Conectar

Ver Versão Completa : Engesa FI 86 - Calango!

Páginas : 1 2 [3]

MaGao
31/08/2012, 18:59
Caro MaGao!

Como está a montagem?

Kim,

Engrenagem chegou ontem a noite.. ainda nem desci pro meca e muito menos abri a caixa.. amanhã eu vou la e deixo la.. como tem trabalho de solda pra trocar a flange.. acredito que somente terça/quarta que volta pro mecanico..

Abraços,

uxio69
09/10/2012, 23:59
Magão,

Atualiza o Calango. Tá na pág 3 do fórum.:shock:

Alguma dica pra me ajudar nesse problema? http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570)

Conhece algum Engesa fase 2 com pt completo da S10 (motor mwm 2.8 + cx marchas + cx redução)?

Abs,

Uxío

MaGao
10/10/2012, 08:12
Senhores,

Atualizando que estava deslechado!

CAVESO: Não estava folgado nenhum parafuso.. mais ja explico o problema.

Tcase montada e pronta.. porém quando fomos colocar no engesa.. não queria entrar no cambio.. arranca fora cambio e vuala! o que um parafuso da coroa não faz heim?

Eixo secundário do cambio.. precisava ir ao dentista....
Sorte que eu tinha na oficina outro 240v encostado =)

374584374583

Fizemos a substituição do cambio.. e fomos testar.. tudo aparentemente normal.. quando de repente vou no posto abastecer.. quando dou ré TLEC.. iHHHHHHHH.. vou para frente TLEC... ai saiu do posto.. e volto pro meca.. toda vez que ia pra tras e ia pra frente.. TLEC..

Encostamos e no outro dia.. removemos a tcase novamente.. troquei os rolamentos todos.. colocamos denovo.. funcionamento normal.. mais o TLEC não passava.. poutz.. troquei cruzetas.. nada.. luva.. nada.. transmisão.. nada!!!!

Abrimos denovo o diferencial.. troquei os rolamentos tudo.. NADA!!!!! o bendito TLEC continuava.. o meca entrou em baixo do carro e fiquei tracionando frente/ré e ele notou que a coroa andava milimetros no bloqueio.. suficiente para TLEC..

Removemos e notamos que os parafusos tinham mesmo apertados um jogo lateral.. removi os parafusos.. e fui as medições..

Furo no bloqueio : 10mm
Parafuso: 9.5mm
Furo na coroa: rosca 3/8' de 24fios

Coloquei tudo no outro carro e sai atras dos parafusos.. e vuala! não achei em LUGAR NENHUM.. então aloprei tudo..
Fui no rapaz que fez a usinagem do eixo dianteiro.. expliquei o problema..
Ele observou que no furo do bloqueio na parte de cima onde pega a cabeça do parafuso.. é cônico.. para justamente centrar e não ter esse deslize/folga lateral..
Ai fui com ele na casa de parafusos.. e compramos parafusos de 3 polegadas de comprimento com rosca parcial.. e na cabeça dele.. ele também é cônico.. casando certo com o bloqueio.. o original é aço 10.9 sextavado.. comprei de aço 12.9 allen que de acordo com ele é muito mais resistente.. (comprovado no torno).

Cortamos o parafuso e fizemos a rosca 3/8 de 24 fios.. deixando o parafuso com comprimento total de 20mm e a parte lisa de 10mm com 9.8mm de espessura.. assim ficando uma folga de 0.2mm que quando apertado por conta da parte cônica ele ajusta e aparentemente não tem mais folga lateral..

Deixei para montar ontem a tarde la.. acho que só quinta estará pronto.. estava muito cheia de carro a oficina..

Vamos ver o que acontece..

Abraços,

MaGao
16/10/2012, 08:48
Senhores,

Problema não resolvido.. ainda insiste o bendido estralo quando vai pra tras.. e depois pra frente..

Já trocamos praticamente tudo..
Estou trocando o bloqueio agora.. saindo Elocker entrando Full Lock FIV da ENSIMEC para testar.. é única coisa que falta.. alem dos semi eixos..

Já estou impaciente..

Abraços,

guilhermeabreu
16/10/2012, 10:14
Senhores,

Problema não resolvido.. ainda insiste o bendido estralo quando vai pra tras.. e depois pra frente..

Já trocamos praticamente tudo..
Estou trocando o bloqueio agora.. saindo Elocker entrando Full Lock FIV da ENSIMEC para testar.. é única coisa que falta.. alem dos semi eixos..

Já estou impaciente..

Abraços,

MAGAOZINHO

NÃO FIQUE ASSIM , EU SEI QUAL É O SEU PROBLEMA !!!!!!!!!!!!!!

É que a minha NHACA acabou por aqui , a BONEQUINHA ficou 100% e a minha NHACA/ZICA passou pra pra vc , sei muito bem o que é isto , CALMA , MUITA CALMA NESTA HORA . Alguem tem que ficar carregando esta NHACA e vc foi o escolhido , as vezes fica comigo um tempão depois vai pro KIM e agora é a sua vez , NADA DURA PARA SEMPRE , NEM AS COISAS BOAS E NEM AS RUINS , daqui a um tempo ela vai saír de vc tb .

ABRAÇÃO

MaGao
16/10/2012, 17:14
Guilherme,

Esse ano para mim foi complicado.. passei o ano sem andar de jipe praticamente.. jaja eu desmonto ele e vai pro espaço!

Abraços,

Kim
16/10/2012, 20:59
Orra MaGao!

estava ciente que resolveria o problema...

Fiquei triste pela notícia.

E não tenho a menor idéia do que pode ser, pois já trocou tudo...

Abraços.

Kim.

MaGao
17/10/2012, 08:51
Senhores,

Fizemos 01 teste.. retiramos a transmissão traseira e colocamos em 4x4 e forçamos somente com a frente.. e vuala TEC tbm.. dentro do cocão dianteiro.. mais não é no COCÃO.. é na caixa de marchas/redução.. cara incrível como a ressonância faz parecer no cocão..

Estamos desmontando NOVAMENTE a transfer case..

Abraços,

Kim
17/10/2012, 09:01
A seguir cenas do próximo capitulo!...

Bem MaGao, ao menos está encontrando de onde vem tal teck!

Aguardo ansioso o desfeche da novela "teck"

Eduardo Velo
17/10/2012, 09:11
Kim , o nome da novela é - Os Gnomos se Divertem - rsrs ...

Deve estar pulando o anel trava , deu trabalho dessa vez heim Magao ... mais um mistério resolvido ...

abs ...

MaGao
17/10/2012, 09:13
Eduardo,

E Então.. mais tudo isso pelo bendito parafuso da coroa que travou o eixo.. ai já viu!

Abraços,

guilhermeabreu
12/11/2012, 12:30
MAGAO

Cadê vc ????

Como estão as coisas por aí ???

alvaro.jrc
12/11/2012, 12:34
Guilherme,

O João desmontou o Engesa Calango, devido às constantes quebras, vendeu as peças no peso. Agora ele está comprando um Renault Duster 4x4, vulgo Ecosport piorado. :twisted:

Aguardando tijoladas!! :lutabox:

MaGao
12/11/2012, 12:37
Guilherme,

Rapaz.. estou andando com ele.. to rodandoooo mais não está 1000% como gostaria.. mais ta uma delicia de andar no asfalto.. no barro ta pulando mais que canguru.. mais só vou alterar algo la pra dezembro.. agora é trabalho!!

Única baixa agora foi o escape.. literalmente caiu.. ta no banco traseiro dele... quando acelero a fumaça sai pela grade dianteira.. a noite parece que ta fumando um cachimbo o engesa kkkk

Abraços,

guilhermeabreu
12/11/2012, 13:44
[QUOTE=MaGao;1812210]Guilherme,

Rapaz.. estou andando com ele.. to rodandoooo mais não está 1000% como gostaria.. mais ta uma delicia de andar no asfalto.. no barro ta pulando mais que canguru.. mais só vou alterar algo la pra dezembro.. agora é trabalho!!

Única baixa agora foi o escape.. literalmente caiu.. ta no banco traseiro dele... quando acelero a fumaça sai pela grade dianteira.. a noite parece que ta fumando um cachimbo o engesa kkkk

Abraços .

ÉHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MAGAO

Este ano não esta mole pra vc não , a NHACA não sai de jeito algum , O NEGÓCIO É ESFRIAR A CABEÇA DEIXAR O TEMPO PASSAR e com isto vc vai pensando em que caminho seguir para ter um melhor resultado pra vc .

FORÇA AÍ IRMÃO NÃO DESANIME , SOMOS BRASILEIROS .

FORTE ABRAÇO

uxio69
12/11/2012, 17:08
Guilherme,

Abraços,

Pô, de tão sumido que vc tava aqui, pensei que o Calango tava desmanchado igual ao Galego e ao Táxi! :mrgreen:

:concordo:

valmirzuge
28/02/2013, 20:56
Magao,

Por acaso voce tem fotos da adaptação da tcase jpx? Estou com certa dificuldade com a fixaçao dela no suporte, ela bate no chassis.

MaGao
28/02/2013, 21:32
Valmirzuge,

Vixi nem tenho.. posso tirar... mais tipo para ela não bater no chassi vc tem que jogar o motor coisa pouca pro lado.. se não bate mesmo.. coisa de 2cm ja livra ela.. ela fica perto do chassi mesmo..
Quarta vou la no jipe.. ai tiro uma foto pra vc ver.. =)

Abraços,

valmirzuge
01/03/2013, 07:54
magao,

foi uma ideia que tive tambem, vamos ver se dá, pois troquei o motor pelo 4.1i que cabeu justinho sem muita margem para ajustes. Se tiver as fotos seria otimo.
abraço,

valmirzuge
01/03/2013, 21:54
magao,

voce sabe dizer como foi feito o acoplamento do eixo do cambio com a reduzida? e a porca que vai na ponta do eixo do cambio?

MaGao
01/03/2013, 22:03
rapaz.. aqui o que eu fiz..
peguei a engrenagem que vai na reduzida original, a que acopla no cambio
corteio estriado.. peguei a mesma peça da caixa do jpx e cortei ela.. soldei uma na outra..

Pronto.. ficou encaixando perfeito...

Abraços,

valmirzuge
02/03/2013, 08:11
magao,

seu cambio é 240v? ele nao tem aquela porca na ponta do entalhado pra segurar ele no lugar? Essa porca é parafusada por tras da tcase.

uxio69
03/03/2013, 00:26
...no barro ta pulando mais que canguru.. mais só vou alterar algo la pra dezembro......São as águas de março fechando o verão...:mrgreen:

Ajustou o calango ômi?

Marcus Brandão
03/03/2013, 01:48
magao,

seu cambio é 240v? ele nao tem aquela porca na ponta do entalhado pra segurar ele no lugar? Essa porca é parafusada por tras da tcase.

Valmir, tire fotos da CT nova. Não esqueça que o eixo tem que ser preso senão corre pra dentro e deixa escapar as marchas.

valmirzuge
03/03/2013, 10:34
Marcus,

veja no topico do meu engesa o andamento da adptaçao:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/107324-chegou-meu-primeiro-engesa-e-agora.html

MaGao
03/03/2013, 10:42
magao,

É sim... =) a porca pega por tras.. sem maiores problemas..

Abraços,

MaGao
03/03/2013, 10:44
...São as águas de março fechando o verão...:mrgreen:

Ajustou o calango ômi?

Fala Úxio,

Não mexi em nadica de nada... ele foi brincar com o motor em uma empresa especializada... "QUEM GOSTA DE MOTOR PEQUENO É DENTISTA!"

Tem data prevista pra sair o teu? tenho esperança de ir ver o lançamento =D

Abraços,

Marcus Brandão
03/03/2013, 20:39
Pó, Magao, assistir esse lançamento pode ser uma boa... Ainda dá pra comer uma salada de bacalhau com farinha e dendê. Essas coisas que só na bahia.

MaGao
05/05/2013, 08:55
Deixa atualizar um pouco isso aqui..

Bom depois de muito tempo com o carro parado.. (problemas pessoais) fui pegar a caranga..

Serviços executados:

Moto feito completo (estava começando a fumar oleo.. então faz tudo! )
Bomba feita completa (ja que estava fazendo motor.. resolvi revisar geral e para minha surpresa estava bem danificada.. ou santo diesel maledito)
Bicos trocado tudo! (bicos estava começando a ficar ruim.. troquei todos completos e originais)
Trocado carcaça da tcase ( depois da última quebra.. montamos a tcase mais ficou com um estralo quando saia forçando.. trocamos a carcaça por outra que tinha em boas condições e ficou sem o estralo.. acho que na quebra deformou algo.. )

Serviços a serem executados:

Tanque de Inox ( já está fazendo.. acho que semana que vem estou com ele em mãos )
ELÉTRICA ( BENETIDA ELÉTRICA!!!!! isso é um carma na minha vida.. pessoal não trabalha como se deve incrível!!!!! Fui em outro elétricista que indicaram.. era O CARA... resultado.. O CARA fez A MERDA melhor que os outros.. é tão díficil assim? )
Melhorar a estética.. ( Haja arranhões e coisas quebradas... preciso fim do ano da um jeito nisso )

No mais estou com ele só me locomovendo na cidade.. sem trilhas.. começo a chover agora e ainda não tive como passear..

Abraços,

uxio69
05/05/2013, 19:05
Deixa atualizar um pouco isso aqui..

Bom depois de muito tempo com o carro parado.. (problemas pessoais) fui pegar a caranga..

Serviços executados:

Moto feito completo (estava começando a fumar oleo.. então faz tudo! )
Bomba feita completa (ja que estava fazendo motor.. resolvi revisar geral e para minha surpresa estava bem danificada.. ou santo diesel maledito)
Bicos trocado tudo! (bicos estava começando a ficar ruim.. troquei todos completos e originais)
Trocado carcaça da tcase ( depois da última quebra.. montamos a tcase mais ficou com um estralo quando saia forçando.. trocamos a carcaça por outra que tinha em boas condições e ficou sem o estralo.. acho que na quebra deformou algo.. )

Serviços a serem executados:

Tanque de Inox ( já está fazendo.. acho que semana que vem estou com ele em mãos )
ELÉTRICA ( BENETIDA ELÉTRICA!!!!! isso é um carma na minha vida.. pessoal não trabalha como se deve incrível!!!!! Fui em outro elétricista que indicaram.. era O CARA... resultado.. O CARA fez A MERDA melhor que os outros.. é tão díficil assim? )
Melhorar a estética.. ( Haja arranhões e coisas quebradas... preciso fim do ano da um jeito nisso )

No mais estou com ele só me locomovendo na cidade.. sem trilhas.. começo a chover agora e ainda não tive como passear..

Abraços,

Magão,

Adiante os serviços do Calango e vê se nos encontramos no Jeep Show de Aracaju, de 11 a 13/10, ok?

Abs,

Uxío

MaGao
05/05/2013, 19:15
Úxio,

Calango ta rodando normal.. ta prontim.. isso que falta fazer é coisa rápida.. a eletrica qualquer coisa eu meto um fio direto na selenoide e os piscas ponho 1 botão.. kkkk assim da pra ir e voltar primeira!

Abraços,

diogo ludovico
19/07/2013, 18:58
Grande magão!
Cara, com esta configuração qual é a velocidade confortável que você consegue na estrada?
Vendi o Porkim e agora estou com uma Marrua AM 200, e vou utiliza-la em viagens a trabalho.
um grande abraço!

MaGao
19/07/2013, 19:08
Grande magão!
Cara, com esta configuração qual é a velocidade confortável que você consegue na estrada?
Vendi o Porkim e agora estou com uma Marrua AM 200, e vou utiliza-la em viagens a trabalho.
um grande abraço!

Fala Diogo!

100km/h de boa.. 130km/h máxima !

abracos

uxio69
28/09/2013, 12:56
Aleluia!

Calango saiu da toca! :mrgreen:

Engesas brincando na lama! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sLrqZK-u-sA)

Magão, vê se aprende com teu irmão com passar de primeira! :odedo:

MaGao
28/09/2013, 14:44
Úxio,

depois de abrir caminho tudo fica mais fácil! kkk

Abraços,

OTTO HEITZMANN
28/09/2013, 18:17
Caramba!!!!!!!!!! o ronco do motor é pra impor respeito.....

MaGao
28/09/2013, 19:06
Caramba!!!!!!!!!! o ronco do motor é pra impor respeito.....

S4T Plus com cano direto faz bonito.. kkk

geandre2004
28/09/2013, 21:18
Kkkkkkk uxio69

guilhermeabreu
28/09/2013, 23:12
PRAZER EM CONHECER OS TRES MOEDORES DE ENGESA : O MAGAO , GEANDRE ( irmãozinho ) E O UXIO69

Muito prazer , PQP uma ocasião cai numa valeta de cana igual a esta , só que tinha pneus de brinquedo e só saí com muita cana cortada e galhos para calçar na valeta , depois de muito custo tb consegui sair .

PARABENS DEMOLIDORES .

EM TEMPO :::: NÃO CITEI O KIM PQ ELE MOE TRABALHANDO , e não fazendo arruaças .

MaGao
28/09/2013, 23:49
PRAZER EM CONHECER OS TRES MOEDORES DE ENGESA : O MAGAO , GEANDRE ( irmãozinho ) E O UXIO69

Muito prazer , PQP uma ocasião cai numa valeta de cana igual a esta , só que tinha pneus de brinquedo e só saí com muita cana cortada e galhos para calçar na valeta , depois de muito custo tb consegui sair .

PARABENS DEMOLIDORES .

EM TEMPO :::: NÃO CITEI O KIM PQ ELE MOE TRABALHANDO , e não fazendo arruaças .

Dr,

ali não é nada.. kkk é so lama que desceu da barreira.. so acelerar pra limpar os pneus e deixar ele cavando kk

Abraços,

JOÃO R.
29/09/2013, 00:56
Geandre bem mais habilidoso.... Kkkkkkkkkkkkk.....
abraço.

uxio69
29/09/2013, 15:44
PRAZER EM CONHECER OS TRES MOEDORES DE ENGESA : O MAGAO , GEANDRE ( irmãozinho ) E O UXIO69 :master:

PARABENS DEMOLIDORES .

EM TEMPO :::: NÃO CITEI O KIM PQ ELE MOE TRABALHANDO , e não fazendo arruaças . Por enquanto tô só moendo. Deixa chegar os RCV que vou triturar tudo! :euforico:

MaGao
29/09/2013, 18:16
Assim,

isso dai não foi nada d+ kkk só giro no motor e pronto.. precisa de bem mais que isso pra quebrar algo hhehee

Abraços,

guilhermeabreu
30/09/2013, 12:39
Assim,

isso dai não foi nada d+ kkk só giro no motor e pronto.. precisa de bem mais que isso pra quebrar algo hhehee

Abraços,

MAGAOZINHO

Imagina vc naquele giro todo e encontra uma pedra maior e bicuda fixa no chão , aí BUUUUUM VAI SEMI EIXO PRO ESPAÇO NA ORA .

Eduardo Velo
30/09/2013, 12:49
Doc , eles devem conhecer bem a região ... tb tenho receio de entrar em poça de água onde não conheço , já fiquei umas boas horas pra tirar a vtr de uma poça que parecia ser rasa ... a frente sumiu em bx da lama ...

Muito legal a filmagem , não parecia que ia passar e outro passou direto ...

Tem que confiar bem nas vedações dos munhões , diferencias , CT e cambio ...

abs ...

MaGao
30/09/2013, 13:02
MAGAOZINHO

Imagina vc naquele giro todo e encontra uma pedra maior e bicuda fixa no chão , aí BUUUUUM VAI SEMI EIXO PRO ESPAÇO NA ORA .

To começando a achar que meu carro é resistente... Em um lugar parecido com pedras.. Agente passa e tem que dar giro para poder subir.. Ele vai sem problemas.. Nunca quebrei um semi eixo se quer..

Abraços

MaGao
30/09/2013, 13:08
Doc , eles devem conhecer bem a região ... tb tenho receio de entrar em poça de água onde não conheço , já fiquei umas boas horas pra tirar a vtr de uma poça que parecia ser rasa ... a frente sumiu em bx da lama ...

Muito legal a filmagem , não parecia que ia passar e outro passou direto ...

Tem que confiar bem nas vedações dos munhões , diferencias , CT e cambio ...

abs ...

nos fazemos trilha por ali desde que me entendo no mundo dos jipes.. Então ta tranquilo kkk

quanto a passar por ali.. O meu demorou pois tive que abrir caminho.. Ali o terreno é arenoso.. Depois que abre o caminho fica fácil passar depois.. Pode observar que meu irmão nem fez esforço pra passar..

mais na frente teve outro e foi ao contrario.. Ele demorou passar e eu passei tranquilo.. É o tipo de terreno ...

quanto as vedações.. Não entra água não ali.. Passamos em rio com profundidade da altura dos estribos.. E não entra água em canto nenhum.. As vezes um pouco pelo munhões.. Mais nada de mais..

eu nunca quebrei um semi eixo.. Nem na época que eram originais.. E olhe que eu ponho pra passar.. Acredito que seja o terreno no qual andamos..

abraços