUD? enviei MP p vc. abraço e boas trilhas!
Com toda certeza.. hehee =) ja mandei MP pra vc.. ver la
Abraços,
Fala Magão, beleza?!
Muito bonito a sua viatura.. parabens!
Soube que voce estará vindo pra Salvador proxima semana, correto? vem de engesa? topa uma trilhazinha basica simples pra testar o bixao nos terrenos baianos???
voce ta de olho em pneu 35 né... eu to usando no meu troller ja tem 1 ano. se mostrar o dindin as pernas tremem!!! to querendo mandar descer os 37'.
qnd chegar em SSA me dá uma ligada - 71 8164 1320. vamo tomar uma cerveja e jogar conversa fora... vou chamar o viadin%# do Nagatal
Abraços
Fala Magão, essa tcase de JPX tá aguentando o tranco?
O Engesão tá show de bola, parabéns!
Abss
Fala Magão, beleza?!
Muito bonito a sua viatura.. parabens!
Soube que voce estará vindo pra Salvador proxima semana, correto? vem de engesa? topa uma trilhazinha basica simples pra testar o bixao nos terrenos baianos???
voce ta de olho em pneu 35 né... eu to usando no meu troller ja tem 1 ano. se mostrar o dindin as pernas tremem!!! to querendo mandar descer os 37'.
qnd chegar em SSA me dá uma ligada - 71 8164 1320. vamo tomar uma cerveja e jogar conversa fora... vou chamar o viadin%# do Nagatal
Abraços
Fala Carlos,
Igor ligou para mim.. meu irmão fechou com o engesa daqui mesmo.. ai nem vo mais ai.. mais bixo se quer quanto nos sapatos? arruma um celular da TIM ai pra mim ligar! Abraços,
Fala Magão, essa tcase de JPX tá aguentando o tranco?
O Engesão tá show de bola, parabéns!
Abss
Opa ArthurC..
sim sim.. guenta sim o tranco! mais tenho o pé leve.. hehe Dizem que é imquebravel essa caixa..
Abraços,
Opa!!!!
Bomba injetora zerada!!!!!
Gostei do snorkel!!
Só to juntando as idéias!
Abraços.
Kim.
Eriksom Teixeira Lima
22/05/2010, 04:27
Magao
você já levou o Engesa até a gruta em Bom jesus? Não vais pagar a promessa 8)
agora, fiquei com um curiosidade, você poderia tirar fotos mais detalhadas dos links de suspensão? O motivo é simples, devo estar cego, pois não vi as panhards.
Eriksom
Magao
você já levou o Engesa até a gruta em Bom jesus? Não vais pagar a promessa 8)
agora, fiquei com um curiosidade, você poderia tirar fotos mais detalhadas dos links de suspensão? O motivo é simples, devo estar cego, pois não vi as panhards.
Eriksom
Ixi.. desculpa a demora mais nunca mais entrei aqui hehe
vo tirar.. mais tem panhard sim =))
Paulo Cesar
08/06/2010, 18:12
Magão
Muito show a viatura, parabens
Já colocou os sapatos novos (35")?
abs.
Paulo
Magão
Muito show a viatura, parabens
Já colocou os sapatos novos (35")?
abs.
Paulo
Paulo,
Ainda não.. to dando prioridade ao meu Apt.. depois eu parto pro jeep se não a patroa tem um infarto! hehe
Paulo Cesar
10/06/2010, 13:19
Ainda não.. to dando prioridade ao meu Apt.. depois eu parto pro jeep se não a patroa tem um infarto! hehe
E eu que falei para a minha que ia vender o CJ5 quando comprei o Engesa.
abs.
Paulo
E eu que falei para a minha que ia vender o CJ5 quando comprei o Engesa.
abs.
Paulo
RSRSRSRS
é assim mesmo =)
Bom atualizando um pouco.. depois de ficar liso no apt kkkk agora vo comprar umas besteiras pro engesa =) estou começando pelos calços de carroceria + molas especiais da rota... preparando para receber os 37"
ABraços,
Ah.. alem disso.. ainda estou com problema de pular a alavanca da reduzida para neutro quando ta 4x4 simples.. quando engato a reduzida mesmo... não pula..
estarei verificando essa semana! =)
Paulo Cesar
17/07/2010, 12:05
preparando para receber os 37"
... 37".., isso sim, vai ficar bom. :mrgreen:
MaGão, tem que levar ele lá no encontro, quero ver como ele vai ficar com esse pneus.
abs.
... 37".., isso sim, vai ficar bom. :mrgreen:
MaGão, tem que levar ele lá no encontro, quero ver como ele vai ficar com esse pneus.
abs.
Se deus quiser no próximo estarei com a familia la.. são +- 2mil km daqui pra la kkkk
mais agente consegue =)
Abraços,
Aguardando as molas e calços da rota chegarem para instalar e alterar o caster.. arrumar mais algumas besteiras hehe
Abraços,
Magãoooooooooooo............
E a receita do bagageiro do homi? rssss
Abs
Magãoooooooooooo............
E a receita do bagageiro do homi? rssss
Abs
Até agora não tive resposta.. to no aguardo.. =(
Abraços,
Daniel Lima
25/07/2010, 22:18
Magao,
podíamos até combinar de nos encontrar lá pela frente, pois eu também tenho muita vontade de ir rodando a este encontro; e como estamos mais perto um do outro seria interessante. fica a sugestão e meus parabéns pelo seu engesa.
abraços!!!
guilhermeabreu
25/07/2010, 23:46
Magao,
podíamos até combinar de nos encontrar lá pela frente, pois eu também tenho muita vontade de ir rodando a este encontro; e como estamos mais perto um do outro seria interessante. fica a sugestão e meus parabéns pelo seu engesa.
abraços!!!
TÔ SENTINDO FIRMEZA
Neste pessoal daí de cima o MAGAO eo DANIEL LIMA , é assim que se fala .
É disto que eu gosto , de gente animada , engrossou o caldo com o JOÃO R.
não esquece de passar aqui n' Bahia, assim como dizia um velho amigo meu..."TÔ NO LANCE...
Abraços.
Po ta ai!! curtiii hehee
vamos combinar para o proximo estaremos marcando presença!!!!
João R. é caminho agente passa ai nem que vc va na marra!!! kkkkkk
Abraços,
Chegaram os calços e molas da rota.. pra por os 37" vou ver se o mec instala ainda essa semana.. hehe
Tcase ainda no estaleiro.. =/
FernandoPedro
03/08/2010, 09:08
MaGao, blz?
Tem como você postar algumas fotos e descrever mais detalhes sobre as molas e os calços? Pretendo instalar também na minha engesa.
Abs.
MaGao, blz?
Tem como você postar algumas fotos e descrever mais detalhes sobre as molas e os calços? Pretendo instalar também na minha engesa.
Abs.
Vou tirar as fotos sim..
eu vendo o topico do Imnome.. acho que isso ehhe o engesa vermelho com os 37..
o que ocorre ele somente colocou os calços.. estranho isso.. vo verificar se somente com eles resolvem o problema.
Abraços,
Poxa, todo mundo apelando pra 37" hein......
Seus tarados! rssss
Sou taradão então!!!!!!!!!!!!!:odedo::odedo:
Tô de 38tão!!!!!!!!!
sexta feira espero ta com o carro com as molas calços colocados.. so faltando corrigir caster e comprar os pneus! =))
mando fotos em breve!
Atualizando um pouco..
Colocados os calços nos locais para verificar o que precisa ser mudado.. ficou gigante.. pneu 33 parece pneuzinho kkkk
agora eu tava vendo uma questão..
troquei todos os rolamentos do eixo dianteiro na última revisão.. rodou cerca de 2mil km.. ja abriram folgas .. o mecanico falou que é so ajustar que é besteira..
ai pergunto.. marca de rolamento será? vejo ai o OTTO andando pela america do sul toda sem problemas..
alguma dica ? =)
Abraços,
alvaro.jrc
05/08/2010, 22:56
Atualizando um pouco..
Colocados os calços nos locais para verificar o que precisa ser mudado.. ficou gigante.. pneu 33 parece pneuzinho kkkk
agora eu tava vendo uma questão..
troquei todos os rolamentos do eixo dianteiro na última revisão.. rodou cerca de 2mil km.. ja abriram folgas .. o mecanico falou que é so ajustar que é besteira..
ai pergunto.. marca de rolamento será? vejo ai o OTTO andando pela america do sul toda sem problemas..
alguma dica ? =)
Abraços,
Conhece máquina fotográfica não é???? Tira foto dessa bagaça!!! :odedo:
...... e aproveite que vai tirar as fotos e ligue para o cara do engesa verde pra pegar a receita do bagageiro...rsss
Grande problema.. Maquina fotografica.. tenho que ficar pegando emprestado!!! hehehe
CAVESO ja pedi a umas 30 pessoas.. niguem me respondeu =/ daque a pouco vo ter q ir la perguntar kkk
Abraços,
Eduardo Velo
06/08/2010, 08:35
troquei todos os rolamentos do eixo dianteiro na última revisão.. rodou cerca de 2mil km.. ja abriram folgas .. o mecanico falou que é so ajustar que é besteira..ai pergunto.. marca de rolamento será? vejo ai o OTTO andando pela america do sul toda sem problemas.. alguma dica ? =)Abraços,
Bem vindo ao time dos azarados ... rsrsr ... pro meu basta usar 33" que tem que trocar rolamentos a cada 5 ou 6 meses , não passa de 5000 km ... o OTTO faz parte do time dos grandes sortudos que podem andar com pneuzão que não acontece nada .
Usar eixo de Rural não vai adiantar pq os rolamentos são os mesmos . Parece que existe um cubo pra rolamentos mais parrudos , já vi isso em algum lugar por aqui não lembro onde , não me interessei pq não vou passar de 31" . faço trilha e ainda socorro os amigos com os 31" BF AT , associado a um guincho Work 12000 , chibanca , hi-lift , patesca , cintas , cabos de aço ...
abs ... Edu
Bem vindo ao time dos azarados ... rsrsr ... pro meu basta usar 33" que tem que trocar rolamentos a cada 5 ou 6 meses , não passa de 5000 km ... o OTTO faz parte do time dos grandes sortudos que podem andar com pneuzão que não acontece nada .
Usar eixo de Rural não vai adiantar pq os rolamentos são os mesmos . Parece que existe um cubo pra rolamentos mais parrudos , já vi isso em algum lugar por aqui não lembro onde , não me interessei pq não vou passar de 31" . faço trilha e ainda socorro os amigos com os 31" BF AT , associado a um guincho Work 12000 , chibanca , hi-lift , patesca , cintas , cabos de aço ...
abs ... Edu
Edu,
tem que ter uma explicacao (sem acentos no teclado saco..) nao pode isso.. nao eh somente eu ou vc.. galera da rota usa e nao da problema.. tbm nao ando pulando ou algo.. isso foi dia a dia no asfalto.. entao so pode ser peca de ma qualidade.. eu vo procurar me informar mais.. agora lembrando so o eixo dianteiro.. atraz da perfeito. entao tem explicacao sim..
Vo trocar os rolamentos de coquilhos por mancais e procurar a alteracao/adaptacao para resolver os da roda interna..
Abracos
geandre2004
06/08/2010, 12:21
Galera fui hj lá na oficina e tirei as fotos preliminares
Eduardo Velo
06/08/2010, 12:41
Magao , realmente os rolam. tras. aguentam muito mais que os diant. ... sempre uso timken , só se FAG ou SKF ou ainda outro que eu não saiba for melhor ...
Deixar munhões , pivo e terminais bem ajustados e alinhamento bem feito ajuda durar mais ...
guilhermeabreu
06/08/2010, 14:42
SÓ PRA LEMBRAR
Qdo tinha pneus 33" e rodas tala 10" off-set -44 , ERA DE 30 EM 30 DIAS NO MÁXIMO DE 60/60 DIAS , TINHA QUE TROCAR ROLAMENTOS E PONTEIRAS DE DIREÇÃO .
MINHA REALIDADE TB .
HOJE , TENHO DOIS JOGOS DE RODAS :
Um é a LINDA BBS 15" X 8" com os mesmos pneus 33" .
E outro é a KOMBAT 16" X 8" e pneus 265 x 75 x16 .
E NADA DE QUEBRAS MAIS .
Edu/Gui,
Liguei la na rota e falei com Luiz.. ele falou que não é normal isso não.. que pode ser a trava da porca com problemas/mal colocadas.. eles usam pneus 37/38 e não tem problemas.. e ainda disse "olhe que fazemos trilhas pesadas e passeios longos"..
os rolamentos de coquilhos ele falou que pondo mancal no lugar do rolamento acaba com o problema.. e o de roda não tem problema algum!
acho que esse rolamento que coloquei foi NSK.. vo testar outra marca para ver..
o antigo dono do meu carro so trocou rolamento 01x ... comigo troquei 1x e ja abriu folga.. de acordo com o mecanico so ajustar.. não é rolamento ruim é so ajuste..
Pivo de direção eu troquei e ate agora não abriu folga nenhuma..
Vamos ver como se comporta quando os 37 chegarem!
Abraços,
Atualizando um pouco..
Mecânico fixou os calços.. colocou as molas da rota especiais..
Está ajustando coluna de direção pq quando subiu ficou a barra de direção batendo no olhal o amortecedor.. então ele vai encurtar um pouco a barra de direão e alongar na caixa de direção para que ela fique mais afastada..
Tbm descobri que tem 1 amortecedor na frente de 1113 e outro de 1313.. zz um tem mais curso que o outro hehe
ah.. e o caster deve ta uns -25º kkkk vo ter q corrigir e muito! vo por os pneus.. matar a seca de fazer umas 2 trilhas e vo corrigir o caster.. =)
amanha eu posto fotos.. vo pegar uma camera digital pra tirar...
Abraços,
CAVESO ja pedi a umas 30 pessoas.. niguem me respondeu =/ daque a pouco vo ter q ir la perguntar kkk
Perguntou? rss
geandre2004
12/08/2010, 19:05
Agora com os calços de 13 cm e as molas mais altasda rota.
Antes de sair da oficina, retire a barra estabilizadora!
Porque?
Quando a suspensão abrir, o cardam vai pegar nela e vai acontecer cáca!
Olhe a última foto, já está bem próximo.
Experiência propria.
Fará falta, mais poderá vivcer tranquilo sem.
Abraços.
Kim.
Os engesas fase II e III nem tem essa barra....
KIM,
vai entrar ali calços de borracha para deixar a barra mais para baixo.. para não pegar..
sem aquela barra não fica o carro chaqualhando não? parecendo um boneco bobo?
Abraços
Como o CAVESO escreveu!
Só o FI tem, os demais não.
Pode ficar tranquilo!
Abraços.
Kim.
Kim,
Hmm vo rancar fora!!
Abraços,
Ah..
alguem tem alguma ideia para tampar o vão que fica entre o chassi e a carroceria ? =)) acho feio pacas.. na frente e atras ainda to com ideias.
atrás: por o high-lift deitado acompanhando o parachoque.
Frente: Base pro guincho com peito de ferro
LAdos: Fica feio pacas!
alguma sugestão?
Abraços,
Opa MaGao!
No engesa tem um acabamento nas laterais da caixa de rodas trazeira.
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/PecasDaCinfel#5492067473140009922
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/PecasDaCinfel#5492067475436976162
A Cínfel tem pronta.
Eu tenho do meu, mais vou usar.
Fica muito bom o acabamento.
Abraços.
Kim.
alvaro.jrc
13/08/2010, 13:09
John, só é fechar com fibra se vc quiser diminuir esse espaço.
Kim,
umm vo verificar!
Alvaro,
é vo ver com um fibreiro pra ver isso
!
Kim,
Notei que no teu carro ta o calço + borracha depois que vem o suporte no chassi.. o meu so ta o calço encostado com o chassi..
pq vc colocou a boracha?
Abraços,
Atualizando
Cheguei na oficina hj e não tocaram no carro ARGH!
tirei mais fotos..
Foto 01: So para compara a altura dele junto a dacota =) ta bem grandinho hehe
Foto 02: Calço da carroceria que não alinha ... vo ter q alterar o suporte na carroceria.. os outros todos estão alinhados somente esses inclinados de um lado e do outro que não alinha..
Foto 03: Detalhe do calço da frente. Meca apertou tanto que pocou a buxa.. é um jumento!
Foto 04: Barra estabilizadora.. que vou arrancar fora! hehe
Foto 05: Mostrando a inclinação do eixo e a inclinação dos links e bucha cogumelo... detalhe que não esta vazando nada.. foi o meca que tirou a caixa de transferencia e o tanque ai melou tudo hehehe
Vo almoçar para postar mais =)
Abraços,
Seguindo com as fotos
Foto 01: Foto do motor sujim! hehe fiz trilha e não lavei desde então ta no meca... e tambem mostrar q o filtro la que sai da tampa do tucho esta deitando.. fazendo com que passe oleo pro filtro de ar.. ja está corigindo
Foto 02: Barra de direção que não da.. bate no suporte do amortecedor.. então ele vai encurar na parede corta fogo e alonga a barra.. na caixa de direção.. assim fica sem encostar..
Foto 03: Mostrando o angulo da mola.. mesmo com o aumento das molas.. elas não fazem buchecha.. ficando quase que reta.. ou seja.. pra corrigir o caster vo ter q mudar o nível da base da mola..
Foto 04: Como não tinha altura.. o capoo ficava batendo na vavula termostatica.. assim fazendo não ter espaço para a mangueira da tampa do tucho passar por cima e para deixar o filtro em pé.. agora tem =)
Foto 05: Mola da rota.. as especiais que eles chamam.
Foto 01: Inclinação do diferencial.. se antes tava com -3º de caster.. agora deve ta uns -10º
Foto 02: Calços na parte traseira.. detalhe ta sem tanque.. tirei para limpar o sistema de combustível. Esse é o espaço que quero tampar.. pq fica feio pacas..
Foto 03: espaço atraz no parachoque.. que vai ter um high-lift deitado.. ai tampa quem ver de tras.. =)
Foto 04: Molas antigas.. o meca falou que era de landau..
Foto 05: Tivemos que tirar o acabamento.. para poder mecher na coluna.. assim que fixar vo por devolta o acabamento em carpete.
Foto 01: Detalhe das alavancas.. vo ter q alongar as alavancas da reduzida e 4x4.. vai ficar pequeno d+ para trocar.. e a proposito.. ficou show as trocas.. antes era pesadissima em relação agora.. ta super leve pra movimentar..
Foto 02: Foto do parachoque da frente... o vão livre que ficou.. vo subir um pouco o radiador e o condenssador.. e depois vem a base pro guincho e o guincho para tampar aquele espaço vago..
Foto 03: Não tinha espaço antes para subir o radiador.. então não estava centralizado a ventuinha com o radiador.. agora tem espaço e vo levantar para ficar bem no meio.
Foto 04: Filtro da tampa do tucho deitado.. passando oleo para o filtro de ar.. será corrigido.. sorte a minha que o mangote esta mais acima do nível ai o oleo desce para o compartimento do filtro de ar e sai.. não vai para a turbina..
Foto 05: Foto do escape que terei que refazer.. vai sair por baixo do banco do passageiro e acabando no stribo
Foto 01: Mais uma da traseira..
Foto 02: Link dianteiro.. tem q corrigir se não vai arrombar qualquer bucha que colocar ali..
Foto 03: Link traseiro.. está bem mais inclinado que o dianteiro.. tem q corrigir tbm
Foto 04: uma Willys bicudinha la.. arrumando ela.. reliquia! hehe
BOm depois vo postando mais.. intÉ
Paulo Cesar
14/08/2010, 17:46
Foto 01: Inclinação do diferencial.. se antes tava com -3º de caster.. agora deve ta uns -10º
MaGão
Excelente trabalho de upgrande, realmente ele vai ficar um monstrão.
O ponto fraco do trabalho foi esta inclinação, veja se consegue dar uma melhorada nela.
abs.
Eriksom Teixeira Lima
14/08/2010, 20:09
Realmente, está demais o cáster. Vai fazer curvas maravilhosamente bem, como um trator,mas a instabilidade no asfalto vai ficar "maravilhosa" também.
Teste e decida antes de mudar, o qu será bem trabalhoso.
No mais, bom trabalho.
Eriksom
Paulo,
Sim vo corrigir ela.. como é um trabalho de ter q rotacionar o eixo por completo.. vo andar um pouco com ele assim.. e depois paro denovo hehehe vo fazer umas trilhas com os 37" para ver como ficará o desempenho
ABraços,
Erikson,
exatamente.. vai ser puta trabalho pra arrumar isso.. e ainda preciso achar alguem que realmente faça soldas boas.. não gosto daquelas soldas que tem a impressão que vai quebrar... toda cheia de gomos estranhos..
Kim,
Notei que no teu carro ta o calço + borracha depois que vem o suporte no chassi.. o meu so ta o calço encostado com o chassi..
pq vc colocou a boracha?
Abraços,
Opa MaGao!
Aquele calço de borracha, é o coxim do engesa, que é o mesmo da GM D10.
Observe que o suporte do chassi tem o buraco maior, encaixa certo o coxim.
Tem que colocar, senão, será igual a andar num toco!
Observe essa foto http://picasaweb.google.com/kimcavazin/ProlongadoresDosCoxinsDaCarroceria#543439731378481 6546
O coxim tem duas partes.
Observe minhas fotos com cautela!
Abraços.
Kim.
Kim,
hm.. se eu colocar vai ficar mais alto ainda.. ai vo ter q tirar e cortar.. vo experimentar assim pra ver.. a susp tem q trabalhar!! kkk
Abraços,
guilhermeabreu
14/08/2010, 23:43
Seguindo com as fotos
Foto 01: Foto do motor sujim! hehe fiz trilha e não lavei desde então ta no meca... e tambem mostrar q o filtro la que sai da tampa do tucho esta deitando.. fazendo com que passe oleo pro filtro de ar.. ja está corigindo
Foto 02: Barra de direção que não da.. bate no suporte do amortecedor.. então ele vai encurar na parede corta fogo e alonga a barra.. na caixa de direção.. assim fica sem encostar..
Foto 03: Mostrando o angulo da mola.. mesmo com o aumento das molas.. elas não fazem buchecha.. ficando quase que reta.. ou seja.. pra corrigir o caster vo ter q mudar o nível da base da mola..
Foto 04: Como não tinha altura.. o capoo ficava batendo na vavula termostatica.. assim fazendo não ter espaço para a mangueira da tampa do tucho passar por cima e para deixar o filtro em pé.. agora tem =)
Foto 05: Mola da rota.. as especiais que eles chamam.
MAGAO
Na foto 3 não vejo nescessidade de vc mexer no suporte da base da mola por fazer a correção do CÁSTER não .
Caro amigo MAGAO , não teime com quem já tem experiencia , o que o KIM falou esta corretíssimo , VC TERÁ QUE CORTAR OS CALÇOS PARA ENTRAREM AS BORRACHAS POR CIMA DO SUPORTE , pq além de vc andar como se tivesse em cima de um toco ( palavras do KIM ) , VAI QUEBRAR O FUNDO DA CARROCERIA pq o impacto que terá alí será muito grande . Vc vai andar para experimentar uma coisa que todos nós sabemos que não funcionará correto , é melhor vc fazer agora que o carro esta parado .
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO , achei os calços que vc colocou muito alto , mas gosto não se discute e respeito o seu , e peço que não fique chateado comigo por esta opinião .
Vc esta fazendo bastante modificações nescessárias no BICHÃO esta ficando muito bom , outra opinião , aproveita que esta tudo parado e corrige o CÁSTER logo , acho que como esta vc nem vai conseguir andar direito com ele . Fazendo como o ROGERIO fez no meu , é muito rápido e simples de fazer .
ABRAÇÃO
Gui,
tipo.. o caster ta muito negativo.. e a mola está quase reta.. se eu alterar o caster rotacionando o eixo pelo link a mola vai fazer buchecha para traz.. sendo necessario alterar o prato da mola para poder corrigir..
Abraços,
guilhermeabreu
15/08/2010, 00:02
Gui,
tipo.. o caster ta muito negativo.. e a mola está quase reta.. se eu alterar o caster rotacionando o eixo pelo link a mola vai fazer buchecha para traz.. sendo necessario alterar o prato da mola para poder corrigir..
Abraços,
MAGAO
É ruim a gente dar opinião de longe sem ver a coisa ao vivo , no meu , coloquei molas traseiras com 49 cm de comprimento e dianteiras com 41 cm de comprimento e ao corrigir o CÁSTER não precisei de mexer no prato da mola como vc esta querendo fazer no seu .
MaGao!
Em primeiro lugar, retire o pneu dianteiro, deixe o eixo na altua como se estivesse com o pneu, ficando assim nivelado o eixo.
Tire um foto de lado, como se estivesse fotografando a roda (mais sem a roda).
Assim, pode-se olhar se o cáster está fora ou não.
Não será exato, mais aproximará.
A forma mais prática para regular, e como eu fiz, olha o corte na barra longitudinal.
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190985653486785650
Abraços.
Kim.
GUi, Kim,
O problema é que meu carro ja tinha o caster errado com as molas normais e sem estar mais alto entendeu? quando adaptaram o eixo soldaram errado as bases da mola.. ficando com o caster -3 graus..
se eu voltar para os -3 graus vai ficar normal.. mais para voltar para os 7º30' vai fazer para dentro uma buchecha..
acho que deu pra explicar
Kim vou providenciar essa foto quando for montar os pneus..
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
15/08/2010, 09:29
Magao
Já que, das experiências de outros que eu ia procurar, uma delas apareceu, é a do Kim, você já tem a sugestão mais fácil, sem mexer nos suportes. Até mesmo o mecânico mais fuinha consegue fazê-lo corretamente (desde que saiba soldar) :twisted:
Como eu tenho um daqueles mecânicos velhos que sabem cortar e soldar perfeitamente, faço diferente, especialmente porque eu acho que a Engesa deveria ter posto os pratos de mola paralelos, único meio de as molas funcionarem 100%.
Quando meu Engesa estiver 100% rodando de novo, com a suspensão reconfigurada, abrirei um tópico específico sobre ele. Espero fazê-lo daqui a 15 dias. Por ora, segue apenas uma fotinho tirada há 15 dias atrás. A conexão ao eixo tem mais um braço em Y, e estávamos estudando se valia a pena colocar outro ao lado da bola do diferencial.
As outras duas são da Camper e do suporte de mola que foi feito nela.
Minha única sugestão é: se você não tem confiança na capacidade de soldagem do seu mecânico, adie um pouco mais para adotar a solução do Kim que realmente é a mais rápida e plenamente eficaz.
Eriksom
Eriksson,
Vou andar primeiro.. pra depois fazer o seguinte..
Vo no mecanico abrir os links q nem o do kim.. fazer a medição e pontilhar.. depois vo remover os links e vo em um tornei para ele poder soldar e fazer com que fique igual ao original.. depois volto e ponho no lugar
Abraços,
guilhermeabreu
15/08/2010, 10:36
GUi, Kim,
O problema é que meu carro ja tinha o caster errado com as molas normais e sem estar mais alto entendeu? quando adaptaram o eixo soldaram errado as bases da mola.. ficando com o caster -3 graus..
se eu voltar para os -3 graus vai ficar normal.. mais para voltar para os 7º30' vai fazer para dentro uma buchecha..
acho que deu pra explicar
Kim vou providenciar essa foto quando for montar os pneus..
Abraços,
MAGAO
Agora sim deu para enter beleza , é que já havia cagada na estória . Neste caso vasi dar mais trabalho sim e vc realmente tem que fazer este ajuste da mesa da mola .
guilhermeabreu
15/08/2010, 10:41
Magao
Já que, das experiências de outros que eu ia procurar, uma delas apareceu, é a do Kim, você já tem a sugestão mais fácil, sem mexer nos suportes. Até mesmo o mecânico mais fuinha consegue fazê-lo corretamente (desde que saiba soldar) :twisted:
Como eu tenho um daqueles mecânicos velhos que sabem cortar e soldar perfeitamente, faço diferente, especialmente porque eu acho que a Engesa deveria ter posto os pratos de mola paralelos, único meio de as molas funcionarem 100%.
Quando meu Engesa estiver 100% rodando de novo, com a suspensão reconfigurada, abrirei um tópico específico sobre ele. Espero fazê-lo daqui a 15 dias. Por ora, segue apenas uma fotinho tirada há 15 dias atrás. A conexão ao eixo tem mais um braço em Y, e estávamos estudando se valia a pena colocar outro ao lado da bola do diferencial.
As outras duas são da Camper e do suporte de mola que foi feito nela.
Minha única sugestão é: se você não tem confiança na capacidade de soldagem do seu mecânico, adie um pouco mais para adotar a solução do Kim que realmente é a mais rápida e plenamente eficaz.
Eriksom
ERIKSOM
Muito bonita a sua CAMPER , parabens .
Eriksom Teixeira Lima
15/08/2010, 17:45
Vo no mecanico abrir os links q nem o do kim.. fazer a medição e pontilhar.. depois vo remover os links e vo em um tornei para ele poder soldar e fazer com que fique igual ao original.. depois volto e ponho no lugar
Magao
Fui passear com minha cadela Iara, vi uma cherokee adaptada para 5" na rua, e me toquei de um pequeno detalhe.
Você deve analisar antes de cortar os braços tensores para ajustar o cáster.
Se você cortar pelo lado de cima e encurtá-los, o eixo se deslocará para trás, e talvez os 3 ou 4 cm deixem a panhard forçada (o olhal do eixo se deslocará para trás, ficando desalinhado).
Talvez seja o caso de cortar embaixo, o que deslocaria levemente o eixo para frente, sem afetar tanto a panhard.
Vale a pena analisar exatamente o que acontecerá antes de cortar. De qualquer modo a panhard da sua viatura já deve estar forçada, no caso o olhal do diferencial forçado para a frente (embicado).
Eriksom
Drzão e MaGao!
Eu também reparei na barriga da mola.
Se fizer o sistema que explicitei, a barriga sumirá, pois o suporte volta com o eixo, deixando as base superior e inferior paralelas, isso aconteceu no meu engesa.
LEMBRANDO que o corte deve ser feito nas duas barras longitudinais concomitantemente, e torcer o eixo com uma alavanca bem firme. (girará o eixo todo).
Abraços.
Kim.
Eriksson,
o corte sera em cima.. para alinhar a bucha cogumelo.. e em baixo para corrigir o caster.. não alterando o entre-eixos..
Kim,
O meu eixo foi adaptado errado.. a base da mola esta alinhada para o caster de -3graus.. pra eu corrigir vo ter q alem de mecher nos links mecher no prato da mola para quando chegar aos 7graus ela ficar alinhada.. então não vai ser tão simples como o seu..
O meu é eixo de Rural na frente.. adaptado errado ainda por cima..
Abraços,
Atualizando um pouco,
Coluna de direção fixada.. tivemos que puxar ela mais para tras, afastando um pouco do volante.. eu curti pois ficou mais espaço nas pernas =) e para entrar no carro que tem que ser em 02 etapas.. ficou legal =)
também arrumou a asti da embreagem deixando ela mais leve..
Atualizando..
Pneus no LUGAR!
agora preciso de rodas tala 10" ficou ovulado o pneu.. ta com 18libras e ainda assim so pega no meio dos 02 cravos no centro..
ta uma porra louca para dirigir!!! hehehe mais ta GRANDE kkkk
amanha eu ponho fotos de dia.. ficaram ruim essas que vo anexar..
não olhem meu vidro super HIGH TECH! zurtima geração!
deu pau no vidro elétrico não quer subir.. amanha vejo o que é..
agora preciso urgente tampar a diferença da fibra pro chassi ta FEIO hehe
ah.. o carro ficou super mega ultra confortavel com as molas da rota.. nem parecia um engesa antes.. kkkk
preciso corrigir o caster esta perigoso andar acima de 60km/h..
fora isso.. agora sim o bixo ta andando!!!! antes era reduzido d+ agora DECOLA! hehe
ABraços,
Eriksom Teixeira Lima
20/08/2010, 21:46
Magao
você pretende mudar os pneus para algo próximo a 37"? pergunto por causa do tamanho dos calços.
Outra coisa, mande fotos de dia da frente da viatura (com barra de direção e panhard bem vísiveis) e da traseira (com a barra panhard vísivel). Motivo? se elas estiverem muito inclinadas podem explicar parte expressiva do "perigo" acima de 60km/h, O ideal é que elas estejam paralelas ao eixo.
Eriksom
geandre2004
20/08/2010, 22:20
Erokson esta usando 37
geandre2004
20/08/2010, 22:22
Está com 37 nessas fotos
Eriksom!!
Ao meu ver, e por conhecimento empírico, a panhard não chega a ser a vilã da história.
Quando troquei as molas do Brancão, não consegui chegar a 40km/h.
Alinhei o maledeto do cáster, e toda a indirigibilidade acabou.
A função primordial das barras panhard é, segurar o eixo em baixo do chassi, bem como alinhar as longitudinais em relação ao chassi.
Quando estava montando os eixos no Brancão, deixei as panhar por último, o movimento lateral é enorme quando sem as barras.
Um dos motivos que vejo para o pessoal deixar a barra paralela ao chassi, é que quando ela está no tamanho original, e eleva a suspensão, fazendo com que a mesma incline, é que o eixo desloca para o lado da fixação ao chassi (é um raio de um circulo)
No caso do Brancão, eu aumentei 2cm para voltar o eixo no lugar.
Ficou do lado direito da foto e no arco, para caber a bolota, como segue as fotos abaixo
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984279097250722
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190984274802283410
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190980890368054130
Bem, é aminha opinião, nunca procurei complicar as coisas, sempro procuo a solução mais prática.
Abraços.
Kim.
geandre2004
20/08/2010, 22:29
Segue mais fotos tiradas apos colocar o pneus 37
alvaro.jrc
21/08/2010, 02:03
Atualizando..
agora preciso de rodas tala 10" ficou ovulado o pneu.. ta com 18libras e ainda assim so pega no meio dos 02 cravos no centro..
Magão aproveita que o pneu ficou "Ovulado" bota eles pra cruzar pra ver se nasce um estepe 37 tb!!!! :twisted::twisted: :odedo::odedo:
E aí essa bagaça vai pra trilha amanhã ou não vai????:pensativo:
Eriksom Teixeira Lima
21/08/2010, 07:55
Eriksom!!
Ao meu ver, e por conhecimento empírico, a panhard não chega a ser a vilã da história.
Quando troquei as molas do Brancão, não consegui chegar a 40km/h.
Alinhei o maledeto do cáster, e toda a indirigibilidade acabou.
A função primordial das barras panhard é, segurar o eixo em baixo do chassi, bem como alinhar as longitudinais em relação ao chassi.
Quando estava montando os eixos no Brancão, deixei as panhar por último, o movimento lateral é enorme quando sem as barras.
Um dos motivos que vejo para o pessoal deixar a barra paralela ao chassi, é que quando ela está no tamanho original, e eleva a suspensão, fazendo com que a mesma incline, é que o eixo desloca para o lado da fixação ao chassi (é um raio de um circulo)
[...]
Bem, é aminha opinião, nunca procurei complicar as coisas, sempro procuo a solução mais prática.
Abraços.
Kim.
Grande Kim
Meu pensamento quase foi copiado de você (a gente tem de escrever assim, se não dizem coisas sobre nós, mesmo sem a gente ter se conhecido ao vivo em Minas :mrgreen:)
Meu comentário foi porque me impressionei muito com o tamanho dos calços. São muito grandes.
Num chute bem calibrado, diria que a panhard (se for original) está puxando o eixo inteiro uns 2 cm na direção do olhal. Ou seja, 2 cm na frente e 2 cm atrás (em cada eixo) os eixos ficaram 4 cm no total deslocados entre eles.
Se adicionarmos a sua observação corretíssima do cáster (no caso embicado para a frente 7,5 graus), também num chute calibrado, eu diria que adicionalmente a panhard está repuxada no eixo dianteiro para trás uns 2 cm e talvez um pouco menos no traseiro (pense no paralelismo dos olhais da panhard).
Além disso, o braço pitman está muito inclinado, quase uns 30 graus (pelo menos parece na nova péssima foto = desculpa Magao, mas tá horrível mesmo :twisted:), o que causa uma oscilação monumental no volante em qualquer desnível de piso, ainda mais com os 37' forçando os terminaizinhos originais do Engesa (se é que o Magao não os trocou).
No meu Engesa (como escrevi em outro tópico, só abro tópico com ele pronto e testado), troquei a panhard por uma de quase 1 metro (o eixo dianteiro é um Dana 44 de F-100) e movi os olhais para que ela fique paralela, pois minha vivência na minha Camper, antes de fazer a mesma reforma nela muitos anos atrás (uso 35 nos dois), era uma vivência que oscilava :evil:, e passou :D
Por isso a sugestão JAQUE, já que está na oficina, faça tudo o que tiver de fazer antes do mais complicado, corrigir o cáster, que você sabe muito melhor que eu (pois você faz, eu só acompanho meu mecânico fazer) é a pior parte = descravar, corrigir e recravar tudo. Haja EMPENHO para evitar EMPENOS :mrgreen:
Abraços
Eriksom
Magão,
Tenho um jogo (4 ou 5 rodas) de mangels em aço 10" para vender..
São novas, nunca rodaram (só foram montadas nos pneus).
Estão anunciadas na seção de vendas de peças...
alvaro.jrc
21/08/2010, 12:55
Magão,
Tenho um jogo (4 ou 5 rodas) de mangels em aço 10" para vender..
São novas, nunca rodaram (só foram montadas nos pneus).
Estão anunciadas na seção de vendas de peças...
Adianta não Carlos, o João é muito mão de vaca!! Sugeri a ele compra umas rodinhas Procomp que estavam em promoção e ele não quis.... :twisted::twisted:
Abração!!!
Eriksom,
Já está com os 37"...
Eu conheço esses problemas.. apenas tirei o carro para fazer a trilha hj e terminei não indo.. fui chamado no trabalho ai não tive como ir.. segunda vo pra la arrumar o resto..
Quanto a altura dos calços tbm achei exagerado d+.. mais como quem falou foi o Luiz da rota ... eu apenas liguei e perguntei. preciso de 37 no engesa.. como fazemos? ai ele saiu perguntando tudo sobre meu carro e chegou a posição que so precisava dos calços + molas + corrigir caster..
no caso da panhard vc está corretissimo!! o eixo esta 2cm pra o lado do motorista.. o da frente e 2cm o lado do passageiro o traseiro.. quando eu corrigir o caster vo penssar em como fazer para alongar a panhard..
QUanto ao pitiman.. não estou notando a sensação de bumpsteer não.. no meu samurai eu sentia perfeitamente.. não sei se por conta da DH..
Não estou sentindo o efeito rollover do carro.. está muito mais firme que antes.. nas curvas então ta perfeito.. hehe
O lance é o caster mesmo.. por exemplo quando enfio o pé (colo no banco kkkk) ele fica com a direção extremamente leve.. quando eu retiro o pé.. ele joga traseira pra um lado e pro outro.. ficando perigoso acima dos 60km/h sacou? =) isso será corrigido imediatamente ehehe =)
Quanto a foto.. realmente ficou TERRÍVEL! mais acredite foi a luz do poste atras.. somando com o operador da camera + o vento forte kkkkkkkkk
Kim,
Ja tomei aula com você a respeito do caster e será corrigido da sua forma kkkk =) so que com paciência.. agora to na seca de andar no monstro e todo mundo apontando!! só ENGESA FAZ POR VC! kkkk
Alvaro,
Não fui.. e se tivesse ido tinha dado merda.. a junta do carter começou a vazar.. ai quando fui sair do trabalho.. que vi uma poça de oleo.. fui ver oleo no motor.. nem na vareta tinha.. parei no posto coloquei uns 3litros.. e vim pra casa.. segunda vo no ureia trocar.. e me diz.. kd teu telefone? não funciona nenhum dos que eu tenho!!! liguei que so um karaleo para falar com vc e não consegui.
Abraços,
Ah..
vo ajustar tudo e depois pretendo diminuir os calços estão exagerados d+.. pode por ali 40" que entra FACIL hehe
Ah sim.. sobre o motor.. senti uma mínima diferença para sair do canto de segunda.. mínima mesmo.. agora depois q descola e eu enfio o pé o carro MUDOU! ta andando muito mais muito mais que antes.. antes era muito curto... a turbina enchia rapido e o cara tava a 40km/h hehe
ABraços,
Eriksom,
Já está com os 37"...
Eu conheço esses problemas.. apenas tirei o carro para fazer a trilha hj e terminei não indo.. fui chamado no trabalho ai não tive como ir.. segunda vo pra la arrumar o resto..
Quanto a altura dos calços tbm achei exagerado d+.. mais como quem falou foi o Luiz da rota ... eu apenas liguei e perguntei. preciso de 37 no engesa.. como fazemos? ai ele saiu perguntando tudo sobre meu carro e chegou a posição que so precisava dos calços + molas + corrigir caster..
no caso da panhard vc está corretissimo!! o eixo esta 2cm pra o lado do motorista.. o da frente e 2cm o lado do passageiro o traseiro.. quando eu corrigir o caster vo penssar em como fazer para alongar a panhard..
QUanto ao pitiman.. não estou notando a sensação de bumpsteer não.. no meu samurai eu sentia perfeitamente.. não sei se por conta da DH..
Não estou sentindo o efeito rollover do carro.. está muito mais firme que antes.. nas curvas então ta perfeito.. hehe
O lance é o caster mesmo.. por exemplo quando enfio o pé (colo no banco kkkk) ele fica com a direção extremamente leve.. quando eu retiro o pé.. ele joga traseira pra um lado e pro outro.. ficando perigoso acima dos 60km/h sacou? =) isso será corrigido imediatamente ehehe =)
Quanto a foto.. realmente ficou TERRÍVEL! mais acredite foi a luz do poste atras.. somando com o operador da camera + o vento forte kkkkkkkkk
Kim,
Ja tomei aula com você a respeito do caster e será corrigido da sua forma kkkk =) so que com paciência.. agora to na seca de andar no monstro e todo mundo apontando!! só ENGESA FAZ POR VC! kkkk
Alvaro,
Não fui.. e se tivesse ido tinha dado merda.. a junta do carter começou a vazar.. ai quando fui sair do trabalho.. que vi uma poça de oleo.. fui ver oleo no motor.. nem na vareta tinha.. parei no posto coloquei uns 3litros.. e vim pra casa.. segunda vo no ureia trocar.. e me diz.. kd teu telefone? não funciona nenhum dos que eu tenho!!! liguei que so um karaleo para falar com vc e não consegui.
Abraços,
Opa!
Olhe a foto, nos esmerilhados, coi onde aumentei a panhard.
1cm em cada esmerilhado.
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/TrocaDoDiferencial#5190980894663021442
Assim que corrige a panhard!!!!:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Kim,
VLWWW!! ja vai pra lista =)
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
22/08/2010, 07:40
Eriksom,
Magao,
Não pense só em alongar, pense também, e principalmente em baixar o olhal do chassis em direção ao chão, de modo a obter maior paralelismo da panhard.
Além da melhora na dirigibilidade, em trilhas a suspensão poderá trabalhar um pouco mais e muito menos forçada, já que a panhard por traçar um movimento circular empurra ou puxa o eixo e faz os tensores se deslocarem na direção do chassis.
JAQUE mexeu, peça ao seu mecânico para comprar BUCHAS F-4000 EM PNEU, e para ele ovalizar os olhais de fixação dos tensores no chassis para encaixá-las. Dupla vantagem, as buchas de pneu "trabalham" mais, e você se livra da maldita dependência dessas porcarias de PU que abundam e custam caro.
Bumpsteer, nada como ser sofisticado :twisted:
No meu caso, uso no Engesa a caixa original da D-20/Opala e o pitman é da D-10 (acho), muito maior e mais para baixo. Ou seja, o braço pitman também ficou lá embaixo, paralelo a panhard (e ambos quase paralelos ou paralelos ao eixo) e a direção e, principalmente, os terminais agradecem o esforço poupado
:dance:
Magao
Agora é chute mesmo. Aconteceu isso comigo numa viagem que fiz com a Camper. Pior, era no eixo dianteiro. Entre 65km/h e 73km/h (medidos no GPS) o eixo parecia que ia saltar fora. Acima disso, nada, o que me permitiu voltar de Maraú/BA ao Rio.
Por mais que eu tentasse, não consegui dar aperto suficiente. Meu mecânico com um torquimetro com longo braço, apertou mais o parafuso de fixação da panhard no eixo, e .... passou.
Verifique esse aperto no mesmo parafuso na panhard traseira. Torque do aperto = o mesmo que para bloco do motor.
Ah, sim! se puder, corte um pouco os calços, ficará realmente mais bonito
Aguardamos novidades
:pipoca:
Eriksom
Eduardo Velo
22/08/2010, 09:08
Magao , realmente a flutuação na direção é Caster , mas a jogada pra frente e pra tras e pros lados é angulo das Panhards ...
No meu está como o Eriksom citou as barras Panhard e do Ptimam estão paralelas e com pouco angulo em relaçao a barra de direção , qto maior esse angulo maior o efeito pra frente e pra tras e pros lados em aceleração e frenagem ... o efeito é nas 2 barras ...
Na Panhard taseira além de um bom aperto coloquei uma trava ...
Eriksom Teixeira Lima
22/08/2010, 09:40
Edu,
Bonita suspensão. Acrescentaria que, realmente, você é muito limpinho, o chão está impecável ... e o Engesa idem
És o sonho de consumo de mulheres de jipeiros 8)
Eriksom
Eriksom,
Aham.. tudo anotado!!! =) Essa semana posto novidades...
Edu,
realmente ver o carro todo sequinho assim é show! hehe vou arrumar isso!
Abraços,
Eduardo Chaves
23/08/2010, 15:46
Atualizando..
Pneus no LUGAR!
ta uma porra louca para dirigir!!! hehehe mais ta GRANDE kkkk
amanha eu ponho fotos de dia.. ficaram ruim essas que vo anexar..
não olhem meu vidro super HIGH TECH! zurtima geração!
deu pau no vidro elétrico não quer subir.. amanha vejo o que é..
agora preciso urgente tampar a diferença da fibra pro chassi ta FEIO hehe
ah.. o carro ficou super mega ultra confortavel com as molas da rota.. nem parecia um engesa antes.. kkkk
preciso corrigir o caster esta perigoso andar acima de 60km/h..
fora isso.. agora sim o bixo ta andando!!!! antes era reduzido d+ agora DECOLA! hehe
ABraços,
Pensa num cara exagerado, peeensa... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O lance de esconder os calços, pensa em pintar as caixas de rodas e os calços de preto, acho que já vai dar uma bela duma disfarçada... :concordo:
Parabéns, nada como ter dinheiro no cofrinho pra deixar a viatura como se deve... Kkkk......
[]ção!
Pensa num cara exagerado, peeensa... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O lance de esconder os calços, pensa em pintar as caixas de rodas e os calços de preto, acho que já vai dar uma bela duma disfarçada... :concordo:
Parabéns, nada como ter dinheiro no cofrinho pra deixar a viatura como se deve... Kkkk......
[]ção!
Eduuuuu =)
Estou me espelhando nos mais velhos =X
vo pintar os calços e caixa de roda por dentro de preto para ver como que fica.. acho que esconde bastante mesmo.. =)
Abraços,
alvaro.jrc
23/08/2010, 23:48
Eduuuuu =)
Estou me espelhando nos mais velhos =X
vo pintar os calços e caixa de roda por dentro de preto para ver como que fica.. acho que esconde bastante mesmo.. =)
Abraços,
Compra batido de pedra e aplica com pulverisador, depois aplica com um rolo para textura de parede. Baratinho e deixa a caixa de roda mais silenciosa.
Paulo Cesar
24/08/2010, 20:50
Ah..
vo ajustar tudo e depois pretendo diminuir os calços estão exagerados d+.. pode por ali 40" que entra FACIL hehe
ABraços,
MaGão, faz isso mesmo, diminui os calços que vai dar uma boa melhorada no visual, vc já levantou o carro com as molas maiores.
abs.
Fotinha basica de uma criança feliz! keke
Tá bruto mesmo!!!!!!!!
E o fone do cara? kkkkkk
CAVESOOOO
eu to com vergonha já!!!
cara niguem me responde com o telefone ou com a informação.. vo cobrar denovo!!!
Abraços,
Semana que vem estarei novamente no recife.
Se ver o jipe rodando eu paro o cara na rua..rss
Continue na missão! rss
Umas fotinhas do passeio.. não tirei muitas..
Daniel Lima
27/09/2010, 20:23
Com todo respeito mas, o jeep willys tá parecendo um fapinha perto do engesão...
abraços e parabéns pela viatura.
hahahaa... eu ia falar a mesma coisa.
Parece um jipinho de controle remoto!
ê engesão cabra macho!
eu achei que o cj fosse de brinquedo... reparando no engesa e no cara de camisa amarela... kkkkkkk.... Terra de gigantes.
Magão,
me diz uma coisa... como é andar nas ruas de Maceió e todo mundo ficar olhando pra voce e seu carro? hehehehehehe
a pergunta nao é exatamente essa. minha pergunta é sobre a Puliça!
Voce modificou alguma coisa no documento de seu carro? teve problema com os homi daí?
Em caso de blitz, qual o argumento pra tentar sair de boa?
Magão,
me diz uma coisa... como é andar nas ruas de Maceió e todo mundo ficar olhando pra voce e seu carro? hehehehehehe
a pergunta nao é exatamente essa. minha pergunta é sobre a Puliça!
Voce modificou alguma coisa no documento de seu carro? teve problema com os homi daí?
Em caso de blitz, qual o argumento pra tentar sair de boa?
Zeca!
é estranho mesmo.. eu paro no posto pra abastecer galera vem e pergunta se pode tirar foto.. hehe é estranho pelo menos pra mim..
o mais estranho é quando eu piso o pé na porta da faculdade e solto que o turbo espirra.. galera vira tudo kkkkkkkkkk
so fui parado até agora em 01 blitz.. o cara arrudiou o carro todo e disse que deveria ta no documento.. so que ele caiu na besteira de perguntar pro outro policial... ai vi que não era informado.. então argumentei que so não podia passar dos paralamas.. ele enguliu..
agora nunca fui parado por uma federal.. hehe
os puliça fica querendo saber que carro que é.. termino converssando muito kekeke
Abraços,
MaGao!
Olhe esse endereço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60268&page=111
Verá sobre os calço de carroceria.
Att.
Kim.
Cheguei quase agora do passeio no litoral.. segue um videozim besta.. maisss
rapaz os creep crawler na areia são uns MONSTROS.. andava de AT e comparando poutz.. são excelentes!
http://www.youtube.com/watch?v=oaGWkNNZfEY
Fala magão!
compra uma lata de spray preto e pinta esses calços pra dar uma disfarçada!
Os creepy andam bem na areia mesmo... sabado fiz uma trilha e teve um trechinho de areia que brinquei facil facil.
Voce tem usado quantas libras pra off-road? e on-road??
Tempoo para pintar juahuahuahua
Ando com 15 on e off
Bom galera atualizando um pouco aqui....
Quebrou a caixa de jpx.. moeu uma engrenagem.. comprei outra e ja coloquei.. o carro ta file novamente hehe (estou a procura da tcase mais resistente)
Quebrou também o link traseiro.. ja comprei outro e amanhã vamos trocar..
ah.. grande folga nos rolamentos dianteiros.. ajustamos e está legal..
estou esperando o do meu irmão sair para encostar ele.. corrigir caster e inclinação das panhards..
Abraços,
Muito bom o video, e o mais interessante são os comentários... é o que eu mais escuto por aqui tb.... AI MEU DEUS....
Abraços.
haeuhaeuae minha mulher que tava filmando ela não quis ir! hehehe
Atualizando!
Link trocado.. =) vo tirar fotos do link quebrado e posto aqui.
Abraços,
Paulo Cesar
26/10/2010, 23:36
Quebrou a caixa de jpx.. moeu uma engrenagem.. comprei outra e ja coloquei.. o carro ta file novamente hehe (estou a procura da tcase mais resistente)
Oi MaGao
Também gosto muito de passeios no litoral, já fiz uns legais aqui no RJ.
Todos dizem que esta caixa do JPX é de caminhão, e não quebra nunca, a tua já tava apresentando
problemas ou foi de surpresa mesmo.
abs.
Oi MaGao
Também gosto muito de passeios no litoral, já fiz uns legais aqui no RJ.
Todos dizem que esta caixa do JPX é de caminhão, e não quebra nunca, a tua já tava apresentando
problemas ou foi de surpresa mesmo.
abs.
Eu tinha revisado a minha Tinha 1 mês nao apresentava nadasse de problema.
Foi surpresa mesmo
o motivo eu ja lhe falei no topico de comportamento com eixos de rural...
voce esta pedalando a bicicleta com a marcha pesada, subindo a ladeira. ta forçando muito a corrente e as engrenagens. precisa reduzir a relação pra aliviar o conjunto.
voce sabe qual é sua relação de diferencial hoje?
nao existe almoço gratis, se voce quer um jipão fuderoso pra trilha tem que abrir mao de ficar andando a 140km/h.
mete logo um 43/8 nessa muqueca e esqueça a T-case; embreagem; cruzetas e afins...
Atualizando!
Link trocado.. =) vo tirar fotos do link quebrado e posto aqui.
Abraços,
Quebrou o Link?
como?
êê pé de esmeril da disgrama!
Zeca,
meu carro é 13x43.. meu motor so chega na faixa vermelha ja a 3000rpm.. ele so da 120 de final.. se eu reduzir mais ele.. cabousse não ando dia a dia hehe vo sair do canto de 04 marcha e vo ter somente a 5. kkkkk
to vendo uns eixos rockwell 1.5T.. -=0
Abraços,
to vendo uns eixos rockwell 1.5T.. -=0
Afee..... tenha medo! :twisted:
tinha um rockwell 2,5T vendendo aqui, se nao me engano de Joilson.
tava com um preço bom, eu até pensei na possibilidade mas acabei cabrerando.. com um eixo desse ei ia ter que comprar uns 44'
hehehehehe
heheh eu tava vendo a relação deles.. 44 é pequeno.. tem que partir para 52" hehe
ahh quanto a quebra do link.. não sei como ocorreu.. mais quebrou onde pega a bucha que vai no eixo.. partiu ali..
Abraços,
Paulo Cesar
27/10/2010, 13:35
meu carro é 13x43.. meu motor so chega na faixa vermelha ja a 3000rpm.. ele so da 120 de final.. se eu reduzir mais ele.. cabousse não ando dia a dia hehe vo sair do canto de 04 marcha e vo ter somente a 5. kkkkk
Abraços,
MaGao
120Km em um jipe alto é muito, põem uma relação mais curta, assim vai ter mais força e andar para as trilha,
e quando andar na estrada vai chegar aos 100Km, que já é uma boa velocidade para ele
abs.
Em 5ª marcha a 2.000 giros eu estou a 60km/h, aferido em GPS.
a velocidade maxima que consigo desenvolver é 100km/h. que já beeeem emocionante com esses pneus!!!! :mrgreen:
Aff.. então estou com um super carro.. pois 80km/h parece que to a 40.. 100km/h eh minha velocidade de cruzeiro.. 120 quando precisa passar um carro.. e ando tranquilo..
outra coisa.. as trilhas aqui são mais lama e areia.. preciso de velocidade..
quanto a força em trilhas.. meu carro anda de 3.. 4 marcha ja.. nem uso segunda e primeira.. pra puxar uma ranger na areia da praia.. e fofa.. uso 3. pra descolar e enfio o pé tranquilamente.. meu motor tem muito torque..
Zeca teu jeep vai até 6rpm meu vai até 3mil rpm.. sacou?
Abraços,
Magão,
E o cara do bagageiro? rsss
Abs
Caveso,
nunca niguem me respondeu sobre o cara.. foda.. não peguei nada dele =/
Abraços,
Será que vi uma miragem? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Não não.. o carro que vc ta falando é do Sergio bananeira.. o problema é achar o fone dele. hhehehe
Abraços,
Ligue pra polícia...rssss
Bom galera.. vamo seguindo com a programação!
Estou trocando os bicos injetores segunda feira.. eletricista na quarta e mecanico na quinta tirar uma folga de rolamento na roda traseira esquerda.
e vamo seguindo!! ahhh e o A/C que cismou de funcionar pouco tempo e parar.. ai desligo e religo ele volta.. por uns 10minutos depois para novamente.. la vai eu ver o que deu nele..
Abraços,
alvaro.jrc
30/10/2010, 22:02
Ligue pra polícia...rssss
Acabou de me ligar... !! :mrgreen:
John!! E esse fusca quadrado, anda ou não anda???:odedo:
Ue o meu ta andando e do meu irmão tambem
Juahuahua
Atualizando..
troquei condenssador de ar.. o meu tinha 12 colmeias.. coloquei um de 32.. agora ta nevando dentro kkk
=)
Aguardando os kits chegarem para instalar!
e o fone do cabra? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ta geladoooooooooo
kkkkk
rapaz niguem me respondeu =/ ta foda!
falar nisso vc vem quando por aqui? ta devendo uma visita de fim de ano!
Devo voltar em janeiro!
Te aviso...
Blz assim te apresento o bixim e agente faz um passeio !! kkkk
Combinado!
Prepare os eixos REO pois vou acelerar forte! rss
os REO não pega no engesa..relação curtissimaaaa hehe tem q acelerar devagar!! =x
Atualizando...
montadas as USWHeel 15x10" =)
Seguem fotinhas hihihi
Paulo Cesar
09/12/2010, 22:06
Ué ! !
Cade as fotos???
Abs.
Paulo,
so to com uma mesmo.. vo tirar mais e posto..
Abraços,
Segue um videozim da trilha de sabado!
http://www.youtube.com/watch?v=hW_zaPcu0iw
http://www.youtube.com/watch?v=sBt0h9xoY5w
http://www.youtube.com/watch?v=kZDTRtHIWsg
To colocando mais.. jaja ta por ai
O bicho joga barro alta em! :shock:
Aqui em RG tem um CJ-5 com o S4t normal. O bicho anda muito...
Parabéns pelo belo veículo!
[]'s
É sim.. estava de 4. reduzido hehe
Abraços,
http://www.youtube.com/watch?v=yiOit8y09ew
Paulo Cesar
13/12/2010, 15:30
MaGão,
Muito boa, o troller foi para o buraco, não aguentou acompanhar o Engesão....
abs.
Esse Troller eh2000 motor ap carburado sem o segundo estagio.. Por isso ta fraquinho. Depois que abrimos o segundo estagio ele subiu tudo mole mole...
Abraços
Faaaala Magao, chegou os kits Ensimec já???
Me avisa quando chegar flw???:concordo:
[]'s
Nagata
Ate agora nao chegou... Fim de ano da nisso... Hehhe
Abraços
Nagata,
Chegaram os kits!!!! =)
Mais tarde posto fotos keke
Abraços,
alvaro.jrc
15/12/2010, 14:20
John, tá bom de batizar essa carroça aí de "Rebocador" só acho vídeo dele desatolando o povo!!!! :palmas:
Alvaro,
Esse povo sem pneu que da trabalho huahuahua
Bom.. Estava com um roncado no eixo traseiro resolvi abrir para da uma olhada e descobri que o pião estava muito fino.. Muito mesmo. Então comprei relação nova e estou instalando.. Acho que segunda ta rodando denovo.
Abraços
Indiana Jimny
20/12/2010, 00:49
Fala Magão!:concordo:
Por falar em povo sem pneu...aquela nossa compra eu depositei na 6ª dia 17/12 e o Nagata me ligou confirmando q localizou o depósito. Com vc foi q ñ consegui falar, os dois numeros de celular q tenho seu chamaram até enjoar e ninguém atendeu. Mas vc tava trocando uns rolamentos ai do engesão nera?
Me avisa assim q a encomenda chegar hem!
Abraço,
Fala Tadeu,
aviso sim.. é que não anotei teu telefone na agenda.. e como não atendo telefones estranhos.. acho que vc ligou eu vi mais não reconheci o telefone..
Algumas fotos do passeio a PIPA - RN
em breve videos..
Engesa se comportou bem tirando o problema na temperatura.. vo por um radiador maior e aumentar o filtro de ar..
agora preciso alongar meu carro.. velocidade de cruzeiro 90km/h.. cansa pacas!
Abraços,
Segue um videozim..
http://www.youtube.com/watch?v=r4DIAVU0voM
Abraços,
Belas imagens!
Ótimo engesa!
Abraços.
Kim.
Vlw Kim!!!
Feliz ano novo a todos!
num falei que fica curta a relação(13x46)... achei muito estranho vc dizer que o seu carro andava muito mais que o meu.... apesar das conhecidas diferenças entre o Q20B e o S4T plus, os dois funcionam na mesma faixa de giro... muito boa as imagens... aproveite...
Abraços.
João R.
Eu me confundi.. troquei a relação do meu carro por 13x43.. jurava que era 13x46 mais não.. é 13x43.. e mesmo assim ainda anda reduzido d+..
segue o video completo da viagem..
http://www.youtube.com/watch?v=_6QPSgKGblY&feature=player_embedded
Abraços,
Maneiríssimo, muito bom mesmo o vídeo.... e pensar que fui buscar o meu engesa aí em Natal, mas não pude fazer nada disso, pois bichinho nem andava direito por falt de manutenção... aproveita aí, filma e posta "pra nóis"... abração.
João R.
Estou estudando a troca da minha caixa de marcha + reduzida para a toy 5marchas.. para alongar mais.. é muito reduzido ainda.. hehe
Abraços,
Renan Folly
02/01/2011, 17:15
parabéns pela viatura na trilha deve ser o bicho!!!
Eduardo Chaves
03/01/2011, 09:10
Grande Magão...
Véio saudades...
Sobre a caixa de marchas da band + Reduzida, show de bola, só tenho uma dica, ela originalmente não cabe entre o chassis, ao invés de pensar em fazer alguma coisa no chassis, mude a posição da reduzida em relação ao câmbio, desviando desta forma do chassis... :concordo:
Abração!
Magão, ainda acho melhor trocar a relação para 3,07 (14x43), no seu motor então fica melhor ainda... se vc não gostar, aí sim parte para um investimento maior e mais trabalho...
Opa Eduardo Chaves!
Não quero contrariá-lo, mais o conjunto toy cabe no chassi engesa.
O problema, é quando está com a saída lateral do CAMBIO, para a tomada de força, o que deixa-o bem mais largo, vide Camper do Loras.
Olhe as fotos da colocação do conjunto no meu chassi.
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/MotorNoChassi#
Sobrou espaço!
Abraços.
Kim.
Correção do caster iniciada!
Senhores segue as fotos e relatos da correção do caster..
Segue a medição do caster (foto 01) deu -8º.
Tentamos corrigir o caster igual o guilherme fez.. cortando o suporte dianteiro onde pega o parafuso do link.. rotacionando.. mais não deu jeito.. a base da mola ficou para tras.. (foto 02 a posição da mola, foto 03 ele com o caster corrigido) então teria que cortar fora a base da mola e refazer.. ia ser trabalhoso d+.. optamos por rotacionar o munhão.
Na minha opnião a forma mais facil de se fazer.. rotacionando o munhão.. corrigimos ele em poucos minutos.. soldamos e amanhã iniciaremos a montagem do T-Rex Bone da ensimec.. =)
Foto 04. meca cortando o munhão para rotacionar.
Foto 05. munhão pronto.
Amanhã monta tudo e vamos testar para saber como ficou =)))
Abraços,
Foto 01. Como estava o munhã eixo com -8º de caster.
Foto 02 e 03 do kit da ENSIMEC
Léo_Babiski
07/01/2011, 10:27
Magal, não deu para ver nas fotos, mas para rotacionar o munhão você o retira totalmente e depois solda novamente? Ou cortando parte da solda você conseguiu rotacionar ele sem separá-lo do eixo?
Abs.
Magal, não deu para ver nas fotos, mas para rotacionar o munhão você o retira totalmente e depois solda novamente? Ou cortando parte da solda você conseguiu rotacionar ele sem separá-lo do eixo?
Abs.
Sim, somente corta na solda e depois roda sem tirar...
Senhores,
Caster corrigido. T-rex bone montado e testado... Agora consigo andar a 110 sem problema algum huhuhuuuu
E olhe que ainda preciso alinhar o carro..
Depois posto as fotos pois estou no celular...
Abraços
Senhores,
qual pitman vcs usam? eu troquei a caixa de opala.. por uma outra de opala so que com rosca cônica. O pitman é reto.. ficou inclinada a barra e estou com bumpsteer mais acentuado.. hehe
fora isso estou 100% feliz.. caster corrigido e só alegria!!!
Kim,
kd tu homi?
Abraços,
alvaro.jrc
09/01/2011, 13:55
Nunca que eu soubesse que o mecânico "urêia" soubesse corrigir cáster... É quase um "ingenheiro mexênico".:odedo::odedo:
Senhores,
qual pitman vcs usam? eu troquei a caixa de opala.. por uma outra de opala so que com rosca cônica. O pitman é reto.. ficou inclinada a barra e estou com bumpsteer mais acentuado.. hehe
fora isso estou 100% feliz.. caster corrigido e só alegria!!!
Kim,
kd tu homi?
Abraços,
Magao,
Agora com caster corrigido pode dar um pulo aqui em SSA pra eu puxar essa geladeira na trilha :odedo:
Seguinte, eu posso estar enganado, mas eu acho que o pitman do troller serve. e ele tem uma boa angulacao.
No meu tinha um pitman reto, de opala entao troquei pelo do troller mais moderno. o passo a passo completo ta aqui
http://picasaweb.google.com/zeca.cj/TerminaisDeMB608ETrocaDoBracoPitmanPraEliminarOBum psteer#
e a foto do pitman que usei:
http://lh3.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TH8R6mr1WRI/AAAAAAAAAYE/R6eAIJMMKIk/s512/IMG_0108.jpg
Alvaro,
Peguei a ferramenta certa.. e vuala.. corrigidor hehehe rotacionamos o munhão e ficou perfeito!
Zeca,
Vou sim.. agora sai da frente!! kkkk ainda vou refazer as barras que nem vc fez e usar outros terminais.. quanto ao pitman, tem algum sobrando por ai não ? =))
Abraços,
Nunca que eu soubesse que o mecânico "urêia" soubesse corrigir cáster... É quase um "ingenheiro mexênico".:odedo::odedo:
Se o meca chama zureia, é sinal que corrigiu o caster no zóio!
Por isso ficou bão! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alvaro,
Peguei a ferramenta certa.. e vuala.. corrigidor hehehe rotacionamos o munhão e ficou perfeito!
Zeca,
Vou sim.. agora sai da frente!! kkkk ainda vou refazer as barras que nem vc fez e usar outros terminais.. quanto ao pitman, tem algum sobrando por ai não ? =))
Abraços,
Magao,
o que tenho sobrando é o pitman da F1000. olhe na foto abaixo a comparacao de angulacao entre ele e o orginal Opala. é muito pouco.
Se quiser é so falar!
http://lh6.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TH8R37NT74I/AAAAAAAAAYE/YxM7MA_eh6Q/s512/IMG_0073.jpg
E só por curiosidade, aqui esta a foto comparando o pitman de F1000 com o do troller moderno que estou usando hj.
http://lh6.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TH8R7BMuglI/AAAAAAAAAYE/qriokLGdDUg/s512/IMG_0109.jpg
Zeca,
Hmmm So serve realmente o de troller.. Vou da uma procurada..
Preciso agora ver a caixa de transferência... Parece que abriu folga denovo fodaaaaa
Esses 37 são comilões, hein!
PQP!!!!!!!!!!
37" + 150cv e 46kfmg.. + Pé em baixo = ehhe abre folga fio em qualquer canto.. kekeke
Caveso,
eu ando dia a dia com o carro.. e não poupo pé não.. é pra andar colando a cabeça no encosto toda hora.. ekkeke
Coloca um toco debaixo do acelerador....kkkkkkkkkkkkkkkkkk
heheh fico puto quando passa neguinho tirando onda pq o carro é grande.. ai inventa de pisar do lado.. eu taco o pé e deixo pra traz.. se bem que fechei a bomba.. tava nervoso d+ hehe
agora os upgrades nos eixos foram feitos.. sem problema mais de rolamento.. falta caixa de transferencia..
Abraços,
MaGao!
é muito gostoso sair com o EngeSÃO, pois como é muito grande, a moleca pula dentro do carro para olhar o jipão, os motoqueiros não chegam muito perto, e quando chega na traseira de alguém, o cara trata de acelerar!!!!:odedo:
Onde paro, vem muitas pessoas perguntar sobre o que é.
Muito bom!
A também acelero forte, 2a, canta os 38 no asfalto:cry:
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
09/01/2011, 22:08
Correção do caster iniciada!
Senhores segue as fotos e relatos da correção do caster..
Segue a medição do caster (foto 01) deu -8º.
Tentamos corrigir o caster igual o guilherme fez.. cortando o suporte dianteiro onde pega o parafuso do link.. rotacionando.. mais não deu jeito.. a base da mola ficou para tras.. (foto 02 a posição da mola, foto 03 ele com o caster corrigido) então teria que cortar fora a base da mola e refazer.. ia ser trabalhoso d+.. optamos por rotacionar o munhão.
Na minha opnião a forma mais facil de se fazer.. rotacionando o munhão.. corrigimos ele em poucos minutos.. soldamos e amanhã iniciaremos a montagem do T-Rex Bone da ensimec.. =)
Foto 04. meca cortando o munhão para rotacionar.
Foto 05. munhão pronto.
Amanhã monta tudo e vamos testar para saber como ficou =)))
Abraços,
GRANDE MAGAO
O seu eixo nem me lembro mais , e estou com preguiça de procurar , mas se é original do ENGESA não sei pq o seu deu errado e tb não sei pq estava com CÁSTER de -8 , se o seu eixo for de rural , aí justifica , pq se for o de rural na adaptação colocaram os suportes das molas e o CÁSTER com muita diferença , deve ter sido por ísto que não deu certo .
Mas se o seu eixo é original do ENGESA não tenho nem idéia do pq o CÁSTER estava em - 8 , pq vc não colocou molas maiores do que eu coloquei , logo : fica difícil de saber o pq disto , no meu caso como foi feito no meu , a mola ficou beleza pq o CÁSTER do meu estava em + 2,5º e para colocar em + 5º teve que rotacionar muito pouco , por ísto que deu certo no meu , ísto serve de alerta para os outros que querem mexer no CÁSTER .
Qto ao PITMAN , eu coloquei um do trator , tive que até diminuir na altura do angulo pq ficou alto demais , mas tem este do TROLLER e tem o original do ENGESA mesmo , só que o preço !!!!!!!!!!!!!!! , o meu comprei no ferro velho por R$50,00 e o ROGERIO trocou o extriado e depois tive que diminiuir na altura e agora vou alongar a ponta pq ficou girando pouco , tenho que manobrar para fazer uma volta em U numa pista dupla , é uma bosta , logo , o meu PITMAN ira ficar com 3 soldas , NÃO DEVERIA , MAS AS SOLDAS SÃO MUITO BEM FEITAS E FORAM NESCESSÁRIAS , a 1ª para colocar a extria da caixa da direção , a 2ª para encurtar na altura da curva e a 3ª para fazer com que o ENGESA faça a volta num giro menor .
Parabens pelas modificações e a cada dia ficando melhor em guiar , só não sei como vc conseguia guiar com CÁSTER de -8 .
ABRAÇÃO
Kim,
não me atrevo a cantar pneu.. sempre na trocada de marcha eu alivio e tiro devagar a embreagem.. depois que ta engrenado enfio o pé hehe turbina enche e faz aquela colada de banco heheh muito bommmmm so quem tem pra saber o quao bom é kkkkkkk
Guilherme,
Meu eixo é rural mal adaptado.. então foi soldado com caster errado ja é -3 graus.. depois que coloquei as molas da rota especiais.. vualaaaaa -8graus hehe por isso tive que rotacionar o munhão.. ai ficou showwww baum d+++ hehe agora falta refazer as barras e trocar o pitman.. que com um high steer resolve o problema do pitman.. vou confeccionar um high steer para ele .. vou postando as fotos.. hehe
Abraços,
Segue as fotos da instalação do T-Rex Bone..
1. Homocinetica da band
2. foto com os semi e as homo dos 02 lados
3. Foto com a manga no local.. (tive que por arruelas no parafuso da pinça pq ficou cerca de 2cm mais longe..)
4. Outra foto da manga ja no local.. e fazendo o teste para ver se não raspava a homo em alguma parte interna (procedimento descrito no manual)
5. cubo no lugar.. pondo o disco para montagem da pinça.
E a última.
Roda montada! pronta pro teste kekeke
Abraços,
guilhermeabreu
09/01/2011, 22:55
E a última.
Roda montada! pronta pro teste kekeke
Abraços,
GRANDE MAGAO
Parabens parabens parabens .
Bom senhores,
fui fazer o alinhamento.. verifiquei o caster.. está quase 1 grau diferente de uma roda pra outra.. mais na hora do ajuste.. ficou certo na ferramenta.. estranho maisss...
na hora do alinhamento o máximo que consegui foi deixar ele com 3,5mm convergente.. então ficou legal.. so tive uma surpresa.. tava fodido meu pivo.. comprei outro e troquei na hora.. so que senti uma leve folga no conjunto.. acho que é cruzeta da direção ou a propria caixa de direção.. vou verificar ao longo da semana..
como ainda preciso trocar as buchas da panhard, ajustar o pitman .. o carro está saculejando a frente um pouco.. mais da pra andar sem ter q usar 2 pista kkkk vou providenciar as buchas e trocar..
vou postando as experiências!
Abraços,
Magao,
Acho que esse seu Engesa é Baiano. Ja gosta de uma folga!!!
hahahahahha... brincadeira!
Cara, tenho ficado impressionado na rapidez dos serviços dessa oficina que vc mexe.
fez o caster em 1 ou 2 dias, trocou pivo em 10min, trocou o motor do engesa de seu irmao em 2 dias e por ai vai...
me passa o cartao desse mecanico, ele atende a domicilio???
Zeca,
acho que vcs tão muito fodidos de meca.. ehauh aqui eu ja reclamo do meu.. que demora.. kkkk
geralmente vou para oficina e fico no pé dele.. e detalhe cobra carooo kkkk
Abraços,
Senhores,
Estou precisando saber o tamanho da panhard do engesa F1. Estou achando que meus eixos estão forçando os links para o lado do motorista.. keke detalhe ja aumentei a panhard..
Abraços,
Indiana Jimny
13/01/2011, 17:23
Fala Tadeu,
aviso sim.. é que não anotei teu telefone na agenda.. e como não atendo telefones estranhos.. acho que vc ligou eu vi mais não reconheci o telefone..
MaGao Rapaz! A encomenda está aqui na transportadora desde o dia 07/01. O pessoal ñ encontrou o Nº da sua casa e voltou pro depósito. A Bianca e o Val aqui da transportadora, tbm tentaram ligar pra vc mas sem sucesso. Liga pra mim ai ou atende seu celular pra eu pegar os meus pneus. Vlw Mlk!
Tadeu,
Ja ta em mãos seus pneus.. E esse povo da transportadora Nao achou meu endereço Eh foida.
Abraços
Indiana Jimny
13/01/2011, 23:42
Poxa MaGao,
Desculpa tirar vc do repouso do seu exame médico, mas vlw a pena. Estou satisfeito. Quando colocar os pneus no inseto, ligo pra emparelharmos e ver se ele alcança ao menos o retrovisor do jipão aê.
Abração
Senhores,
radiador trocado.. fiz com colmeia de mercedez zerada ehhe ficou show agora.. sem subir a temperatura.. trabalhando na faixa certa que exige o motor..
depois posto fotos to sem aqui..
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
16/01/2011, 11:58
MaGao
eu pergunto só para constar, você está usando dois marcadores de temperatura de água, um no motor, e outro na base do radiador, ambos com escala numérica, certo?
Eriksom
Somente no motor.. com escala numerica...
antes chegava a 120graus quando se forçava.. agora fica nos 90 hehe =)
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
16/01/2011, 12:41
MaGao
Sinto te dizer, ainda está muito quente :putz:
Seguem as especificações do S4T e do S4TPlus. Note que a temperatura mínima é quando a válvula do motor é fechada (temperatura da água que entra), e máxima quando é aberta. No seu caso, PODE SER que a válvula abra e jamais feche.
Sugiro fortemente, você colocar um sensor no radiador, e colocar uma nova ventoinha frontal. :idea:
Eriksom
Eriksom,
então.. o meu quando força está a 90.. dentro do limite dele que vai de 80 - 98graus..
ta dando conta..
quando ta sem forçar fica nos 80..
Abraços,
Kit ENSIMEC nos eixos se comportando muitissimo bem!! não existe mais quebra molas nem lombadas kkkkkkk
Sabado tem trilha! ai posto as fotos!
Instalei um conta giros e fiz algumas verificações.
Com relação 13x43 a 2000rpm ando a 107km/h marcado no gps.. tranquilidade =)
da pra viajar com velocidade de cruzeiro a 100km/h..
enfinhei o pé para ver até onde ia.. mais não tive pista pra testar.. ainda não viajei.. testarei proximo fim de semana.
Não procurarei alongar mais ele.. ta bom do jeito que ta.. so preciso agora resolver caixa de redução mais parruda..
Abraços,
Passeio de sexta.. coisa basica! =)
http://www.youtube.com/watch?v=B-_-GaOeUzc
Paulo Cesar
31/01/2011, 16:19
Oi MaGão
Pega esse Engesão ai e o do seu Irmão, coloca eles na estrada e vai ao encontro dos Engesas
veja no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=81468
abs.
Paulo,
Vontade não falta.. mais é longeee pacas.. teria que ter tempo sem trampo para poder ir hehe são 2.100 km de distancia.. pra ir tranquilo tem que passar uns 2 dias de chão hehe
deveria por esses encontros mais pertos kkkkkkk
Abraços,
Paulo,
Vontade não falta.. mais é longeee pacas.. teria que ter tempo sem trampo para poder ir hehe são 2.100 km de distancia.. pra ir tranquilo tem que passar uns 2 dias de chão hehe
deveria por esses encontros mais pertos kkkkkkk
Abraços,
Opa MaGao!
Perto para quem????
Estou a mais de 1.000km!!!
Kim,
Ainda não tenho total confiança em ir no meu carro por ai afora por mais de 2mil km.. deixa passar mais um tempo com ele.. apesar de não está me dando problemas.. eu que não estou alisando.. e depois dos ensimec não quebrou mais nada.. ehhe
Abraços,
Passeio de sabado.. coisa light
http://www.youtube.com/watch?v=ZNSvPPl9Pks
meu irmão
http://www.youtube.com/watch?v=7GjD0Z5MMIg
Abraços,
Que maravilha!!!! as máquinas estão cada vez mais afiadas... e os cenários tb ajudam.... show de bola...
Joãoooooo
Kd vc homi.. desapareceu!!!
Senhores,
Depois da trilha de ontem... seguem os comentários..
Fomos para o 5. Serjeep Fest em Aracaju-SE ontem.. eu e meu irmão nos engesas..
Meu irmão teve baixas..
1 C&P novos muidos.. (rolamento do pião quebrou e dai ja sabe.. moeu! )
não desanimamos.. retiramos os semi-eixos.. cardan traseiro e fomos 4x2.. dando show na areia kkkkk so que.. quem não aguentou agora foi o tcase da toyota.. ou melhor a engrenagem que faz a solda para pegar a luva que vai pro cambio.. ROLOU! então o carro ficou paradinho.. sem sair pra nada..
resultado.. foi puxando ele hehe na areia 02 engesa.. foi punk pra subir as dunas hehe mais tudo bem..
Depois de muita areia e charco.. meu carro começou a ferver.. radiador totalmente ENTUPIDO.. fomos pro lava jato demos um jato mais não teve jeito.. quando estavamos voltando pra Maceio.. com o carro do meu irmão no guincho e eu atraz.. tivemos que remover o radiador e lavar na torneira.. depois disso ele segurou nos 110graus.. e vim embora a uns 120km/h.. não aqueceu mais.. porem acho que queimou a junta.. ele andou com a temperatura em 140graus quando eu tava puxando meu irmão no asfalto voltando pra a cidade..
essa semana vamos ver com o meca o que deu =)
assim que eu pegar nos videos eu posto..
teve até engesa fantasma.. sem motorista passando pelos atoleiros kkkkkkk
ahhh.. ia esquecendo.. quando estava a uns 80km/h numa pista de barro.. uma depressão com um buraco em baixo... resultado.. minhas rodas da frente estão abertas.. e o kit da ensimec APROVADISSIMO!!!! empenou a carcaça do eixo.. mais não empenou as mangas e nem fodeu rolamentos =)))) vou desmontar tudo pra desempenar na monobloco daqui..
no mais.. acho que foi so isso!!..
Abraços,
alvaro.jrc
03/04/2011, 21:08
Dois cupins de aço de bobônica!!! Quebrar um engesa parrudo daqueles fazendo passeio na areia da praia!!!
Desse jeito o meu Jipe tá ganhando, 3 meses sem uma única quebra.... (Parado na garagem de casa....) kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Dois cupins de aço de bobônica!!! Quebrar um engesa parrudo daqueles fazendo passeio na areia da praia!!!
Desse jeito o meu Jipe tá ganhando, 3 meses sem uma única quebra.... (Parado na garagem de casa....) kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Alvaro... andar na areia não quebra carro..
Subir onde nenhum carro conseguiu subir ai sim.. kekekeke
Andamos la onde o pessoal passa normalmente na trilha.. foi altamente light..
descer uns barrancos e depois subir descolando do pé da duna.. pq estavamos dentro da mata kekek ai sim!!!
subir duna em 4. reduzido PISADOOOOOO e chegar la em cima e ver que niguem conseguiu subir! SHOWWWWWW kekekeke
Retirar trollers atolado na areia... SHOWWWWWWWWW...
sair arrastando uns trollers atolado por uns 50m de segunda reduzido rasgando tudo e depois soltar o acelerador e ouvir o barulho PIIIIIIIIIIII SHOWWW
kekekeke
Abraços,
Alvaro... andar na areia não quebra carro..
Subir onde nenhum carro conseguiu subir ai sim.. kekekeke
Andamos la onde o pessoal passa normalmente na trilha.. foi altamente light..
descer uns barrancos e depois subir descolando do pé da duna.. pq estavamos dentro da mata kekek ai sim!!!
subir duna em 4. reduzido PISADOOOOOO e chegar la em cima e ver que niguem conseguiu subir! SHOWWWWWW kekekeke
Retirar trollers atolado na areia... SHOWWWWWWWWW...
sair arrastando uns trollers atolado por uns 50m de segunda reduzido rasgando tudo e depois soltar o acelerador e ouvir o barulho PIIIIIIIIIIII SHOWWW
kekekeke
Abraços,
Pena que eu nao fui!!!!
Queria ajudar a puxar o engesa de seu irmao... e tirar foto é claro:odedo:
FELIZ DIA DO JIPEIRO!
Zeca,
Ia ser mais um troller huahuahuahau
Foi legal La faltou vc.
Feliz dia do jipeiro.
Abracos
FAAAAAALA Magão..... agora é o fantasma quebrador de eixos que está atacando... primeiro o meu, depois o seu... e seu irmão, moeu uma t-case toyota... acho que vou vender o engesa e comprar um tanque Osório, pra ver se aguenta.... rsrsrsrsrsrs....
Eduardo Velo
05/04/2011, 09:36
João , seria um bom teste pro Osório heim ... rsrs
Se passar pela mão dos irmãos um fds ta aprovado ... rsrs ...
Magao ja tem o motivo do que quebrou nos engesas ??
abs ... Edu
Eduardo/João R,
Rapaz o osorio aguenta não!! so o engesa F1 mesmo kkkkkkkkkkkkk
Motivo das quebras
Meu irmão foi o rolamento do pião (que colocamos NOVO) mais quebrou ele.. quando pisou em cima de uma duna.. ai travou tudo.. dai depois em 4x2.. depois de subir umas dunas em 4x2.. rolou a solda da tcase.. da engrenagem que liga ao 240v (Luiz/Igor da rota ja ta providenciando a engrenagem correta e soldada)
O meu.. esquentou devido a lama no radiador.. passei em buracos que a lama chegava cobrir o farol do engesa =)
o meu eixo empenado foi pq vinha em uma estrada de barro a uns 80km/h .. derrepente o chão acabou.. e veio aquele batente.. foi uma porrada muito mais muito seca.. ai abriu um pouco as rodas.. nada d+
Abraços,
Eduardo Velo
05/04/2011, 12:04
Magao , o rolamento do pinhão tem que ser apertado até sair lagrima ... rsrs ... se soltar causa muitos danos ...
Qdo coloca snorkel esquece alguns detalhes qdo entra na lama ... entupir radiador é uma delas ... e já vi rachar turbina tb ...
Mas que pancada foi essa pra entortar o eixo heim ... rs ... deve ter subido uns 20 m depoisda porrada ... rs
Espero que reparem logo as vtrs ...
Paulo Cesar
06/04/2011, 12:26
Mas que pancada foi essa pra entortar o eixo heim ... rs ... deve ter subido uns 20 m depoisda porrada ... rs
Magão
vocês estão criando uma nova modalidade de esporte.
"salto em distancia com Engesa" :mrgreen:
Magão
vocês estão criando uma nova modalidade de esporte.
"salto em distancia com Engesa" :mrgreen:
Paulo,
Esse Nao foi nem distancia, foi profundidade kkkkk mais voo eu ja faço nos quebra molas e pulando nas dunas Kkk e digo ensimec Eh muitooooo bom.
Abracos
Videozim da trilha.. galera ta colocando o resto ainda..
http://www.youtube.com/watch?v=C7y8uff3jcw
Abraços,
Segue 02 fotos que achei legal =)